Consumo real dos servos em um aeromodelo 30% 55cc - Testado

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Consumo real dos servos em um aeromodelo 30% 55cc - Testado

Mensagem por Kemp »

Pessoal.

Como acredito que ninguém tenha feito testes desse tipo resolvi criar coragem e fazer.
A questão é que muita gente exagera na eletrônica de aeros a gasolina (não é glow) acima dos 25% sem necessidade, pois cada um fala uma coisa e testes estáticos geralmente não mostram o consumo real da bateria durante os voos.

Realizei os testes no meu aeromodelo Sbach 300 30% com motor DLE 55cc

Eletrônica atual:

Servos:
1x Savox SC 1256TG 20kg para o leme.
4x Savox SC 0251MG 16Kg para profundor e ailerons.
2x Hextronix MG 10kg para acelerador e afogador (com cabinho de aço e a mola do acelerador atuando)
Hélice 23x8 de madeira.
Bomba de fumaça com motor Brushlees e ESC da "SDSHobby.net"
Bateria LiPo 2S 2200mAh com BEC para ignição.
Bateria LiFe 3200mAh para servos e receptor.
Bateria LiPo 3S 460mAh para bomba de fumaça
Power Box do "Poulps" para desviar a corrente que alimenta os servos do receptor. (sem chaves liga desliga)

Testes

Sábado 01/09/12 fiz 4 voos e a cada voo eu carregava a bateria para ver quanto os servos estavam consumindo em cada 10min de voo.
Estava dando somente 100mA de carga em média a cada voo.
Achei estranho esse valor. Muito baixo.
Após o segundo voo coloquei para carregar e a corga ficou completa com 108mA.
Os dois últimos voos eu fiz direto sem recarregar a bateria após os voos. Qundo cheguei em casa coloquei para carregar e a bateria encheu com 215mA.
Continuei achando estranho.

Hoje 02/09/12 fui pra pista cedo e fiz 5 voos direto sem recarregar a bateria após os voos.
No segundo voo criei coragem e coloquei o wattmeter ligado entre a bateria e os servos para ver o consumo real e acabar com as dúvidas.
Fiz um voo de 10min com algumas manobrinhas como snaproll, torque roll, faca e outras.

Acreditem:
O consumo marcado no aparelho foi de 80mA com pico máximo de 3,65A.
Fiz um vídeo mostrando o que o aparelho deixou registrado ao final do voo.
O que eu queria mesmo era colocar uma câmera dentro do aero pra ter uma ideia de quanto fica o consumo durante as manobras.
Depois de 5 voos eu fui embora e quando chequei em casa coloquei a bateria para carregar. A carga ficou completa com 478mA. Isso mesmo. Foi o que gastou em 5 voos de 10min.
Isso mostra que não foi exigido praticamente nada dos servos durante o voo.
Pode ser que com servos mais fracos o consumo aumente um pouco, pois estarão fazendo mais força.

Servos SAVOX APROVADOS

Minhas conclusões:
Não precisa de Powerbox.
Não precisa exagerar na bateria. Uma de 1000mAh no Rx e servos dá pra voar o fim de semana todo.
Não precisa de servos parrudos, pois se o consumo foi baixíssomo significa que o servo está trabalhando muito folgado. Um 3305 12kg dá conta tranquilamente do recado.
Pode usar NiCd, NiMh sem medo.
Pode usar chave desliga. Por segurança pode usar uma Heavy.

A bomba de fumaça gastou 36mA fazendo fumaça nos 4 voos do sábado.
A ignição consumiu 430mA em 4 voos. Uma de 1000mAh também dá conta e sobra.
Vídeo:
[yt]sVCh3H7yzec[/yt]

O que acharam?
Anexos
12055435214c538f82c3e71.gif
12055435214c538f82c3e71.gif (12.87 KiB) Exibido 11094 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Só disse o que eu digo a muito tempo.

Eu voava o dia inteiro com um pack de bateria NiCad 500mA

Mas ai entrou a modinha de colocar bateria de um 1000000000000A 200C 500S e um BEC



:roll:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:8e15f3bf4b="Marco Antonio"]Só disse o que eu digo a muito tempo.

Eu voava o dia inteiro com um pack de bateria NiCad 500mA

Mas ai entrou a modinha de colocar bateria de um 1000000000000A 200C 500S e um BEC



:roll:[/quote:8e15f3bf4b]

Verdade.
E servos de 30kg.

A tendência é só ir aumentando.

Se der palpite sem fazer testes vão dizer que é loucura, por isso fiz os testes.

Lembrando que estou usando o acelerador com a mola. :wink:
No outro tópico um colega disse que a mola do acelerador iria drenar 5A.

Já vou reduzir as baterias.
Life 2S 1800mAh para Rx e servos
Lipo 2S 1000mAh para CDI.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 702
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Oliver »

Uso 2 baterias LIFE 2s de 800mAh, 2 por redundância e 800 por não existir menores.
Depois de uns 10 vôos, que é o dia inteiro elas chegam na metade.

Já fiquei fim de semana voando sem carregar as baterias de receptor.

Bateria grande só aumenta o peso, não traz nenhum beneficio.

Abraço
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:56ca836656="Oliver"]Uso 2 baterias LIFE 2s de 800mAh, 2 por redundância e 800 por não existir menores.
Depois de uns 10 vôos, que é o dia inteiro elas chegam na metade.

Já fiquei fim de semana voando sem carregar as baterias de receptor.

Bateria grande só aumenta o peso, não traz nenhum beneficio.

Abraço[/quote:56ca836656]

Então porque a galera usa?

Eu só comecei usando a bateria de LiFe 3200 porque disseram que cada servo iria consumir muito (5A de pico), mas isso é no stall torque.
Disseram que poderia dar o tal do "Born Out" e o rx apagar momentaneamente por insuficiência da bateria durante os picos.
Também fiquei preocupado com o receptor que não aguentaria tanta corrente.
Imagine 5 servos dando picos de 5A. 25A no rx futaba 617 acabariam queimando, por isso pedi pro Poulps fazer a plaquinha Power box pra mim.
Durante o voo as superfícies de comando não fizeram nem cosquinha nos servos, tanto é que o pico foi de 3,65A com os 7 servos ligados e durante uma manobra mais radical.

Agora a galera já pode pensar em economizar em peso e eletrônica para aeros desse porte.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
brunoagrimensor
membro
Mensagens: 293
Registrado em: Seg Mai 07, 2012 4:48 pm
Localização: Luz - MG

Mensagem por brunoagrimensor »

[quote:fe05183831="Kemp"][quote:fe05183831="Marco Antonio"]Só disse o que eu digo a muito tempo.

Eu voava o dia inteiro com um pack de bateria NiCad 500mA

Mas ai entrou a modinha de colocar bateria de um 1000000000000A 200C 500S e um BEC



:roll:[/quote:fe05183831]

Verdade.
E servos de 30kg.

A tendência é só ir aumentando.

Se der palpite sem fazer testes vão dizer que é loucura, por isso fiz os testes.

Lembrando que estou usando o acelerador com a mola. :wink:
No outro tópico um colega disse que a mola do acelerador iria drenar 5A.

Já vou reduzir as baterias.
Life 2S 1800mAh para Rx e servos
Lipo 2S 1000mAh para CDI.[/quote:fe05183831]



Bom pessoal, sou novo no mundo do aeromodelismo, por enquanto somente com elétricos mas em processo de construção de um extra lanier 72', mas muito bem orientado por um aeromodelista de mais de 60 anos de aeromodelismo e que em seus 22 aeromodelos o servo mais moderno que usou foi um futaba 3004, e segundo relatos dele jamais teve problemas em seu aeromodelos.
Gostei do seu resumão e fico ainda mais tranquilo em usar os mesmos servo do professor mesmo sabendo que eles não atendem a exigências da planta que sigo que são 70oz.
grande abraço. parabéns pela iniciativa
Tractor 45 - Extra 260 30cc
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

A idéia desse tópico era justamente esclarecer alguns dados testando tudo na prática.
Talvez os servos parrudos sejam mais para segurar a vibração das superfícies de comando do que para atuar nos comandos durante o voo, pois os ailerons chacoalham bastante pricipalmente na lenta. Leme e profundor nem tanto.
Não sei se estou dizendo besteira, mas acredito que deva ser para isso, porém seu colega nunca teve nenhum tipo de prooblema com servos de menos força.
Lembrando que estamos falando de aeros com motores a gasolina que vibram muito mais do que os glows.
Avatar do usuário
Fabrício Rodrigues
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Out 14, 2010 12:37 pm
Localização: Ipatinga, MG

Mensagem por Fabrício Rodrigues »

Ótima pesquisa de campo.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:52486e2fa7="Kemp"]
Então porque a galera usa?
[/quote:52486e2fa7]

PORRRRQUE
a massa é cega,surda,muda e principalmente BURRA!!!

teve um tópico que eu falei que, nas antigas eu fazia 10 voos de 10 minutos com uma bateria original da futaba de 500mh, e 4 servos standard, neguinho ficou me chamando de maluco pra baixo.
hoje em dia, infelizmente com a po..a da inclusão digital cada vez mais o o pessoal pega "receita de bolo" pronta na net, sem sequer questionar o porque...

"HÁ... mas o zigue sacatrapo , que é octacampeão sideral de acrobacia 5D usa assim então eu, que quero ser o" malandrão", vou usar igual".

meu stick tem 13 anos de voo, pesava(até eu trocar o motor) 11 kilos e quem me viu voar com ele sabe que eu não alivio... mergulho bem acentuado com motor a plena é fichinha...
e eu uso servos de 11 kg que já tem os mesmos 13 anos do aero e NUNCA TROQUEI nenhum servo, nunca quebrei nenhuma engrenagem.
uso um pack de nicad que eu mesmo montei a 13 anos com 2000 mha e dura o fim de semana inteiro. e ainda funciona maravilhosamente depois desses anos todos.
quer colocar servo de 200 kg no seu aero?
quer colocar 5 baterias de 5000 mha no seu aero?
vai na fé!!!

PS.:depois entra um iniciante no forum perguntando: olha eu mesmo montei a configuracão X o que voces acham? olha eu vi na internet a configuracão Y, que o zé da esquina falou que é du kct... o que voces acham... e por aí vai e o laercio ou o marco ou outro usuário mais experiente "descasca" o fulano, ficam falando que os caras são ignorantes, arrogantes, que desencorajam os iniciantes ou coisa que o valha...
PO nem perder tempo pra pesquisar e ler o cara se dá ao trabalho. aí é osso!!!!
não quer ter que pensar , vá empinar quadrado...

ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
matheuslaba
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 6:06 pm
Localização: Ribeirão Preto - SP

Mensagem por matheuslaba »

Nunca aprendi tanto com um tópico igual ao que aprendi com este! Parabéns pelas informações, estou mudando meus conceitos de eletrônica, talvez por seguir as receitas de bolo que nem o amigo citou hehehehehehe, abraços.
Extra 260 30%/ Futaba 10CAG/ Dx6i/ Blade McpX/ Águia 40T
Responder