Instalação receptor hitec em aeros a gasolina
Instalação receptor hitec em aeros a gasolina
Boa noite. Bom estou montando meu primeiro aero a gasolina. E uso o aurora 9 com um receptor 7 canais e me apareceu a seguinte duvida qual a distancia que o receptor deve ficar do motor para evitar interferência porque olhei em alguns fóruns relato de perda do aero por causa disso.
E também como deve ficar fios baterias eletrônica em geral.
E também como deve ficar fios baterias eletrônica em geral.
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Primeiramente o rádio e receptor devem estar atualizados.
Monte o mais longe possível de tudo, a regra é essa heheeee...
Mas darei dicas.
Ignição e sua bateria, monte tudo lá na caixa do motor, o mais longe possível. Tente montar a ignição em lado oposto do servo se for possível. Ou o mais longe do servo que conseguir ali na frente na caixa do motor.
Monte a chave da ignição do lado oposto do servo, pois assim o fio do servo não vai ficar junto do fio da chave da ignição.
Meu avião, por exemplo, está acima. Tem a caixa do motor com a parede de fogo não é, imagina olhando o avião de frente, olhando para o motor. Em cima está a caixa da ignição. Do lado direito está a bateria e um pouco atrás, na fuselagem, na divisa do cowl com a fuselagem está a chave da ignição. Assim, tudo da ignição está a direita e na frente.
Do lado esquerdo, no fundo da caixa do motor está o servo do acelerador com o fio. E lá atrás está a chave do receptor .
Resumindo. Coloquei tudo o mais longe possível e isolado dentro da possibilidade do seu avião, pois não sabemos o tamanho. Faça isso.
E tente colocar a antena bem longe de tudo, num lugar livre e nunca paralela com linkagem.
Olhe essa foto aqui:
http://imageshack.us/a/img69/7459/foto0038c.jpg
http://imageshack.us/a/img9/4451/foto0039at.jpg
Monte o mais longe possível de tudo, a regra é essa heheeee...
Mas darei dicas.
Ignição e sua bateria, monte tudo lá na caixa do motor, o mais longe possível. Tente montar a ignição em lado oposto do servo se for possível. Ou o mais longe do servo que conseguir ali na frente na caixa do motor.
Monte a chave da ignição do lado oposto do servo, pois assim o fio do servo não vai ficar junto do fio da chave da ignição.
Meu avião, por exemplo, está acima. Tem a caixa do motor com a parede de fogo não é, imagina olhando o avião de frente, olhando para o motor. Em cima está a caixa da ignição. Do lado direito está a bateria e um pouco atrás, na fuselagem, na divisa do cowl com a fuselagem está a chave da ignição. Assim, tudo da ignição está a direita e na frente.
Do lado esquerdo, no fundo da caixa do motor está o servo do acelerador com o fio. E lá atrás está a chave do receptor .
Resumindo. Coloquei tudo o mais longe possível e isolado dentro da possibilidade do seu avião, pois não sabemos o tamanho. Faça isso.
E tente colocar a antena bem longe de tudo, num lugar livre e nunca paralela com linkagem.
Olhe essa foto aqui:
http://imageshack.us/a/img69/7459/foto0038c.jpg
http://imageshack.us/a/img9/4451/foto0039at.jpg
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O receptor se encontra aproximadamente 43cm da ignição. A antena se encontra aproximadamente uns 35cm.
Como te disse, tenta colocar tudo da ignição, inclusive a chave, mais para frente e do lado oposto do servo do acelerador. Pois assim, o fio da acelerador fica do lado oposto a tudo da ignição. Ou seja, não vai ter fio da ignição junto com o fio do servo do acelerador que vai para o receptor.
Se for possível, tenta fazer a linkagem do acelerador com pushroad plástico.
São as pequenas coisas que vão somando e diminuindo a margem de problema.
Como o seu é uma antena, sendo possível, coloque ela na vertical e longe de tudo.
Como te disse, tenta colocar tudo da ignição, inclusive a chave, mais para frente e do lado oposto do servo do acelerador. Pois assim, o fio da acelerador fica do lado oposto a tudo da ignição. Ou seja, não vai ter fio da ignição junto com o fio do servo do acelerador que vai para o receptor.
Se for possível, tenta fazer a linkagem do acelerador com pushroad plástico.
São as pequenas coisas que vão somando e diminuindo a margem de problema.
Como o seu é uma antena, sendo possível, coloque ela na vertical e longe de tudo.
- Marco Antonio
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- flumauricio
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Tenho 2 aeros glows convertidos para gasolina usando Rx optima 7.
Seguindo todas as recomendações nunca tive problemas com nenhum dos dois mas tive um servo Hitec queimado no profundor de um tucano RADAR convertido que no primeiro voo se espatifou no chão.
É claro que não dá para associar a queima do servo ao sistema de ignição mas recomendo utilizar servos de metal, verifique sempre no fabricante do servo se este pode ser utilizado em aeros à gasolina.
O resto é seguir as recomendações do pessoal acima e partir para o abraço.
Obs: Separe totalmente o sistemas de alimentação (2 baterias) e utilize um bom regulador de tensão no Rx, esqueça BEC da turnigy, recomendo os flightpower, caros mas excelentes!
Seguindo todas as recomendações nunca tive problemas com nenhum dos dois mas tive um servo Hitec queimado no profundor de um tucano RADAR convertido que no primeiro voo se espatifou no chão.
É claro que não dá para associar a queima do servo ao sistema de ignição mas recomendo utilizar servos de metal, verifique sempre no fabricante do servo se este pode ser utilizado em aeros à gasolina.
O resto é seguir as recomendações do pessoal acima e partir para o abraço.
Obs: Separe totalmente o sistemas de alimentação (2 baterias) e utilize um bom regulador de tensão no Rx, esqueça BEC da turnigy, recomendo os flightpower, caros mas excelentes!
- Marco Antonio
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