Instalação receptor hitec em aeros a gasolina

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Guga1
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Jan 11, 2012 2:05 pm
Localização: Belém-Pa
Contato:

Instalação receptor hitec em aeros a gasolina

Mensagem por Guga1 »

Boa noite. Bom estou montando meu primeiro aero a gasolina. E uso o aurora 9 com um receptor 7 canais e me apareceu a seguinte duvida qual a distancia que o receptor deve ficar do motor para evitar interferência porque olhei em alguns fóruns relato de perda do aero por causa disso.
E também como deve ficar fios baterias eletrônica em geral.
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

Primeiramente o rádio e receptor devem estar atualizados.

Monte o mais longe possível de tudo, a regra é essa heheeee...

Mas darei dicas.

Ignição e sua bateria, monte tudo lá na caixa do motor, o mais longe possível. Tente montar a ignição em lado oposto do servo se for possível. Ou o mais longe do servo que conseguir ali na frente na caixa do motor.

Monte a chave da ignição do lado oposto do servo, pois assim o fio do servo não vai ficar junto do fio da chave da ignição.

Meu avião, por exemplo, está acima. Tem a caixa do motor com a parede de fogo não é, imagina olhando o avião de frente, olhando para o motor. Em cima está a caixa da ignição. Do lado direito está a bateria e um pouco atrás, na fuselagem, na divisa do cowl com a fuselagem está a chave da ignição. Assim, tudo da ignição está a direita e na frente.

Do lado esquerdo, no fundo da caixa do motor está o servo do acelerador com o fio. E lá atrás está a chave do receptor .

Resumindo. Coloquei tudo o mais longe possível e isolado dentro da possibilidade do seu avião, pois não sabemos o tamanho. Faça isso.

E tente colocar a antena bem longe de tudo, num lugar livre e nunca paralela com linkagem.

Olhe essa foto aqui:

http://imageshack.us/a/img69/7459/foto0038c.jpg
http://imageshack.us/a/img9/4451/foto0039at.jpg
Guga1
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Jan 11, 2012 2:05 pm
Localização: Belém-Pa
Contato:

Mensagem por Guga1 »

Lumberjack muito obrigado mas se sabe me dize +/- quantos centímetro o seu receptor ficou da ignção?
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

O receptor se encontra aproximadamente 43cm da ignição. A antena se encontra aproximadamente uns 35cm.

Como te disse, tenta colocar tudo da ignição, inclusive a chave, mais para frente e do lado oposto do servo do acelerador. Pois assim, o fio da acelerador fica do lado oposto a tudo da ignição. Ou seja, não vai ter fio da ignição junto com o fio do servo do acelerador que vai para o receptor.

Se for possível, tenta fazer a linkagem do acelerador com pushroad plástico.

São as pequenas coisas que vão somando e diminuindo a margem de problema.

Como o seu é uma antena, sendo possível, coloque ela na vertical e longe de tudo.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Eu aconselho usar o receptor de 9 canais com duas BODA para aeros a gasolina.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Guga1
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Jan 11, 2012 2:05 pm
Localização: Belém-Pa
Contato:

Mensagem por Guga1 »

Obrigado Marco Antonio e Lumberjack estou colocando o Maximo possível o mais longe.
Quanto ao receptor 9ch eu não posso comprar agora mas já havia pensado nisso.
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Tenho 2 aeros glows convertidos para gasolina usando Rx optima 7.

Seguindo todas as recomendações nunca tive problemas com nenhum dos dois mas tive um servo Hitec queimado no profundor de um tucano RADAR convertido que no primeiro voo se espatifou no chão.

É claro que não dá para associar a queima do servo ao sistema de ignição mas recomendo utilizar servos de metal, verifique sempre no fabricante do servo se este pode ser utilizado em aeros à gasolina.

O resto é seguir as recomendações do pessoal acima e partir para o abraço.

Obs: Separe totalmente o sistemas de alimentação (2 baterias) e utilize um bom regulador de tensão no Rx, esqueça BEC da turnigy, recomendo os flightpower, caros mas excelentes!
Guga1
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Jan 11, 2012 2:05 pm
Localização: Belém-Pa
Contato:

Mensagem por Guga1 »

Acontece o seguinte a linkagem do acelerador é em alumínio inclusive as do servo do leme que vai ficar perto do receptor.
Agora o acelerado veio um arame com um tubo de plástico.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... acelerador.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Guga1
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Jan 11, 2012 2:05 pm
Localização: Belém-Pa
Contato:

Mensagem por Guga1 »

isso, desculpe estou usando teclado virtual e sempre e esqueço letras.
Responder