Motor saito 82

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Merino
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Qua Ago 03, 2005 3:04 pm
Localização: Santa Maria Madalena - RJ

Motor saito 82

Mensagem por Merino »

Amaciei o motor a aproximadamente 1 ano com combustível wild cat para 4 T, após este tempo fiz o primeiro voo e usando o mesmo galão, só que o motor não passou de de 900 rpm, quando na verdade deveria ir de 2.000 a 12.000 na máxima, será que é o combustível? Usei o mesmo combustível em motores 2T e não tive problemas.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

voce fala que não passou de 900 rpm... nào seriam 9000? 9000 é um número aceitável, sendo 12000 a rotacão máxima permitida, não quer dizer que seu motor vá rodar tudo isso... depende da hélice que voce está usando.
se seu combustível ficou bem fechado, e em um lugar abrigado da luz solar dIreta não há por que ser ele...
wildcat é um excelente combustível.

ABRACOS
Avatar do usuário
Wellington_BH
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 6:11 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Wellington_BH »

É mesmo Twin. Parece que o motor dele esteve o tempo todo em marcha lenta, boa lenta.
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
Merino
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Qua Ago 03, 2005 3:04 pm
Localização: Santa Maria Madalena - RJ

Mensagem por Merino »

Foi realmente 900 rpm na máxima, aferido com mini tacômetro hobbico. Ficou na oficina protegido da luz solar direta, mas com aquele Kit de abastecimento hobbico, talvez este kit não vede bem a tampa, não sei. Quanto ao usar este combustível em motor 2T tipo 46 Fx, vcs veem algum problema? Obrigado ao twin e ao Wellington.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

Ó...
900 rpm é menos que a marcha lenta estável. tem coisa muito errada. voce tirou a agulha e verificou se ela não está obstruída?
tenho um YS 91 AC que é o motor de menor lenta estável que eu tenho. dá quase pra contar as voltas da hélice em lenta e gira entre 1200 e 1300 rpm.
dá uma olhada com carinho aí, porque com certeza não é normal.
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Merino
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Qua Ago 03, 2005 3:04 pm
Localização: Santa Maria Madalena - RJ

Mensagem por Merino »

Ok, final de semana irei examinar tudo e postarei, bem lembrado a obstrução na agulha. Bom, a lenta ficando entre 900 e 1300 rpm estará de bom tamanho e a rotação em máxima potência próximo a 9000 rpm creio que com estes valores, o motor funcione bem.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:7528421b1e="Merino"]Ok, final de semana irei examinar tudo e postarei, bem lembrado a obstrução na agulha. Bom, a lenta ficando entre 900 e 1300 rpm estará de bom tamanho e a rotação em máxima potência próximo a 9000 rpm creio que com estes valores, o motor funcione bem.[/quote:7528421b1e]
depende da hélice...
acredito que voce deva conseguir uma lenta acima de 2000 rpm e uma máxima entre 9 e 10 mil.
uma leitura que pode te ajudar
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=975829

ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Merino
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Qua Ago 03, 2005 3:04 pm
Localização: Santa Maria Madalena - RJ

Mensagem por Merino »

Pessoal, retificando, o motor é um saito 72A com hélice apc 13x6, o filtro estava sujo e após a limpeza na agulha, tudo voltou ao normal, lenta 2500 e alta 9300 rpm, obrigado pela ajuda.
Responder