Dúvidas na aplicação do after run

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Merino
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Qua Ago 03, 2005 3:04 pm
Localização: Santa Maria Madalena - RJ

Mensagem por Merino »

Laercio, então o procedimento correto é: queimar o restante do combustível (pane seca), retirar a vela, descer o pistão, acelerar tudo, tapar o escapamento e girar a hélice, ok?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:b28caa5b1e="Merino"]Laercio, então o procedimento correto é: queimar o restante do combustível (pane seca), retirar a vela, descer o pistão, acelerar tudo, tapar o escapamento e girar a hélice, ok?[/quote:b28caa5b1e]

No seu caso, sim, seria o que eu faria, pois já fiz dessa maneira uma vez quando tive um P-51 com o motor inclinado para baixo e não tinha acesso ao carburador dele, somente a vela e ao escapamento que pelo fato do motor estar inclinado, a saída do escapamento ficou bem embaixo do nariz dele.
A pane seca é fundamental sempre para evitar de ficar resíduos de óleo do combustível, pois esses resíduos ao secarem, viram uma goma bem ruim para o motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
heitorc
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Out 23, 2011 6:35 pm
Localização: Porto Alegre,RS

Mensagem por heitorc »

Com relação a vela, eu abandonei a chave de velas em cruz após estragar uma rosca de vela no cabeçote. Eu passei a usar uma chave tipo canhão de 8 mm. Funciona muito bem e é mais fácil dar o torque de aperto sem espanar a rosca do cabeçote. Quanto a quantidade de After Run, tem que ser no mínimo 5 gotas e girar o motor para circular o óleo.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

[quote:01cd6667de="LaercioLMB"][quote:01cd6667de="Raketrinike"]e se não aplicar este negocio ai corre algum risco do motor estragar? eu uso o motor todo final de semana..[/quote:01cd6667de]

De um final de semana para outro não.
A função do óleo depois de guardar o modelo, é de evitar que o óleo do combustível que após queimado, vira uma gosma braba que depois de um tempo guardado, seca e não se consegue mais girar o motor sem ter que abrir e limpar tudo.
Se vai ficar só 5 dias parado, não fará falta, mas sempre queime todo o restinho de combustível e para isso, deixe o motor ligador, acelerado e deixe o restinho de combustível queimar e depois, desligue a mangueira do carburador, acelere todo o motor, coloque o aquecedor de vela e gire o motor com o starter para que o aquecedor queime o restante que ficou, pois sempre fica um pouquinho.[/quote:01cd6667de]

entendi.. este after run é o mesmo desingripante? ou ele é propio pra motor?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:d2d1ee5fe6="Raketrinike"][quote:d2d1ee5fe6="LaercioLMB"][quote:d2d1ee5fe6="Raketrinike"]e se não aplicar este negocio ai corre algum risco do motor estragar? eu uso o motor todo final de semana..[/quote:d2d1ee5fe6]

De um final de semana para outro não.
A função do óleo depois de guardar o modelo, é de evitar que o óleo do combustível que após queimado, vira uma gosma braba que depois de um tempo guardado, seca e não se consegue mais girar o motor sem ter que abrir e limpar tudo.
Se vai ficar só 5 dias parado, não fará falta, mas sempre queime todo o restinho de combustível e para isso, deixe o motor ligador, acelerado e deixe o restinho de combustível queimar e depois, desligue a mangueira do carburador, acelere todo o motor, coloque o aquecedor de vela e gire o motor com o starter para que o aquecedor queime o restante que ficou, pois sempre fica um pouquinho.[/quote:d2d1ee5fe6]

entendi.. este after run é o mesmo desingripante? ou ele é propio pra motor?[/quote:d2d1ee5fe6]

Tem o próprio para o motor, mas eu sempre usei aqueles óleos em spray, tipo o JIMO penetril, pois eu aproveitava aquela mangueirinha para colocar o óleo diretamente dentro do cilindro e a pressão do gás usado no spray, fazia com que o óleo chegasse na parte de baixo do motor, já que eu mantinha o pistão embaixo no cilindro.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

[quote:056c60e546="LaercioLMB"][quote:056c60e546="Raketrinike"][quote:056c60e546="LaercioLMB"][quote:056c60e546="Raketrinike"]e se não aplicar este negocio ai corre algum risco do motor estragar? eu uso o motor todo final de semana..[/quote:056c60e546]

De um final de semana para outro não.
A função do óleo depois de guardar o modelo, é de evitar que o óleo do combustível que após queimado, vira uma gosma braba que depois de um tempo guardado, seca e não se consegue mais girar o motor sem ter que abrir e limpar tudo.
Se vai ficar só 5 dias parado, não fará falta, mas sempre queime todo o restinho de combustível e para isso, deixe o motor ligador, acelerado e deixe o restinho de combustível queimar e depois, desligue a mangueira do carburador, acelere todo o motor, coloque o aquecedor de vela e gire o motor com o starter para que o aquecedor queime o restante que ficou, pois sempre fica um pouquinho.[/quote:056c60e546]

entendi.. este after run é o mesmo desingripante? ou ele é propio pra motor?[/quote:056c60e546]

Tem o próprio para o motor, mas eu sempre usei aqueles óleos em spray, tipo o JIMO penetril, pois eu aproveitava aquela mangueirinha para colocar o óleo diretamente dentro do cilindro e a pressão do gás usado no spray, fazia com que o óleo chegasse na parte de baixo do motor, já que eu mantinha o pistão embaixo no cilindro.[/quote:056c60e546]

Entendi,, bom mais como eu voo direto acho que não preciso fazer isso se eu drenar todo o combustível que esteja dentro do motor.. lembrando que meu motor é Bioetanol..
Merino
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Qua Ago 03, 2005 3:04 pm
Localização: Santa Maria Madalena - RJ

Mensagem por Merino »

Valeu, pessoal, procedimento gravado, até a próxima.
Marcelinho
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Out 25, 2012 3:51 pm
Localização: Campo Mourão, Paraná

Mensagem por Marcelinho »

Galera, após um dia de voo apliquei 4 gotas de after run no carburador e girei a helice varias vezes sem tirar a vela. No outro fim de semana fui voar e o motor estava muito ruim, gordo no chão, ao levantar o nariz ficava bom e ao afinar o minimo que seja ele apagava em voo. Quando falei do after run meu instrutor falou na hora que esse era o problema. Trocamos a vela e o motor ficou 100%. Sendo que a vela era nova e só tinha feito uns 6 voos com ela. Após isso nao usei mais after run. Alguém já teve problema parecido? ou fiz algo de errado?
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Mensagem por rafael_reali »

Sempre li por ai que o próprio pessoal da OS Engines recomendavam o uso do WD40. Eu o uso sempre e nunca tive qualquer problema. Mas não é nada de gotinha não, abro o carburador e dou aquela borrifada. 3 ou 4 giradas na hélice e repito o procedimento mais uma vez... Minha vela é a mesma a mais de ano e quando chega a hora é bater e pegar, nada de apagar.

Vai de DW40 sem medo. A função não é apenas evitar que o óleo vire verniz, mas tambem cortar o efeito do nitrometano (o principal corrosivo), que possa ter sobrado ai pelo motor.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:4a719a0413="Marcelinho"]Galera, após um dia de voo apliquei 4 gotas de after run no carburador e girei a helice varias vezes sem tirar a vela. No outro fim de semana fui voar e o motor estava muito ruim, gordo no chão, ao levantar o nariz ficava bom e [b:4a719a0413]ao afinar o minimo que seja ele apagava em voo.[/b:4a719a0413] Quando falei do after run meu instrutor falou na hora que esse era o problema. Trocamos a vela e o motor ficou 100%. Sendo que a vela era nova e só tinha feito uns 6 voos com ela. Após isso nao usei mais after run. Alguém já teve problema parecido? ou fiz algo de errado?[/quote:4a719a0413]

Isso se deve ao fato de você não estar regulando ele corretamente. Não tem nada a ver com o uso de óleo depois de guardar o aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder