Construção do funfly Hots perfilado

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

rgmanica
membro

Mensagempor rgmanica » 22 Nov 2012 23:39

o modelo bonito heim, me lembrou do tempo que 3D tinha outro nome hehehe, Funfly. Eu tive o Hots bipe, confesso que me deu saudades

offsyde
membro

Mensagempor offsyde » 26 Nov 2012 21:05

encontrei estes videos com o nome de SETA 3D.... parecem muito com os hots...

[yt]aJN4YO4Xv-E&feature=relmfu[/yt]

[yt]rBVA32Z2aaw[/yt]
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"

marcos gonçalez
membro

Mensagempor marcos gonçalez » 27 Nov 2012 23:09

Talvez na quinta eu apareço por lá, senão só no domingão! :D

Sereno
membro

Mensagempor Sereno » 28 Nov 2012 23:30

[quote:a06271bf14="offsyde"]encontrei estes videos com o nome de SETA 3D.... parecem muito com os hots...

[yt]aJN4YO4Xv-E&feature=relmfu[/yt]

[yt]rBVA32Z2aaw[/yt][/quote:a06271bf14]

SETA 3D Maicon???

Nunca ouvi falar. Prá mim é um HOTS só que o cara usou o setup mais recente:

Servos dos ailerons no centro das semi-asas e puxou os servos do profundor e

leme bem no fim da fuselagem, próximo as superficies móveis.

Tudo bem, em 1980 os caras não pensavam nisso mas hoje em dia qualquer 3D

tem essa configuração.

Continuo achando que é um HOTS.
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.

offsyde
membro

Mensagempor offsyde » 29 Nov 2012 08:06

[quote:0573f81a7b="Sereno"]

SETA 3D Maicon???

Nunca ouvi falar. Prá mim é um HOTS só que o cara usou o setup mais recente:

Servos dos ailerons no centro das semi-asas e puxou os servos do profundor e

leme bem no fim da fuselagem, próximo as superficies móveis.

Tudo bem, em 1980 os caras não pensavam nisso mas hoje em dia qualquer 3D

tem essa configuração.

Continuo achando que é um HOTS.[/quote:0573f81a7b]

Então Sereno, pra mim tambem são os hots, até no comportamento...
ontem comecei a preparar algumas coisas pra construção dos meus...
pensei bem e como você usou tecido de fibra pra dar resistencia, acredito que tambem seja possivel e viável laminar toda a fuselagem com tecido e resina epoxi no lugar de chapear...

Então vou fazer 2 um chapeado e outro laminado pra ver como ficaria....

offsyde
membro

Mensagempor offsyde » 26 Dez 2012 11:26

Comecei o meu este fim de semana...

logo postarei as fotos... Até agora fiz apenas o chapeamento da fuselagem principal. Usei lamina de figueira mesmo. e coloquei duas varetas de fibra no meio para dar resistencia. Prensei e ficou firme como uma tabua....

willyanssf
membro

Mensagempor willyanssf » 27 Dez 2012 01:57

ola sereno,qual é o comprimento envergadura e corda da asa desse aeromodelo para um motor evolution 46?
gratro: willyans

Sereno
membro

Mensagempor Sereno » 27 Dez 2012 08:24

[quote:f8fa1ce8bb="willyanssf"]ola sereno,qual é o comprimento envergadura e corda da asa desse aeromodelo para um motor evolution 46?
gratro: willyans[/quote:f8fa1ce8bb]

Bem Willyan, ele originalmente tem 42 polegadas de asa e 30 e poucas de fuselagem, não me recordo, e nessa configuração já voamos desde motor OS 25 até ASP 52, passando por 32 e 46. Cuidando do CG sempre vai voar muito bem. Agora nada impede que você possa jogar uma porcentagem de ampliação no arquivo PDF e fazer ele maior, já vi na WEB até com motor 33 gasolina. Mas, como a asa é fixa, a menos que você tenha uma van fica complicado o transporte.

Sereno
membro

Mensagempor Sereno » 27 Dez 2012 08:35

[quote:c5511510be="offsyde"]Comecei o meu este fim de semana...

logo postarei as fotos... Até agora fiz apenas o chapeamento da fuselagem principal. Usei lamina de figueira mesmo. e coloquei duas varetas de fibra no meio para dar resistencia. Prensei e ficou firme como uma tabua....[/quote:c5511510be]

Agora vai. kkk

Sempre uso casquinha de figueira sobre o isopor mas resolvi utilizar balsa porque tinha umas 40 chapas de 1/16 dando sopa e antes que peguem cupim...

Quanto ao reforço pode-se usar varetas ou tecido de fibra de vidro, tanto faz, o pessoal dos EUA costuma colocar uma única vareta de fibra de carbono de 1/2 polegada ou 3/8 vindo desde o bordo de ataque até o início da empenagem.
Optei pelo tecido porque usei como pushrod cabos telefônicos que por aqui o pessoal da companhia telefônica joga em caçambas e lixeiras e dá um excelente conduíte por onde passo um arame de solda.
Fixo ele com esses prendedores de fios, comprados em lojas de 1,99, e então o tecido de fibra por baixo dá uma melhor resistência aos parafusos.

offsyde
membro

Mensagempor offsyde » 27 Dez 2012 09:56

Humm.... essa dos cabos telefonicos é uma boa mesmo....

tambem uso arame de solda... foi a melhor alternativa que ja encontrei..

willyanssf
membro

Mensagempor willyanssf » 27 Dez 2012 13:18

[quote:a6bed4abb4="Sereno"][quote:a6bed4abb4="willyanssf"]ola sereno,qual é o comprimento envergadura e corda da asa desse aeromodelo para um motor evolution 46?
gratro: willyans[/quote:a6bed4abb4]

Bem Willyan, ele originalmente tem 42 polegadas de asa e 30 e poucas de fuselagem, não me recordo, e nessa configuração já voamos desde motor OS 25 até ASP 52, passando por 32 e 46. Cuidando do CG sempre vai voar muito bem. Agora nada impede que você possa jogar uma porcentagem de ampliação no arquivo PDF e fazer ele maior, já vi na WEB até com motor 33 gasolina. Mas, como a asa é fixa, a menos que você tenha uma van fica complicado o transporte.[/quote:a6bed4abb4]ola sei que voce nao teria como medir o comprimento da fuzelagem em polegadas?
á eu cada dia gosto mais desse modelo,ele é pequeno,perfeito pra mim levar ele,já que eu transporto meu material todo de bicicleta,ele deve ser bem mais leve e parece bem mais pratico para se carregar.
há você fez ele com asa desmontavel,ou ela fica sempre montada no aeromodelo?
grato:willyans

offsyde
membro

Mensagempor offsyde » 27 Dez 2012 13:38

sereno... uma coisa que estou achando meio critico é o CG. Você teve que por algum peso na cauda ?

Sereno
membro

Mensagempor Sereno » 27 Dez 2012 22:47

[quote:6ae9a4884c="offsyde"]sereno... uma coisa que estou achando meio critico é o CG. Você teve que por algum peso na cauda ?[/quote:6ae9a4884c]

Sim, depende da motorização. Como o momento de nariz é meio curto e a asa é ignorante quase que não precisa de peso na cauda. Somente com o ASP 52 foi preciso dois chumbos de balanceamento de rodas de carro mas foi mínimo tendo em vista o peso desse motor.

Sereno
membro

Mensagempor Sereno » 27 Dez 2012 22:54

[/quote]ola sei que voce nao teria como medir o comprimento da fuzelagem em polegadas?
á eu cada dia gosto mais desse modelo,ele é pequeno,perfeito pra mim levar ele,já que eu transporto meu material todo de bicicleta,ele deve ser bem mais leve e parece bem mais pratico para se carregar.
há você fez ele com asa desmontavel,ou ela fica sempre montada no aeromodelo?
grato:willyans[/quote]

Bom Willyan de acordo com planta ele tem exatas 40 polegadas de asa e 41 de fuselagem, medidas até o eixo da hélice. A asa é fixa mas nada impede que você a faça baionetada e presa com um parafuso de nylon com acesso pela escotilha do RX e bateria.
Anexos
Hots_Profile.jpg
Hots_Profile.jpg (27.66 KiB) Exibido 5663 vezes

offsyde
membro

Mensagempor offsyde » 14 Jan 2013 17:59

Senhores, este final de semana terminei e voei o meu hots.
Estava equipado com motor asp .52.

O aero voou muito bem no primeiro e segundo voo, mais ao final do segundo voo acabou perdendo o comando da cauda e foi de nariz no chão. Acredito ter sido o receptor que eu estava usando, que era um hk 6ch

O aero é bem legal, nunca tinha voado um perfilado e gostei do tipo do voo. Pretendo fazer um outro.

Ainda não coloquei os videos na net, mais assim que baixar eu posto aqui.

[img:a50a3680a6]http://dc168.4shared.com/img/rjlT1MM8/s3/0.3633017413507861/DSCN0895.jpg[/img:a50a3680a6]
[img:a50a3680a6]http://dc613.4shared.com/img/5-LHSTtQ/s3/DSCN0888.jpg[/img:a50a3680a6]

[img:a50a3680a6]http://dc613.4shared.com/img/GPeYe1xG/s3/DSCN0902.jpg[/img:a50a3680a6]
[img:a50a3680a6]http://dc363.4shared.com/img/dnNFGot3/s3/DSCN0904.jpg[/img:a50a3680a6]

Sereno
membro

Mensagempor Sereno » 15 Jan 2013 07:36

[quote:e26638ff90="offsyde"]Senhores, este final de semana terminei e voei o meu hots.
Estava equipado com motor asp .52.

O aero voou muito bem no primeiro e segundo voo, mais ao final do segundo voo acabou perdendo o comando da cauda e foi de nariz no chão. Acredito ter sido o receptor que eu estava usando, que era um hk 6ch

O aero é bem legal, nunca tinha voado um perfilado e gostei do tipo do voo. Pretendo fazer um outro.

Ainda não coloquei os videos na net, mais assim que baixar eu posto aqui.
[/quote:e26638ff90]

Ficou muito bom o aero Maicon não desanime e construa outro. Quebrar faz parte do jogo.
Anexos
Hots_LOGO.jpg
Hots_LOGO.jpg (17 KiB) Exibido 5444 vezes

offsyde
membro

Mensagempor offsyde » 15 Jan 2013 08:37

[quote:351c4d4150="Sereno"]
Ficou muito bom o aero Maicon não desanime e construa outro. Quebrar faz parte do jogo.[/quote:351c4d4150]

Não desanimo não, agora vou trocar o modulo do turnigy por um FRsky e fazer outro aero... tenho um ultra stick quase pronto e to querendo fazer tambem um phoda yak

Sereno
membro

Mensagempor Sereno » 15 Jan 2013 08:46

O quê? Phoda YAK? Agora você partiu prá ignorância...
Esse sim é um verdadeiro 3D, esqueça tudo que já voou, muito feliz a escolha.

Tô com a planta da versão prá motor 46 e a balsa necessária mas nunca dá tempo de começar. Um dia eu faço um.

Tire fotos e poste a construção prá gente.

alissongc2000
membro
Contato:

Mensagempor alissongc2000 » 15 Jan 2013 16:51

[quote:675aa765f0="Sereno"]Asa pronta, confeccionada em P-zero de construção civil e revestida com lâmina de figueira branca. As baias dos servos são em compensado 4mm.[/quote:675aa765f0]

Sereno, além do compensado para fixar os servos e das laminas, você chegou a usar algum outro reforço na asa ?
Estou perguntando porque nos aeros elétricos que são feitos apenas em isopor normalmente coloca-se varetas de fibra de vidro no local onde iriam as longarinas das asas, e as vezes, dependendo do tipo de voo, coloca-se mais pra traz também.. neste seu ai, pelo jeito não tem este tipo de reforço, o reforço fica por conta da espessura do isopor e das laminas de figueira branca. é isto ?
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)

offsyde
membro

Mensagempor offsyde » 15 Jan 2013 16:55

[quote:d1af087406="alissongc2000"][quote:d1af087406="Sereno"]Asa pronta, confeccionada em P-zero de construção civil e revestida com lâmina de figueira branca. As baias dos servos são em compensado 4mm.[/quote:d1af087406]

Sereno, além do compensado para fixar os servos e das laminas, você chegou a usar algum outro reforço na asa ?
Estou perguntando porque nos aeros elétricos que são feitos apenas em isopor normalmente coloca-se varetas de fibra de vidro no local onde iriam as longarinas das asas, e as vezes, dependendo do tipo de voo, coloca-se mais pra traz também.. neste seu ai, pelo jeito não tem este tipo de reforço, o reforço fica por conta da espessura do isopor e das laminas de figueira branca. é isto ?[/quote:d1af087406]

Na minha eu usei duas veretas de fibra coladas com epoxy... uma por cima outra por baixo...

Sereno
membro

Mensagempor Sereno » 16 Jan 2013 07:18

[quote:6a0b0e0ecd="alissongc2000"]

Estou perguntando porque nos aeros elétricos que são feitos apenas em isopor normalmente coloca-se varetas de fibra de vidro no local onde iriam as longarinas das asas, e as vezes, dependendo do tipo de voo, coloca-se mais pra traz também.. neste seu ai, pelo jeito não tem este tipo de reforço, o reforço fica por conta da espessura do isopor e das laminas de figueira branca. é isto ?[/quote:6a0b0e0ecd]

Não Alisson, não coloquei nenhum tipo de reforço, apenas o revestimento de madeira e por cima o vinil e ficou bem firme. Como a asa é inteiriça, sem diedro, e cortada de um bloco só, sem emendas, também não coloquei a fita de fibra com epoxy que geralmente vai no centro da asa de modelos glow, mas nesse caso é porque são duas semi-asas coladas uma a outra. Acredite, já fiz várias asas para glow, inclusive algumas para Tucano, sem reforço longitudinal de varetas ou compensado e nenhuma partiu ao meio até hoje.
Mas, depende de você, se quiser colocar reforço não tem problema, não vai agregar peso excessivo nem interferir na qualidade do voô.

alissongc2000
membro
Contato:

Mensagempor alissongc2000 » 30 Jan 2013 11:34

Para a entelagem vocês tem usado o Monokote mesmo ou algum outro tipo de material mais barato ? Já tentei usar o Vinil (Vinitac) mas ele não cola legal sobre a mandeira nem sobre o isopor... O que dificulta bastante na hora de fazer as partes que são "varetadas", tal como profundor, leme e ailerons.. caso estejam usando o Vinil, tem algum truque para fazer ele colar legal ?

offsyde
membro

Mensagempor offsyde » 30 Jan 2013 11:41

[quote:0449d5a5bc="alissongc2000"]Para a entelagem vocês tem usado o Monokote mesmo ou algum outro tipo de material mais barato ? Já tentei usar o Vinil (Vinitac) mas ele não cola legal sobre a mandeira nem sobre o isopor... O que dificulta bastante na hora de fazer as partes que são "varetadas", tal como profundor, leme e ailerons.. caso estejam usando o Vinil, tem algum truque para fazer ele colar legal ?[/quote:0449d5a5bc]

Eu só uso vinil mesmo... pra mim o segredo ta na lixa... lixo tudo com uma 240. Depois passo um pincel para tirar o pó... ai cola que é uma maravilha....

alissongc2000
membro
Contato:

Mensagempor alissongc2000 » 30 Jan 2013 11:49

Acho que tenho que comprar uma lixa destas então :P Pq vi as fotos do seu aero acima e pela fotos a entelagem tinha ficado muito boa!

Sereno
membro

Mensagempor Sereno » 30 Jan 2013 11:49

Eu uso muito o vinil da Alko, comprado a 1 real o metro como ponta de estoque nas lojas de sign. Geralmente é o que sobra dos rolos que eles vendem, entre 1 a 2 metros e eles enrolam e vendem mais barato.
Não tem muito segredo em entelar com o vinil apenas tem que saber utilizar o soprador térmico que faz o material praticamente se fundir à madeira. Mas o processo é semelhante a entelagem com material termo sensível tais como Monokote, Oracover, Lightex, etc.

Voltar para “Aviões com motor a combustão”