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Construção do funfly Hots perfilado

Enviado: Qua Nov 07, 2012 12:31 pm
por Sereno
Esse modelo eu já terminei há quase um ano mas nunca que dava tempo de postar a construção. mas vamos lá.


Quando em 1982 o estadunidense Dan Santich, cansado dos aeromodelos fun fly que eram basicamente um tubo de aluminio ou fibra e uma asa cavalar com empenagens minimas, superfície de comando animal, e com arames nas pontas das asas como trem de pouso, resolveu projetar o Hots para participar dos campeonatos da modalidade não imaginava o sucesso que o mesmo iria fazer. Nos anos seguintes venceu todas as provas que participou e em 1985 foi feito em kit pela Midwest que vendeu apenas 5.000 kits só no primeiro ano de produção. Posteriormente foi kittened pela Morris Hobbies que vendeu também alguns milhares de exemplares.
Atualmente não teria chances com os MadYak, Primo, Mojo, outros perfilados famosos e com uma concepção mais avançada daí serem considerados puros-sangues fun fly, mas nada tirará o brilhantismo do Hots que há muito tempo deixou de ser um simples aeromodelo para se tornar um clássico e, neste exato momento em algum lugar do mundo podem ter certeza que pelo menos um está sendo construído.

A construção é simples e rápida seja lá qual for a técnica e materiais escolhidos. Eu preferi fazê-lo com a fuselagem em P3 revestida com balsa 1/16, asa em P-zero revestida com lâmina de figueira branca, e ailerons e empenagens estrutural em varetas de balsa de 1/4 de polegada.

Mas pode se fazer com a fuselagem e asa estrutural, como no kit original, ou com a fuselagem maciça em balsa de meia polegada com furos para alívio de peso. Qualquer que seja a fórmula escolhida os resultados serão parecidos, vai voar prá caramba.


Bom, planta importada no Corel, impressa em A4 e colada, inicio da obra:

Enviado: Qua Nov 07, 2012 12:34 pm
por Sereno
Construção da parte estrutural, fórmula tradicional built-up sem muitos comentários.

Enviado: Qua Nov 07, 2012 12:37 pm
por Sereno
Corte da fuselagem em P3 utilizando estilete. Escolhi o isopor pela praticidade e rapidez na construção mas pode-se usar outros materiais.

Enviado: Qua Nov 07, 2012 12:42 pm
por Sereno
Colagem de uma tira de tecido de fibra de vidro em cada lado do isopor para garantir resistência longitudinal e posteriormente revestida com chapa de balsa comum da Tevel de 1/16.

Ato seguinte a fuselagem já pronta para receber os doublers de compensado 4mm.

Enviado: Qua Nov 07, 2012 12:44 pm
por Sereno
Colagem dos doublers com epoxy 30 minutos e reforçadas com palitos de dente atravessando o conjunto.

Enviado: Qua Nov 07, 2012 12:45 pm
por offsyde
estou com esta planta aqui esperando alguma inspiração para construir a dias...
acho que a inspiração chegou...rs.... vou encomendar balsa e por mãos a obra...

continue postando...

Enviado: Qua Nov 07, 2012 12:47 pm
por Sereno
Asa pronta, confeccionada em P-zero de construção civil e revestida com lâmina de figueira branca. As baias dos servos são em compensado 4mm.

Enviado: Qua Nov 07, 2012 12:49 pm
por Sereno
[quote:ccffd57d14="offsyde"]estou com esta planta aqui esperando alguma inspiração para construir a dias...
acho que a inspiração chegou...rs.... vou encomendar balsa e por mãos a obra...

continue postando...[/quote:ccffd57d14]

Beleza Maicon. Pode construir que é facim, facim, e a diversão é garantida. Um abraço.

Enviado: Qua Nov 07, 2012 12:58 pm
por Sereno
Início da entelagem. Não reparem nas cores, compro vinil ponta de estoque a 1 real o metro então pego o que tiver.

Enviado: Qua Nov 07, 2012 1:01 pm
por Sereno
Entelagem quase pronta. Hora da montagem.