Novidade - Evolution 10GX - agora também 15GX , 20GX e 33GX

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
lucianosoares
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Qua Jul 24, 2013 3:07 pm
Localização: Macaé-RJ

Mensagem por lucianosoares »

[quote:0f877e3981="Ospra"]Luciano, vou responder a sua questao , pois o mesmo aconteceu comigo e atraves de um forum gringo resolvi de vez este problema.

1) o meu igual ao teu apagava e eu achava que eram as famosas bolhinhas ==> nao eram,

2) troquei vela - nao era,

3) troquei combustivel, nao era,

4) era a bateria, coincidencia ou nao igual a tua LIFE 1100, explicacao foi me dada, a CDI do nosso motor NAO FUNCIONA com uma tensao menor que 6.3 volts, a LIFE qdo carrega pode chegar a 7.2v mas sua tensao nominal e de 6.6v muito proximo do corte da CDI em6.3v, como a LIFE de 1100 tem pouca potencia com 70% carregada a tensao em USO cai pra proximo de 6.3 e corta o motor, voce pode testar a vela com o cachimbo ela vai faiscar, mas qdo a 10.000 giros a tensao cai e a CDI corta

PORTANTO faca como eu e varios gringos que ja sofreram com isto, compre uma LIPO ao redor de 1500 2S tensao nominal 8.4v ( nossa CDI aceita esta tensao) mesmo coma bateria a 50% a tensao NUNCA vai cair a 6.3v e este problema nao vai existir ok.

Faca isto e seja feliz com este excelente motorzinho !!!

abs[/quote:0f877e3981]

Grande ospra! valeu pela dica amigo! com certeza faz todo o sentido! nem tinha passado isso pela minha cabeça!
Mas só uma dúvida: a cdi é no maximo 8.4v certo? e uma lipo 2s tem 8.4v certo? mas e quando ela estiver totalmente carregada ela não dá mais de 8.4v e pode queimar a cdi? igual as de 3s que quando carregadas se não me engado dão 12.6v?
lucianosoares
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Qua Jul 24, 2013 3:07 pm
Localização: Macaé-RJ

Mensagem por lucianosoares »

[quote:ec1ad56b61="Ospra"]Luciano, vou responder a sua questao , pois o mesmo aconteceu comigo e atraves de um forum gringo resolvi de vez este problema.

1) o meu igual ao teu apagava e eu achava que eram as famosas bolhinhas ==> nao eram,

2) troquei vela - nao era,

3) troquei combustivel, nao era,

4) era a bateria, coincidencia ou nao igual a tua LIFE 1100, explicacao foi me dada, a CDI do nosso motor NAO FUNCIONA com uma tensao menor que 6.3 volts, a LIFE qdo carrega pode chegar a 7.2v mas sua tensao nominal e de 6.6v muito proximo do corte da CDI em6.3v, como a LIFE de 1100 tem pouca potencia com 70% carregada a tensao em USO cai pra proximo de 6.3 e corta o motor, voce pode testar a vela com o cachimbo ela vai faiscar, mas qdo a 10.000 giros a tensao cai e a CDI corta

PORTANTO faca como eu e varios gringos que ja sofreram com isto, compre uma LIPO ao redor de 1500 2S tensao nominal 8.4v ( nossa CDI aceita esta tensao) mesmo coma bateria a 50% a tensao NUNCA vai cair a 6.3v e este problema nao vai existir ok.

Faca isto e seja feliz com este excelente motorzinho !!!

abs[/quote:ec1ad56b61]

Grande ospra! valeu pela dica amigo! com certeza faz todo o sentido! nem tinha passado isso pela minha cabeça!
Mas só uma dúvida: a cdi é no maximo 8.4v certo? e uma lipo 2s tem 8.4v certo? mas e quando ela estiver totalmente carregada ela não dá mais de 8.4v e pode queimar a cdi? igual as de 3s que quando carregadas se não me engado dão 12.6v?
eu devo usar um ubec nesse caso? e a bateria pode ser maior que 1500mah ou não tem necessidade?
Avatar do usuário
brunofporto
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Fev 14, 2013 3:19 pm
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por brunofporto »

Tive o mesmo problema com as LIFE.

O motor ganhou vida quando coloquei a LiPo 2S 1500mAh

No ultimo final de semana ele começou a morrer quando retomava, depois não ligou mais de jeito nenhum. Não achei nada errado na parte elétrica ou alimentação. Mas limpei o carburador (tava limpo....) e vou testar com AvGas esse final de semana.

[quote:543cd83e1d="Ospra"]Luciano, vou responder a sua questao , pois o mesmo aconteceu comigo e atraves de um forum gringo resolvi de vez este problema.

1) o meu igual ao teu apagava e eu achava que eram as famosas bolhinhas ==> nao eram,

2) troquei vela - nao era,

3) troquei combustivel, nao era,

4) era a bateria, coincidencia ou nao igual a tua LIFE 1100, explicacao foi me dada, a CDI do nosso motor NAO FUNCIONA com uma tensao menor que 6.3 volts, a LIFE qdo carrega pode chegar a 7.2v mas sua tensao nominal e de 6.6v muito proximo do corte da CDI em6.3v, como a LIFE de 1100 tem pouca potencia com 70% carregada a tensao em USO cai pra proximo de 6.3 e corta o motor, voce pode testar a vela com o cachimbo ela vai faiscar, mas qdo a 10.000 giros a tensao cai e a CDI corta

PORTANTO faca como eu e varios gringos que ja sofreram com isto, compre uma LIPO ao redor de 1500 2S tensao nominal 8.4v ( nossa CDI aceita esta tensao) mesmo coma bateria a 50% a tensao NUNCA vai cair a 6.3v e este problema nao vai existir ok.

Faca isto e seja feliz com este excelente motorzinho !!!

abs[/quote:543cd83e1d]
Avatar do usuário
brunofporto
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Fev 14, 2013 3:19 pm
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por brunofporto »

Descobri o problema do meu motor...

Eu caguei a rosca da vela no cabeçote :D

Agora ver se consigo achar esse cabeçote pra vender.... Alguém tem alguma dica? Sei que tem tipo uma "molinha" (midgrip) e da pra "refazer" a rosca...
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Mensagem por sersilveira »

Dá para refazer a rosca, sim.Eu só não saberia indicar quem faz isso. A minha experiência com rosca de cabeçote estragada foi com um motor de popa com cabeçote de alumínio e a rosca foi refeita ,colocando-se esta espécie de molinha.Ficou perfeito e não demorou nem 10 minutos para fazer. É claro que eu retirei o cabeçote do motor e levei até uma oficina especializada em motores náuticos. Como eles tem as ferramentas para diversos diâmetros de rosca, quem sabe o amigo não conseguiria consertar a rosca do seu motor?
giltelles
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Jul 18, 2011 8:41 am
Localização: rio claro sp

Mensagem por giltelles »

uma vez fiz num jba glow levei numa tornearia o cara fez na hora cobro 10 reais fico perfeito
Rafael Diniz
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Ter Abr 23, 2013 9:26 pm
Localização: Rio de Janeiro RJ

Mensagem por Rafael Diniz »

Hoje inaugurei meu evoe 10gx, sujeira acabou no segundo tanque depois de regulado nao sujou mais e só folgou o escapamento uma vez depois dei mais tres voos e nao folgou mais....
lucianosoares
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Qua Jul 24, 2013 3:07 pm
Localização: Macaé-RJ

Mensagem por lucianosoares »

É pessoal, preciso relatar uma situação que está me deixando muito chateado e desanimado! Infelizmente parece que eu também sou mais uma dessas vítimas "azaradas" que comprou o motor do pequeno lote com defeito na tempera do aço do virabrequim (para quem não sabe, ler a pg 23 desse topico) como o nosso amigo Bruno Porto relatou! E tudo está indicando que é isso mesmo! Fiz uns videos com o tal barulho:

[yt]https://www.youtube.com/watch?v=xLFOdqnGPCk[/yt]
[yt]https://www.youtube.com/watch?v=Phb7t6ZcMow[/yt]
[yt]https://www.youtube.com/watch?v=ftTKhL4LufA[/yt]

Como já havia relatado em algumas postagens acima, o motor ainda está em fase de amaciamento, e do nada ele calou em pleno voo no sabado retrasado, e mesmo após eu trocar a bateria para lipo 2s 2100mah conforme recomendação, o mesmo não funcionou mais, e ainda apareceu esse barulho do video no sabado passado. Desmontei todo o carburador, limpei, lavei e nada!
Já entrei em contato com a loja que comprei o motor (amainhobbies.com) e aguardo resposta que será dado amanhã (quarta-feira).
Também estou em contato com nosso colega Bruno Porto aqui do forum que teve o mesmo problema e resolveu acionando o suporte tecnico com o Peter Bergstrom da Evolution. Estou aguardando o Bruno me passar o contato do Peter para maiores informações.
No mais, estou muito chateado e desanimado com tudo isso, afinal, paguei U$199.99, fui taxado num valor absurdo, e ainda estou com o motor parado aqui!
Qualquer novidade informo a vocês! Fiquem atentos e espero que mais ninguém passe por essa desagradável situação.

Att.

Luciano Soares
Raimundo Bezerra
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Qui Jul 30, 2009 10:09 am
Localização: Brodowski-SP

Mensagem por Raimundo Bezerra »

[quote:533e07a531="lucianosoares"]É pessoal, preciso relatar uma situação que está me deixando muito chateado e desanimado! Infelizmente parece que eu também sou mais uma dessas vítimas "azaradas" que comprou o motor do pequeno lote com defeito na tempera do aço do virabrequim (para quem não sabe, ler a pg 23 desse topico) como o nosso amigo Bruno Porto relatou! E tudo está indicando que é isso mesmo! Fiz uns videos com o tal barulho:

[yt]xLFOdqnGPCk[/yt]
[yt]Phb7t6ZcMow[/yt]
[yt]ftTKhL4LufA[/yt]

Como já havia relatado em algumas postagens acima, o motor ainda está em fase de amaciamento, e do nada ele calou em pleno voo no sabado retrasado, e mesmo após eu trocar a bateria para lipo 2s 2100mah conforme recomendação, o mesmo não funcionou mais, e ainda apareceu esse barulho do video no sabado passado. Desmontei todo o carburador, limpei, lavei e nada!
Já entrei em contato com a loja que comprei o motor (amainhobbies.com) e aguardo resposta que será dado amanhã (quarta-feira).
Também estou em contato com nosso colega Bruno Porto aqui do forum que teve o mesmo problema e resolveu acionando o suporte tecnico com o Peter Bergstrom da Evolution. Estou aguardando o Bruno me passar o contato do Peter para maiores informações.
No mais, estou muito chateado e desanimado com tudo isso, afinal, paguei U$199.99, fui taxado num valor absurdo, e ainda estou com o motor parado aqui!
Qualquer novidade informo a vocês! Fiquem atentos e espero que mais ninguém passe por essa desagradável situação.

Att.

Luciano Soares[/quote:533e07a531]
Fiat 147, CG 125 Ano 80, Ugly Stick Sammy Hobby, GWS Slow Stick na caixa, casa de cohab. lol =)
Avatar do usuário
Renan Augusto
membro
Mensagens: 1367
Registrado em: Dom Out 29, 2006 8:26 pm
Localização: Muriaé - MG

Mensagem por Renan Augusto »

Também realizei meu primeiro voo com o evo 10cc esse final de semana!

Sem muita sujeira no primeiro voo mas o escapamento deu uma folga.. Como acabou chovendo muito só consegui realizar um voo com meu Avistar Elite, mas o conjunto casou direitinho com força de sobra pra abusar, usando uma hélice 11x7.

Estou fazendo o amaciamento em voo mesmo e vamos ver como o motor se comporta daqui em diante!

Primeiro pouso do modelo:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jGa5J975zpc

Abraços!
Responder