Novidade - Evolution 10GX - agora também 15GX , 20GX e 33GX

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
JeffersonCrazypilot
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Dom Fev 26, 2012 6:50 pm
Localização: Jaboticabal, SP

Mensagem por JeffersonCrazypilot »

[quote:7fd5ff81e4="lanmrj"]Bruno, bem interessante seu relato. Gostei !!!

Eu aprendi o seguinte e passo a todo mundo que quer comprar o evo 10cc.

Motor é bom, sim excelente.

Mas antes de ligar, faça o seguinte.

- Arrume um escapamento de os .55 ou aps .52 e vede ele.
- Use bateria de lipo 7.4V de no mínimo 1300mah.
- Vede todas a magueiras.
- Use trava rosca médio ou forte no filtro de combustível da linha de abastecimento.
- Use a mangueira preta de neoprene no escapamento. A amarela de gasolina comum, mesmo de qualidade, derrete.

Feito isso, terá um motor fantástico.

O único problema e que mesmo na nova linha de motores, a Evolution, vergonhosamente, ainda não resolveu o problema do escapamento, e isso é um enorme absurdo. O resto são esses cuidados acima citados.

Léo Miranda.[/quote:7fd5ff81e4]


"Use bateria de lipo 7.4V de no mínimo 1300mah"
"Use trava rosca médio ou forte no filtro de combustível da linha de abastecimento"

Discordo dos pontos acima, eu fui um dos primeiros aqui do fórum a voar com o evo 10, o meu desde o início esta com bateria life de 6,6v de 1100mah, e desde o começo NUNCA tive problemas, com essa bateria na ignição, ja cheguei a fazer 4 voos de 20 min e 1 de 15 min, e se o fabricante fala que a faixa é de 4,8 a 8,4 v, logo ela vai funcionar com bateria de nimh ou nicd de 4,8, life ou até a lipo que você comentou. (na minha opinião, ser necessário apenas lipo pra mim isso é mito)

Quanto a filtro, optei por colocar um no galão de combustível, na linha do abastecimento esta livre com a de tygon, já desmontei o carburador 2 vezes em revisões e não encontrei sujeira alguma (lembrando que comecei com avgas, usei uns 6 litros, depois optei por shell v-power)
e embora tenho voado pouco, em media de 1 ou 2 vezes por mês, e teve meses desde ano que nem voei, quando vou pra pista, é bater e pegar, e da ultima vez que fui, nem alterei nada na agulha, 3 bons voos.

quanto ao escapamento, a solda é uma excelente alternativa, mas a estética com a solda fica um pouco feia, recomendo o mac, ou o escape do 55AX, o do ASP 52 não recomendo pois ele é praticamente a cópia do evolution, e tem 3 partes também, logo terá o mesmo problema que o original.
mac pra mim não deu certo pois ele ficou a pouco centímetros do bordo de ataque da asa, onde fiz apenas 3 voos com ele e quase derreteu a entelagem, e não quis usar defletor, ai optei pela solda mesmo.

o único erro que cometi foi não ter comprado uma vela sobressalente, o motor era novo, comprei pra testar e acabei não comprando vela reserva. na ultima revisão, notei o eletrodo da vela um pouco ja gasto, fiz a limpeza, passei uma lixinha fina dos dois lados e aproximei um pouco só mais ela pra continuar usando um pouco mais, e novamente voei sem problemas notando que a centelha continua boa, mas logo logo terei que adquirir uma vela nova.
Fica a dica pra quem for pegar o motor, já pega uma vela de reserva.
Em constante aprendizado
Avatar do usuário
sandrobqsps
membro
Mensagens: 385
Registrado em: Ter Mar 30, 2010 6:35 pm

Mensagem por sandrobqsps »

Sinceramente não gostei pra mim é somente um motor glow ADAPTADO para gasolina..
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:441231ef89="JeffersonCrazypilot"][quote:441231ef89="lanmrj"]Bruno, bem interessante seu relato. Gostei !!!

Eu aprendi o seguinte e passo a todo mundo que quer comprar o evo 10cc.

Motor é bom, sim excelente.

Mas antes de ligar, faça o seguinte.

- Arrume um escapamento de os .55 ou aps .52 e vede ele.
- Use bateria de lipo 7.4V de no mínimo 1300mah.
- Vede todas a magueiras.
- Use trava rosca médio ou forte no filtro de combustível da linha de abastecimento.
- Use a mangueira preta de neoprene no escapamento. A amarela de gasolina comum, mesmo de qualidade, derrete.

Feito isso, terá um motor fantástico.

O único problema e que mesmo na nova linha de motores, a Evolution, vergonhosamente, ainda não resolveu o problema do escapamento, e isso é um enorme absurdo. O resto são esses cuidados acima citados.

Léo Miranda.[/quote:441231ef89]


"Use bateria de lipo 7.4V de no mínimo 1300mah"
"Use trava rosca médio ou forte no filtro de combustível da linha de abastecimento"

Discordo dos pontos acima, eu fui um dos primeiros aqui do fórum a voar com o evo 10, o meu desde o início esta com bateria life de 6,6v de 1100mah, e desde o começo NUNCA tive problemas, com essa bateria na ignição, ja cheguei a fazer 4 voos de 20 min e 1 de 15 min, e se o fabricante fala que a faixa é de 4,8 a 8,4 v, logo ela vai funcionar com bateria de nimh ou nicd de 4,8, life ou até a lipo que você comentou. (na minha opinião, ser necessário apenas lipo pra mim isso é mito)

Quanto a filtro, optei por colocar um no galão de combustível, na linha do abastecimento esta livre com a de tygon, já desmontei o carburador 2 vezes em revisões e não encontrei sujeira alguma (lembrando que comecei com avgas, usei uns 6 litros, depois optei por shell v-power)
e embora tenho voado pouco, em media de 1 ou 2 vezes por mês, e teve meses desde ano que nem voei, quando vou pra pista, é bater e pegar, e da ultima vez que fui, nem alterei nada na agulha, 3 bons voos.

quanto ao escapamento, a solda é uma excelente alternativa, mas a estética com a solda fica um pouco feia, recomendo o mac, ou o escape do 55AX, o do ASP 52 não recomendo pois ele é praticamente a cópia do evolution, e tem 3 partes também, logo terá o mesmo problema que o original.
mac pra mim não deu certo pois ele ficou a pouco centímetros do bordo de ataque da asa, onde fiz apenas 3 voos com ele e quase derreteu a entelagem, e não quis usar defletor, ai optei pela solda mesmo.

o único erro que cometi foi não ter comprado uma vela sobressalente, o motor era novo, comprei pra testar e acabei não comprando vela reserva. na ultima revisão, notei o eletrodo da vela um pouco ja gasto, fiz a limpeza, passei uma lixinha fina dos dois lados e aproximei um pouco só mais ela pra continuar usando um pouco mais, e novamente voei sem problemas notando que a centelha continua boa, mas logo logo terei que adquirir uma vela nova.
Fica a dica pra quem for pegar o motor, já pega uma vela de reserva.[/quote:441231ef89]

Jeferson,

Vejo uma contradição nas suas palavras e me permita discordar.

Você diz em dado momento no manual do fabricante ... sobre a voltagem da bateria ... porém o sr. mesmo não o segue, retirando o filtro que seria obrigatório segundo o manual.

Vários colegas e inclusive eu, não conseguimos regular o motor com baterias de 4.8v nimh e a bateria que você conseguiu ... a zippy 1100mah life 2s. Cito aqui o amigo Bruno Porto, que tanto colaborou nesse tópico. Veja nos fóruns, inclusive internacionais e caso como o seu são raridade e não o normal. E todos resolvem o problema usando bateria de lipo.

Quando passei a bateria para lipo 2s o problema se solucionou sem eu ao menos tocar nas agulhas, o motor parou de falhar na hora. (com as baterias de 4.8v e life 6.6 ele regulava no solo, quando ia para decolagem ele falhava). E veja, sempre regulei meus motores a anos, uso termômetro e tacômetro para tentar manter sempre as rotações e temperaturas descritas no manual.

Com relação ao escapamento, eu uso o MAC´S, porém meu aero, um escapade, permite isso. O mac´s é um escapamento longo e talvez não sirva e todos os modelos, principalmente os escala. Tem até fotos de aeros que queimaram a asa devido a proximidade do escape mac´s. O tamanho do asp é praticamente o mesmo do original.

O escapamento do aps .52, vem sendo usado por vários colegas e soluciona o vazamento. O problema está na composição dos materiais do escape da evolution [b:441231ef89]e não em ele ter 2 ou 3 partes[/b:441231ef89]. O parafuso passante se trocado, já resolve o caso mesmo no ecape original evolution, contudo não são simples de se encontrar. Fora a diferença de preço, o asp custa uns 9 dólares e o macs U$39,00, sem incluir taxas e frete.

Nas dicas que passei, tentei buscar a receita que tem dado certo em quase 100% dos casos, porém isso não é uma unanimidade e nem nunca será. O quase 100% não é 100%.

Grande abraço,

Léo Miranda.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:a3c49e6978="sandrobqsps"]Sinceramente não gostei pra mim é somente um motor glow ADAPTADO para gasolina..[/quote:a3c49e6978]

Sim,

Mas com uma relação custo X beneficio muito melhor.

O motor é confiável e funciona como um glow, a gasolina e o óleo se encontra qualquer cidade do país, mesmo nas mais distantes tem um posto de gasolina e um lugar para se trocar óleo de moto.

Já o glow, além de muito mais caro, em algumas cidades não se consegue achar.

Veja aqui mesmo no fórum, vários colegas com problemas para comprar o combustível glow.

Portanto é sim um motor praticamente igual ao glow por ser pressurizado, porém facilita a vida de colegas modelistas em vários lugares do nosso país que tem dificuldade de praticar o hobby.

Léo Miranda.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Avatar do usuário
Luiz Roberio
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 10:10 am
Localização: Vitória da Conquista - Bahia

Mensagem por Luiz Roberio »

Como moro no interior, assino embaixo, Leo.
giltelles
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Jul 18, 2011 8:41 am
Localização: rio claro sp

Mensagem por giltelles »

Ola eu uso o oleo motul 800 mas ja esta quase terminando, e gostaria de saber se alguem usa outro oleo mais em conta e qual a marca? Grato!
Avatar do usuário
brunofporto
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Fev 14, 2013 3:19 pm
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por brunofporto »

[quote:f1052298f4="sandrobqsps"]Sinceramente não gostei pra mim é somente um motor glow ADAPTADO para gasolina..[/quote:f1052298f4]

Não, ele NÃO é adaptado. A única semelhança dele com um glow foi aproveitar os moldes da geometria externa de um .61 da mesma marca, mas a semelhança acaba por aí. Por dentro é completamente diferente.

Os rolamentos são outros, as dimensões do pistão e curso são diferentes (e perfeitamente projetadas para o uso com gasolina) a biela é outra e possui um rolamento ao invés de bucha no pino do virabrequim. O carburador possui um regulador de pressão.

Isso não é um motor glow adaptado - é um motor a gasolina de baixo pra cima em termos de projeto.
Ospra
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Seg Jun 20, 2011 2:21 pm
Localização: sao paulo - sp

Mensagem por Ospra »

a verdade e que com R$ 6,40 de podium (2litros) e 100m ml de motul R$ 8,00 e um total de R$ 14,40 consigo voar 2 fins de semana com aprox 20 voos de 19 min acho que ta bom ne. . .
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:93ecead3d3="brunofporto"][quote:93ecead3d3="sandrobqsps"]Sinceramente não gostei pra mim é somente um motor glow ADAPTADO para gasolina..[/quote:93ecead3d3]

Não, ele NÃO é adaptado. A única semelhança dele com um glow foi aproveitar os moldes da geometria externa de um .61 da mesma marca, mas a semelhança acaba por aí. Por dentro é completamente diferente.

Os rolamentos são outros, as dimensões do pistão e curso são diferentes (e perfeitamente projetadas para o uso com gasolina) a biela é outra e possui um rolamento ao invés de bucha no pino do virabrequim. O carburador possui um regulador de pressão.

Isso não é um motor glow adaptado - é um motor a gasolina de baixo pra cima em termos de projeto.[/quote:93ecead3d3]

Obrigado por ter completado Bruno, fiquei até com preguiça. E quis dar a entender que a semelhança é somente física.

Léo Miranda
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
JeffersonCrazypilot
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Dom Fev 26, 2012 6:50 pm
Localização: Jaboticabal, SP

Mensagem por JeffersonCrazypilot »

[quote:d41a99452f="giltelles"]Ola eu uso o oleo motul 800 mas ja esta quase terminando, e gostaria de saber se alguem usa outro oleo mais em conta e qual a marca? Grato![/quote:d41a99452f]

o klotz também é sintético e vende em embalagens de 473ml e deve custar uns 30 a 35 reais mais ou menos.
eu usei ele também no meu evo, sem problemas.
Em constante aprendizado
Responder