Novidade - Evolution 10GX - agora também 15GX , 20GX e 33GX

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
JeffersonCrazypilot
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Mensagem por JeffersonCrazypilot »

[quote:25d2e37a98="lanmrj"][quote:25d2e37a98="JeffersonCrazypilot"][quote:25d2e37a98="lanmrj"]Bruno, bem interessante seu relato. Gostei !!!

Eu aprendi o seguinte e passo a todo mundo que quer comprar o evo 10cc.

Motor é bom, sim excelente.

Mas antes de ligar, faça o seguinte.

- Arrume um escapamento de os .55 ou aps .52 e vede ele.
- Use bateria de lipo 7.4V de no mínimo 1300mah.
- Vede todas a magueiras.
- Use trava rosca médio ou forte no filtro de combustível da linha de abastecimento.
- Use a mangueira preta de neoprene no escapamento. A amarela de gasolina comum, mesmo de qualidade, derrete.

Feito isso, terá um motor fantástico.

O único problema e que mesmo na nova linha de motores, a Evolution, vergonhosamente, ainda não resolveu o problema do escapamento, e isso é um enorme absurdo. O resto são esses cuidados acima citados.

Léo Miranda.[/quote:25d2e37a98]


"Use bateria de lipo 7.4V de no mínimo 1300mah"
"Use trava rosca médio ou forte no filtro de combustível da linha de abastecimento"

Discordo dos pontos acima, eu fui um dos primeiros aqui do fórum a voar com o evo 10, o meu desde o início esta com bateria life de 6,6v de 1100mah, e desde o começo NUNCA tive problemas, com essa bateria na ignição, ja cheguei a fazer 4 voos de 20 min e 1 de 15 min, e se o fabricante fala que a faixa é de 4,8 a 8,4 v, logo ela vai funcionar com bateria de nimh ou nicd de 4,8, life ou até a lipo que você comentou. (na minha opinião, ser necessário apenas lipo pra mim isso é mito)

Quanto a filtro, optei por colocar um no galão de combustível, na linha do abastecimento esta livre com a de tygon, já desmontei o carburador 2 vezes em revisões e não encontrei sujeira alguma (lembrando que comecei com avgas, usei uns 6 litros, depois optei por shell v-power)
e embora tenho voado pouco, em media de 1 ou 2 vezes por mês, e teve meses desde ano que nem voei, quando vou pra pista, é bater e pegar, e da ultima vez que fui, nem alterei nada na agulha, 3 bons voos.

quanto ao escapamento, a solda é uma excelente alternativa, mas a estética com a solda fica um pouco feia, recomendo o mac, ou o escape do 55AX, o do ASP 52 não recomendo pois ele é praticamente a cópia do evolution, e tem 3 partes também, logo terá o mesmo problema que o original.
mac pra mim não deu certo pois ele ficou a pouco centímetros do bordo de ataque da asa, onde fiz apenas 3 voos com ele e quase derreteu a entelagem, e não quis usar defletor, ai optei pela solda mesmo.

o único erro que cometi foi não ter comprado uma vela sobressalente, o motor era novo, comprei pra testar e acabei não comprando vela reserva. na ultima revisão, notei o eletrodo da vela um pouco ja gasto, fiz a limpeza, passei uma lixinha fina dos dois lados e aproximei um pouco só mais ela pra continuar usando um pouco mais, e novamente voei sem problemas notando que a centelha continua boa, mas logo logo terei que adquirir uma vela nova.
Fica a dica pra quem for pegar o motor, já pega uma vela de reserva.[/quote:25d2e37a98]

Jeferson,

Vejo uma contradição nas suas palavras e me permita discordar.

Você diz em dado momento no manual do fabricante ... sobre a voltagem da bateria ... porém o sr. mesmo não o segue, retirando o filtro que seria obrigatório segundo o manual.

Vários colegas e inclusive eu, não conseguimos regular o motor com baterias de 4.8v nimh e a bateria que você conseguiu ... a zippy 1100mah life 2s. Cito aqui o amigo Bruno Porto, que tanto colaborou nesse tópico. Veja nos fóruns, inclusive internacionais e caso como o seu são raridade e não o normal. E todos resolvem o problema usando bateria de lipo.

Quando passei a bateria para lipo 2s o problema se solucionou sem eu ao menos tocar nas agulhas, o motor parou de falhar na hora. (com as baterias de 4.8v e life 6.6 ele regulava no solo, quando ia para decolagem ele falhava). E veja, sempre regulei meus motores a anos, uso termômetro e tacômetro para tentar manter sempre as rotações e temperaturas descritas no manual.

Com relação ao escapamento, eu uso o MAC´S, porém meu aero, um escapade, permite isso. O mac´s é um escapamento longo e talvez não sirva e todos os modelos, principalmente os escala. Tem até fotos de aeros que queimaram a asa devido a proximidade do escape mac´s. O tamanho do asp é praticamente o mesmo do original.

O escapamento do aps .52, vem sendo usado por vários colegas e soluciona o vazamento. O problema está na composição dos materiais do escape da evolution [b:25d2e37a98]e não em ele ter 2 ou 3 partes[/b:25d2e37a98]. O parafuso passante se trocado, já resolve o caso mesmo no escape original evolution, contudo não são simples de se encontrar. Fora a diferença de preço, o asp custa uns 9 dólares e o macs U$39,00, sem incluir taxas e frete.

Nas dicas que passei, tentei buscar a receita que tem dado certo em quase 100% dos casos, porém isso não é uma unanimidade e nem nunca será. O quase 100% não é 100%.

Grande abraço,

Léo Miranda.[/quote:25d2e37a98]

é Léo, cada um cada um, eu cheguei aos quase 100% de uma forma e você de outra, sobre o filtro, eu apenas tirei da linha e coloquei na linha de abastecimento. achei desnecessário estar embarcado, pois só entraria sujeira se ela já estivesse dentro do tanque, se ela já entrou filtrada, de onde pode vir sujeira? desta forma tem dado muito certo.
mas você esta totalmente certo em colocar a sua maneira de chegar aos 100%, provavelmente serviu de base pra muita gente, mas eu discordei dos pontos acima por não ser uma regra, e sim alternativas, entendeu?
abç piloto
bons voos por ai.
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Renan Augusto
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Mensagem por Renan Augusto »

Pessoal, ao tentar tirar o cachimbo do motor para trocar a vela, o mesmo acabou se partindo e as duas metades se soltaram!!

Ja tentei solda branca, ponteadeira, mas até agora nada resolveu meu problema!

Alguem tem alguma ideia de qual solda resolverá meu problema?!

Abraços!
lanmrj
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Mensagem por lanmrj »

[quote:87c145dd0d="Renan Augusto"]Pessoal, ao tentar tirar o cachimbo do motor para trocar a vela, o mesmo acabou se partindo e as duas metades se soltaram!!

Ja tentei solda branca, ponteadeira, mas até agora nada resolveu meu problema!

Alguem tem alguma ideia de qual solda resolverá meu problema?!

Abraços![/quote:87c145dd0d]

Renato, acho que vc terá que entrar em contato com a evolution e ver a substituição do cachimbo.

Nunca vi para vender, mas com certeza eles terão uma solução para te dar.

Abraços,

Léo Miranda.
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Elbeps
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cachimbo da ignição do motor evolution 10GX

Mensagem por Elbeps »

Veja em:

http://www.himodel.com/engines/Spark_plug_caps_and_boots_for_1_4-32_KIT_90_degree.html


http://www.himodel.com/engines/Spark_plug_caps_and_boots_for_1_4-32_KIT_1200_degree.html
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bugalaws
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Mensagem por bugalaws »

E aí galera, sou mais um feliz proprietário de um 10gx, estou muito satisfeito com o voo do meu aero um FuntanaS50 46/55 , porém desde o começo constatei a formação de bolhas na mangueira de alimentação está sem o filtro da mangueira, é estranho pois as bolhas sobem do carburador em direção ao tanque. Alguém já teve esse problema? No final do dia percebi uma falhas no motor em média aceleração até que o motor veio a apagar... não sei se foram as bolhas mas de fato elas estão lá, se alguém tiver algum procedimento para minimizar isso agradeceria se me ajudasse :D
lanmrj
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Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:0de5ace3e1="bugalaws"]E aí galera, sou mais um feliz proprietário de um 10gx, estou muito satisfeito com o voo do meu aero um FuntanaS50 46/55 , porém desde o começo constatei a formação de bolhas na mangueira de alimentação está sem o filtro da mangueira, é estranho pois as bolhas sobem do carburador em direção ao tanque. Alguém já teve esse problema? No final do dia percebi uma falhas no motor em média aceleração até que o motor veio a apagar... não sei se foram as bolhas mas de fato elas estão lá, se alguém tiver algum procedimento para minimizar isso agradeceria se me ajudasse :D[/quote:0de5ace3e1]

Já verificou se a mangueira que pressuriza o tanque está certa, sem furos e bem encaixada nas duas extremidades ?

Na verdade, verifique todas as suas mangueiras, veja se não há furos e se estão bem encaixadas.

Desmonte e verifique também a montagem do seu tanque.

Léo Miranda.
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bugalaws
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Mensagem por bugalaws »

[quote:34a49ae6b5="lanmrj"][quote:34a49ae6b5="bugalaws"]E aí galera, sou mais um feliz proprietário de um 10gx, estou muito satisfeito com o voo do meu aero um FuntanaS50 46/55 , porém desde o começo constatei a formação de bolhas na mangueira de alimentação está sem o filtro da mangueira, é estranho pois as bolhas sobem do carburador em direção ao tanque. Alguém já teve esse problema? No final do dia percebi uma falhas no motor em média aceleração até que o motor veio a apagar... não sei se foram as bolhas mas de fato elas estão lá, se alguém tiver algum procedimento para minimizar isso agradeceria se me ajudasse :D[/quote:34a49ae6b5]

Já verificou se a mangueira que pressuriza o tanque está certa, sem furos e bem encaixada nas duas extremidades ?

Na verdade, verifique todas as suas mangueiras, veja se não há furos e se estão bem encaixadas.

Desmonte e verifique também a montagem do seu tanque.

Léo Miranda.[/quote:34a49ae6b5]

então irmão, já fiz isso esse final de semana, abri o tanque troquei as mangueiras amarrei com abraçadeiras dentro etc.. o curioso é que as bolhas vem no sentido oposto ao fluxo de combustível.... elas saem do carburador e vão em direção ao tanque.. e não do tanque ao carburador... Elas ficam na parte mais alta da mangueira nao chegam ate o tanque... aí quando acelera tudo elas vao em direção ao carburador..
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bugalaws
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Re: cachimbo da ignição do motor evolution 10GX

Mensagem por bugalaws »

[quote:c45702772e="Elbeps"]Veja em:

http://www.himodel.com/engines/Spark_plug_caps_and_boots_for_1_4-32_KIT_90_degree.html


http://www.himodel.com/engines/Spark_plug_caps_and_boots_for_1_4-32_KIT_1200_degree.html[/quote:c45702772e]

Amigo nas fotos parece que elas vem desmontadas em duas partes... como que se fecha um conector desses?
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Bruno Kurt
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Mensagem por Bruno Kurt »

Pessoal,

Estou interessado em comprar esse motor, vocês tem comprado de fora ou daqui mesmo?

Abs.
Bruno Zanelli - Futaba 7C, ZAGI, Stick 10cc, Escapade, Corsair 20cc e P 51 20cc
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Flavinn
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Mensagem por Flavinn »

[quote:8dfd7b9b05="Bruno Kurt"]Pessoal,

Estou interessado em comprar esse motor, vocês tem comprado de fora ou daqui mesmo?

Abs.[/quote:8dfd7b9b05]

Compra-se fora ou aqui mesmo, inclusive no ML, tem dois anúncios...
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