Novidade - Evolution 10GX - agora também 15GX , 20GX e 33GX

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagem por zocra »

[quote:23cb1d9cec="jarbassilva02"]Galera estou para adquirir um motor Evo 10cc e não sei muito bem como faço para amaciá-lo. Único motor que amaciei foi um O.S Bioetanol, e neste a cada 10 segundos íamos alternando entre mistura rica e pobre com a aceleração total. Como muitos de vocês já amaciaram esse motor EVO 10cc , gostaria que me ajudassem me passando a forma correta de como faze-lo. Obrigado.[/quote:23cb1d9cec]
Conforme diz o manual e não terás nenhum problema
Avatar do usuário
jarbassilva02
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Dom Mar 03, 2013 12:43 pm
Localização: Patos de Minas/MG
Contato:

Mensagem por jarbassilva02 »

[quote:9961bf1d90="zocra"][quote:9961bf1d90="jarbassilva02"]Galera estou para adquirir um motor Evo 10cc e não sei muito bem como faço para amaciá-lo. Único motor que amaciei foi um O.S Bioetanol, e neste a cada 10 segundos íamos alternando entre mistura rica e pobre com a aceleração total. Como muitos de vocês já amaciaram esse motor EVO 10cc , gostaria que me ajudassem me passando a forma correta de como faze-lo. Obrigado.[/quote:9961bf1d90]
Conforme diz o manual e não terás nenhum problema[/quote:9961bf1d90]

Comprei o motor, e o manual veio em diversos idiomas menos o português, sou péssimo em inglês, minha duvida é sobre qual combustível usar, se gasosa comum, podium, vpower, ou avgas, essa ultima não diz no manual sendo que a octanagem deve ficar entre 87-93. Outra duvida é qual bateria usar na ignição, visto que esta escrito no cdi entre 4,8 e 8,4 volts, se eu colocar uma bateria lipo de 2s 1300 posso ligá-la direta ou terei que comprar um bec. Sobre o método de amaciamento tenho que deixar o motor funcionando somente na lenta com o motor mais gordo ou terei que ir alterando a aceleração. Obrigado.
esantos4
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Qua Out 06, 2010 7:53 pm
Localização: Boituva, SP

Re: Novidade - Evolution 10GX - agora também 15GX , 20GX e 33GX

Mensagem por esantos4 »

Apesar do Tópico ser antigo, vou responder hoje...

Comprei os 2 motor 10cc e o 15c da evolution, e acreditem o 10cc eh um canhão... muito superior ao NGH 9cc, mas tem o torque muito próximo do glow .46, talvez um pouquinho mais, mas nada super..

Já o 15cc me deixou meio chateado, fiquei empolgadão com o 10cc e comprei...

O 15cc eh mais frouxo, mesmo assim eh um bom motor, mas não tem aquele giro firme, e não eh tão legal quanto o 10cc.. mas acho q o custo beneficio dele não eh tão bom assim, tipo o DLE 20cc eh muito mais motor (mais pesado) mas e mais barato q o EVO15GX...

esta eh minha percepção..

forte abraço amigos.
Muito bom vôo!!!
esantos4
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Qua Out 06, 2010 7:53 pm
Localização: Boituva, SP

Re: Novidade - Evolution 10GX - agora também 15GX , 20GX e 33GX

Mensagem por esantos4 »

ref. ao amaciamento...

nos 2 motores, amaciei com 500ml de AVIGAS a 25:1....
Muito bom vôo!!!
Avatar do usuário
Eleosippo Santos Neto
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Sex Jul 11, 2014 1:41 pm
Localização: Vitória, ES
Contato:

Re: Novidade - Evolution 10GX - agora também 15GX , 20GX e 33GX

Mensagem por Eleosippo Santos Neto »

Se são tão parecidos, será que é possível instalar o carburador do asp .52 no evolution 10gx?
Este é meu hobby, e sempre busco mais conhecimento.
André Lima
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Fev 10, 2011 5:18 pm
Localização: Holambra - SP

Re: Novidade - Evolution 10GX - agora também 15GX , 20GX e 33GX

Mensagem por André Lima »

Boa noite pessoal,
Resolvi voltar para dar mais umas dicas sobre o notavel 10GX... Pois bem, pra quem não me conhece andei fazendo alguns posts a partir da pagina 6.
Ja se passaram quase 2 anos e ainda tenho meu motor 10GX firme e forte... So trazendo alegria diversão e economia.

Pois bem... Vamos ao que interessa... Quero relatar alguns acontecimentos que houveram nesse período...

O escape a dou dando problemas de vazamento e em algumas circunstâncias a cotra porca se soltava... Nesse caso acabei substituindo por um escape do ASP 52... Problema resolvido. Sem sujeira e sem se soltar o parafuso central.

Eu também fui um adepto a comprar um NGH 9... Resumindo... Não funciona... Pra não perder a viagem coloquei um carburador de 10GX nele e bingo... O problema foi resolvido... Fiz uma bucha de teflon pra adaptar os diâmetros e já era... Funcionou perfeitamente.

Então vai a dica.... Se bc tiver o NGH9cc parado... Pode fazer a adaptação, e claro obedecendo as regras do 10GX pescador anto bolhas etc, etc...
André Lima
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Fev 10, 2011 5:18 pm
Localização: Holambra - SP

Re: Novidade - Evolution 10GX - agora também 15GX , 20GX e 33GX

Mensagem por André Lima »

Hoje tenho os 2 motores, 10GX e o NGH 9 e ambos funcionam perfeitamente conforme já relatei.

Nada foi tão bom que não pudesse melhorar ainda mais....

Não sei se vocês ja viram, mas a OS lançou uma novidade... Um motor 15cc com uma vela tipo glow... Ou seja, uma vela especial que foi desenvolvida para motores a gasolina...

Pois bem... Estou iniciando os testes para deixar de usar toda as parafernalhas de ignição, chaves e baterias...

Isso mesmo, estou fazendo mais uma adaptação e logo mais estarei postando os resultados...

Aguardem!!!
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Re: Novidade - Evolution 10GX - agora também 15GX , 20GX e 33GX

Mensagem por sersilveira »

Comprei um evo 10 gx e tenho dúvidas sobre como amaciá-lo.O manual diz para fazer o amaciamento no aeromodelo, fazendo oito cubanos.Alguns ,neste forum, falam em amaciamento na bancada ,ou no modelo, no chão.Qual seria o método ideal? Qual o óleo que usaram para o amaciamento?
Ospra
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Seg Jun 20, 2011 2:21 pm
Localização: sao paulo - sp

Re: Novidade - Evolution 10GX - agora também 15GX , 20GX e 33GX

Mensagem por Ospra »

colega siga o manual, este motor nao se amacia na bancada nao. minha recomendacao nos primeiros 3 litros de gasolina, compre oleo mineral, aquele verdinho lubrax, e use na proporcao de 50 ml de oleo por litro de PODIUM . de 2 voltas e 1/4 na agulha de alta (nao mexa na de baixa) de a partida, ele fica GORDO, embolado mas nao morre nao, de para alguem experiente, pois no 1o voo, nao vai ter aquela forca toda, ponha o aviao no ar e voe, normal, nestas condicoes um tanque de 200ml deve durar no minimo 15min, voe acelere desacelere normal, vc vai ver que no final do 1o tanque ele ja vai dar uma soltada. pouse reabasteca e aperte a agulha 2 cliques e voe de novo, 3o voo mais 2 cliques e voe, 4o voo mais 2 cliques e voe. bom ai o motor ja vai ta outro com forca maior e indo e voltando ou seja limpando e engordando em voo - normal e assim mesmo. rode 3 litros e va apertando devagar voo a voo limite e de 1,5 voltas ou um pouco menos depende do motor. depois de 3 litros mude o oleo pra MOTUL 800 (os mesmos 50ml de oleo por litro de PODIUM esqueca os manes que vao falar pra vc diminuir o oleo - nao faca!) e seja feliz, de preferencia NUNCA mexa na agulha de baixa. ( so se necessario e siga o MANUAL para regulagem).
IMPORTANTE - use uma bateria LIPO 2S de no minimo 1300 para ignicao, NAO use LIFE (surpresas desagradaveis qdo voltagem fica abaixo de 6V)
parabens e um excelente motorzinho tenho 2 e voo 25 minutos com 200 a 210 ml

bons voos !!
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Re: Novidade - Evolution 10GX - agora também 15GX , 20GX e 33GX

Mensagem por sersilveira »

Obrigado pelas suas dicas.Serão muito úteis para mim.
Responder