Tirou o aquecedor o motor apaga na hora.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Tirou o aquecedor o motor apaga na hora.

Mensagem por rafael_reali »

Olá pessoal!
É o seguinte... o motor é um OS46AX e está instalado em um pastinha. A alguns meses, no meu ultimo vôo com ele, tudo funcionou maravilhosamente bem. Mas hoje tive a seguinte situação: Dei a primeira partida e depois de alguns segundos coloquei em alta e retirei o aquecedor. Ao baixar a aceleração para a lenta o mesmo apagava rápido, na hora, como se fosse falta de combustivel. Depois de uma infinidade de tentativas e ajustes percebi que quando na lenta, com o aquecedor, ele ficava funcionando. Era só retirar o aquecedor que ele apagava na hora. Isso acontece até quando a lenta está rica.

Fora isso, também estou com a impressão que respingos de combustível está saindo não sei de onde. Digo isso porque em alta rotação, enquanto eu ajustava a aguha de alta, goticulas atingiam a minha mão e iam até o leme. Quem estava atrás também sentia. Mas eu não consegui ver de onde saia. Supeito que seja do próprio carburador.

Mas essa de retirar o aquecedor e o motor apagar na hora me deixou muito confuso... Não consegui por o aero para voar.

A compressão está 100% e o motor pega de primeira.

Qualquer ajuda é bem vinda. Abraços!
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Está gorda a mistura e com isso, entra muito combustível que na lenta, esfria a vela e com isso, o motor apaga.
Já passei por isso e era só a mistura muito gorda.
No meu caso, o motor estava ajustado para combustível sem nitro e depois de muito tempo guardado, liguei ele com combustível com nitro e ao tirar o aquecedor de vela, ele apagava direto, foi só regular novamente as agulhas de baixa e alta que ele parou de apagar, estavam muito abertas as agulhas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Mensagem por rafael_reali »

É justamente o que eu imaginava... Em um determinado momento coloquei o motor em alta e regulei a agulha de alta até o motor apitar, cheguei a fechar a agulha de baixa deixando aberta apenas 1 volta e mesmo assim ele apaga. Estou com o aero pronto pra ajuste agora. Vou fechar tudo e ver no que da.

OBS. Quando o motor esta em alta, tenho a impressão que a mangueira de pressurização também fica com respingos de combustível. Nunca tinha me atentado a isso antes e não sei se tem algo a ver.

Vou mecher mais um pouco.

PS: Pois então, fiz mais um teste agora. Fechei a agulha de lenta e abri 1 volta, dei partida no motor que em alta funcionava com barulho "4 tempos" deixei com som típico 2 tempos retirei o aquecedor e não da outra, na lenta ele apaga rápido.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Se a mangueira de pressurização está molhando, a mistura do motor está mesmo muito gorda e está entrando muito combustível para o cilindro e a maior parte do combustível, está sendo jogada fora, por isso é que a vela esfria rápido e o motor apaga quando você tira o aquecedor de vela.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Mensagem por rafael_reali »

Certo, entendi. Definitivamente meu motor está com mistura muito rica. O que falta descobrir então são todos os motivos que lavam a mistura a ficar rica de uma hora para a outra. Eu ja joguei a toalha por hoje, mas ainda a pouco, funcionei ele e com menos de 1/4 de volta na agulha de alta, o motor afinava ou ficava encharcado. Meu motor está irreconhecivel. Tanto na agulha de alta como na agulha de baixa, com mistura rica ou pobre em ambas, retirou o aquecedor na lenta e ele apaga. Amanhã vou verificar mangueiras e tanque e se eu pudesse até trocava a vela.

Mas o tópico fica aberto e toda ajuda é muito bem vinda. Lembrando que no último vôo tudo foi perfeito.

Amigo LaercioLMB, obrigado pela disposição.

Bons vôos em 2013!
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Mensagem por rafael_reali »

farei isso quando o comércio voltar. Quem tiver mais dicas não ensite em ajudar.

Agradeço a todos.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

para regular seu motor. feche toda a agulha de ALTA e a partir da posicão toda fechada conte 2 VOLTAS completas na agulha. de a partida e acelere totalmente o motor. e vá fechando a agulha até obter a máxima rotacão(ponto aonde voce fechando a agulha a rotacão do motor cai. no ponto de máxima rotacão abra 2 clicks da agulha. esta deve ser a posicão normal de funcionamento.
se mesmo assim voce retirar o ni starter e o motor morrer,é a vela que está ruim e deve ser substituida. para seu motor a melhor será a OS número 8.
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Mensagem por rafael_reali »

twinbmf, técnicamente qual a diferença entre a vela Nº8 e a vela A3? Até hoje só usei a A3 e sempre funcionou normal.
Estou suspeitando da vela também porque não estou achando outros defeitos, mas não estou entendendo como a vela pode estar afetando todos esses sintomas.

Abraço.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:2b202e1131="rafael_reali"]twinbmf, técnicamente qual a diferença entre a vela Nº8 e a vela A3? Até hoje só usei a A3 e sempre funcionou normal.
Estou suspeitando da vela também porque não estou achando outros defeitos, mas não estou entendendo como a vela pode estar afetando todos esses sintomas.

Abraço.[/quote:2b202e1131]
a vela A3 é também chamada de número 6, portanto mais quente que a número 8
a diferenca é essa.
quando se tira o aquecedor e o motor morre sem motivo aparente é sintoma claro de vela ruim.
se a vela está ruim o motor não carbura. troque a vela e recarbure seu motor. deve resolver seus problemas.
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
heitorc
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Out 23, 2011 6:35 pm
Localização: Porto Alegre,RS

Mensagem por heitorc »

Uma vela de ignição defeituosa ou com grau térmico muito frio, pode causar sintoma de mistura rica, podendo impedir uma regualgem perfeita da mistura do ar e combustível para o motor.
Algumas coisas são verdade, acredite você ou não.
Responder