motor ASP .52 2T perdendo regulagem

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

motor ASP .52 2T perdendo regulagem

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

Gente, tenho um motor ASP .52 2t com pouco tempo de voo ainda, queimou apenas 2 galões. Não gostei da vela original dele, estava queimando muito e por recomendação do fórum eu optei por testar a vela OS n. 8, que obtive regulagem fácil com ele.

Acontece que deixei ele parado 3 ou 4 semanas e o resultado é que de uma regulagem perfeita foi pra zero. Vou ter que partir do inicio da regulagem novamente. Mais ninguém mecheu no aero e o clima aqui é sempre quente e seco o ano inteiro (norte de minas).

Hoje com mais paciência desmontei o aero todo e conferi o sistema do tanque sem identificar problema algum. Nenhuma mangueira danificada, tanque OK. Entendo que seja regulagem mesmo.

Adiantando, meses atrás esse aero teve uma queda e portanto tive que desmontar ele todo inclusive o motor e fazer limpeza. Lavei todo o carburador e lubrifiquei ele. Depois disso coloquei ele no ponto perfeito e voei com ele (acho que dá pra discartar a hipótese de carburador sujo apesar de eu voar em pista de terra). Guardei por 3 ou 4 semanas e não deu mais partida, mechendo nas regulagens consegui regulagem meia boca apenas e foi até o ni-start descarregar. A vela foi conferida e está boa, com centelha boa, sem sinal de corrosão no filamento e acendendo bem.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Olha estes motores ai, eu tenho e sinceramente, os parafusos do cabeçote costumam soltar no começo, confira isto, mas tome cuidado para não espanar.
O melhor jeito pra mim, foi soltar e reapertar tudo..
Lembre-se que tem que reapertar cruzado, senão o cabeçote não acenta e perde compressão, dando problemas na regulagem também.., vai apertando um pouquinho cada parafuso em X, e passa denovo e denovo até ficar bem firme..

Outra coisa.. também voo em pista de terra, eu aplico o óleo WD40 original que vc pode comprar em casas de ferragens dentro dele toda vez que ele vai ficar parado algum tempo.. tipo uma semana ou mais.. aplico no filamento da vela também... dentro do cabeçote (pelo buraco da vela) e no carburador, não tenho dó de gastar óleo... Deixo as mangueiras da mufla e do carburador emendadas uma nas outras para não ir "vapor" de combustivel no motor, e assim evitar corrosoes no motor...

Outro detalhe é que estou usando a vela HK#3 (igual a OS A3 ou 6), com a OS #8 não consegui regular este motor.. uso combustivel 10%nitro.

Tente trocar a vela para começar, pois se ficou parado um mes ele pode mesmo não parecendo ter perdido a ação da vela.
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

assim que tira o aquecedor o motor apaga?
JeffersonCrazypilot
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Dom Fev 26, 2012 6:50 pm
Localização: Jaboticabal, SP

Mensagem por JeffersonCrazypilot »

Daniel, quanto a regulagem, não vou poder opinar, mas quanto a vela, te dou uma dica:
eu usava a A3 da OS,queimava direito a vela, passei a usar a A8 e obtive bons resultados, mas continuou queimando com uma menor frequencia, porém semana passada, coloquei uma A8 zerada, acredite, durou apenas 1 (UM) voo e queimou, retirei ela, o filamento esta tudo retorcido, segui um conselho de um colega e coloquei outra A8, só que com duas arruelas, peguei a arruela da nova e da velha e coloquei, cara fiz um monte de voo e até o momento sem problemas, ta reguladinho e pegando facil.
ja ha uns dois anos tenho usados esses motores e atualmente possuo 2, mas com um detalhe, nunca acertei a regulagem do carburador original, sempre nesse tempo usei carburadores OS, serve perfeitamente, dos dois que tenho atualmente, um ta com o carburador do OS 46 AX e o outro esta com o carburador do 55 AX, ambos perfeito com uma marcha lenta digna de um OS genuino. tente comprar um carburador desses usados e coloque que vc vai ver a alegria que esse motor vai te dar +o fato de colocar duas arruelas na vela.
espero ter ajudado
feliz ano novo de muitos voos a todos
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:f9d4261acd="alissongc2000"]Olha estes motores ai, eu tenho e sinceramente, os parafusos do cabeçote costumam soltar no começo, confira isto, mas tome cuidado para não espanar.
O melhor jeito pra mim, foi soltar e reapertar tudo..
Lembre-se que tem que reapertar cruzado, senão o cabeçote não acenta e perde compressão, dando problemas na regulagem também.., vai apertando um pouquinho cada parafuso em X, e passa denovo e denovo até ficar bem firme..

Outra coisa.. também voo em pista de terra, eu aplico o óleo WD40 original que vc pode comprar em casas de ferragens dentro dele toda vez que ele vai ficar parado algum tempo.. tipo uma semana ou mais.. aplico no filamento da vela também... dentro do cabeçote (pelo buraco da vela) e no carburador, não tenho dó de gastar óleo... Deixo as mangueiras da mufla e do carburador emendadas uma nas outras para não ir "vapor" de combustivel no motor, e assim evitar corrosoes no motor...

Outro detalhe é que estou usando a vela HK#3 (igual a OS A3 ou 6), com a OS #8 não consegui regular este motor.. uso combustivel 10%nitro.

Tente trocar a vela para começar, pois se ficou parado um mes ele pode mesmo não parecendo ter perdido a ação da vela.[/quote:f9d4261acd]

como falei, quando o aero caiu eu desmontei todo e limpei tudo, inclusive conferi todos os parafusos, inclusive hoje ao conferir o tanque também conferi o motor. A vela está de boa qualidade, nao corroeu em nada o filamento e acendendo bem. O motor quando fica parado mais de uma semana eu ponho aquele oleo da hobbico after run e sempre com as mangueiras desconectadas do escape e carburador.

Ao retirar o acendedor o motor logo apaga como se tivesse tudo bagunçado. Hoje voltei a regulagem padrão do carburador e no fim de semana vou pra pistar tentar por ele no ponto.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

O meu demorei muito para conseguir regular... não dava regulagem de jeito nenhum... mas depois consegui e ficou muito bom, não queima a vela não...

Agora tenho um amigo com um destes ai, que já tentamos de tudo, não vai de jeito nenhum... Trocamos velas, carburador, etc, etc.. etc.. nada... ele não consegue afinar ... quando afina ele dá falta, como se tivesse com alguma mangueira furada.. se abrir ele fica afogado.. já mexemos em todas as agulhas, tentamos de tudo... só não tentamos colocar 2 arruelas na vela, mas a vela não está queimando.. vou perguntar pra ele também se ele tem algum outro carburador para ver se dá certo... ou pegar o meu carburador e colocar no dele, pois isto ainda não tentei...
Avatar do usuário
heitorc
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Out 23, 2011 6:35 pm
Localização: Porto Alegre,RS

Mensagem por heitorc »

Quando acontece comigo este tipo de problema eu desconfio que algo não estou conseguindo ver, ou seja estou passando batido em algum ponto. Por exemplo, pode ter alguma das peças novas que estou usando com defeito. Vela por exemplo, é raro, mas pode ter uma vela nova com defeito, principalmente se for de uma marca "pouco conhecida".
ricardosette
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Qua Ago 29, 2012 3:23 pm
Localização: aguas da prata sao paulo

Mensagem por ricardosette »

tenho um que não para parafuso na base do carburador afff
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

bota um parafuso passante de um lado a outro e uma porca parlock nele... mesmo se a porca bambear o parafuso não sai...
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

o meu também não ficava, coloquei um trava rosca vermelho e nunca mais deu problema.
Responder