motor ASP .52 2T perdendo regulagem

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 975
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

Vou aproveitar que desenterraram o tópico, e vou dar um palpite: Combustível velho dá nisso.
Nino Silveira.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:04246cdae5="Nino"]Vou aproveitar que desenterraram o tópico, e vou dar um palpite: Combustível velho dá nisso.[/quote:04246cdae5]

Gente, primeiramente muito obrigado pelas dicas, demorei a responder porque fiquei sem internet. Vamos lá a alguns argumentos:

1 - o parafuso que segura o carburador era de péssima qualidade, tive problemas com ele 1 ano atrás dando entrada de ar porque a rosca começou espanar e ele abriu folga. Pra resolver isso levei num torneiro e ele refez a rosca pro proximo parafuso. Ficou perfeito, justinho e com arruela de pressão pra garantir a qualidade.

2 - Quanto à vela, foi trocada recente. Derrubei meu aero um tempo atrás por pane num BEC (lixo de BEC) e após consertar ele todo (dezembro/2012) troquei a vela (OS N.8 ) e consegui por ele no ponto. Guardei o aero por 15 dias e quando fui voar novamente já tava ruim e em 3 dias de tentativa de voo não cheguei ele no ponto.

3 - O combustivel é bom, uso um Omega 10% nitro 18% oleo e foi aberto faz uns 6 meses apenas, mas sempre que termino de voar eu tampo ele inclusive com a rolha que veio fechando o galão (retiro a bomba de abastecimento e lacro o galão novamente)

* conversando recente com um amigo que pilota Heli com um motor ASP .52 também, ele também me disse que tinha muitos problemas de ter que mecher nas agulhas com muita frequencia mas que adotou um procedimento que resolveu 90% das mechidas dele. Sempre que retorna pra casa ele pega uma mangueira seca e conecta ao carburador e assopra com força pra não deixar nada pois qualquer resíduo de combustivel pode causar uma borrinha lá dentro e dificultar a passagem de combustivel prejudicando a regulagem. Eu por hábito já desconectava as mangueiras e funcionava o motor na lenta até ele não pegar mais pra limpar o motor por dentro mas não tenho esse hábito. Vou experimentar fazer uma limpeza profunda no carburador novamente e fazer esse procedimento que ele recomendou. O fato de eu ter acertado fácil a regulagem após a queda talvez pode ser explicado que eu abri o motor e limpei ele todo e todo o carburador também, garantindo assim que não tinha nada pra entupir ele nem pra comprometer seu funcionamento interno.

Se tiverem mais alguma sujestão...serão bem vindas
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 975
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

Daniel, depois que vc voa, vc costuma tirar todo o combustível do tanque do aeromodelo e retornar ao galão???
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:58a2a5a3ec="Nino"]Daniel, depois que vc voa, vc costuma tirar todo o combustível do tanque do aeromodelo e retornar ao galão???[/quote:58a2a5a3ec]

geralmente eu queimo o máximo. Se faço um voo e sobra 1/3 eu completo o tanque e torno a voar e vou completanto até não querer mais voar, ai sim retorno, mas para esse galão não tive essa oportunidade porque voei muito pouco. A canseira começou logo de inicio do galão
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Não precisa retirar o combustivel do tanque.. basta, após voar, vc retirar a mangueira da mufla e do carburador e uni-las uma na outra, usando um canudinho de uns 2cm. Eu uso canudinhos de pirulito, é facil de encontrar barato e um pirulito dá umas 2 ou 3 emendas..

Ai o combustivel do tanque fica vem vedado dentro do tanque, quando vc desemenda as vezes chega a sair um "arzinho" da pressão que forma no tanque, da mesma forma que ocorre com o galão que fica alguns dias fechado..
E no tanque, o combustivel fica em local escuro, e normalmente fresco. Portanto, não há necessidade de retirá-lo.

Agora o que precisa fazer é (leia no manual) comprar o WD-40, retirar a vela e jogar WD-40 dentro do motor, e do carburador, após o voo. Isto evita oxidar o motor e as peças do carburador. Outra coisa, após aplicar o WD-40, gire a helice um pouco para o óleo esparramar pelo motor, e se tiver algum residuo de combustivel ele mistura no óleo e fica inerte.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:561fc0a0a0="alissongc2000"]Não precisa retirar o combustivel do tanque.. basta, após voar, vc retirar a mangueira da mufla e do carburador e uni-las uma na outra, usando um canudinho de uns 2cm. Eu uso canudinhos de pirulito, é facil de encontrar barato e um pirulito dá umas 2 ou 3 emendas..

Ai o combustivel do tanque fica vem vedado dentro do tanque, quando vc desemenda as vezes chega a sair um "arzinho" da pressão que forma no tanque, da mesma forma que ocorre com o galão que fica alguns dias fechado..
E no tanque, o combustivel fica em local escuro, e normalmente fresco. Portanto, não há necessidade de retirá-lo.

Agora o que precisa fazer é (leia no manual) comprar o WD-40, retirar a vela e jogar WD-40 dentro do motor, e do carburador, após o voo. Isto evita oxidar o motor e as peças do carburador. Outra coisa, após aplicar o WD-40, gire a helice um pouco para o óleo esparramar pelo motor, e se tiver algum residuo de combustivel ele mistura no óleo e fica inerte.[/quote:561fc0a0a0]

pra essa proteção do motor eu uso o óleo da hobbico proprio pra essa finalidade. Tenho 2 frascos dele e dura pra caramba
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 975
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

[quote:cd9e472e14="Daniel Oliveira Teixeira"][quote:cd9e472e14="Nino"]Daniel, depois que vc voa, vc costuma tirar todo o combustível do tanque do aeromodelo e retornar ao galão???[/quote:cd9e472e14]

geralmente eu queimo o máximo. Se faço um voo e sobra 1/3 eu completo o tanque e torno a voar e vou completanto até não querer mais voar, ai sim retorno, mas para esse galão não tive essa oportunidade porque voei muito pouco. A canseira começou logo de inicio do galão[/quote:cd9e472e14]

Daniel, não retorne o combustível para galão, nunca!

O combustível vai até o carburador através da pressurização que vem escapamento (mufla). Essa pressurização que vem do escapamento vem com residuos de óleo da queima do combustível, esses resíduos contaminam o combustível que está dentro do tanque. Ao retornar esse combustível ao galão, vc "batiza" todo o combustível do galão com combustível contaminado de residuos de óleo. Com poucos voos, vc terá um galão com boa parte de combustível misturado a óleo e resíduos queimados.

Separe o combustível do tanque em outro recipiente.
Nino Silveira.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:2b83d40c6c="Nino"][quote:2b83d40c6c="Daniel Oliveira Teixeira"][quote:2b83d40c6c="Nino"]Daniel, depois que vc voa, vc costuma tirar todo o combustível do tanque do aeromodelo e retornar ao galão???[/quote:2b83d40c6c]

geralmente eu queimo o máximo. Se faço um voo e sobra 1/3 eu completo o tanque e torno a voar e vou completanto até não querer mais voar, ai sim retorno, mas para esse galão não tive essa oportunidade porque voei muito pouco. A canseira começou logo de inicio do galão[/quote:2b83d40c6c]

Daniel, não retorne o combustível para galão, nunca!

O combustível vai até o carburador através da pressurização que vem escapamento (mufla). Essa pressurização que vem do escapamento vem com residuos de óleo da queima do combustível, esses resíduos contaminam o combustível que está dentro do tanque. Ao retornar esse combustível ao galão, vc "batiza" todo o combustível do galão com combustível contaminado de residuos de óleo. Com poucos voos, vc terá um galão com boa parte de combustível misturado a óleo e resíduos queimados.

Separe o combustível do tanque em outro recipiente.[/quote:2b83d40c6c]

interessante, tinha me esquecido desse fato.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:a8ec4108ee="Daniel Oliveira Teixeira"][quote:a8ec4108ee="alissongc2000"]Não precisa retirar o combustivel do tanque.. basta, após voar, vc retirar a mangueira da mufla e do carburador e uni-las uma na outra, usando um canudinho de uns 2cm. Eu uso canudinhos de pirulito, é facil de encontrar barato e um pirulito dá umas 2 ou 3 emendas..

Ai o combustivel do tanque fica vem vedado dentro do tanque, quando vc desemenda as vezes chega a sair um "arzinho" da pressão que forma no tanque, da mesma forma que ocorre com o galão que fica alguns dias fechado..
E no tanque, o combustivel fica em local escuro, e normalmente fresco. Portanto, não há necessidade de retirá-lo.

Agora o que precisa fazer é (leia no manual) comprar o WD-40, retirar a vela e jogar WD-40 dentro do motor, e do carburador, após o voo. Isto evita oxidar o motor e as peças do carburador. Outra coisa, após aplicar o WD-40, gire a helice um pouco para o óleo esparramar pelo motor, e se tiver algum residuo de combustivel ele mistura no óleo e fica inerte.[/quote:a8ec4108ee]

pra essa proteção do motor eu uso o óleo da hobbico proprio pra essa finalidade. Tenho 2 frascos dele e dura pra caramba[/quote:a8ec4108ee]

Sim, o óleo da Hobbico é o TOP! Mas aqui no interior as vezes é meio dificil de encontrar, e como voo em pista de terra, constumo muitas vezes retirar a vela e com o motor e ponta cabeça "lavar" ele com o WD-40, mas normalmente somente quando ocorre um pouso em algum areião, ou algo assim...
Mas não estou dizendo isto por dizer não... no manual do ASP .52 vem escrito isto lá... após o uso aplicar WD-40 como after run (ou mais ou menos isto, não estou com o manual na mão agora)...
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:0c84a99a92="alissongc2000"][quote:0c84a99a92="Daniel Oliveira Teixeira"][quote:0c84a99a92="alissongc2000"]Não precisa retirar o combustivel do tanque.. basta, após voar, vc retirar a mangueira da mufla e do carburador e uni-las uma na outra, usando um canudinho de uns 2cm. Eu uso canudinhos de pirulito, é facil de encontrar barato e um pirulito dá umas 2 ou 3 emendas..

Ai o combustivel do tanque fica vem vedado dentro do tanque, quando vc desemenda as vezes chega a sair um "arzinho" da pressão que forma no tanque, da mesma forma que ocorre com o galão que fica alguns dias fechado..
E no tanque, o combustivel fica em local escuro, e normalmente fresco. Portanto, não há necessidade de retirá-lo.

Agora o que precisa fazer é (leia no manual) comprar o WD-40, retirar a vela e jogar WD-40 dentro do motor, e do carburador, após o voo. Isto evita oxidar o motor e as peças do carburador. Outra coisa, após aplicar o WD-40, gire a helice um pouco para o óleo esparramar pelo motor, e se tiver algum residuo de combustivel ele mistura no óleo e fica inerte.[/quote:0c84a99a92]

pra essa proteção do motor eu uso o óleo da hobbico proprio pra essa finalidade. Tenho 2 frascos dele e dura pra caramba[/quote:0c84a99a92]

Sim, o óleo da Hobbico é o TOP! Mas aqui no interior as vezes é meio dificil de encontrar, e como voo em pista de terra, constumo muitas vezes retirar a vela e com o motor e ponta cabeça "lavar" ele com o WD-40, mas normalmente somente quando ocorre um pouso em algum areião, ou algo assim...
Mas não estou dizendo isto por dizer não... no manual do ASP .52 vem escrito isto lá... após o uso aplicar WD-40 como after run (ou mais ou menos isto, não estou com o manual na mão agora)...[/quote:0c84a99a92]

eu também já li isto e a recomendação é porque o combustivel recomendado pelo fabricante leva nitrometano e o residuo dele é altamente danoso ao motor, corroe ele por dentro (já vi relatos de causar pequenos buracos na camisa do pistão, faz o corpo ficar todo poroso) e o oleo after run ou wd40 faz com que cria um filme envolvendo a peça metalica deixando-o isolado do residuo,protegendo o metal
Responder