Yak 54 - 91 - Seagull com DLE20cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

lanmrj
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Mensagempor lanmrj » 11 Mar 2013 10:19

Paulo,

Tá certinho. Poem a 7cm da ponta da asa e vê se fica ao seu gosto.

O meu está na faixa amarela logo depois da primeira e larga faixa azul.

Eu tinha feito confusão, nos fórum lá de fora o pessoal estava medindo ao contrário.

Léo Miranda.
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paulozardo
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Mensagempor paulozardo » 12 Mar 2013 15:06

Leo

Foi isso que fiz, quando parar de chover aqui no sul, vou testar o bichinho.

Paulo

paulozardo
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Mensagempor paulozardo » 21 Mar 2013 11:36

Más notícias, após 3 semanas de chuva, fui domingo voar me yak, segue relato:

Após fazer o motor funcionar, descobri que o cronômetro do rádio estava desligado, entra no menu e liga o mesmo (DX7).

Não testei novamente os comandos, na minha cabeça, estava tudo certo, decolei e corrigi uma pequena inclinação do aviao, o mesmo ficou de dorso, achei esquisito a resposta do aileron, pensei comigo, algo nao está ligado no aviao(aileron), testei o leme e ficou tudo mais esquisito ainda e com o mesmo de dorso, desliguei o motor e deixei cair a frente (isso tudo levou nem 5 segundos), somente mantive o mesmo em vôo nivelado de dorso mesmo(que quebre o menos possível).

Após 1 hora caminhando no milharal que existe depois da cabeceira, a surpresa, achei o aviao boiando num laguinho a frente praticamente intacto e cheio de água, acho que mais uns minutos ele afundava, com os seguintes danos:

cowl amassado, canopy quebrado e painel da asa direita amassado, o mesmo já foi para a oficina e em breve voará novamente.

abracos

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Mensagempor lanmrj » 21 Mar 2013 12:48

[quote:2c260050ce="paulozardo"]Más notícias, após 3 semanas de chuva, fui domingo voar me yak, segue relato:

Após fazer o motor funcionar, descobri que o cronômetro do rádio estava desligado, entra no menu e liga o mesmo (DX7).

Não testei novamente os comandos, na minha cabeça, estava tudo certo, decolei e corrigi uma pequena inclinação do aviao, o mesmo ficou de dorso, achei esquisito a resposta do aileron, pensei comigo, algo nao está ligado no aviao(aileron), testei o leme e ficou tudo mais esquisito ainda e com o mesmo de dorso, desliguei o motor e deixei cair a frente (isso tudo levou nem 5 segundos), somente mantive o mesmo em vôo nivelado de dorso mesmo(que quebre o menos possível).

Após 1 hora caminhando no milharal que existe depois da cabeceira, a surpresa, achei o aviao boiando num laguinho a frente praticamente intacto e cheio de água, acho que mais uns minutos ele afundava, com os seguintes danos:

cowl amassado, canopy quebrado e painel da asa direita amassado, o mesmo já foi para a oficina e em breve voará novamente.

abracos[/quote:2c260050ce]

Existe alguma maldição nesse aero rsrsrsrs.

Eu tive problemas de comando, relatei lá no meu post ... cada vez que eu ligava o aero, os aleirons estavam em uma posição diferente ....

Troquei servo, troquei receptor, chave on-off ... bateria ... e nada ....

Um belo dia, troquei tudo junto ... e pronto ... acabou o problema .... mas mesmo assim ... toda vez que vôo ... preciso dar uma trimada de leve nos aleirons ... e ninguém sabe responder o motivo.

Que bem que os danos foram leves ... vai dar tudo certo e recuperar o mesmo ... o dgalatto ... vendendo um canopy desse aero ... tem avaria mais são poucas ...

Veja com ele se vale a pena ....

Abraços,

Léo
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Mensagempor paulozardo » 21 Mar 2013 13:32

Opa

Antes vou voar com o canopy quebrado, se eu gostar do voo do aero, troco o canopy, senao me livro do aero do jeito que se encontra.

Agora, na hora de consertar, você descobrem o que fazem, a Seagull monta todas as longarina de balsa leve, nao coloca nenhum reforço, praticamente a entelagem mantem tudo no lugar. Tirei a entelagem da asa (de boa qualidade, soltou e recolou bem) e consertei uma metade da asa na cola CA, abri a outra e estou recolando, o problema é que preciso esperar a balsa secar, e aqui nao para de chover. Todas as colagens do aero são com cola branca, então ficou tudo mole, conforme seca vai recuperando a colagem, acho que um pouco de epoxi seria melhor (eu prefiro, sei de muita gente que prefere cola branca pela flexibilidade da ligação).

Vou reforçar as colagens do avião com uma cola a base de poliueratano (semelhante aquela usada para fixar portas de madeira), já que a fuselagem não fez nada, somente forçou um pouco.

Paulo

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Mensagempor lanmrj » 21 Mar 2013 15:59

[quote:0d02f0933e="paulozardo"]Opa

Antes vou voar com o canopy quebrado, se eu gostar do voo do aero, troco o canopy, senao me livro do aero do jeito que se encontra.

Agora, na hora de consertar, você descobrem o que fazem, a Seagull monta todas as longarina de balsa leve, nao coloca nenhum reforço, praticamente a entelagem mantem tudo no lugar. Tirei a entelagem da asa (de boa qualidade, soltou e recolou bem) e consertei uma metade da asa na cola CA, abri a outra e estou recolando, o problema é que preciso esperar a balsa secar, e aqui nao para de chover. Todas as colagens do aero são com cola branca, então ficou tudo mole, conforme seca vai recuperando a colagem, acho que um pouco de epoxi seria melhor (eu prefiro, sei de muita gente que prefere cola branca pela flexibilidade da ligação).

Vou reforçar as colagens do avião com uma cola a base de poliueratano (semelhante aquela usada para fixar portas de madeira), já que a fuselagem não fez nada, somente forçou um pouco.

Paulo[/quote:0d02f0933e]

Paulo,

É de longe o avião mais aliviado da Seagull ... já vi o spacewalker ... Christen Eagle ... Raven Turbo entre outros .... todos da Seagull ... e nenhum é tão aliviado quanto esse.

Sinceramente ... acho que poderia ter mais balsa sim ... falta lugar para por baterias por ex. para colocar uma bomba de fumaça ... complica também ... a balsa logo à frente do trem de pouso é hiper fina ... ao ponto do combustível vazar por ela ....

Léo Miranda
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Mensagempor lanmrj » 29 Mar 2013 13:39

[quote:2776da5a08="paulozardo"]Opa

Antes vou voar com o canopy quebrado, se eu gostar do voo do aero, troco o canopy, senao me livro do aero do jeito que se encontra.

Agora, na hora de consertar, você descobrem o que fazem, a Seagull monta todas as longarina de balsa leve, nao coloca nenhum reforço, praticamente a entelagem mantem tudo no lugar. Tirei a entelagem da asa (de boa qualidade, soltou e recolou bem) e consertei uma metade da asa na cola CA, abri a outra e estou recolando, o problema é que preciso esperar a balsa secar, e aqui nao para de chover. Todas as colagens do aero são com cola branca, então ficou tudo mole, conforme seca vai recuperando a colagem, acho que um pouco de epoxi seria melhor (eu prefiro, sei de muita gente que prefere cola branca pela flexibilidade da ligação).

Vou reforçar as colagens do avião com uma cola a base de poliueratano (semelhante aquela usada para fixar portas de madeira), já que a fuselagem não fez nada, somente forçou um pouco.

Paulo[/quote:2776da5a08]

Paulo,

Dei uma "pisada" na grama hoje em um pouso e arrancou o trem de pouso.

Talvez eu precise entelar novamente a parte de baixo do avião .... procurei muito e não encontrei ....

Você saberia dizer as cores desse avião para eu poder comprar o monokote ???

Acho que o amarelo é o amarelo cub ... agora o vermelho e o azul eu estou perdido ....

Léo
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Mensagempor paulozardo » 29 Mar 2013 20:00

Leo

Nao sei dizer a cor, sinto nao poder ajudar.

Hoje fiz mais um voo com o YAK, mas foi decepcionante, o DLE 20cc nao puxou o aviao, ficou meio manco, e o aviao tem um voo esquisito.

Eu desisti do aviao, realmente nao gostei dele.

paulo

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Mensagempor lanmrj » 29 Mar 2013 20:06

[quote:60def9adc8="paulozardo"]Leo

Nao sei dizer a cor, sinto nao poder ajudar.

Hoje fiz mais um voo com o YAK, mas foi decepcionante, o DLE 20cc nao puxou o aviao, ficou meio manco, e o aviao tem um voo esquisito.

Eu desisti do aviao, realmente nao gostei dele.

paulo[/quote:60def9adc8]

Como assim não puxou o avião cara ?????

Que hélice tá usando ???

Usa uma 16x8 master .... o avião tem o vôo legal cara ... tem algo de estanho no seu aero bicho ....

léo
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Mensagempor paulozardo » 30 Mar 2013 09:49

Leo

Nao voou direito, uso uma 16x8 ching ling de madeira, mas faltou potencia, na vertical o aviao subia uns metros e parava.

No resto, o aviao nao voou direito, nao sei explicar, mas nao gostei do voo, talvez o problema seja comigo, que acostumei com avioes maiores, de voo mais preciso.

abracos

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Mensagempor lanmrj » 30 Mar 2013 10:25

[quote:707ac2107b="paulozardo"]Leo

Nao voou direito, uso uma 16x8 ching ling de madeira, mas faltou potencia, na vertical o aviao subia uns metros e parava.

No resto, o aviao nao voou direito, nao sei explicar, mas nao gostei do voo, talvez o problema seja comigo, que acostumei com avioes maiores, de voo mais preciso.

abracos[/quote:707ac2107b]


Poxa Paulo,

Que estranho ... será que o rcgf tem mais potência que o dle ..... meu avião ficou até rápido d+ com a 16x8 .... e nem de madeira é ....

E o vôo é mais instável sim que os aviões de porte maior ...

Léo
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Mensagempor Lumberjack » 01 Abr 2013 07:33

[quote:aad1c7e14f="paulozardo"]Leo

Nao voou direito, uso uma 16x8 ching ling de madeira, mas faltou potencia, na vertical o aviao subia uns metros e parava.


abracos[/quote:aad1c7e14f]

Ou seu motor não está regulado direito ou está com problema na alimentação. É impossível um DLE 20cc não puxar um motor desse.

Veja, você já reclamou do Extra que faltou potência, agora do Yak. Você já teve problema com esse motor de alimentação não foi?

Eu acredito que esse motor seu apesar de está funcionando, não está funcionando 100%, por isso não tem a performance esperada. Ele ainda continua com problema e você terá que investigar. Acredite em mim, seu motor não está funcionando corretamente. Não tem como faltar potência nesse conjunto.

Sobre o voo, adianta um pouco o cg e veja se melhora. Acredito que esteja com peso de cauda.

Não desiste do avião não, dá uma trabalhada nele. No motor, como te falei e adianta o CG.

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Mensagempor krekrek » 01 Abr 2013 10:19

Infelizmente nao tenho conseguido acompanhar o e-voo como gostaria. Eis o que posso de dicas para ajudar:

Tenho um yak da phoenix com o DLE 20, e segui a risca dicas do bolivar na montagem. SEMPRE faço o check antes da decolagem, conferindo se os servos estao atuando corretamente.

Nao custa nada e pode custar meu aviao, entao para aqueles que gostam de rir de mim por isso, tenho pena deles.

Otima configuração pois sobra motor e da torque com cerca de 1/3 do motor. Só que é uma pedra descendo controlada no ceu caso o motor venha a apagar...

Fuselagem: Usei cola branca diluida e apos secar, por cima coloquei epoxi 24hs diluida. Ele ficou firme, macio e impermeavel. Esperei calmamente cerca de 3 dias para o processo ficar bem seco.

Nas pontas das asas embaixo, foi colocada fita 3M. Ela nao permite que em caso de toques a entelagem se rasgue ou aranhe

Apos um tempo, por indicação do bolivar, reforcei leme, ailerons e profundor com uma tira (2cm de largura) de oracover transparente, pois ele começou a afrouxar apenas com as dobradiças.

Motor: tambem foi montado de cabeça para baixo. Corte pequeno do cow para saida do escape e cabo de vela. Foi retirada a mola que faz o acelerador voltar para marcha lenta, assim nao força o servo a trabalhar 100% do tempo.

Porem para guardar em casa o aviao fica de dorso, assim nao suja demais a vela. E esta troquei por NGK original, apos ter o motor apagado em voo 2x... nunca mais deu problema! Comprei 3 e so usei 1 ate hoje

Sistema de alimentação e abastecimento: Usei tygon no tanque, mas endureceram apos um tempo, entao troquei tudo para neoprene.

Em tempo de chuva o aviao fica 3 a 4 meses encostado. Deixo funcionar ate apagar, e encho o tanque. Nao tive mais problemas. So mantenho tygon fora do tanque.

Uso filtro de papel na bomba de abastecimento e outro na entrada para o tanque, encontrei em loja de peças para motos. Por dica do bolivar nao coloquei filtro dentro do tanque e na linha de alimentação do motor. So tem o pescador la dentro mesmo.

Ja abri o carburador 2x para limpar a "telinha" (ultimo filtro) e encontrei muito pouca sujeira na segunda vez ( apos instalar os filtros ). Para tanto basta retirar o unico parafuso na alimentação do carburador.

Trabalho com gasolina de posto, sem tirar o alcool e um bom oleo para motor 2 tempos na proporção de 33 a 35 ml de oleo por litro de gasolina ( 40:1 conforme manda o manual ).

Perdi o controle em voo e recuperei 2x, entao troquei o radio spektrum para futaba fasst. Verifiquei novamente toda a fiação, e baterias e encontrei tambem falhas. Entao nao posso dizer que a falha era do spektrum, poderia ser apenas mal contato.

Ufa! O aviao so teve avarias 1x, quando pousou sem motor fora da pista e o trem de pouso arrancado, mas consertado pelo bolivar ficou perfeito!

Abraço, espero ter ajudado

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Mensagempor paulozardo » 08 Abr 2013 10:02

Krekrek

Qual o tamanho desse teu yak da phoenix?? seria o para motores .46?

Paulo

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Mensagempor krekrek » 26 Abr 2013 23:05

[quote:0e875b6eed="paulozardo"]Krekrek

Qual o tamanho desse teu yak da phoenix?? seria o para motores .46?

Paulo[/quote:0e875b6eed]

desculpe a demora, nao é o para motores 46. o meu é um para motores na faixa 60-90. Ele tem 1,60 de envergadura e 1,40 de comprimento.

Vendi o spinner e montante que vieram nele no dia que comprei! Coloquei um montante ajustavel e um spinner de aluminio

Como pouso na terra, troquei as rodas para maiores e ficou otimo! Ainda nao fiz uso das polainas...

Fotos aqui: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1315936#1315936
Obrigado Deus Todo Poderoso, Criador de tudo e de todos, por tudo que me deste e que ainda tens a me dar nessa vida e na outra

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Mensagempor BeissoFloripa » 17 Jun 2013 00:12

Olá.

Acabei de montar e voar este aero, porém, elétrico.. inclusive usando a sua técnica da fita no profundor, srsrsrs... se quiser conferir,

[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1397618[/url]

Abraço
Anexos
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Helenivaldo Nunes
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Mensagempor Helenivaldo Nunes » 18 Jun 2013 21:01

boa noite amigos do fórum
também to com problemas em relação ao cg deste avião, ta com muito peso na frente e o motor que eu to usando e um 2 tempos 108 asp parece que vou ter que colocar aquelas chumbadas de balancia rodas.
E realmente o pouso dele e meio critico tem que vim com velocidade!!

Helenivaldo Nunes
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Mensagempor Helenivaldo Nunes » 18 Jun 2013 21:10

E quanto a maldição verdade o meu toda vez que vou vooar tenho que trimar o profundor rsrs e trem de pouso realmente e uma b***a ja consertei meu 3 vezes.

TITI
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Profundor

Mensagempor TITI » 18 Jul 2013 13:40

Como vc fez com o profundor botou um Y ou um canal para cada servo?e o acelador ela abre totalment o carburador?

paulozardo
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Mensagempor paulozardo » 18 Jul 2013 14:54

Titi

Uso a mixagem do meu radio (DX7)

Tem que usar o bracinho para aumentar o braco do acelerador no motor dle20 (vem junto de fibra com o motor)

Paulo


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