Yak 54 - 91 - Seagull com DLE20cc

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paulozardo
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Yak 54 - 91 - Seagull com DLE20cc

Mensagem por paulozardo »

Pessoal

No ano passado, me dei de presente um yak, comprado na HD. Por falta de tempo, comecei a montar semana passada, resolvi postar fotos e comentarios da montagem.

o setup utilizado será:
motor DLE20cc
servos futaba
Radio Specktrun DX7 e AR 7000

Retirando da caixa

[img:b081b87627]http://imageshack.us/a/img163/9274/20130117080105.jpg[/img:b081b87627]

Verificando a fuselagem

[img:b081b87627]http://imageshack.us/a/img842/2364/20130126081409.jpg[/img:b081b87627]

Gostei do detalhe de fixacao do canopi

[img:b081b87627]http://imageshack.us/a/img16/7461/20130126081456.jpg[/img:b081b87627]
lanmrj
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Mensagem por lanmrj »

Praticamente a mesma configuração do meu .... só que eu usei um rcgf 20cc

Cuidado com a cabeça do piloto, antes de voar, abra o canopy com cuidado e troque o piloto, ele irá com certeza quebrar e se quebrar em voo, pode fazer um estrago no seu canopy. O piloto tem uma cabeça que pesa como um elefante e o corpo dele é uma casquinha de ovo. CUIDADO.

Outra dica, reforce bem todos os lugares que conseguir com cola de madeira. Todas as cavernas, junções, balsa e etc.

Eu por exemplo usei um pincel bem comprido para fazer isso nos lugares mais complicados.

E te explico, esse modelo não é feito para motor gasolina e a vibração faz com que comece a quebrar em vários lugares. Faça isso inclusive por dentro da asa.

Faça mais um furo na bequilha traseira, na base de ferro, ficando assim com 3 parafusos de fixação na fuselagem, pois qualquer pouso um pouco mais forte ela torce ou arranca fora.

Não siga o local da montagem do cowl, os furos que vão fixar ele na fuselagem. Coloque uns tocos de madeira colados na parede de fogo e fixe seu cowl neles. O local aonde o manual pede para furar e fixar o cowl, é oco e o parafuso não prende legal.

Espero estar ajudando, se tiver falando d+ me dá um pito. rsrsrsrs

Abraços,

Léo Miranda.
paulozardo
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Mensagem por paulozardo »

Leo

Realmente tinha lido o seu (acho) topico relatando o problema do piloto. Acho que vou tirar o piloto e jogar fora, nao gosto mesmo de piloto em aeromodelo.

A primeira impressao que eu tive, nao achei que ele precisa de reforço, mas como experiencia eu nao discuto, vou reforçar e pronto.

Nao atrapalhou, ajudou um monte.

abracos
paulozardo
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Mensagem por paulozardo »

Continuando a montagem, segue mais detalhes:

Espaço interno:

[img:9ac1eb7eb3]http://imageshack.us/a/img841/1781/20130126081915.jpg[/img:9ac1eb7eb3]

Construção da cauda:

[img:9ac1eb7eb3]http://imageshack.us/a/img46/2645/20130126082002.jpg[/img:9ac1eb7eb3]

Espaço para o tanque de combustível:

[img:9ac1eb7eb3]http://imageshack.us/a/img201/8822/20130126082029.jpg[/img:9ac1eb7eb3]
lanmrj
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Mensagem por lanmrj »

Na verdade, para reforçar ele seria um pouco complicado.

Eu fiz o seguinte, tentei soltar os parafusos que prendem o acrílico sobre o piloto, mas começou a sair tinta e parei.

Cortei a parte de baixo do canopy, aonde o piloto fica sentado, fiz um corte em bisel para poder encaixar perfeitamente no local depois.

Quando eu vi do que era feito o corpo do piloto e o peso da cabeça dele, desisti na hora de reforçar o mesmo, troquei o piloto por um de melhor qualidade.

Pensando depois com calma, eu poderia pela parte de baixo dele, enfiar um ferro, furar a cabeça e travar ela. Como se tivesse "empalando" ele.

Mas sinceramente, não acredito que iria durar, o corpo é fino ao extremo e a cabeça de resina maciça. Mais cedo ou tarde, iria quebrar o peito do piloto.

Qualquer dúvida dá um toque que eu tento de ajudar na hora meu camarada.

Que bateria vai usar ????? To usando 4,8v ingnição e 6,0v receptor de nimh.

To perguntando pois ela vai influenciar no CG e esse avião tem um CG meio complicado.

Fiz uma base duas cavernas atrás do servo do leme para colocar a bateria de 6,0v ali e a de 4,8v coloquei na base logo atrás do tanque.

O CG dele fica na faixa azul (não tenho certeza, chegando em casa confirmo) na ponta da asa. Ali foi aonde ele ficou mais manso.

Muito cuidado com esse avião em baixa velocidade, ele estola com uma certa facilidade. Não chega a entrar em parafuso nada disso, mais ele cai de asa muito rápido, se tiver espaço para chão, super tranquilo, ele mesmo se recupera sozinho, mas se estiver próximo, não tem nada para fazer. Vi um sendo destruindo por conta disso.

Léo Miranda.
paulozardo
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Mensagem por paulozardo »

Leo

Vou usar uma bateria nimh para a ignicao e uma life para o receptor.

O cg pelo manual fica na faixa azul que tem na asa, devido ao DLE 20, a opcao pode ser mandar o servo do leme para a cauda, mas isso vou descobrir na hora que tiver motor e tanque no lugar.

paulo
lanmrj
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Mensagem por lanmrj »

Veja na foto que escreveu "espaço interno".

Tem a base dos servos, atrás uma caverna e logo depois começam as guias link do leme, certo ?

Nessa caverna aonde começa o guia, mede e corta uma balsa e cola ai. com essa mesa, terá como colocar uma das baterias ali, tipo a life, e assim não irá precisar mexer no servo do leme, dá bem menos trabalho.

A bateria de 4,8 cola na base logo depois do tanque de gas.

Léo
paulozardo
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continua a colagem

Mensagem por paulozardo »

segue a montagem

Colando os ailerons, alfinete para centralizar a dobradiça

[img:2bc7469291]http://imageshack.us/a/img651/4072/20130126153340.jpg[/img:2bc7469291]

Pensando em colocar o tanque no CG, mas nao vai dar

[img:2bc7469291]http://imageshack.us/a/img138/9258/20130126082211.jpg[/img:2bc7469291]
paulozardo
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continua a colagem

Mensagem por paulozardo »

colando os horns, realmente aqui a Seagull se passou, achei o sistema meio fuleiro, no leme pedia 16mm de distancia ao parafuso e depois colocava uma porca, mas o parafuso se mostrou curto.

[img:87b9c9b964]http://imageshack.us/a/img849/2263/20130126160141.jpg[/img:87b9c9b964]

Colando a cauda

[img:87b9c9b964]http://imageshack.us/a/img688/7798/20130127095047.jpg[/img:87b9c9b964]

Fita crepe, rolo de papel higienico e alcool para limpar a meleca do epóxi. Mas tudo certo, ainda acho que os fabricantes deviam enviar um gabarito para facilitar o alinhamento da cauda, pois falta pontos de referência para medir a distância, sendo muito fácil colar torto.
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adrianoquirino
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Mensagem por adrianoquirino »

Paulo, eu to com um extra 20cc com dle20, recomendo trocar a vela por NGK, troquei e sucesso, sem pipoco e sem stress...
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