Problemas Super Tigre 140 G23

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
comandanteadriano
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 10:41 pm
Localização: São josé dos Campos

Problemas Super Tigre 140 G23

Mensagem por comandanteadriano »

Pessoal,

Estou tendo um problema inusitado em meu motor Super Tigre 140 G23:

Regulo afino com perfeição, abro 2 cliques da máxima rotação e tals tudo como manda o figurino...
Apertando a mangueira de combustível para verificar a agulha de baixa fica em funcionamento por cerca de uns 4 a 5 segundos... Tudo perfeito... Deixo o motor na lenta por 30 segundos acelero bruscamente e o motor acelera rápido limpinho sem engasgar nem dar falta... tudo certinho, posso deixar o motor ligado por 1, 2, 5 minutos não importa o tempo que ao acelerar mesmo que bruscamente o motor responde de imediato sem engasgar ou falhar... Tudo perfeito na regulagem não é?????

Por favor me ajudem..... Porque que quando coloco o aero alinhado para decolagem na pista e vou acerando gradualmente ou encho a mão de uma só vez o motor sai pipocando, engasgando e soltando muita fumaça... Característica que esta muito gordo na baixa, mais no pit de partida foi testado inúmeras vezes e não acontece isso???? E se não desligo o motor seguro o aero e acelero o mesmo vai muito bem... Mais basta solta-lo para decolar e novamente começa a engasgar....

É muito estranho isso.... Ou é alguma coisa do além, ou então é que o modelo deve estar com muito medo de voar.... O pior é que esse aero foi de uma pessoa que já morreu e tinha muito xodó por esse aero....

Galera, brincadeiras a parte, alguém tem alguma dica que possa me ajudar????
Apartir do momento que o Homem sentir a sensação de voar, jamais vai querer ficar com os pés no chão por muito tempo....
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1304
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Mensagem por highlander »

Pescador está tudo ok? Alinhamento entre o carburador e o tanque?, mangueiras, pressão no tanque? Tente deixar o motor mais afinado... já aconteceu com um antigo ax 55... deixando ele mais "magro" ajudou...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Depois da regulagem do motor e com ele acelerado ao máximo, você levantou o nariz do aeromodelo a 90° com o solo?
Ao fazer isso, o motor tem que acelerar mais ainda e não morrer e se morrer, é por que está afinado demais.
Tenho visto pouca gente fazendo isso hoje em dia, mas esse fator é muito importante tanto na decolagem do aeromodelo, quanto quando vamos fazer uma manobra em que o aeromodelo suba na vertical.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
comandanteadriano
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 10:41 pm
Localização: São josé dos Campos

Mensagem por comandanteadriano »

[quote:02d8220da2="highlander"]Pescador está tudo ok? Alinhamento entre o carburador e o tanque?, mangueiras, pressão no tanque? Tente deixar o motor mais afinado... já aconteceu com um antigo ax 55... deixando ele mais "magro" ajudou...[/quote:02d8220da2]

Então já verifiquei o pescador e está tudo ok, o alinhamento também já foi verificado, o tanque está pouca coisa acima da entrada do carburador, o modelo que estou usando é um PIPER CUB J3 as mangueiras estão próximas do motor...

Também já tentei deixar a baixa mais afinada e o motor apaga de uma vez ao acelerar... isso não funcionou... A lenta fica muito ruim... Se não decolo em uns 20 a 30 segundos o motor apaga...

Esse defeito é complicado e inédito.... o motor é relativamente novo, muito pouco usado...
Apartir do momento que o Homem sentir a sensação de voar, jamais vai querer ficar com os pés no chão por muito tempo....
Avatar do usuário
comandanteadriano
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 10:41 pm
Localização: São josé dos Campos

Mensagem por comandanteadriano »

[quote:98f2d1176b="LaercioLMB"]Depois da regulagem do motor e com ele acelerado ao máximo, você levantou o nariz do aeromodelo a 90° com o solo?
Ao fazer isso, o motor tem que acelerar mais ainda e não morrer e se morrer, é por que está afinado demais.
Tenho visto pouca gente fazendo isso hoje em dia, mas esse fator é muito importante tanto na decolagem do aeromodelo, quanto quando vamos fazer uma manobra em que o aeromodelo suba na vertical.[/quote:98f2d1176b]

Sim... levantei o danado a 90° e ficou na máxima perfeitamente....

O problema é exatamente ao contrario.... O motor sai engasgando de tanto combustível e soltando muita fumaça, deixando claro que está trabalhando em excesso... O pior é que se interrompo a decolagem e seguro o modelo acelero até o máximo até limpar a garganta do motor, posso fazer vários testes e o motor fica perfeito, é só soltar o aero para decolar e o mesmo começa a dar excesso novamente e sai engasgando....

Isso é muito estranho.... Sei que chega um ponto que é melhor encostar o motor e comprar um novo... Mais eu gosto de desafios em descobrir o problema...
Apartir do momento que o Homem sentir a sensação de voar, jamais vai querer ficar com os pés no chão por muito tempo....
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Eu tive um problema parecido com um ST 49 em um Ugly Stick há alguns anos. Era um furinho ridículo na mangueira que vai do tanque para o motor, bem onde a mangueira passava pela parede de fogo. Só descobri porque a parede de fogo começou a mostrar sinais de umidade.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

substitua a vela por uma OS tipo F (sim-para 4 tempos).
deve ajudar bastante. estes supertigres grandes são chatos pra regular mesmo.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
comandanteadriano
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 10:41 pm
Localização: São josé dos Campos

Mensagem por comandanteadriano »

[quote:b3a1d08d97="betocastrucci"]Eu tive um problema parecido com um ST 49 em um Ugly Stick há alguns anos. Era um furinho ridículo na mangueira que vai do tanque para o motor, bem onde a mangueira passava pela parede de fogo. Só descobri porque a parede de fogo começou a mostrar sinais de umidade.[/quote:b3a1d08d97]

Vou substituir o tanque completo com pescador e trocar todas as mangueiras para fazer esse teste....

Vamos ver se resolve... Porque a olho nú não percebi nada de errado...
Apartir do momento que o Homem sentir a sensação de voar, jamais vai querer ficar com os pés no chão por muito tempo....
Avatar do usuário
comandanteadriano
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 10:41 pm
Localização: São josé dos Campos

Mensagem por comandanteadriano »

[quote:e9db46f32e="Camacho"]substitua a vela por uma OS tipo F (sim-para 4 tempos).
deve ajudar bastante. estes supertigres grandes são chatos pra regular mesmo.
ABRAÇOS[/quote:e9db46f32e]

Boa...

Não tinha pensado na vela ainda...
Apartir do momento que o Homem sentir a sensação de voar, jamais vai querer ficar com os pés no chão por muito tempo....
theolier
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Jan 10, 2013 11:10 pm
Localização: Brasilia

Mensagem por theolier »

Amigo lei em torno do tema e sua história também as respostas, a vela 4f. mangueiras furadas etc,
1- Os testes e ajustes feitos , foram feitos com a carenagem (carenagem) do motor ou sem?
Resp.-Para carburação deve estar com a carenagem.
2-O motor é montado com a vela para baixo?
Resp.-Às vezes, o óleo acumulado pode desencadear problema na vela e apagar.
3-que mixtura tem no combustível? veja no manual % de óleo e nitro,
Espero possa voar confiável!!!
Responder