P-51D Mustang Top Flite motor Gasolina DLE-20

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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Metz
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Mensagem por Metz »

[quote:ce294a84de="Anderson.Sky"]Oi Metz, Beleza ai com o P-51...eu já estou "juntando" tudo pra começar o meu. Vc me alertou sobre o trem de pouso que é ruim...então, vc já viu aqueles trens de pouso retráteis tipo Servoless...vi um video no You Tube e me pareceram bons. O quê vc acha ? E a sua adaptação ? Como está ? Grande abraço.[/quote:ce294a84de]

Não vi ainda sobre esse tipo de retrátil, tem algum vídeo de referência do que vc viu para mostrar?

Estou adaptando o trem de pouso, não tem mto mistério, assim que tiver as fotos posto aqui! Valeu!
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bananabg
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Mensagem por bananabg »

[quote:9909e02d96="Mac2"][quote:9909e02d96="Metz"]Muito legal Mac2! Qual a marca deste P51? Qual o tamanho final dele? (envergadura e comprimento)?[/quote:9909e02d96]
Metz, é TOP FLITE também, só que a versão em kit para montar. Coisa de criança que gosta de brincar de LEGO e quebra-cabeças :wink: :wink: :wink:

Abs

Marco Aurelio[/quote:9909e02d96]

Tamo junto. Acho que é muito mais prazeroso montar assim, da planta... =)
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
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Metz
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Mensagem por Metz »

Ressuscitando meu próprio tópico vamos lá hahaha

Depois de quase um ano muitas coisas aconteceram. Logo depois da última atualização que eu postei, sem instalar os trens de pouso novos, fiz um voo que terminou em uma lenha, mas nada muito grave. Um resultado de grama muito alta, um dia com muito estress com trem de pouso nao abrindo direito, ou fechando no meio do pouso resultou nisso (CENAS FORTES HAHAHA):
[img:59f665ce5c]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/queda.jpg[/img:59f665ce5c]
Um pouso ruim, em grama alta, estolando. Resultado: Parede de fogo arrancou fora, mas saiu inteirinha, só descolou. Servo do acelerador com engrenagens quebradas. O resto não deu nada. Já consertei tudo.

Logo depois que chegou meu outro trem de pouso de metal houve um problema: Voávamos em um aeroclube que estava fechado para voos de avios reais, mas resolveram reformar o mesmo para reabrir e fomos proibidos de voar lá.
Construímos um clube de aeromodelismo do nada, com vários membros, ficando meio ano sem voar. Devido a grana curta, nossa nova pista é bem estreita e curta e não tenho coragem de colocar o p51 pra voar lá, pois ainda não estava familiarizado com a decolagem e pouso do mesmo.

Neste meio tempo fiz a adaptação de um dos trens de pouso de metal:
Lado sem modificação:
[img:59f665ce5c]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/20140625_133737.jpg[/img:59f665ce5c]
Lado com modificação para servir o novo trem:
[img:59f665ce5c]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/20140625_133834.jpg[/img:59f665ce5c]
Trem aberto:
[img:59f665ce5c]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/20140625_133731.jpg[/img:59f665ce5c]
Trem fechado:
[img:59f665ce5c]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/20140625_133456.jpg[/img:59f665ce5c]

Esse trem me parece infinitamente melhor que o original da top flite.

Em tempo, pra nao deixar meu motor DLE-20 parado comprei um aero sport pra colocá-lo.
Montei um Escapade .61 da Great Planes com ele. Fiz as devidas adaptações e o aero voa que é um espetáculo. Acho que mais tarde vou criar um tópico mostrando a adaptação.
[img:59f665ce5c]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/Escapade/1.jpg[/img:59f665ce5c]

Bom galera, por enquanto é isso. Acho que mais pro fim do ano nossa pista vai ampliar e poderei tentar voar novamente o P51. Neste meio tempo vou comprar outro motor DLE-20 pra colocar de volta no P51, enquanto me familiarizo com a nova pista e com as características de voo deste motor no escapade.

Obrigado a todos que acompanham o tópico.
Grande abraço,
Metz.
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Jose Marcos Coelho
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Mensagem por Jose Marcos Coelho »

Mets, comentando seu post com algum atraso, e por isso vc já descobriu e corrigiu alguns problemas. Tenho um P51 desse, Top Flite, o melhor fabricante que conheço. Tambem já tive um Gold Edition, com trem acionado por ar comprimido, que infelizmente deu perda total por falha do trem e do piloto. Alem disso tenho tb um Giant da Top Flite, com 55 DLE gas. Voltando ao seu modelo, o meu é com motor OS 4T 120. Como todo P51, full size ou modelo, voa muito bem, mas no chão já tem problemas. É complicado na decolagem e no pouso, sempre querendo sair de lado. Um dos problemas deste nosso kit é o trem de aterrizagem, como vc já descobriu, com qualidade abaixo do restante do kit. Ele balança mesmo, e é fragil, acho que vc fez bem em trocar por outro aparentemente mais rígido e adequado. Pesquisei sobre o P51 na net, e descobri que durante a Segunda Guerra, morreram mais pilotos americanos no pouso e decolagem do que em combate com caças alemães. isto porque é mesmo dificil este avião no chão, os pilotos eram muito jovens, 20/21 anos, com pouco treinamento, e como ele entrou em combate já no final da guerra, os pilotos alemães e a propria Luftwaffe já estavam quase fora de combate. No video que vc mostrou, achei a pista de vcs bem reduzida e não adequada pra este seu modelo, com residencias por perto, o que nunca é recomendável. Mas resumindo, voa muito bem e compensa alguns problemas no chão.
Jose Marcos Coelho
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Mensagem por Jose Marcos Coelho »

Como se falou muito em servos e baterias, o meu modelo usa somente servos Futaba 3004, e uma bateria NiCd de 1000mAh, nunca deu problemas. Uma coisa que notei nos vários anos que pratico aeromodelismo, é a tendencia de muitos em superdimensionar tudo, motor, servos, radios. A maioria dos aeromodelos na pista de Campinas aonde eu frequento, voam com motor 2 tempos parecendo jato, poem servos high torque para aviões pequenos, e usam radio de 10 canais para modelos sem trem retratil ou flaps.
Jose Marcos Coelho
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Mensagem por Jose Marcos Coelho »

Metz, aproveito para perguntar aonde comprou estes novos trens de aterrizagem, e quanto foi o preço. Gostei deles é parecem ser uma boa alternativa para os originais da Top Flite, grato
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Metz
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Mensagem por Metz »

[quote:97f05f151b="Jose Marcos Coelho"]Mets, comentando seu post com algum atraso, e por isso vc já descobriu e corrigiu alguns problemas. Tenho um P51 desse, Top Flite, o melhor fabricante que conheço. Tambem já tive um Gold Edition, com trem acionado por ar comprimido, que infelizmente deu perda total por falha do trem e do piloto. Alem disso tenho tb um Giant da Top Flite, com 55 DLE gas. Voltando ao seu modelo, o meu é com motor OS 4T 120. Como todo P51, full size ou modelo, voa muito bem, mas no chão já tem problemas. É complicado na decolagem e no pouso, sempre querendo sair de lado. Um dos problemas deste nosso kit é o trem de aterrizagem, como vc já descobriu, com qualidade abaixo do restante do kit. Ele balança mesmo, e é fragil, acho que vc fez bem em trocar por outro aparentemente mais rígido e adequado. Pesquisei sobre o P51 na net, e descobri que durante a Segunda Guerra, morreram mais pilotos americanos no pouso e decolagem do que em combate com caças alemães. isto porque é mesmo dificil este avião no chão, os pilotos eram muito jovens, 20/21 anos, com pouco treinamento, e como ele entrou em combate já no final da guerra, os pilotos alemães e a propria Luftwaffe já estavam quase fora de combate. No video que vc mostrou, achei a pista de vcs bem reduzida e não adequada pra este seu modelo, com residencias por perto, o que nunca é recomendável. Mas resumindo, voa muito bem e compensa alguns problemas no chão.[/quote:97f05f151b]

É verdade, esse aero é bem complicado no chão, mas depois que tá no ar é bem tranquilo. Nas vezes que voei, no ar era um doce de pilotar. O maior problema que tive nos últimos voos dele era o pouso, como já comentado.
Aquele vídeo da decolagem que vc viu foi feito em um aeroclube. A pista é enorme, infinita pra aeromodelos, talvez no vídeo não dê pra perceber isto. Não são casas que tem por perto, é os hangares onde ficam guardados os aviões monomotores particulares do aeroclube. A pista atual em que voamos é realmente bem curta e estreita, nem comparável aquela do vídeo.

[quote:97f05f151b="Jose Marcos Coelho"]Metz, aproveito para perguntar aonde comprou estes novos trens de aterrizagem, e quanto foi o preço. Gostei deles é parecem ser uma boa alternativa para os originais da Top Flite, grato[/quote:97f05f151b]

O trem de pouso é o original do P51 Blue Nose da Hangar 9, são infinitamente melhores que os original que vieram com o aero.
Comprei na Phils's Hobby Shop, que é uma loja americana mas entrega aqui no BR tranquilamente.
https://www.philshobbyshop.com/catalog/viewsku?sku=HAN242011
OBS: Se for comprar certifique-se de comprar duas unidades do produto acima, pois o link é de apenas um trem de pouso!

As rodas de borracha da Robart também comprei na mesma loja:
https://www.philshobbyshop.com/catalog/viewsku?sku=ROB134

Abraços!
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Raketrinike
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Mensagem por Raketrinike »

amigo estou montando um blue nose 60 da h9.. o motor optei pelo rcg 20cc instalei ele, porem agora na hora de colocar o tanque no lugar devido, não tem lugar pra passar o cabo do acelerador e afogador..

a pergunta é como você colocou seu tanque e que tanque é? o original é um de 420ml, ai a solução seria colocar ele mais pra trás ou então colocar um menor que tenho aqui de 250ml..

ai fico preocupado em relação ao consumo, se eu colocar este de 250ml sera que consigo voar em torno de 15 minutos sem problemas? creio que o consumo do dle e o rcg é praticamente o mesmo..

o que você acha?

abç.
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rodolfoauditore
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Mensagem por rodolfoauditore »

Metz! - Quanto as dobradiças DU-BRO que voce colocou no P51, voce havia dito que passou um pouquinho de oleo na junção da dobradiça (para a epoxi não colar na junção!) e aumentou a largura da fresta para a dobradiça encaixar, mas onde e como voce colocou a epoxi? - Desde já agradeço, to montando um kit e estou com duvida como colocar corretamente as DU-BRO com epoxi!
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