Motor Cessna 152

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
rmjsantos
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Mar 24, 2010 8:09 pm
Localização: Lisboa, Portugal

Motor Cessna 152

Mensagem por rmjsantos »

Boas,
Tenho um Cessna 152 da Graupner que tenho na “prateleira” à uns anos e tenho adiado a sua construção e agora enchi-me de coragem e decidi por mãos à obra.
Tem de envergadura 2150mm, fuselagem 1470mm e tem o peso 5900g prono a voar.
A minha dúvida é sobre qual motor que devo instalar no modelo. Na caixa do avião aconselha o motor OS MAX 160 FX.
Qual a vossa opinião? Devo comprar o motor este motor? Já agora qual a hélice adequada?
Em relação aos servos tenho o Futava S3010 Standard High-Torque. Qual a vossa opinião, serve ou devo colocar outros?
Qual o feedback que têm deste modelo? Acham que tem um voo calmo, qual o desempenho dele em voo?
Agradeço a vossa compreensão a toda a ajuda.
Cumprimentos,
Rui


O modelo em questão
[img:5c5002ce28]http://imageshack.us/a/img341/3092/cessna152.jpg[/img:5c5002ce28]

os servos
[img:5c5002ce28]http://imageshack.us/a/img836/7453/futavas3010.jpg[/img:5c5002ce28]
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Mensagem por fmmlobo »

Não sei qual a disponibilidade e preço do Glow aí em Portugal, mas acredito que cabe um DLE 35 aí tranquilo, vai ficar bem escala, e com certa potência pra brincar com as manobras...
quanto aos servos, pode usar o futaba sem problemas !
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

Poe um DLE gasolina que vai ficar mto fera!
Deve ter um voo muito calmo, já por ser asa alta e com grande envergadura
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

amigo, eu iria de DLE-30 ou 35... se quiser manter mesmo o projeto no glow, optaria pelo uso de motor 4 tempos, que além de ter um ronco mais bonito, é mais econômico...
quanto aos servos, por se tratar de um aero escala, não feito para acrobacias, acredito que dê tranquilo... mas, se não me engano, eles possuem o mesmo problema dos S3305, que consomem mais que os concorrentes... se tiver a possibilidade de colocar uns servos com menor consumo, acredito que seria melhor... mas vai funcionar bem sim, sem problemas...
rafaelgmp2
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Dom Jun 20, 2010 3:50 pm
Localização: Divinópolis,MG

Mensagem por rafaelgmp2 »

Com o DLE vai ficar muito bom,e com uma sobrazinha de potencia,quanto aos servos pode colocar tranquilamente, e voce tem também nesta faixa de torque o HITEC 645 MG,

Abraços
Avatar do usuário
rmjsantos
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Mar 24, 2010 8:09 pm
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagem por rmjsantos »

Obrigado amigos pelas dicas que deram, valeu!!!!

No entanto esqueci-me de referir que tenho um motor OS 95AX, ainda na caixa à espera de rodar.
Acham que este motor é no minimo suficiente para o Cessna ou devo apostar então no DLE com mais potência.

Specifications OS 95AX
Displacement: 0.949 cu in (15.55 cc)
Bore: 1.091 in (27.7 mm)
Stroke: 1.016 in (25.8 mm)
Practical rpm: 2,000-16,000
Output: 2.86 hp 15,000 rpm
Weight (engine): 20 oz (567 g)
Weight (muffler): 6.28 oz (178 g)
Includes: E-4040 Power Box silencer, O.S. #8 Glow Plug, Needle Valve Extension
Recommended Props: 14x8, 15x6-8, 16x6-8

Mais uma vez, o meu agradecimento.
Forte abraço,
Rui
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

olha amigo, se na própria caixa do aero, como dito por você, já recomenda motor 160 glow, e pelo porte dele também, acredito que ficará pouco motor esse 95... poste as infos do aero que vem no manual (faixa de motor a se utilizar) pra gente poder te ajudar melhor...
mas ainda acredito que um gasolina 30cc ou um glow 4T 180 sejam uma escolha melhor...
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Mensagem por fmmlobo »

Vai faltar muito motor.... com um 120ax talvez você voe bem lento!, seu modelo é bem grande e pesado.
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

[quote:d6eb590816="rmjsantos"]Obrigado amigos pelas dicas que deram, valeu!!!!

No entanto esqueci-me de referir que tenho um motor OS 95AX, ainda na caixa à espera de rodar.
Acham que este motor é no minimo suficiente para o Cessna ou devo apostar então no DLE com mais potência.

Specifications OS 95AX
Displacement: 0.949 cu in (15.55 cc)
Bore: 1.091 in (27.7 mm)
Stroke: 1.016 in (25.8 mm)
Practical rpm: 2,000-16,000
Output: 2.86 hp 15,000 rpm
Weight (engine): 20 oz (567 g)
Weight (muffler): 6.28 oz (178 g)
Includes: E-4040 Power Box silencer, O.S. #8 Glow Plug, Needle Valve Extension
Recommended Props: 14x8, 15x6-8, 16x6-8

Mais uma vez, o meu agradecimento.
Forte abraço,
Rui[/quote:d6eb590816]


esse 95 é equivalente a um 15cc gasolina. é pouco!
um 30cc deve ir bem... que é o dobro da cilindrada do 95...

abs
Campeão Brasileiro Escala - 2012/ 2013
12º no TOP GUN - World Championship - 2014
Responder