Tucano 60 radar - RCGF 15CC - ajuda com a regulagem do motor
[quote:b258ae04c2="Flavinn"]Obrigado pelas dias Ze Renato, quanto a reforçar a bequilha eu já andei lendo sobre fazer o reforço, só não encontrei como fazer... se puder deixar aqui um comentário de como fazer fico grato.[/quote:b258ae04c2]
Poderei falar um pouco mais sobre o kit da hobbico que eu havia adaptado no meu tucano, vamos lá:
Neste kit eu nunca tive problemas quanto a bequilha fechar ao correr a pista, mas isto é que o meu trem estava bem ajustado. Se você pegar o kit do retratil você verá que dentro de cada um tem uma linha de curso da peça onde ficam presos os arames das rodas. Quando você instalar o seu regule os comando de servos de tal forma que o retratil faça este curso de ponta a ponta. Isto porque o final de curso é a trava do sistema para o retratil nao fechar ou abrir.
Tem gente que regula de tal maneira que visualmente pode aparentar que o trem desceu ou ergueu mas pode não ter travado no fim do curso.... dai pode dar problema.
Fora isto o que tive que modificar foi o controle de direção da bequilha. Conforme pude indicar abaixo, ele é uma peça em "L" com outro acoplada de plastico onde ligará o servo de direção/leme. Eu troquei toda esta peça. Fizemos um "L" novo com uma arame mais grosso soldado a um retentor que no caso servirá para fixar no arame da bequilha. Esta peça de plastico foi substituída ou um pequeno pedado de tubo. O tudo foi escolhido de acordo com o arame do L para que não ficasse folgas. Neste tudo soldamos um pequeno pedaço de cobre com um furo no meio que servia para prender a linkagem.
Tive que fazer esta alteração porque quando corria pista a bequilha torcia girando a roda em 90º... Após as alterações nunca mais tive problema com o retratil....
Fora isto, lembre-se de deixar os linkagens bem firmes e sem folgas ou jogos se possivel...
O tucano eu já vendi, mas pra nossa sorte eu consegui uma foto da bequilha alterada. Uma imagem vale mais de mil palavras.....
Poderei falar um pouco mais sobre o kit da hobbico que eu havia adaptado no meu tucano, vamos lá:
Neste kit eu nunca tive problemas quanto a bequilha fechar ao correr a pista, mas isto é que o meu trem estava bem ajustado. Se você pegar o kit do retratil você verá que dentro de cada um tem uma linha de curso da peça onde ficam presos os arames das rodas. Quando você instalar o seu regule os comando de servos de tal forma que o retratil faça este curso de ponta a ponta. Isto porque o final de curso é a trava do sistema para o retratil nao fechar ou abrir.
Tem gente que regula de tal maneira que visualmente pode aparentar que o trem desceu ou ergueu mas pode não ter travado no fim do curso.... dai pode dar problema.
Fora isto o que tive que modificar foi o controle de direção da bequilha. Conforme pude indicar abaixo, ele é uma peça em "L" com outro acoplada de plastico onde ligará o servo de direção/leme. Eu troquei toda esta peça. Fizemos um "L" novo com uma arame mais grosso soldado a um retentor que no caso servirá para fixar no arame da bequilha. Esta peça de plastico foi substituída ou um pequeno pedado de tubo. O tudo foi escolhido de acordo com o arame do L para que não ficasse folgas. Neste tudo soldamos um pequeno pedaço de cobre com um furo no meio que servia para prender a linkagem.
Tive que fazer esta alteração porque quando corria pista a bequilha torcia girando a roda em 90º... Após as alterações nunca mais tive problema com o retratil....
Fora isto, lembre-se de deixar os linkagens bem firmes e sem folgas ou jogos se possivel...
O tucano eu já vendi, mas pra nossa sorte eu consegui uma foto da bequilha alterada. Uma imagem vale mais de mil palavras.....
- Anexos
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- Bequilha tucano.jpg (7.96 KiB) Exibido 8563 vezes
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- Tucano.jpg (38.7 KiB) Exibido 8563 vezes
- Flavinn
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[quote:949a61ad92="floydbh"]Flavinn, noticias de como ficou o Tucano?[/quote:949a61ad92]
Estou terminando de montar, mas vários problemas, o último com motor, uma longa história, desde a compra até agora no funcionamento.
Ele não segura ligado de jeito nenhum, abre agulha, fecha agulha e nada.
Já desmontei tudo, limpei e nada
ele funciona por uns 5 a 10 minutos e apaga do nada, isso com pouca aceleração, pois nem deu para acelerar tudo, ruim de ligar, só canseira até agora eu tenho outro RCGF 20 e está ótimo, mas esse 15 só dor de cabeça.
estou pensando em colocar o 20, mas a questão é hélice, uma 15 pega no chão, e a única tripá que tenho aqui é uma 13x8, será que poderia usa-la no 20.
Estou terminando de montar, mas vários problemas, o último com motor, uma longa história, desde a compra até agora no funcionamento.
Ele não segura ligado de jeito nenhum, abre agulha, fecha agulha e nada.
Já desmontei tudo, limpei e nada
ele funciona por uns 5 a 10 minutos e apaga do nada, isso com pouca aceleração, pois nem deu para acelerar tudo, ruim de ligar, só canseira até agora eu tenho outro RCGF 20 e está ótimo, mas esse 15 só dor de cabeça.
estou pensando em colocar o 20, mas a questão é hélice, uma 15 pega no chão, e a única tripá que tenho aqui é uma 13x8, será que poderia usa-la no 20.
- Flavinn
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[quote:b1bde82d25="floydbh"]Bom, eu não sei a relação entre helices e motores a combustão (ainda...!!). Mas acompanho muito este tópico pois, prefiriria montar meu tucano (que estou comprando) com um gasser!
mas se não ficar BÃO ... ai vou de Glow 4T mes![/quote:b1bde82d25]
Motorzinho 15 começou a melhorar, está pegando com mais facilidade, creio que é questão de tempo e regulagem. Tenho deixado rodar como faço nos DLE para a primeira parte do amaciamento em solo.
mas se não ficar BÃO ... ai vou de Glow 4T mes![/quote:b1bde82d25]
Motorzinho 15 começou a melhorar, está pegando com mais facilidade, creio que é questão de tempo e regulagem. Tenho deixado rodar como faço nos DLE para a primeira parte do amaciamento em solo.
- Flavinn
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Preciso de um socorro amigos...
Havia comentado sobre o motor 15cc RCGF que não tenho conseguido fazer funcionar que preste...
Hoje foi o dia inteiro e nada
vou tentar descrever:
Primeiro - não pega facil... tenho que rodar muito com starter
segundo - quando pega o stick está do meio para cima, pega acelerado e vai morrendo até apagar. fecho a as agulhas dou partida ele pega como se estivesse com a agulha aberta, ai antes de apagar eu vou abrindo a agulha mas ele não firma. Tornei a fechar as agulha ele pega facil, mas quando abre só pega, quando pega com stick bem aberto.
terceiro - quando pega vou tentar regular tem hora que fica acelerado demais, fecha no trim apaga, as vezes pega acelerado demais com stick quase fechado
quarto, afoga muito pois tem que ficar insistindo com starter
quinto - muito combustivel por fora do carburador em torno do motor, no braço do acelerador
sexto - quando em uma das vezes pegou não dá afinação. vai abrindo a agulha ele vai ficando bom e apaga, tanto baixa quanto alta
Não sei mais o que fazer, estive pensando no CDI também, ainda não testei outro.
sensor já troquei, vela também e agora pela segunda vez troquei o diafragma.
Havia comentado sobre o motor 15cc RCGF que não tenho conseguido fazer funcionar que preste...
Hoje foi o dia inteiro e nada
vou tentar descrever:
Primeiro - não pega facil... tenho que rodar muito com starter
segundo - quando pega o stick está do meio para cima, pega acelerado e vai morrendo até apagar. fecho a as agulhas dou partida ele pega como se estivesse com a agulha aberta, ai antes de apagar eu vou abrindo a agulha mas ele não firma. Tornei a fechar as agulha ele pega facil, mas quando abre só pega, quando pega com stick bem aberto.
terceiro - quando pega vou tentar regular tem hora que fica acelerado demais, fecha no trim apaga, as vezes pega acelerado demais com stick quase fechado
quarto, afoga muito pois tem que ficar insistindo com starter
quinto - muito combustivel por fora do carburador em torno do motor, no braço do acelerador
sexto - quando em uma das vezes pegou não dá afinação. vai abrindo a agulha ele vai ficando bom e apaga, tanto baixa quanto alta
Não sei mais o que fazer, estive pensando no CDI também, ainda não testei outro.
sensor já troquei, vela também e agora pela segunda vez troquei o diafragma.