Motor SAITO Gas (FG14, FG17, FG21) Dicas!!!

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srmaiguii
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Motor SAITO Gas (FG14, FG17, FG21) Dicas!!!

Mensagem por srmaiguii »

Venho compartilhar minha experiência adquirida com um motor FG17 SAITO 4T que tenho. Sou apaixonado por ele. Sempre vejo comentários ruins sobre essa linha FG da SAITO. Bem, o que digo a vocês é que a linha FG é muito minuciosa, se você e novato em motores nitros, esqueça e compre outro motor. Não é que seja ruim, volto a repetir, sou louco com o meu, mas é um motor que requer certos cuidados. Então se você é inexperiente ou uma pessoa sem paciência, afobado este motor não é para você.
Vamos lá:
*Primeiro. Alimente-o sempre com 6V e com mais de 1000Ah. É um motor que requer uma centelha firme.
*Esqueça essa mangueira padrão convencional de 1/16” (ou similar) de diâmetro interno.
http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXFRN5&P=0
Compre uma bem fina. Eu uso está aqui:
http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXYE84&P=0
O que acontece é que o volume interno dessas mangueiras padrão são calibrados para uso em GLOW ou GAS 2T, que é um volume umas 10x maior do que esses SAITO. Não vou entrar em propriedades mecânicas de fluídos, como capilaridade, mas para pequenos volumes, diâmetros mais finos proporcionam fluidez mais constantes e isso se torna essencial em um motor crítico. Caso contrário, na bancada ou no vôo, quando você acelera meio ou total, o motor começa a ratear, (fiquei 2 meses pra sacar esta). Observando o mesmo princípio da fluidez constante, tente não deixar a mangueira sobrando, pois isso faria com que ela vibrasse junto com o motor. A minha fica bem presa a fuselagem e só desprega na hora de entrar no carburador.
*Este motor trabalha mais quente mesmo. O meu fica na casa de 140C°. Se você deixá-lo um pouco rico ele irá começar a engasgar depois de uns 2 minutos de vôo. O grande macete é o tacômetro. Meça o RPM máximo, click a click, e volte um, dois ou três no máximo.
*Resumindo. Eles funcionam quase com o cheiro da gasolina. Qualquer variação em sua sintonia ar/gás se torna enorme. Pense sempre assim que você irá amá-lo
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Wellington_BH
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Mensagem por Wellington_BH »

Beleza...Legal essas dicas hein. Quem comprou vai precisar.
O que achei legal foi que simplesmente trocaram aquela velha cdi de 4.8 - 6v. Apesar dela ter sido projetada para funcionar, na prática um pack de 4 células Nicd ficava horrível. Agora com esta nova pode-se usar NiCd, NiMH, LiIon, LiPO e as LiFe, deve ter melhorado mesmo!! De 4,8 a 9V.
Agora essa sacada da mangueira foi legal, porque outro ponto fraco desse motor é exatamente a bomba, não podia colocar o tanque longe porque a bomba é fraca. Então aumentaram o furo de tomada de pressão no carburador. Mas esse da mangueira ficar presa achei bem estranho, mas qualquer dica que melhore é sempre bem vinda.
No caso da mangueira mais grossa só não concordei quando disse que fica ruim em bancada e em vôo, porque na bancada ou mesmo montado nos aviões, porém no chão, funcionam como um relógio... o problema seria só em voo mesmo.
No caso do meu motor é um FG-20 dos primeiros, teve um colega aqui do fórum que apareceu com a solução de colocar a folga da vela do mesmo tamanho da folga de válvula. Ficamos anciosos, porém não vimos o vídeo do resultado.
Só fiquei preocupado com a temperatura do seu motor, acho que ele está ficando com a cabeça quente. O meu não rodava tão quente.
Vou acompanhar o fórum pra ver a experiência de outros colegas com o motor.
Valeu.
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
srmaiguii
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Mensagem por srmaiguii »

Bem. Esta temperature é a que ele está com o funcionamento redondo. Então não estou muito preocupado com isto. O próprio fabricante não fala sobre alguma temperature máxima. Eu uso telemetria, e na verdade a temperatura que eu leio é a mais alta em todo o motor, pois eu meço atrás do cabeçote. Se você colocar na frente já cai uns 15c. Do lado uns 10c. Eu já fui mais bitolado com isso. Hoje em dia eu deixo pra lá. Já tive um carrinho Traxxas que rodava com 130c, 140c, com giro de uns 25.000RPM, e só na terra, e por isso acho que esses motorzinhos aguentam muitoooooooooo. Quanto ao fato desta ratiação em vôo e por causa das frequências de ressonância das mangueiras, que começam a vibrar com o vento. Por isso eu costumo prendê-las. Outra dica é sempre verificar o ladrão de oleo do carter. Ele costuma entupir e o motor não pega. Já troquei uma CDI pensando ser ela, pois nada fazia o motor funcionar. Desemtupir e pimba!!
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Wellington_BH
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Mensagem por Wellington_BH »

Nossa, já trocou um CDI e era só entupimento do respiro de cárter.. que decepção quando descobriu né? Quanto a temperatura, se está monitorando pela telemetria, então é só não deixar subir mais, se o automodelo roda nesses 25000, seu aero roda até uns 9000. Quanto a essa dica da mangueira, realmente é interessante e difícil de ter essa sacada, porque como você, já tive outros motores e nenhum sente esse problema. Só na faixa dos 20cc, eu tenho um OS 120-AX, um FG-20 e um DLE-20. O funcionamento do OS e do DLE nem precisa de comentários.

Qual a folga de sua vela?
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srmaiguii
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Mensagem por srmaiguii »

Troquei o CDI sim. Pelo menos fiquei com um de reserva.
Como uso uma hélice para 3D (passo pequeno e mais larga), tenho que monitorar o RPM, pois quando se traciona o RPM vai no máximo à 9,5K. Mas em vôo livre, se eu acelera ele gira em 13K. Por isso fico dosando o acelerador. Talvez você não tenha sacado esse lance da mangueira justamente porque desses 3, somente o FG20 é que consome mínimo. O AX e o DLE bebem normal (DLE um pouco menos). Minha vela é a padrão do meu motor, sem setup extra. Minhas folgas de válvulas tabém (0,05mm no carburador e 0.07mm no escape) (gosto pessoal apenas)!
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