Montagem do cachimbo da Ignição (CDI)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Montagem do cachimbo da Ignição (CDI)

Mensagem por alissongc2000 »

Pessoal comprei um motor usado e ele veio com o cabo do CDI cortado, e um cachimbo de vela desmontado. conforme a foto abaixo:

[img:17dd69733f]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/SP-Parts.jpg[/img:17dd69733f]

Ouvi dizer que se não montar certo fica dando interferência no receiver, mesmo o receiver estando lá atrás do avião, portanto, gostaria de alguma indicação de como montar.

O que fiz até agora:
1. colocar o termo retratil no fio.
2. cascar uma ponta no fio e com muito custo socar ela no cachimbo de silicone
3. botar a parte de metal sobre a malha e fechar as travinhas.

Aquele tubinho amarelo e aquele anel cortado não vieram junto.

Aparentemente, está funcionando, mas ficou sobrando o resistor que não ser onde devo ligá-lo!

Outra dúvida que tenho, é que a molinha que tem dentro do cachimbo de silicone, se o fio somente vai encostando nela, ou se tem que fazer alguma coisa.

Também acho que somente aquelas travinhas e o termo retratil deverá ficar fraco o fechamento da parte externa. Será que devo botar algum enforca-gato para garantir ? (ainda não aqueci o termo-retratil) para ter como desmontar se for necessário.

Fiz um teste na bancada durante a noite e as vezes parece pular faisca da malha, isto é normal ?
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
Wellington_BH
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 6:11 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Wellington_BH »

O passo 3 que você descreveu está errado, mas não foi culpa sua, foi porque você não tem o anel para prensar. Isso aí deve ter ficado bambo, com mau contato e sem resistência mecânica. Tente comprar nas casas de eletrônica e conectores esse anel. Na montagem o metal do cachimbo fica sobre o cabo e a malha sobre o bico metálico que se forma, então você prensa o anel sobre a malha.

O resistor vai na ponta do cabo dentro do silicone do caximbo. Após soldar o resistor no cabo central coloque um termocontrátil da bitola do fio para proteger e isolar esse contato.

E por último, você vai precisar sim do anel trava. Não voe sem ele. Se não veio com o kit, retire do cachimbo velho.

Até.
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
Avatar do usuário
Wellington_BH
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 6:11 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Wellington_BH »

Consegui uma imagem, bem mais fácil do que tentar explicar escrevendo...

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/6/sqvh.jpg/][img:a0d51888c5]http://img6.imageshack.us/img6/5293/sqvh.jpg[/img:a0d51888c5][/URL]
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Valeu Wellington! Era justamente o que eu estava em dúvida! Quanto o anel, não tenho o velho, mas vou pegar um anel de chaveiro e ver se dá certo, senão amarro um arame mesmo! Quanto ao anel da malha, acredito que dê para fazer com aqueles usados nos cabos coaxiais de TV, devo até ter alguns aqui em casa.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Montei conforme está mostrado nas fotos e funcionou certinho; o anel de latão eu tinha aqui estava perdido dentro da caixa, já o anel que vai na ponta do cachimbo usei um anel pequeno de um chaveiro que eu tinha aqui (aqueles chaveiros de plástico que vão uma etiqueta dentro); a molinha minha estava muito suspeita, toda torta e ficava de atravessado dentro do cachimbo, então peguei uma caneta velha e retirei a mola dela, cortei do tamanho certo e usei.

Porém as faíscas na malha continuaram, ai descobri que o fio que traz a faísca pra vela estava "cortado" como se tivesse batido uma chave de fenda nele, somente dá para ver se puxar a malha do fio e ir dobrando ele bem, ai faz o furo "abrir a boca" e dá pra ver.
Os cortes que haviam próximo da ponta foi fácil de resolver, apenas, cortei mais um pedaço do fio, porém havia um corte muito próximo da CDI, e ai resolvi isolar ele: cortei e puxei a malha, coloquei cola quente dentro dele, e depois passei fita isolante de alta fusão sobre ele (enrolando no fio), puxei a malha por cima e prendi ela na cdi com enforca gato.
Funcionou perfeito, deu para testar e regular o motor, etc.. porém, vou comprar outra CDI, pois estou achando que esta gambiarra não vai ficar muito confiável!
Avatar do usuário
Wellington_BH
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 6:11 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Wellington_BH »

Minha dúvida é: a malha do lado do CDI não entra dentro dele? a malha fica apenas sobre o CDI com o enforca gato?

Talvez você consiga abrir o CDI, cortar o pedaço danificado e resoldar novamente. O que vai acontecer é que seu cabo já está ficando pequeno, e não sei se vai ser fácil encontrar um cabo novo, não sei, ainda não procurei. Logo logo vou ter que resoldar o lado do cachimbo do meu DLE-20, já está quebrando a malha de tanto uso....

Para funcionar legal, a isolação não pode estar comprometida, nem o elemento central nem a malha. Além de falhar centelha para o motor o mais grave mesmo é a interferência para o receptor e servos.
Abraço.
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Sim, eu amarrei a malha sobre a saida de latão e prendi o cabo com o enforca gato (a saida é tipo aquele anelzinho de latão/dourado que prende a malha no cachimbo - foto 6).

Abri o CDI, mas ele tem tipo um piche sobre todos os componentes, principalmente na entrada, que tem tipo uma caixinha cheia de um produto isolante. Ou seja, é muito complicado retirar este isolamento, e depois aplicá-lo novamente.
Vou tentar bater uma foto para postar como ficou.

Portanto é o eu disse, acredito que não ficará confiável para voar, e devido a isto, vou comprar uma CDI nova.

A minha CDI é igual a esta, mas para apenas 1 cilindro:
[img:70ced0eb0c]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/CM-6TwinCDI.jpg[/img:70ced0eb0c]

Será que esta aqui, serve como substituta da original ?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__8865__Replacement_CDI_for_Turnigy_HP_50cc_CM_6_Plug.html

Meu motor é um 3W de 24cc
Avatar do usuário
Wellington_BH
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 6:11 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Wellington_BH »

Entendi. Vai ser melhor substituir. O motor é um 3W, merece mesmo.
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
ricardoschi
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Mai 05, 2012 10:31 pm
Localização: Sertãozinho SP

iguinição

Mensagem por ricardoschi »

boa noite pessoal pesquisei em varios lugares e não achei nada alguem poderia me ajudar tenho uma iguinição pra montar mais está faltando o resistor alguem saberia o valor dele
Responder