Motor DLA 56cc Lenta

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Rafael Aerolibelula
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Qui Abr 19, 2012 1:53 pm

Motor DLA 56cc Lenta

Mensagem por Rafael Aerolibelula »

Boa noite pessoal !

Estou com um motor DLA 56cc
fiz as regulagens estou usando uma helice 23x8 madeira

O motor responde bem é forte e a transição da metade para a máxima aceleração
é ótima. O problema é quando volta pra lenta, fica muito alto.. Se baixar de 2000
RPM o motor morre.


Alguém pode me ajudar com esse caso ?
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

Aparentemente a agulha de baixa (L) está muito fechada, abra 1/2 e veja se melhora...
Avatar do usuário
Wellington_BH
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 6:11 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Wellington_BH »

É mesmo. Parece que a baixa está magra. Não esquecer que alguns DLA não tinham como matar no trim, não sei se vai acontecer com o seu que é mais novo.
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Mensagem por felipegrossi »

Rafael,
esta usando a vela que veio com o motor?

Se conseguir uma NGK para teste seria uma boa... tive algumas más experiencias com velas que não tinham uma boa faísca.

Um outro ponto, é que teu motor esta muito novo, com mais alguns voos ele deve dar uma amaciada e melhorar a baixa.

Agora uma outra pergunta, qual a necessidade de baixar esta rotação? Ele esta correndo muito no chão ou é dificuldade para pouso?
Avatar do usuário
marcelo-aero
membro
Mensagens: 167
Registrado em: Ter Set 15, 2009 5:59 pm
Localização: Jaraguá do Sul - SC

Mensagem por marcelo-aero »

Olá pessoal, sou eu que estou ajudando o Rafael na regulagem do motor. Tenho um DLE 55 e o mesmo (ja amaciado) se comporta de maneira muito diferente ao motor que o Rafael descreve. Estamos utilizando uma NGK nova nos testes, e realmente o motor traciona o aviao aos 2000 rpms. Ainda nao voamos o aviao, mas por segurança gostariamos de sanar esse problema. E sobre o motor ser novo e nao segurar lenta em função disso, acho pouco provavel, pois ja startei muitos motores a gasolina e nenhum apresentou tal comportamento quando novos. O motor ja foi ligado com o meu CDI que funciona perfeitamente no meu motor. Isolando tbm esse possivel problema.
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Mensagem por felipegrossi »

Marcelo,
já fizeram testes com outras helices?

Nunca mexi em motor DLA, mas meus outros motores gasolina, vou engordando a baixa até segurar em pouco abaixo de 2000 rpm ou até o ponto que o avião consegue parar (as vezes tenho que cabrar totalmente para que isso aconteça).

Vi um caso parecido com esse estes dias com um motor Torch, o motor não caia para baixa de jeito nenhum... o problema era a helice, no caso aquelas helices 3D! A bixa disparava o motor! Colocamos uma 22x10 normal de madeira com perfil normal e o motor mudou totalmente.
Avatar do usuário
Wellington_BH
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 6:11 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Wellington_BH »

Mas vocês engordaram a baixa ou não?, por acaso a agulha L parece não fazer efeito mesmo desenroscando ela quase ou totalmente de seu sítio?
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
Avatar do usuário
marcelo-aero
membro
Mensagens: 167
Registrado em: Ter Set 15, 2009 5:59 pm
Localização: Jaraguá do Sul - SC

Mensagem por marcelo-aero »

Sim, as agulhas respondem as regulagens. O problema é que nao conseguimos uma lenta constante abaixo dos 2000 rpm.
Avatar do usuário
marcelo-aero
membro
Mensagens: 167
Registrado em: Ter Set 15, 2009 5:59 pm
Localização: Jaraguá do Sul - SC

Mensagem por marcelo-aero »

Olá pessoal... conseguimos regular uma lenta de 1600 aproximadamete. Porem o motor depois de acelerado demora cerca de 20 segundos pra entrar em rotação lenta. Obtivemos a lenta mais ou menos regular ao afinar a agulha de baixa e baixamos o acelerador mecanicamente. O unico problema agora é a transição de alta para baixa que demora muito.

Abraço
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

[quote:a5103d0b88="Rafael Aerolibelula"]Sem falar que a lenta que temos não é aquela coisa redonda 100% confiável.... fica oscilando na lenta ainda..[/quote:a5103d0b88]

O meu dle20 passou a ficar assim, o que pode mudar é o material da hélice, uso
Nylon 16x6 e como ela deflexiona muito fica acelerado uns 3s, semana retrasada ficava uns 10s fd para pousar tinha que cortar bem antes, tente trocar por madeira (esteticamente não gosto) ou carbono, o meu a lenta tá muito aberta, gordo, fica em 1800 rpm na lenta, outra coisa é trocar de combustível, eu uso vpower, segunda feira vou pra pista e comprar gasosa nova pra ver se terei que regular novamente.

è isso! boa sorte!
Responder