Iniciando no GLow com motor 0.15

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

junior/bads
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Mensagempor junior/bads » 03 Fev 2014 19:16

O meu esta em um stick de 1 metro de envergadura em balsa e esta muito bom amigo

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Lucas evangelista soares
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Mensagempor Lucas evangelista soares » 15 Fev 2014 23:46

eai pessoal, eu começei a fazer meu segundo aero, com inteçao de fazer eletrico, porem vi esse motor aq no forum e ele me conquistou, porem eu nao intendo nada de glow, eu quero montar ele nesse aero, um telemaster de depron com 1m de asa, tenho algumas duvidas, qual bateria usar pra alimentar o receptor? pode ser uma lipo 3s 1000mha com bec? quanto tempo ela funcionaria sem precisar carregar? oq devo comprar alem do motor?
Anexos
SAM_6859 - Cópia.JPG
SAM_6859 - Cópia.JPG (37.62 KiB) Exibido 6436 vezes

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Lucas evangelista soares
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Mensagempor Lucas evangelista soares » 16 Fev 2014 12:27

Mais uma foto do modelo
[URL=http://www.casimages.com.br/i/140216043557192048.jpg.html][img:7b7b2435f8]http://nsae01.casimages.net/img/2014/02/16/140216043557192048.jpg[/img:7b7b2435f8][/URL]

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TiagoLisboa
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Mensagempor TiagoLisboa » 24 Fev 2014 11:56

[quote:ffbfa9bb06="Lucas evangelista soares"]Mais uma foto do modelo
[URL=http://www.casimages.com.br/i/140216043557192048.jpg.html][img:ffbfa9bb06]http://nsae01.casimages.net/img/2014/02/16/140216043557192048.jpg[/img:ffbfa9bb06][/URL][/quote:ffbfa9bb06]


Fala Lucas blz!

Bom é o seguinte eu estava voando um Telemaster com 90cm de asa que postei fotos dele e com este motor .15 ficou perfeito a unica preocupação que deve ter é com o cg e então blz neste tópico ja falamos sobre isso e voltando ao assunto não tem muito segredo e este aero particularmente eu acho o melhor treinador deixando em segundo o Stick!

Gostei tanto deste moto que tenho 2 dele e agora iniciando um Tucano t-27 com 1,10 de envergadura que postarei fotos dele com este motor !!!!

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Mensagempor TiagoLisboa » 24 Fev 2014 11:57

Só não esqueça de fazer um reforça na parede lateral da fuselagem interna para a fixação da parede de fogo!!!!


Ja ia me esquecendo sobre a bateria uso uma 2s de 450mha ficou perfeito leve e voa o dia inteiro!!!!

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Segue mais fotos dos meus aeromodelos com esta motorização!!

Mensagempor TiagoLisboa » 04 Mar 2014 20:29

Tucano com 1,10 de envergadura!!!!!

[img:c86fde69bb]http://images.orkut.com/orkut/photos/OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvR9epsMztWtv-oN94qQX_ckNd5ARuf8L8d41sc5rpfGMuXSKNYnRvgeq1ktaKXA3SYAm1T1UDhVHGjbl47gYA_XFH2vrp7CsKdb.jpg[/img:c86fde69bb]

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Mensagempor TiagoLisboa » 04 Mar 2014 20:31

[img:c06afd7f87]http://images.orkut.com/orkut/photos/PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQY3c6-1KS0aWZ5awleABoZRdLaLwfKjb1G42BfRDxtZdhz2NQ6w6A2LqTLgXNof1IAm1T1UNzKW3e1fyeLly124Wb884oKQjuK.jpg[/img:c06afd7f87]

jucão
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Mensagempor jucão » 11 Mai 2014 19:45

alguém sabe onde consigo a travinha da agulha para este motor?
o meu quebrou.
sou iniciante

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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 10 Jun 2014 09:44

E como sempre digo e provo!!!

Tradução para Custo X Beneficio.

Você fica com o custo e o beneficio fica com quem tomou o seu dinheiro.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

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Leonardo M.T.
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Mensagempor Leonardo M.T. » 11 Jun 2014 18:30

[quote:dcfbf1b0f3="Marco Antonio"]E como sempre digo e provo!!!

Tradução para Custo X Beneficio.

Você fica com o custo e o beneficio fica com quem tomou o seu dinheiro.[/quote:dcfbf1b0f3]

Marco, tenho um desses AP.15, amaciei e estou voando modelos VCC e achei excelente o motorzinho. Não posso opinar no quesito durabilidade, mas já tenho algumas horas de VCC nele e tudo OK. O carburador tem uma agulha e tem boa regulagem.
pesa 150g com muffler. (leve para a categoria)
pega com 1 ou 2 flips, inclusive quente.
Voa um Tamanco da Aerobras e faz manobras 8 borboleta e o 8 tradicional. Acho que faz o trevo de 4 folhas (mas eu não).
Não é forte como um Enya .15 mas passa muito a frente de um Sassi .15. :D

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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 11 Jun 2014 18:39

Qualquer coisa é melhor que a bomba do Sassi...

Desculpe mas vivo sobre a máxima do ditado Árabe:

DINHEIRO NÃO TOLERA DESAFORO!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

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Mensagempor betocastrucci » 11 Jun 2014 20:17

[quote:c433c1f6cb="Leonardo M.T."][quote:c433c1f6cb="Marco Antonio"]E como sempre digo e provo!!!

Tradução para Custo X Beneficio.

Você fica com o custo e o beneficio fica com quem tomou o seu dinheiro.[/quote:c433c1f6cb]

Marco, tenho um desses AP.15, amaciei e estou voando modelos VCC e achei excelente o motorzinho. Não posso opinar no quesito durabilidade, mas já tenho algumas horas de VCC nele e tudo OK. O carburador tem uma agulha e tem boa regulagem.
pesa 150g com muffler. (leve para a categoria)
pega com 1 ou 2 flips, inclusive quente.
Voa um Tamanco da Aerobras e faz manobras 8 borboleta e o 8 tradicional. Acho que faz o trevo de 4 folhas (mas eu não).
Não é forte como um Enya .15 mas passa muito a frente de um Sassi .15. :D[/quote:c433c1f6cb]

Ao menos o meu AP 15 é mais forte do que o meu Enya 15 (novo). O AP tem a mesma performance dos meus OS Max 15 III, da década de 70.
Beto

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Mensagempor Leonardo M.T. » 11 Jun 2014 20:35

Beto, estava pensando em adaptar uma pipa no ap .15. Estou procurando uma de carrinho. Mas antes vou voar com o escape aberto. A mufla que vem nele é prática mas parece um tanto restritiva.

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Mensagempor betocastrucci » 11 Jun 2014 21:23

[quote:f23b4b5f46="Leonardo M.T."]Beto, estava pensando em adaptar uma pipa no ap .15. Estou procurando uma de carrinho. Mas antes vou voar com o escape aberto. A mufla que vem nele é prática mas parece um tanto restritiva.[/quote:f23b4b5f46]

Vi que tiram a saída do escape, que é parafusada, para diminuir a restrição. Já testei em bancada sem a mufla, a rotação aumentou uns 1000 rpm.
Beto

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Mensagempor Betoluiz » 21 Jun 2014 20:06

alguém sabe me dizer se alguma desta hélices serve para o ap15?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9669__Master_Airscrew_propeller_8x6_Pusher_.html

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=8092

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Mensagempor Leonardo M.T. » 23 Jun 2014 19:24

[quote:3beb6269cc="Betoluiz"]alguém sabe me dizer se alguma desta hélices serve para o ap15?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9669__Master_Airscrew_propeller_8x6_Pusher_.html

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=8092[/quote:3beb6269cc]

Beto, uma 8x6 tripá com certeza é muito para ele, eu tenho usado com sucesso 8x4 e 8x5 Master bipá. A 7x4 é possível tentar, nunca usei tripás em modelos pequenos.

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Re: CUSTO + BENEFÍCIO

Mensagempor Leonardo M.T. » 23 Jun 2014 19:35

[quote:10ef816758="Piloto da Pavuna"][quote:10ef816758="Marco Antonio"]E como sempre digo e provo!!!

Tradução para Custo X Beneficio.

Você fica com o custo e o beneficio fica com quem tomou o seu dinheiro.[/quote:10ef816758]ter
==================================================
Meu caro!
Quem pensa "FORA DA CAIXINHA", tem mais opções de se dar bem!
Fico feliz, por hoje em dia não haver apenas FUTABA, JR, OS, Super Tiger, entre outras marcas. Muitos só compram da Aeromodelli ou da HobbyKing. Isso também faz parte do "CUSTO X BENEFÍCIO". Tenho um TX comprado da China, me custou R$ 80,00, muitos dizem que só uma marca presta, outros dizem que não confiam, é uma porcaria, etc... Já voei muito com ele, nunca tive qualquer problema. Tenho outros itens que são mais baratos do que os "de marca", sem apresentar qualquer problema! ISSO É O CUSTO BENEFÍCIO. Compro sem pagar para o atravessador! Afinal, pegue o seu TX e olhe atrás, duvido se vai estar escrito "MADE IN BRAZIL", com certeza vai estar próximo do "MADE IN CHINA"![/quote:10ef816758]

Ainda não peguei um motor impossível de regular, tenho e voo de tudo, SC, ASP, Thunder Tiger, Webra, OS, Super Tigre, Enya, MDS,Evolution, CB, Sassi...... todos já fiz voar, não posso dizer que perdi dinheiro neles, cada um tem sua particularidade e seu custo x benefício. Como disse o amigo é preciso sair um pouco da caixinha....

jucão
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Mensagempor jucão » 23 Jun 2014 21:06

só para estimular a galera!!! este video é do meu cessna que vendi para o usuario Flavio.
https://www.youtube.com/watch?v=uZhTwMCkUDs

Betoluiz
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Mensagempor Betoluiz » 23 Jun 2014 22:40

[quote:fcdeb66e2d="Leonardo M.T."][quote:fcdeb66e2d="Betoluiz"]alguém sabe me dizer se alguma desta hélices serve para o ap15?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9669__Master_Airscrew_propeller_8x6_Pusher_.html

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=8092[/quote:fcdeb66e2d]

Beto, uma 8x6 tripá com certeza é muito para ele, eu tenho usado com sucesso 8x4 e 8x5 Master bipá. A 7x4 é possível tentar, nunca usei tripás em modelos pequenos.[/quote:fcdeb66e2d]
as unica pusher que encontrei foram estas tripás proporcional a ele,pensei mesmo que a 7x4 se adequaria melhor a ele,estou pensando e construir uma zagi para usar com este motor,vou tentar usar ele pusher igual zagi elétrica, assim que concluir meu quad.

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Thalles Santiago
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Mensagempor Thalles Santiago » 28 Jul 2014 09:27

Fala galera, deixar minha experiência com este motor para ajudar futuros interessados no mesmo.

Pontos positivos:
Custa metade do preço que outros motores da mesma categoria
Mais leve que os concorrentes
Baixo consumo de combustível

Pontos negativos:
Na verdade não se trata de um .15 nativo e sim uma modificação do 0.9, onde foi mantido a mesma mufla.
Desempenho inferior em relação aos concorrentes da mesma categoria.

Mitos e verdades sobre este motor:
Não pega lenta! Mentira. Muitos nem sabem o que é uma lenta. Para regular a lenta deve-se ajustar o gradiente de abertura da borboleta do carburador. Porém por ser um motor pequeno, não aceita lenta com RPM muito baixo, porém o resultado é suficiente para manter o aero parado em piso liso.
Não possui agulha de baixa, por isso deve-se acertar bem a regulagem da agulha de alta.
Primeira ligada, particularmente "EU" só consegui com uso de starter, porém após quarto tanque e entendendo o ponto ideal de combustível no motor, consigo faze-lo pegar na mão mesmo na primeira ligada do dia. A dica fica da seguinte forma. Fechar a borboleta do carburador, tampar a saída do escape com o dedo e girar a hélice 5 vezes, em seguida tirar o dedo do escape e girar mais quatro vezes, com isso o combustível que já entrou no carburador, chega até a câmera de explosão sem afogar o motor.

Considerações finais para novos proprietários:
Saibam que irão comprar um motor pela metade do preço que os demais, porém se trata de um motor 0.9 "tunado", seu desempenho não corresponde a um .15 como os seguintes motores: OS 15 LA, Magnum 15 XLS e ASP 15A.

Recomendação de faixa de peso do aero:
Apesar de ser muito relativo, pois a aerodinâmica do aero influencia diretamente na aplicação. Posso arriscar a seguinte faixa de peso de uso baseado em testes que fiz. Para aeros com perfil de velocidade, no máximo 900G abastecido com hélice 8x5. Para aéros asa alta, perfil treinador, onde as asas geram maior sustentação, até 1200G com helice 8x4, porém o voo irá ficar escala, mas voa e voa bem.

Abaixo alguns videos do motor em ação.

1 - Teste de lenta. Observem que o aero fica totalmente parado em piso liso, onde é facil a movimentação. O motor apagou pq o tanque estava no final quando resolvi gravar.

[yt]http://www.youtube.com/watch?v=DyiYa84yVC0&list=UUrxxpduVCQVnEIAcyXr-x1A[/yt]


2 - Voo esporte visando testar instalação do tanque, pescador e conexões.

[yt]https://www.youtube.com/watch?v=eEN-wRjHxT0[/yt]


3 - Pouso forçado em arvore apos decolagem (sem danos) devido bolhas na linha de alimentação do carburador. Culpado? Eu que decidi decolar sem sanar o problema.

[yt]https://www.youtube.com/watch?v=GybDOp3f95M&list=UUrxxpduVCQVnEIAcyXr-x1A[/yt]
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."

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Mensagempor carlosm » 28 Jul 2014 09:33

[quote:912b7267b5="Thalles Santiago"]Fala galera, deixar minha experiência com este motor para ajudar futuros interessados no mesmo.

Abaixo alguns videos do motor em ação.

1 - Teste de lenta. Observem que o aero fica totalmente parado em piso liso, onde é facil a movimentação. O motor apagou pq o tanque estava no final quando resolvi gravar.

[yt]DyiYa84yVC0[/yt]


2 - Voo esporte visando testar instalação do tanque, pescador e conexões.

[yt]eEN-wRjHxT0[/yt]


3 - Pouso forçado em arvore apos decolagem (sem danos) devido bolhas na linha de alimentação do carburador. Culpado? Eu que decidi decolar sem sanar o problema.

[yt]GybDOp3f95M[/yt][/quote:912b7267b5]

Gostei
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.

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Mensagempor Thalles Santiago » 28 Jul 2014 22:41

Tbm gostei bastante do resultado, acredito que após alguns voos o motor irá soltar mais, estou acompanhando o RPM com tacômetro a cada tanque. Optei por não fazer o "mod" na mufla para ganhar RPM pq a instalação em meu aero ficou na conta, tudo muito justo, então seria uma melequeira danada.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."

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Re: Iniciando no GLow com motor 0.15

Mensagempor mauemmel » 30 Jul 2015 11:42

Qual aero asa baixa fica bom com esse motor? (menos o ugly sick).
Pretendo construir um em balsa, mas ainda não sei qual modelo fica bom.
Aceito sugestões.
cauré, calmato 15, funbat, jacutinga, jacutinga + 20% starlight, piper cub, sunbird, tucano, EDGE 540 -52... Quero minha carteirinha da acca....

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Re: Iniciando no GLow com motor 0.15

Mensagempor zocra » 30 Jul 2015 11:59

mauemmel escreveu:Qual aero asa baixa fica bom com esse motor? (menos o ugly sick).
Pretendo construir um em balsa, mas ainda não sei qual modelo fica bom.
Aceito sugestões.


Não se se alguém já fez mais eu quero fazer um calmato de 1m de asa eu tenho um os .15la

mauemmel
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Re: Iniciando no GLow com motor 0.15

Mensagempor mauemmel » 09 Ago 2015 22:47

também estou pensando seriamente num calmatinho, tenho um de 1,20m e é muito bom de voo...
cauré, calmato 15, funbat, jacutinga, jacutinga + 20% starlight, piper cub, sunbird, tucano, EDGE 540 -52... Quero minha carteirinha da acca....


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