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NV GX-40 - motor .40 a gasolina

Enviado: 20 Jul 2013 14:21
por snag
Não sei se vocês já viram, ou se alguém já testou:

http://www.nvengines.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=159&category_id=1&option=com_virtuemart&Itemid=65

Trata-se de um motor fabricado pela NV (antiga Norvel, conhecida pelos motores .049/.061/.074). O motor funciona a gasolina e utiliza uma vela glow (turboplug) para a ignição (ou seja, sem cdi ou qualquer eletrônica):

http://www.rcuniverse.com/forum/m_11287797/mpage_1/printable.htm

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1851174

Enviado: 23 Jul 2013 09:28
por Luiz Roberio
Também estou interessado. Os Norvel glow são ótimos motores.

Vou esperar e acompanhar o tópico no RCUniverse.

Enviado: 23 Jul 2013 14:40
por jefersonalessandro
Dei uma viajada aqui,pelo que li um pouco parece que este motor tem uma vela especial :? sera que vela esta não serviria em um motor glow comum ?

Enviado: 23 Jul 2013 15:02
por jefersonalessandro
Acho que vou comprar uma vela desta mês que vem para ver o que da $ 8,99+ frete.

Enviado: 23 Jul 2013 15:09
por jefersonalessandro
Revisão

http://www.nvengines.com/index.php?option=com_kunena&func=view&catid=5&id=197&Itemid=0

Enviado: 23 Jul 2013 20:40
por snag
[quote:1f4de83db5="Cmte. Salgado"][quote:1f4de83db5="jefersonalessandro"]Acho que vou comprar uma vela desta mês que vem para ver o que da $ 8,99+ frete.[/quote:1f4de83db5]
vai tentar usar GAS em um glow?[/quote:1f4de83db5]

Infelizmente, acho que não dá para simplesmente colocar uma vela "turboplug" no lugar de uma vela comum. Para começar, o diâmetro e rosca são diferentes. E, o mais importante, é como a vela se "encaixa" na câmara de combustão. Precisa comprar um cabeçote próprio (existem alguns sites que vendem estes cabeçotes, mas geralmente para motores 1/2A e alguns motores de competição). Ou então modificar o cabeçote você mesmo: http://www.rcuniverse.com/forum/m_4533758/mpage_1/key_/tm.htm .
Em princípio, o uso dos "turboplugs" em motores glow tem como objetivo melhorar a performance. Por exemplo, os motores Cox usam cabeçotes com a vela integrada (glowheads) que são mais caros que uma vela glow normal. Existem cabeçotes para os motores Cox que aceitam velas comuns, mas o desempenho fica prejudicado. Com o "turboplug" é possível conseguir desempenho igual ou superior aos "glowheads" originais. Segundo os "especialistas" isso tem a ver com a geometria da câmara de combustão (ou, como a vela afeta tal geometria).

Enviado: 23 Jul 2013 21:23
por Nino
Já tentei funcionar o motor glow com ignição, mas por falta de uma boa ignição, acabei desistindo. Essa pode ser uma saída bem interessnate. Acompanhando.

Enviado: 23 Jul 2013 23:08
por snag
Também fiquei interessado no motor. Mas dois detalhes me chamaram a atenção:

1- O fabricante recomenda gasolina com 93 octanas. Será que serve a Podium? Se bem que o Clarence Lee dizia que era bobagem se preocupar com isso em relação a motores de modelismo, pelo menos os pequenos... Por outro lado, o motor não tem vela de centelha: a ignição se dá pela vela incandescente + compressão. E aí, será que a qualidade da gasolina realmente é importante neste caso?

2- O motor GX-40 tem uma taxa de compressão bem elevada: (12 - 14). Na versão glow, a AX-40, a taxa de compressão é de (9 - 12) (acho que o primeiro número é a taxa de compressão efetiva e o segundo a taxa de compressão geométrica). De qualquer forma, por quê a versão a gasolina tem a taxa de compressão maior que a versão glow? Não deveria ser ao contrário?

Bom, é por isso que perguntei se alguém daqui já tinha testado o motor. Parece muito bom... (bom até demais para ser verdade...). Como será que o motor responde a nossa gasolina "batizada" com etanol?