Convertendo ASP 52 para Bioetanol
- Rodrigo Mourão
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- Registrado em: Dom Nov 25, 2012 10:16 pm
- Localização: Vitória-ES
Convertendo ASP 52 para Bioetanol
Boa noite.
Abri esse tópico para relatar uma experiência que estou fazendo. Resolvi converter meu ASP 52 para bioetanol. Os motivos para a conversão são os seguintes:
- Combustível não tóxico e não cancerígeno
- Facilidade em encontrar
- Preço
Hoje realizei o primeiro teste. Fiz uma mistura contendo 90% de alcool etílico e 10% de óleo de ricino. Não fiz nenhuma modificação no motor, nem mesmo vela.
Na primeira tentativa o motor não quis pegar. Ai abri o carburador 100%, tampei com o dedo e girei a hélice umas 6 vezes, para deixar o motor mais afogado, pois no video da aeromodelli é recomendado deixar o motor um pouco afogado na primeira partida. Tentei novamente ligar o motor e ele pegou.
Ao regular a agulha de alta, percebi que quando está regulada, ela fica mais fechada do que quando o motor funciona no metanol. Outro detalhe é que a regulagem fica bem mais sensível, um click ja faz diferença. Tentei regular a baixa mas está complicado, aparentemente ficou bem mais sensivel tambem. Vou esperar o motor estar 100% amaciado para regular corretamente a alta e a baixa.
O motor perde um pouco de potência, mas senti que a lenta fica mais forte do que no metanol. Outro detalhe é que após estar quente, tem que esperar esfriar bem para ligar.
Assim que eu voar com ele coloco minhas impressões aqui.
Abraço
Abri esse tópico para relatar uma experiência que estou fazendo. Resolvi converter meu ASP 52 para bioetanol. Os motivos para a conversão são os seguintes:
- Combustível não tóxico e não cancerígeno
- Facilidade em encontrar
- Preço
Hoje realizei o primeiro teste. Fiz uma mistura contendo 90% de alcool etílico e 10% de óleo de ricino. Não fiz nenhuma modificação no motor, nem mesmo vela.
Na primeira tentativa o motor não quis pegar. Ai abri o carburador 100%, tampei com o dedo e girei a hélice umas 6 vezes, para deixar o motor mais afogado, pois no video da aeromodelli é recomendado deixar o motor um pouco afogado na primeira partida. Tentei novamente ligar o motor e ele pegou.
Ao regular a agulha de alta, percebi que quando está regulada, ela fica mais fechada do que quando o motor funciona no metanol. Outro detalhe é que a regulagem fica bem mais sensível, um click ja faz diferença. Tentei regular a baixa mas está complicado, aparentemente ficou bem mais sensivel tambem. Vou esperar o motor estar 100% amaciado para regular corretamente a alta e a baixa.
O motor perde um pouco de potência, mas senti que a lenta fica mais forte do que no metanol. Outro detalhe é que após estar quente, tem que esperar esfriar bem para ligar.
Assim que eu voar com ele coloco minhas impressões aqui.
Abraço
- Mauricio 10
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- Everton de Castro
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- Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
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É pra testar ? Então vai algumas dicas, algumas do manual do meu motor BE.
Se tiver à mão, use uma vela F para testes. O ideal seria a vela BE mesmo (implicaria tornearia para adaptar rosca), pois ela tem um filamento próprio para o bioethanol. Regule o motor depois alguns segundos ligados para ele poder esquentar. Na regulagem não espere que o motor vá gritar como um metanol, pois não vai, o som é mais roco. Tente regular o motor para no máximo 10mil rpm com qualquer hélice.
Escuta só o meu !
[yt]Tujr1QKwArs[/yt]
Se tiver à mão, use uma vela F para testes. O ideal seria a vela BE mesmo (implicaria tornearia para adaptar rosca), pois ela tem um filamento próprio para o bioethanol. Regule o motor depois alguns segundos ligados para ele poder esquentar. Na regulagem não espere que o motor vá gritar como um metanol, pois não vai, o som é mais roco. Tente regular o motor para no máximo 10mil rpm com qualquer hélice.
Escuta só o meu !
[yt]Tujr1QKwArs[/yt]
- Rodrigo Mourão
- membro
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- Registrado em: Dom Nov 25, 2012 10:16 pm
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Eu até tenho uma vela BE que tinha comprado pra fazer a conversão do OS 61, mas como ele estava muito ruim desisti. Como esse ASP está funcionando bem com a vela normal, não vou trocar a rosca por enquanto, pois fica mais facil conseguir vela pra ele e se eu quiser voltar pra metanol é so trocar o combustivel.
Eu participo do projeto aerodesign na faculdade, esse ano compramos o OS 55 e o OS 55 BE. Fiz ensaios nos dois e concluimos que o 55 BE é um pouco mais fraco comparado ao 55 metanol. Como o motor está sobrando pensei até em comprar ele, mas prefiri comprar um ASP por causa do preço.
Estou impressionado com o seu motor, está redondinho :) . Apanhei bastante pra regular o motor hoje e ainda sim não ficou bom. Acredito que seja porque deixei a alta um pouco mais aberta pois ainda não conclui o amaciamento. Você regulou a agulha de baixa tambem? Ela é bem sensivel assim como a de alta?
Voltando ao ASP 52, coloquei uma hélice 12x6 nele (estava com uma 11x7). Pretendo acabar o amaciamento e ai vou regular ele direitinho. Estou querendo colocar mais uma junta no cabeçote, pois a taxa de compressão de motores a metanol é maior do que a de motores a alcool, então acredito que tenho que diminuir um pouco a taxa de compressão do mesmo.
Eu participo do projeto aerodesign na faculdade, esse ano compramos o OS 55 e o OS 55 BE. Fiz ensaios nos dois e concluimos que o 55 BE é um pouco mais fraco comparado ao 55 metanol. Como o motor está sobrando pensei até em comprar ele, mas prefiri comprar um ASP por causa do preço.
Estou impressionado com o seu motor, está redondinho :) . Apanhei bastante pra regular o motor hoje e ainda sim não ficou bom. Acredito que seja porque deixei a alta um pouco mais aberta pois ainda não conclui o amaciamento. Você regulou a agulha de baixa tambem? Ela é bem sensivel assim como a de alta?
Voltando ao ASP 52, coloquei uma hélice 12x6 nele (estava com uma 11x7). Pretendo acabar o amaciamento e ai vou regular ele direitinho. Estou querendo colocar mais uma junta no cabeçote, pois a taxa de compressão de motores a metanol é maior do que a de motores a alcool, então acredito que tenho que diminuir um pouco a taxa de compressão do mesmo.
-
- membro
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- Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
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etanol
Já fiz várias experiências com o etanol e sugiro que o amigo use a vela da ASP para motor 2t e 4t.Também sugiro aumentar a proporção do óleo para 18 a 20%.Fiz assim e obtive bons resultados.Consegui que o motor funcionasse bem com álcool absoluto e álcool de posto.
- Rodrigo Mourão
- membro
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- Registrado em: Dom Nov 25, 2012 10:16 pm
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Re: etanol
[quote:2c506c4b43="sersilveira"]Já fiz várias experiências com o etanol e sugiro que o amigo use a vela da ASP para motor 2t e 4t.Também sugiro aumentar a proporção do óleo para 18 a 20%.Fiz assim e obtive bons resultados.Consegui que o motor funcionasse bem com álcool absoluto e álcool de posto.[/quote:2c506c4b43]
Bom dia sersilveira
Você usou o motor no alcool durante muito tempo? Minha principal preocupação é em relação a durabilidade do motor, tenho medo de que o uso do alcool diminua a vida útil do motor.
Abraço
Bom dia sersilveira
Você usou o motor no alcool durante muito tempo? Minha principal preocupação é em relação a durabilidade do motor, tenho medo de que o uso do alcool diminua a vida útil do motor.
Abraço
- caveira2110
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- Registrado em: Qui Jan 13, 2011 8:09 pm
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- Bruno Kurt
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Amigo, tudo bem?
Eu vou converter meu ASP 52 para álcool de posto, visando maior economia!
Hoje em dia o combustível Glow está muito caro, dois galões e meio paga o investimento.
Tem um tópico aqui do Evoo que explica passo a passo da conversão.
Abs.
Eu vou converter meu ASP 52 para álcool de posto, visando maior economia!
Hoje em dia o combustível Glow está muito caro, dois galões e meio paga o investimento.
Tem um tópico aqui do Evoo que explica passo a passo da conversão.
Abs.
Bruno Zanelli - Futaba 7C, ZAGI, Stick 10cc, Escapade, Corsair 20cc e P 51 20cc
- Rodrigo Mourão
- membro
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- Registrado em: Dom Nov 25, 2012 10:16 pm
- Localização: Vitória-ES
Coloquei duas juntas a mais no cabeçote para diminuir um pouco a taxa de compressão. Farei testes no proximo fim de semana provavelmente.
Eu comprei esse motor com a intenção de rodar no caseirol, pois combustível pronto é muito caro e aqui na cidade so conheço uma loja de aeromodelismo. O caseirol fica mais fácil pra mim, é so comprar o metanol e o óleo de ricino numa loja próxima a universidade. O alcool etilico que estou usando para testes também é vendido lá.
Eu ainda estou em duvida se vou deixar ele rodando no etanol ou no metanol. Vou voar com etanol pra ver como se comporta e ai sim vou definir o combustivel.
A agulha de alta não é tão dificil de regular. Assim como o OS 55 BE, ela é bem sensivel, mas é só se acostumar. O mais dificil mesmo é regular a baixa.
Não estou convertendo o motor apenas pelo preço do combustível, até porque já pretendia rodar no caseirol, que já é barato. Estou convertendo por que direto cai combustível na pele, roupa, etc.
Abraço
Eu comprei esse motor com a intenção de rodar no caseirol, pois combustível pronto é muito caro e aqui na cidade so conheço uma loja de aeromodelismo. O caseirol fica mais fácil pra mim, é so comprar o metanol e o óleo de ricino numa loja próxima a universidade. O alcool etilico que estou usando para testes também é vendido lá.
Eu ainda estou em duvida se vou deixar ele rodando no etanol ou no metanol. Vou voar com etanol pra ver como se comporta e ai sim vou definir o combustivel.
A agulha de alta não é tão dificil de regular. Assim como o OS 55 BE, ela é bem sensivel, mas é só se acostumar. O mais dificil mesmo é regular a baixa.
Não estou convertendo o motor apenas pelo preço do combustível, até porque já pretendia rodar no caseirol, que já é barato. Estou convertendo por que direto cai combustível na pele, roupa, etc.
Abraço