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Enviado: Ter Ago 20, 2013 6:06 pm
por sancler
Eu voo combustão a 31 anos , quando iniciei éramos obrigados a comprar Marca , pois não existia nada Xing Ling
A aproximadamente um ano montei um aero pra Brincar , só com servos HXT
Só o servo do aileron me incomodou e não deu centro
os outros estão no aero
Não tenho Coragem de colocar esses servos em meus modelos mais caros como um Piper da Sig Models com um Gasolina que já tem 22 anos na minha mão e não tem valor Financeiro que pague a história dele , Nestes modelos maiores que tenho só coloquei o que há de melhor , Mas como gosto de falar , cada cabeça sua sentença , eu jamais conseguiria dormir outra vez se eu perdesse um dos meus modelos Grandes por querer economizar R$ 60,00 pilas !

Enviado: Ter Ago 20, 2013 6:33 pm
por Camacho
[quote:8e784397db="Nilson"]Camacho, só por curiosidade, vc se lembra quais os servos vc usava no seu Pitts ?

ainda não tive o prazer de ter um aero deste 1/3, mas já vi voando , e a pessoa também comentou que achava o voo um pouco complicado.

Nilson[/quote:8e784397db]
sim lembro.
prepare-se para rir:
aileron 4 servos s 148 standard com kit de rolamento.
profundor 2 s 3001 roletado standard.
leme 1 s 9203 "altíssimo " torque para a época 5 ou 6 kg se não me engano.
motor OS BGX 35CC GLOW. bebe 32 onças de wildcat 15 de nitro 18 de óleo por cada 20 minutos de voo,mas confiável ao extremo.
cansei de falar que todo mundo super dimensiona servo hoje em dia. não falo mais...
voei e voo até hoje modelos com motor 120 com mais de 6kg de peso com servo s148(2,4 kg de torque).
ainda tenho 3 modelos 1/3 extra 300L, ultimate e laser 200, mas esses sim eu uso servos fortes.
quanto ao pitts... critico no pouso , decolagem então complicadissima... é muito curto de nariz e cauda o que deixa ele arisco e sensível, mesmo com exponencial e dual rate.
planeio sem motor péssimo.
enfim um modelo pra quem curte emoções fortes...rs

ABRAÇOS

Enviado: Ter Ago 20, 2013 6:49 pm
por Camacho
[quote:5ada230d39="sancler"]como gosto de falar , cada cabeça sua sentença , eu jamais conseguiria dormir outra vez se eu perdesse um dos meus modelos Grandes por querer economizar R$ 60,00 pilas ![/quote:5ada230d39]
BINGO!!! perfeito sancler...
acrescento...nem 60 nem 600!!!
ABRAÇOS

Enviado: Ter Ago 20, 2013 8:27 pm
por Moiado
[quote:a21d5c0e82="Camacho"][quote:a21d5c0e82="sancler"]como gosto de falar , cada cabeça sua sentença , eu jamais conseguiria dormir outra vez se eu perdesse um dos meus modelos Grandes por querer economizar R$ 60,00 pilas ![/quote:a21d5c0e82]
BINGO!!! perfeito sancler...
acrescento...nem 60 nem 600!!!
ABRAÇOS[/quote:a21d5c0e82]
Bingo!!!
Os paradigmas são difíceis de quebrar mesmo. Realmente, deste jeito vocês nunca usarão outros servos. Se não economizar e sempre usar seu servo de grife PARECE que o problema é minimizado. Então você fica em paz com sua consciência: Se perder o aero mas estiver usando um JR, Hitec ou Futaba top (mais caros) dá pra aguentar...
Agora se for um ÓTIMO servo mas mais barato... O problema, além de consciência, passa a ser de fé: parece que algo o forçou a mudar de religião... E então veio a desgraça e nunca mais se consegue dormir.
Nunca ninguém conseguirá convence-los que poderia acontecer de qualquer modo.

Enviado: Ter Ago 20, 2013 9:20 pm
por sancler
O grande problema é que com os servos Futaba em 31 anos de aeromodelismo nunca aconteceu , então não é achismo , é Fato
quanto com o HTX já aconteceu em 1 ano, Exatamente como tudo que esta vindo
Alguém tem ai algum motor de Hoje Funcionando perfeitamente depois de 30 anos ?
Eu tenho , Hoje os motores duram 5 anos no Máximo e pode jogar tudo Fora .

Enviado: Ter Ago 20, 2013 10:09 pm
por Camacho
tenho alguns motores que tem comigo 25 anos e já os comprei usados. funcionam muito bem...
Tenho um supertigre g20 vcc de combate que tem a minha idade(43) que funciona melhor que qualquer ASP qualquer hora do dia...
veja bem não sou contra experimentar o que é novo nem sou avesso a evolucão das coisas.
numa época que rádio era FUTABA e ponto final fui um dos primeiros a usar JR e depois quando a hobby one perdeu a concessão da futaba pra aeromodelli e comecou a trabalhar com a HITEC também fui um dos primeiros a usar rádios HITEC quando muitos olhavam pra eles com desdém.
não acho pecado usar servos chineses, eu também os uso.
também uso motores ASP...
só acho que tem que parar de endeusar equipamentos chineses como muitos o fazem(não estou apontando dedo pra ninguém, nem dizendo que é o caso , que fique bem claro...).
eles valem o que custam. PONTO
como o sancler poucas foram as vezes que comprovadamente tive problemas com equipos de grife nos 25 anos que estou no hobbie.
em 3 ou 4 anos que uso os chineses já tive alguns(vários...) problemas.
não se trata , a meu ver, de quebrar paradigmas, mas de mostrar o que acontece efetivamente na prática.

pra usar uma frase de uma musica bem velhinha mas que ilustra muito bem:
"laranja madura, na beira da estrada: tá bichada zé, ou tem marimbondo no pé"
ABRACOS

.

Enviado: Ter Ago 20, 2013 10:12 pm
por Nilson
[quote:1f85b079f9="Camacho"][quote:1f85b079f9="Nilson"]Camacho, só por curiosidade, vc se lembra quais os servos vc usava no seu Pitts ?

ainda não tive o prazer de ter um aero deste 1/3, mas já vi voando , e a pessoa também comentou que achava o voo um pouco complicado.

Nilson[/quote:1f85b079f9]
sim lembro.
prepare-se para rir:
aileron 4 servos s 148 standard com kit de rolamento.
profundor 2 s 3001 roletado standard.
leme 1 s 9203 "altíssimo " torque para a época 5 ou 6 kg se não me engano.
motor OS BGX 35CC GLOW. bebe 32 onças de wildcat 15 de nitro 18 de óleo por cada 20 minutos de voo,mas confiável ao extremo.
cansei de falar que todo mundo super dimensiona servo hoje em dia. não falo mais...
voei e voo até hoje modelos com motor 120 com mais de 6kg de peso com servo s148(2,4 kg de torque).
ainda tenho 3 modelos 1/3 extra 300L, ultimate e laser 200, mas esses sim eu uso servos fortes.
quanto ao pitts... critico no pouso , decolagem então complicadissima... é muito curto de nariz e cauda o que deixa ele arisco e sensível, mesmo com exponencial e dual rate.
planeio sem motor péssimo.
enfim um modelo pra quem curte emoções fortes...rs

ABRAÇOS[/quote:1f85b079f9]

kkkkkkk, não tem como não rir.
acho que este foi o melhor comentário de todos, pois o amigo vai ver que pode comprar servos com um pouco menos de tork e de grife se preferir, tem servos muito bons na faixa de 6 kilos, que não são caros e dariam conta do recado.
é como vc falou , da pra ver como os servos hoje são super dimensionados. tem quem coloque servo de tork até em treinadores , e diz ser mais seguro , quando na verdade esta tendo uma sobra que nunca sera utilizada , ainda tenho aeros com servos futaba 148 ,são muito bons mesmo .

Nilson

Enviado: Ter Ago 20, 2013 10:46 pm
por Nilson
[quote:d64c00646e="sancler"]O grande problema é que com os servos Futaba em 31 anos de aeromodelismo nunca aconteceu , então não é achismo , é Fato
quanto com o HTX já aconteceu em 1 ano, Exatamente como tudo que esta vindo
Alguém tem ai algum motor de Hoje Funcionando perfeitamente depois de 30 anos ?
Eu tenho , Hoje os motores duram 5 anos no Máximo e pode jogar tudo Fora .[/quote:d64c00646e]

Sancler , eu acredito que as empresas de grife tenham um controle de qualidade mais rigoroso, mas tenho minhas duvidas se os servos de grife continuam tendo a mesma qualidade de antigamente , na época eu era mais corajoso e derruba toda hora rsrsrs eu não me lembro de ter trocado uma caixa ou engrenagens do futaba 148 , hoje qualquer tombinho já foi a caixa e as engrenagens dos futaba 3004 , os motores voavam com o (mijão) e nunca trocava camisa pistão rolamento, hoje só usa combustível de qualidade e toda hora tem motor detonado ,
acredito que pra continuar tendo uma fatia do competitivo mercado os fabricantes tendem a seguir a tendencia em diminuir os custos e como consequência a qualidade , nunca se via um radio futaba, jr dar pau, hoje toda hora tem alguém reclamando de algo , os fabricantes colocam os produtos no mercado antes de fazer todos os testes e depois ficam fazendo atualizações pra corrigir as falhas,
e o pior de tudo, vc nunca sabe se esta comprando um produto original ou falsificado.
tem neguinho pirateando até água , kkkkkk
mas isso tudo e só um opinião.

Nilson

Enviado: Qua Ago 21, 2013 12:55 am
por Moiado
Superdimensionar servos só pode acontecer quando o manual não os especifica. O manual do meu Yak diz o seguinte:
Servo Selection
The servos used for the control surfaces of this Yak-54 must have a minimum
of 130 ounce-inch of servo torque.
Então 130 onças/polegadas = 9,36 kg/cm, que o HXT12k supre legal.
Gostaria mesmo de saber quais seriam os "servos muito bons" "que não são caros", com torque na faixa de 10 kg/cm, que dariam conta do recado.
Ou será possível que o construtor está superdimensionando estes servos e uns 6kg "dá conta do recado".

Enviado: Qua Ago 21, 2013 7:32 am
por Camacho
[quote:8a63e2b819="Moiado"]Superdimensionar servos só pode acontecer quando o manual não os especifica. O manual do meu Yak diz o seguinte:
Servo Selection
The servos used for the control surfaces of this Yak-54 must have a minimum
of 130 ounce-inch of servo torque.
Então 130 onças/polegadas = 9,36 kg/cm, que o HXT12k supre legal.
Gostaria mesmo de saber quais seriam os "servos muito bons" "que não são caros", com torque na faixa de 10 kg/cm, que dariam conta do recado.
Ou será possível que o construtor está superdimensionando estes servos e uns 6kg "dá conta do recado".[/quote:8a63e2b819]
cara eu acho quer você está confundindo as estações...
vindo do geral pro específico. se no manual de qualquer modelo se pede servo de X torque, é mais que óbvio que se deve seguir a orientação dele.
o que o pessoal está comentando é que tem (e muito) quem coloca servo de 5 ,6 kg de torque num treinador que pesa 3 kg. coloca servo de 25 kg de torque num aero 27%. eu uso servo de 12 kg num aero 33%, que é antigo e pasado e até hoje não caiu...
agrega peso, tendo que usar uma bateria mais parruda...e não é porque você super dimensiona o servo que ele trabalha gastando menos. o pico de consumo do servo é pontual. vai comer bateria do mesmo jeito, o cara coloca uma bateria meia boca- que vai abrir o bico- a tensão cai abaixo das mínimas operacionais do receptor, que entra no famoso e famigerado "brown out"(negada cai com DSM2 a rodo por causa disso), e adivinha: enterra o aero no chão e sai xingando...
tem muitos que não me deixam mentir sozinho aí...a uns 15 ou 20 anos , usando 4 servos S148 eu fazia ATÉ 10 voos de 10 minutos com a bateria original da futaba de 500 mha.
se fizer isso com servos HXT de 5 kg cai no segundo ou terceiro voo com a mesma bateria.
sabe quanto consome um servo HXT de 9 GRAMAS? essa info tá no fórum, e não fui eu quem chegou nesse resultado- 750 mha de pico!!!!
o projetista leva em consideração na hora de dimensionar os componentes não só o cara que voa igual um débil mental, mergulhando com motor a pleno e cabrando a 15 metros do chão... tem o cara como eu que faz meia duzia de palhaçada, mas não tira suco do aero e tem o que voa papai mamãe fazendo circuito básico....
ele cobre pelo lado pior, e ainda acrescenta uma margem de X% de folga.

pra citar um caso específico particular meu:
tenho um ultimate 33% motor 100c,c kit da OHIO models, muito antigo- pesado e super robusto e reforçado- no manual dele vem até qual a carga de G positivo e negativo máxima que o modelo suporta(coisa que eu nunca vi nos modelos atuais) e pede servo de 70 onças...
meu modelo pesa 14 quilos e voa a 23 anos com servo de 70 onças...
mas meu modelo não foi feito pra voar 3D na época que ele foi projetado, nem existia 3D.
tem ultimates mais moderno e menores e mais leves que são feitos hoje em dia, que pedem servos com o dobro de capacidade...
mas enfim tá fugindo do assunto do POST.
a verdade dos fatos:
tem quem usa servo chinês e é feliz...
eu uso servos de marca e sou feliz...
também uso servos chineses e sou um pouco menos feliz...:wink:
ENTÃO, o que importa é ser feliz!!!8)
um grande abraço