Motor 4T - OS ou SAITO ???

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Mensagem por roddrigo »

Vôo escala significa fazer mais ou menos o que um avião real faz... ou seja decolagens correndo pista (nada de correr 3 metros e decolar o avião pendurado no motor), e manobras suaves (nenhum avião comercial normal tem motor suficiente pra subir verticalmente como em geral os nossos aeromodelos fazem)...
Quanto aos Saito gasolina 4t da um buscada aqui no forum...muita gente teve problema de regulagem com eles...
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

eu tenho um calmato sports 60 asa baixa com um RCGF 15CC. dá pra conciliar o peso extra numa boa. o tanque fica no CG bateria e CDI na frete onde fica normalmente o tanque. o CG fica perfeito e o melhor não se altera com o decorrer do voo.
só que não é agressivo é um voo de escala pra esporte...
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Mazzei
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 11:09 am
Localização: Sertãozinho SP

Mensagem por Mazzei »

Entendi pessoal !
Então, fiquei bastante interessado pelo OS FS-95V, vocês conhecem ?
Tenho visto uns vídeos muito bons e opiniões muito positivas.
Ele se parece com os saito, pelas válvulas em V.

Tem baixo peso e potência de sobra para um calmato 60 (15.59cc eu acho).

O que vocês acham ? É um bom motor ?
Valeu !
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:a5e43a2d9f="Mazzei"]OS FS-95V, vocês conhecem ?
O que vocês acham ? É um bom motor ?[/quote:a5e43a2d9f]
sim muito bom motor.
pode ir sem medo.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Mazzei
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 11:09 am
Localização: Sertãozinho SP

Mensagem por Mazzei »

Legal Camacho !
Acho que me decidi pelo OS, tenho lido muita coisa positiva!

Estou meio incerto ainda, pois com pouca diferença de valor dá pra pegar um FS 110a.
Fica bom tb ? Ou fica muito motor para o calmato ? Eu quero que sobra um pouquinho de motor, mas nao muito!

Esse fs110a sera que cabe no calmato na posição normal, sem modificação alguma ?
E o 95, cabe tb sera ? Vc que tem o 60, acha que vai tranquilo sem ter q mexer em nada na parte de montante ?
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

o 110 já acho demais. o 95 vai ficar bem legal. dá pra colocar sim sem muito malabarismo.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Mazzei
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 11:09 am
Localização: Sertãozinho SP

Mensagem por Mazzei »

Legal Camacho!
Obrigado!
Tem algum video do seu calmato voando com o 15cc ?
O seu gasolina 15cc no calmato, sobra motor ???
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

eu até tenho algum vídeo de uma decolagem e um pouso, mas está em casa.... a noite eu subo o vídeo e posto o link aqui.
respondendo:
não sobra motor não...
como o gasolina tem muito torque, ele voa com 3 ou 4 cliques de motor , mas mesmo na aceleração máxima, não fica ilimitado não...
mas é bem divertido... :D
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Mazzei
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 11:09 am
Localização: Sertãozinho SP

Mensagem por Mazzei »

Legal ! Aguardo o vídeo sim !
Imagino que fique muito bom 15cc no calmato...
Eu fico batendo nessa tecla de sobrar motor porque eu tinha um calmato 40 com um OS55AX e sobrava um pouco...e não falo de sobrar só pelo fato de ter um avião mais agressivo (até porque estou aprendendo a voar), mas também o pessoal do clube fala que é mais segurança ter um pouquinho de sobra, no caso de uma decolagem com vento, ou retomada em em que precisa de uma resposta rapida de comando..etc...apenas por isso!

Sobre o OS FS95V, falei com um vendedor agora, ele me disse que leu que este motor é feito com um material de qualidade inferior aos outros OS, e apresenta desgaste de peças internas mais precocemente....será ? Não acreditei e não acredito que uma marca com o a OS faria isso... ainda mais japonês...

Enfim...estou considerando o 110 também...se este couber no montante sem precisar de gambiarra....rss

Ainda tenho q comprar os servos tb...esses vou pedir fora viu... JR DS821 ou Spektrum 6060.. ainda to decidindo...

Alguma sugestão ?
Abs.
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

Olah eu tenho um Saito 100 num perfilado 120. e antes de ir para meu perfila ele levava um albatroz 60 e sobrava muito motor.

Nao vejo necessidade de colocar um 4T 110 nesse calmato. Saito 100 é mais forte que um OS 110 e mais leve... De uma olhada:

http://saito-engines.info/specifications.html

http://www.osengines.com/engines-airplane/osmg0990/index.html

Saito 100: 1.8HP
OS 110: 1.77HP

Eu indico o saito 100 por ser do peso de um 90 e vai sobrar potencia pra ti, pois esse gaz tem 825g contra 595g do saito.
Responder