Avião - Patriot 40 ARF Great Planes
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[quote:dfb385630f="Camacho"]eu tive exatamente esse ,o ARF, com um motor rossi 45 pipado e preparado pra alto giro. o modelo é muito bom de voar, muito estável...
não acredito que chegue nessa velocidade toda que o pessoal do "intubio" fala, mas a uns 200 ele vai e fácil. pra passar disso tem que colocar um mega motor, e ai perde toda característica de leveza e manobrabilidade do modelo.
pra ele eu recomendo no mínimo .46...
acho que um .55 deve ficar animal, eu iria com uma hélice bem quadrada, com bastante passo, tipo uma 10X9 ou 10X10. vai perder um pouco no arranque, mas depois que pegar embalo é só alegria.
monte com os retráteis. faz muita diferença.
uma dica:
no ARF todas as partes que não são de madeira, são de um plástico ABS não muito resistente, e tendem a rachar com a vibração. de cara reforça o cowl por dentro com manta fina e resina. assim vai durar bem mais.
ABRAÇOS[/quote:dfb385630f]
Camacho,
Pode me dar uma força e tirar algumas dúvidas?
O aero esta completo, andei analisando as peças, não me falta nada... Porém só não tem manual...
Olhando o aero me surgiram umas questões... E talvez vc lembra como é o aero...
Todos os servos da fuselagem ficam no compartimento da calda certo?
Pelo que entendi são dois servos apenas para o profundor?
O mesmo servo do leme é usado para a bequilha? Para isso levo o link até lá na frente mesmo?
Quantos servos de trem retratil? Apenas um para os trens da asa e da bequilha? Ele fica instalado na asa?
Resumindo... Ao todo utilizo qtos servos?
O tanque de combustível fica armazenado no bico, no mesmo compartimento do trem retratil ou mais pra trás, sobre a asa?
São dúvidas bobas mas sem manual fiquei perdido...
Pode me ajudar?
Por acaso ou por algum milagre, vc ainda teria o manual??? (Não custa perguntar...kkkk)
Abraços
não acredito que chegue nessa velocidade toda que o pessoal do "intubio" fala, mas a uns 200 ele vai e fácil. pra passar disso tem que colocar um mega motor, e ai perde toda característica de leveza e manobrabilidade do modelo.
pra ele eu recomendo no mínimo .46...
acho que um .55 deve ficar animal, eu iria com uma hélice bem quadrada, com bastante passo, tipo uma 10X9 ou 10X10. vai perder um pouco no arranque, mas depois que pegar embalo é só alegria.
monte com os retráteis. faz muita diferença.
uma dica:
no ARF todas as partes que não são de madeira, são de um plástico ABS não muito resistente, e tendem a rachar com a vibração. de cara reforça o cowl por dentro com manta fina e resina. assim vai durar bem mais.
ABRAÇOS[/quote:dfb385630f]
Camacho,
Pode me dar uma força e tirar algumas dúvidas?
O aero esta completo, andei analisando as peças, não me falta nada... Porém só não tem manual...
Olhando o aero me surgiram umas questões... E talvez vc lembra como é o aero...
Todos os servos da fuselagem ficam no compartimento da calda certo?
Pelo que entendi são dois servos apenas para o profundor?
O mesmo servo do leme é usado para a bequilha? Para isso levo o link até lá na frente mesmo?
Quantos servos de trem retratil? Apenas um para os trens da asa e da bequilha? Ele fica instalado na asa?
Resumindo... Ao todo utilizo qtos servos?
O tanque de combustível fica armazenado no bico, no mesmo compartimento do trem retratil ou mais pra trás, sobre a asa?
São dúvidas bobas mas sem manual fiquei perdido...
Pode me ajudar?
Por acaso ou por algum milagre, vc ainda teria o manual??? (Não custa perguntar...kkkk)
Abraços
Super Skybolt GP 1,20 4T - Super Skybolt GP Elétrico - Focke Wulf Fw190 .70 4T - Tucano 46 2T - Planador Discus 2,65m
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Obrigado Carlos !
Eu já havia visto esse manual sim, me ajudou em algumas coisas mas ele ainda não esclarece aquelas dúvidas que tenho.
Procurei em todo o site da great planes o manual mas desse modelo específico não tem. Procurei também em alguns fóruns americanos e também não encontrei.
Enviei um e-mail para o suporte da great planes solicitando o manual. Eles até vendem. Estou aguardando a resposta sobre a disponibilidade.
Mas enquanto isso essas dúvidas me assombram... kkkk
Eu já havia visto esse manual sim, me ajudou em algumas coisas mas ele ainda não esclarece aquelas dúvidas que tenho.
Procurei em todo o site da great planes o manual mas desse modelo específico não tem. Procurei também em alguns fóruns americanos e também não encontrei.
Enviei um e-mail para o suporte da great planes solicitando o manual. Eles até vendem. Estou aguardando a resposta sobre a disponibilidade.
Mas enquanto isso essas dúvidas me assombram... kkkk
- Camacho
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- Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!
vamos lá:
a maioria dos servos fica na [b:0b54f4584d]cauda[/b:0b54f4584d] sim, com excessão do servo dos ailerons e do retrátil principal
os retráteis usam 2 servos um para os trens principais e um para a bequilha. o comando de bequilha vem mesmo do servo de leme lá atras
o tanque fica o mais próximo possível do motor, ou seja no compartimento dianteiro proximo a bequilha.
não o servo do profundor é apenas um. tem que fazer um Y com a lincagem para acionar as duas metades.
ASSIM:
[img:0b54f4584d]http://img153.imageshack.us/img153/9337/fn4o.jpg[/img:0b54f4584d]
ABRAÇOS
a maioria dos servos fica na [b:0b54f4584d]cauda[/b:0b54f4584d] sim, com excessão do servo dos ailerons e do retrátil principal
os retráteis usam 2 servos um para os trens principais e um para a bequilha. o comando de bequilha vem mesmo do servo de leme lá atras
o tanque fica o mais próximo possível do motor, ou seja no compartimento dianteiro proximo a bequilha.
não o servo do profundor é apenas um. tem que fazer um Y com a lincagem para acionar as duas metades.
ASSIM:
[img:0b54f4584d]http://img153.imageshack.us/img153/9337/fn4o.jpg[/img:0b54f4584d]
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO
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Aí pessoal,
Depois de algum tempo, de algumas pesquisas e de muita paciência para ir colecionando todos os ítens necessários para o melhor layout do aero, vou iniciar a montagem.
Layout Definido:
Motor Elétrico N4250/05 950kv da EMP, para modelos de 2 a 4kg.
KV: 950rpm/v - Aproximadamente 24.000 rpm com bateria 6 células Lipo
Power (W): 1100
Hélice: 11x9
Bateria: Lipo 6s 5.000 mah 65-130c Nanotech
Esc: Turnigy 85A SBEC
Montante do motor: Original para motores elétricos em duralumínio - Resistente, leve e conseguirei aproveitar a furação original da parede de fogo para montante do motor glow.
Servos: Futaba S3010 Standard High-Torque
Servos trem retrátil: Hitec HS-75BB Retract BB Servo
Trem retrátil: Hobicco Mecânico
Rádio: Futaba 6ex 2.4ghz com receptor Futaba R617FS
Conforme for iniciando a montagem vou postando fotos.
Vou conseguir convertê-lo para elétrico sem mexer nas condições originais do aero. Vai se tornar um belo exemplar para coleção.
Abraços a todos.
Depois de algum tempo, de algumas pesquisas e de muita paciência para ir colecionando todos os ítens necessários para o melhor layout do aero, vou iniciar a montagem.
Layout Definido:
Motor Elétrico N4250/05 950kv da EMP, para modelos de 2 a 4kg.
KV: 950rpm/v - Aproximadamente 24.000 rpm com bateria 6 células Lipo
Power (W): 1100
Hélice: 11x9
Bateria: Lipo 6s 5.000 mah 65-130c Nanotech
Esc: Turnigy 85A SBEC
Montante do motor: Original para motores elétricos em duralumínio - Resistente, leve e conseguirei aproveitar a furação original da parede de fogo para montante do motor glow.
Servos: Futaba S3010 Standard High-Torque
Servos trem retrátil: Hitec HS-75BB Retract BB Servo
Trem retrátil: Hobicco Mecânico
Rádio: Futaba 6ex 2.4ghz com receptor Futaba R617FS
Conforme for iniciando a montagem vou postando fotos.
Vou conseguir convertê-lo para elétrico sem mexer nas condições originais do aero. Vai se tornar um belo exemplar para coleção.
Abraços a todos.
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[quote:6435a46e22="joaoseara"]Aki em ilheus tem uma pessoa que tem um desses com 55ax hahaha é um canhao muito rapido e detalhe nao perdeu a manobriliadade do modelo![/quote:6435a46e22]
João, mas na sua opinião, elétrico ficaria legal? Levando em consideração que possivelmente, pela hélice utilizada e pelo elevado número de rotações do motor (em torno de 24.000 rpm) a configuração elétrica que optei ficaria tão ou mais rápido que com motor 55Ax.
João, mas na sua opinião, elétrico ficaria legal? Levando em consideração que possivelmente, pela hélice utilizada e pelo elevado número de rotações do motor (em torno de 24.000 rpm) a configuração elétrica que optei ficaria tão ou mais rápido que com motor 55Ax.
Super Skybolt GP 1,20 4T - Super Skybolt GP Elétrico - Focke Wulf Fw190 .70 4T - Tucano 46 2T - Planador Discus 2,65m
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É João, você tem razão, pode ser mesmo...
Mas a minha principal preocupação é manter o aero conservado por mais tempo, sem problemas com sujeira de óleo e limpeza com alcool que possam prejudicar a entelagem.
Para quem conheceu a gama de aeros da época dele provavelmente sente saudades...
Eu gostava muito desses aeros e este modelo é um dos que mais marcaram época.
Mas a minha principal preocupação é manter o aero conservado por mais tempo, sem problemas com sujeira de óleo e limpeza com alcool que possam prejudicar a entelagem.
Para quem conheceu a gama de aeros da época dele provavelmente sente saudades...
Eu gostava muito desses aeros e este modelo é um dos que mais marcaram época.
- Sereno
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- Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
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Gustavo, nessa época a Great Planes tinha também o F-14 Tomcat para motor 61 e o F-15 Eagle para 46, mas o mais voável era realmente o Patriot. Um amigo tinha um entelado em cinza metálico e com O.S. 46 que era o capeta. Quando recolhia o trem de pouso ficava muito "liso", tem que ter dedo e nem pensar em errar comando.
Agora, opinião pessoal. eu iria de glow 46 pipado. O barulho não se compara.
Quanto a eletrificar também não tenho nada contra, elétrico não é evolução e sim opção, depende do gosto do freguês, mas não esqueça que manutenção de baterias 6s já damandam um maior investimento com fonte e carregador top que podem custar o dobro do OS46 além do preço da própria bateria LiPo que não é fraco não, e com uma bateria só você vai passar raiva, o ideal é no mínimo duas.
Eu iria de glow.
Agora, opinião pessoal. eu iria de glow 46 pipado. O barulho não se compara.
Quanto a eletrificar também não tenho nada contra, elétrico não é evolução e sim opção, depende do gosto do freguês, mas não esqueça que manutenção de baterias 6s já damandam um maior investimento com fonte e carregador top que podem custar o dobro do OS46 além do preço da própria bateria LiPo que não é fraco não, e com uma bateria só você vai passar raiva, o ideal é no mínimo duas.
Eu iria de glow.
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.