Qual bateria usar?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Volitation 9053
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 1:58 pm
Localização: Salvador-Ba

Mensagem por Volitation 9053 »

Marcão, mesmo estando certo de tudo que eu falei (e olhe que meu conhecimento não foi adquirido no Google não! Sou engenheiro formado em universidade federal renomada, onde estudei muita física, inclusive eletricidade!!!), resolvi fazer o teste sugerido por você. Não que eu achasse que sua "matemática" estava certa, mas sim para ratificar que a minha teoria tem fundamento e poder ajudar (algo que você não gosta de fazer. Prefere criticar...) outros usuários que estejam em dúvida entre bateria Lipo ou NiCd/NiMh.
Medi novamente a bateria sem carga (não recerreguei após os 2 vôos): os mesmos 5,26v que registrou ontem.
Então liguei a bateria no RX, liguei o interruptor do aero, e medi a tensão: 5,23v!!! (E olhe que nem liguei o TX, fazendo o RX consumir mais carga buscando sinal.)

Fiquei impressionado com a enorme diferença de leitura "sem carga" e "com carga": 0,03V!!!

Fiquei até com medo desse dx (talvez você tenha estudado cálculo diferencial) de tensão derrubar meu avião. Não vou nem dormir hoje preocupado com esse 0,03V. É um diferença de tensão realmente muito preocupante!!!

Obrigado pelo desafio.

Tenha um bom Domingo!

Abs
Avatar do usuário
DREYER
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 11:29 am
Localização: Cascavel, Parana

Mensagem por DREYER »

Tive um problema semelhante de medir a tensão sem carga, na tentativa de dar partida no motor glow, media o tensão do quick, tensão ok, tirei a vela não acendia a vela (vela queimada), pequei vela nova (vela queimada da HK kkkk), carreguei o quick, as velas estavão ok, mesmo a da HK kkk, motor funcionou perfeitamente.

Abs

Dreyer
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:b4797f389e="Volitation 9053"]Marcão, mesmo estando certo de tudo que eu falei (e olhe que meu conhecimento não foi adquirido no Google não! Sou engenheiro formado em universidade federal renomada, onde estudei muita física, inclusive eletricidade!!!), resolvi fazer o teste sugerido por você. Não que eu achasse que sua "matemática" estava certa, mas sim para ratificar que a minha teoria tem fundamento e poder ajudar (algo que você não gosta de fazer. Prefere criticar...) outros usuários que estejam em dúvida entre bateria Lipo ou NiCd/NiMh.
Medi novamente a bateria sem carga (não recerreguei após os 2 vôos): os mesmos 5,26v que registrou ontem.
Então liguei a bateria no RX, liguei o interruptor do aero, e medi a tensão: 5,23v!!! (E olhe que nem liguei o TX, fazendo o RX consumir mais carga buscando sinal.)

Fiquei impressionado com a enorme diferença de leitura "sem carga" e "com carga": 0,03V!!!

Fiquei até com medo desse dx (talvez você tenha estudado cálculo diferencial) de tensão derrubar meu avião. Não vou nem dormir hoje preocupado com esse 0,03V. É um diferença de tensão realmente muito preocupante!!!

Obrigado pelo desafio.

Tenha um bom Domingo!

Abs[/quote:b4797f389e]


O problema é que você é engenheiro e não pensa, faz tudo por tabelinha e não pensa que após um período de descanso a bateria recupera parte da carga. Em regime de consumo constante a curva de descarga da Nicad é sempre igual em todas.. a não ser que você nem saiba o que está fazendo, o que não me espantaria.

Mas vou aproveitar e toda vez que você disser alguma coisa eu já tenho preparado o bordão.

NÃO LEVE EM CONSIDERAÇÃO O QUE ELE DIZ, UM ENGENHEIRO QUE NÃO SABE O QUE É CARGA(Essa pegou pesado heim!!!) E NÃO SABE QUE UMA BATERIA DEVE TER SUA TENSÃO MEDIDA COM CARGA NÃO MERECE O DIPLOMA QUE TEM...


Mas falou uma verdade... EU ESTOU SEMPRE CERTO. Ainda bem que reconhece isso.

.. não fala sério!!!! Você não entendeu mesmo o que é regime de carga???? E precisou disso tudo pra cair a ficha???? Aprende o que lá?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Achei um desenhinho pra você..
Não sei se vai entender mas seu experimento não levou em conta isso...

Como eu havia mencionado, a betria atinge uma tensão superior a 1,3V e em alguns casos a 1,4V depois estabiliza em 1,2 e quando chega a 1,1V por célula está na hora da recarga.
Mas você não pensa, eu entendo e só viu a tensão com ela nesse curto período.... me espanta que gente assim desqualificada vai assumir o mercado de trabalho. Aff

[img:3518743331]http://www.oslenhas.com.br/images/tudosobrebaterias/novo-9.jpg[/img:3518743331]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Não entendo como tem gente que não tem a menor noção sobre eletricidade e ainda jura que está certo.
Toda, eu digo toda a bateria que for medida sem carga, "sempre apresentará uma tensão maior do que a real, o mesmo ocorre quando medimos a tensão da saída de uma fonte de alimentação que está sem carga, teremos uma leitura superior ao valor real da fonte.
Um exemplo disso é pegar uma fonte qualquer de 12V, que são as mais comuns, e medir a tensão delas sem carga, teremos uma leitura de até 16V.
Mas como 16V se a tensão da fonte é de 12V?
Justamente por ela estar sem carga é que a tensão lida será superior a tensão real.
Se quer medir a tensão de uma bateria, não importa qual seja e não tem um simulador de carga para fazer isso, coisa que geralmente com um resistor de fio com 10W se faz um simulador de carga, mas no caso de não ter o simulador, ligue a bateria no dispositivo que ela alimenta e somente então, faça a leitura com o multímetro, mas estando o equipamento ligado com a bateria, só então terá uma leitura mais real e se fores curioso o suficiente para comprovar isso, com o multímetro ainda ligado na bateria, desligue o circuito na qual a bateria está alimentando, verá que a tensão da bateria voltará a subir, vezes mais rápido, vezes mais devagar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Volitation 9053
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 1:58 pm
Localização: Salvador-Ba

Mensagem por Volitation 9053 »

Kkkkkkkkkkkk

Marco, eu gosto de você pois você é hillário!!!

Em qual momento eu falei que deixei a bateria descansar????

Assim que o avião pousou após o segundo vôo, desconectei a bateria e medi!!!

Mas deixa pra lá, você está inserindo fatos inexistentes pra confirmar sua tese!

Você com a sua e eu com a minha!

E outros usuários que acreditem no que acharem melhor!

Só quis registrar a minha experiência com meu pack de fabricação caseira. E o mesmo me deixou muito satisfeito, inclusive farei outro igual!

Um abraço, piloto da NASA!!!
Ciro
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Laercio.. ele é "Engenheiro" :lol: :lol: :lol:

Quando esse ai estava sujando fralda eu ganhava dinheiro com um dispositivo que eliminava o "efeito memória" e desmistifiquei o problema pra sempre.

O cara nem sabe o que fazer a medida de uma célula em carga dinâmica e vem ai falar alguma coisa. Agora vou fazer questão de cobrar dele esse conhecimento todo. Não fala sério... o cara não sabe o que é carga , ta que dependendo do contexto eu poderia estar falando em carregar o pack mas eu citei carga dinamica e dmanda!!! Ah vá!!!!!!!!:lol: :lol: :lol: :lol:

Então engenherinho agora me explica esse gráfico baseado em sua hipótese.


Curva de carga...

[img:b7967e7daf]http://www.oslenhas.com.br/images/tudosobrebaterias/novo-26.jpg[/img:b7967e7daf]

Curva de descarga...

[img:b7967e7daf]http://www.oslenhas.com.br/images/tudosobrebaterias/novo-27.jpg[/img:b7967e7daf]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Mensagem por Wesley_Sniper »

Continuem discutindo, eu quero aprender mais!

Quando o assunto for sobre conquistar uma mulher eu entro com meus argumentos (FORTES ARGUMENTOS).
Hahaha


Abraços pessoal!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Menino.. a tese não é minha, antes fosse.

A sua é que é uma piada!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:634411dffc="Wesley_Sniper"]Continuem discutindo, que eu quero aprender mais!

Quando o assunto for sobre conquistar uma mulher eu entro com meus argumentos (FORTES ARGUMENTOS).
Hahaha


Abraços pessoal![/quote:634411dffc]

Vai por no grafico??
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder