Motor para iniciar no glow

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Corra o quanto puder da linha LA da O.S.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Volitation 9053
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 1:58 pm
Localização: Salvador-Ba

Mensagem por Volitation 9053 »

Amigos, boa noite.
Nao vou entrar na seara sobre qual motor é melhor! Nem tenho experiência para discutir a respeito! Vim só contar o relato que ouvi hoje do presidente do aeroclube da minha cidade, o qual já está no aeromodelismo há mais de 20 anos...
Percebi que a cada 2 ou 3 vôos, ele colocava uma bateria pra carregar. Achei estranho e fui perguntar porque...
Ele explicou que o motor, desde novo, tinha o costume de apagar em vôo. Ele mandou vários e-mails pro fabricante informando o problema e solicitando uma solução. Seguiu todas as instruções recebidas, e nada... Recomendaram trocar o carburador (que era novo!!!). Trocou o carburador, e continuava o mesmo "apagão"!!!
Depois de vários e-mails trocados e sempre o mesmo problema, a última instrução foi usar um aquecedor de velas on board ligado durante todo o vôo!
A bateria que toda hora ele carregava, era uma bateria exclusiva pro aquecedor.
Qual era o motor???
Um OS 61!!!

Vai entender...
Ciro
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:48da346862="bananabg"]Corra o quanto puder da linha LA da O.S.[/quote:48da346862]
desculpe, mas não sei da onde você tirou isso...
eu já tive TODOS motores dessa série, e TODOS da série FP que nada mais eram que os LA sem maquiagem.
aliás eu tive todos os motores OS monocilindros pra aeromodelo do catálogo da OS e o 160 bicilindro, e o .32 pra helicóptero, que tenho a até hoje
não são motores de alta performance, mas são extremamente confiáveis, de fácil manutenção e regulagem, quando acertados corretamente só apagam em voo se acabar o tanque de glow.
ainda tenho da série FP o .10,.15,.20,.25 e .40...
não batem em performance, mas funcionam melhor, mais estáveis e confiáveis que qualquer motor chinês...
alias ,desafio quem tiver um ASP .61 4T e quiser fazer um voo tipo endurance... eu levo meu OS .61 4T com 25 anos de muito voo.
toque e arremetida até um dos dois apagar...

ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:4b7e9dde57="Volitation 9053"]Amigos, boa noite.
Nao vou entrar na seara sobre qual motor é melhor! Nem tenho experiência para discutir a respeito! Vim só contar o relato que ouvi hoje do presidente do aeroclube da minha cidade, o qual já está no aeromodelismo há mais de 20 anos...
Percebi que a cada 2 ou 3 vôos, ele colocava uma bateria pra carregar. Achei estranho e fui perguntar porque...
Ele explicou que o motor, desde novo, tinha o costume de apagar em vôo. Ele mandou vários e-mails pro fabricante informando o problema e solicitando uma solução. Seguiu todas as instruções recebidas, e nada... Recomendaram trocar o carburador (que era novo!!!). Trocou o carburador, e continuava o mesmo "apagão"!!!
Depois de vários e-mails trocados e sempre o mesmo problema, a última instrução foi usar um aquecedor de velas on board ligado durante todo o vôo!
A bateria que toda hora ele carregava, era uma bateria exclusiva pro aquecedor.
[b:4b7e9dde57]Qual era o motor???
Um OS 61!![/b:4b7e9dde57]!

Vai entender...[/quote:4b7e9dde57]
cara puro azar, ou falta de conhecimento...
tenho 2 OS .61 SF
já tive o OS .61 FX E o .91 FX
meus .61 sf estão na gaveta a uns bons 10 anos. garanto pra você que se eu colocar na bancada abastecer e bater no spinner eles pegam na primeira.
tem um zilhão de fatores que podem ter acontecido pra o motor do seu colega não estar funcionando direito.
nunca em 25 anos de modelismo eu usei aquecedor onboard, mesmo em motores 4T instalados de cabeça pra baixo.
nunca pousei sem motor, a não ser quando deixei acabar o glow dos meus .61.
voar com glow a algum tempo não significa que se sabe carburar o motor corretamente. tem pesoas que começaram antes de mim que eu conheço e que não sabem afinar o motor até hoje... voam com motor "gordo", pois motor não apaga por excesso, e sim por falta- GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES se você jogar um balde de glow no carburador, é logico que ele apaga... vai faltar um ingrediente na mistura o OXIGÊNIO.
então o cara só voa no c***** e vem pra pouso já ciente que vai apagar o motor no meio da rampa de pouso.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Camacho, simples, é só olhar a opinião da maioria... Motores com vida útil muito reduzida por conta das buchas, não tem o mesmo rendimento de um motor de mesmo tamanho roletado e por aí vão as diferenças e inferioridades.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

desculpe de novo...
a vida útil não é reduzida por causa de ser sem rolamento.
tenho motores com bucha com a minha idade(mais de 40 8) ) que nunca foram sequer abertos e funcionam muito bem até hoje.
longevidade em motore RC é diretamente relacionado a manutenção e uso correto, seja ele bucha ou rolamento.
e concordo que em performance eles perdem pros rolamentados... eu mesmo disse isso. mas alta performance é desejável pra algumas aplicações pra outras não. os motores sem rolamento funcionam maravilhosamente pra aeros treinadores.
também uso ASP, a muito tempo a mais tempo que gosto de me lembrar- ninguém nem conhecia essa marca por aqui... não dá pra comparar com OS...
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Volitation 9053
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 1:58 pm
Localização: Salvador-Ba

Mensagem por Volitation 9053 »

Camacho, não tirei isso de lugar nenhum não! Foi o relato de presidente do clube!
Mas a minha intenção não foi desmerecer a marca OS não! Foi só registrar o relato.
Há pouco tempo passou na televisão uma reportagem sobre um proprietário de um Lamborghini (custou o equivalente a 1 milhão de reais) que insatisfeito com um problema recorrente no carro e que a concessionária não conseguia resolver, parou em frente à concessionária Lamborghini e mandou os funcionários dele quebrarem o carro todo!!!
Isso quer dizer que o carro da referida marca não presta??? Jamais!!!
Mostra apenas que nenhuma montadora é infalível e que ele teve um tremendo azar!!!
Abs
Ciro
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:5416f63bb0="Volitation 9053"]Camacho, não tirei isso de lugar nenhum não! Foi o relato de presidente do clube!
Mas a minha intenção não foi desmerecer a marca OS não! Foi só registrar o relato.
Há pouco tempo passou na televisão uma reportagem sobre um proprietário de um Lamborghini (custou o equivalente a 1 milhão de reais) que insatisfeito com um problema recorrente no carro e que a concessionária não conseguia resolver, parou em frente à concessionária Lamborghini e mandou os funcionários dele quebrarem o carro todo!!!
Isso quer dizer que o carro da referida marca não presta??? Jamais!!!
Mostra apenas que nenhuma montadora é infalível e que ele teve um tremendo azar!!!
Abs[/quote:5416f63bb0]
concordo com o que disse.
OS pode dar BO? SIM- qualquer máquina está sujeita a isso.... eu até agora nunca tive um que desse... se é sorte? não creio.... é que percentualmente OS dá menos problema, pois tem melhor qualidade(ou um melhor controle sobre a qualidade, pelo menos...)
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
r.boschiero
membro
Mensagens: 243
Registrado em: Qui Ago 12, 2004 1:00 am
Contato:

Mensagem por r.boschiero »

Os motores com bucha acabam sendo mais duraveis que os com rolamentos, pelo fato que o maior problema dos nossos motores parado é estragar os rolamentos.Ai o pessoal deixa o aero parado 2 anos vai la revisa o tanque liga e vai voar acarretando um desgaste prematuro, onde esses motores com bucha acabam sofrendo menos com isso.
Quanto ao Os 61 !! Não tenho nem oque falar já tive uns 5 , e já vi mais de 50 voando perfeitamente kk

Abraços Rodrigo Boschiero
Salsa
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Mensagem por brunobragantine »

bom pessoal segui em partes os conselhos de vocês.comprei um Os 46 AX usado chegou hoje ja abri ele pra fazer uma revisão, a camisa e pistão que éra mu maior medo de estar estragada esta perfeita sem nehum riscadinho siquer o rolamentos ainda tenho que verificar.motor ta praticamente novinho

algumas fotos dele
Anexos
Os 46 ax1.jpg
Os 46 ax1.jpg (32.63 KiB) Exibido 9258 vezes
Responder