Corte de Ignição Eletronico
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Corte de Ignição Eletronico
Srs.
Gostaria de compartilhar um problema que tive esse final de semana e descrever como é importante a manutenção preventiva e tambem ter o corte de ignição eletrônico.
Aero: Extra 300 35% AW com 3W 110cc.
Quanto estava no meio do 3º voo do dia, em uma passagem baixa, percebi um ronco diferente no motor, passei novamente e o mesmo ronco estranho, na hora percebi que só poderia ser escapamento, resolvi pousar, foi qdo percebi que tirando o motor continuava acelerado ao ponto de voar tranquilamente, mas como tenho o corte eletrônico fiquei mais "despreocupado" pois era só alinhar a pista, calcular a velocidade e matar o motor, e foi exatamente o que fiz, tenso é claro, pois a velocidade era grande e tinha que cortar o motor pouco antes da pista se não ia varar a pista. Pousei e deu tudo certo.
Claro que, quem tem motor a gasolina tem que se preocupar em dar uma manutenção simples (aperto parafusos em geral por causa da vibração), fiz isso a pouco mais de 1 mes, mas acabei deixando passar de apertar os do escape.
Portanto fica aqui o lembrete, manutenção basica e ter um desses "kill switch", caso o escape se solte ou quebre, ou mesmo o servo do acelerador apresentar problemas.
Abraço.
Gostaria de compartilhar um problema que tive esse final de semana e descrever como é importante a manutenção preventiva e tambem ter o corte de ignição eletrônico.
Aero: Extra 300 35% AW com 3W 110cc.
Quanto estava no meio do 3º voo do dia, em uma passagem baixa, percebi um ronco diferente no motor, passei novamente e o mesmo ronco estranho, na hora percebi que só poderia ser escapamento, resolvi pousar, foi qdo percebi que tirando o motor continuava acelerado ao ponto de voar tranquilamente, mas como tenho o corte eletrônico fiquei mais "despreocupado" pois era só alinhar a pista, calcular a velocidade e matar o motor, e foi exatamente o que fiz, tenso é claro, pois a velocidade era grande e tinha que cortar o motor pouco antes da pista se não ia varar a pista. Pousei e deu tudo certo.
Claro que, quem tem motor a gasolina tem que se preocupar em dar uma manutenção simples (aperto parafusos em geral por causa da vibração), fiz isso a pouco mais de 1 mes, mas acabei deixando passar de apertar os do escape.
Portanto fica aqui o lembrete, manutenção basica e ter um desses "kill switch", caso o escape se solte ou quebre, ou mesmo o servo do acelerador apresentar problemas.
Abraço.
Reginaldo
<extra 300 H9 100cc - cesna 182 h9 30cc ->
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- Everton de Castro
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- Camacho
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certa feita na antiga pista de franco da rocha dentro do parque estadual,o zink estava voando o buecker giant dele com motor 60cc gasser e cismou de vir pra pouso. quem disse que o motor desacelerava? escapou o braço do acelerador...
o danado tinha um tanque do tamanho de uma caixa d'água... ficavamos revezando pois o "trem" voou por mais de uma hora e meia, voando alto lá no alto do azul infinito, morrendo de medo da porcaria apagar no lugar errado...
coisas que acontecem... na época nem tinha esses cortes de ignição, senão seria uma boa.
bom conselho...
ABRAÇOS
o danado tinha um tanque do tamanho de uma caixa d'água... ficavamos revezando pois o "trem" voou por mais de uma hora e meia, voando alto lá no alto do azul infinito, morrendo de medo da porcaria apagar no lugar errado...
coisas que acontecem... na época nem tinha esses cortes de ignição, senão seria uma boa.
bom conselho...
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO
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[quote:178ca9a26e="Camacho"]certa feita na antiga pista de franco da rocha dentro do parque estadual,o zink estava voando o buecker giant dele com motor 60cc gasser e cismou de vir pra pouso. quem disse que o motor desacelerava? escapou o braço do acelerador...
o danado tinha um tanque do tamanho de uma caixa d'água... ficavamos revezando pois o "trem" voou por mais de uma hora e meia, voando alto lá no alto do azul infinito, morrendo de medo da porcaria apagar no lugar errado...
coisas que acontecem... na época nem tinha esses cortes de ignição, senão seria uma boa.
bom conselho...
ABRAÇOS[/quote:178ca9a26e]
Camacho, eu também ja presenciei, qdo um colega com um Yak55 , 55cc, voou por 25 minutos, no caso dele foi o servo do acelerador que travou em meia aceleração... esse "corte" é fundamental, e pelo preço, compensa o investimento, custa barato na HK.
o danado tinha um tanque do tamanho de uma caixa d'água... ficavamos revezando pois o "trem" voou por mais de uma hora e meia, voando alto lá no alto do azul infinito, morrendo de medo da porcaria apagar no lugar errado...
coisas que acontecem... na época nem tinha esses cortes de ignição, senão seria uma boa.
bom conselho...
ABRAÇOS[/quote:178ca9a26e]
Camacho, eu também ja presenciei, qdo um colega com um Yak55 , 55cc, voou por 25 minutos, no caso dele foi o servo do acelerador que travou em meia aceleração... esse "corte" é fundamental, e pelo preço, compensa o investimento, custa barato na HK.
Reginaldo
<extra 300 H9 100cc - cesna 182 h9 30cc ->
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- brunoagrimensor
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- Luiz Roberio
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Boa noite pessoal.
Passei por uma situação semelhante, quando a borboleta de aceleração do carburador se soltou travando o acelerador numa posição desconfortavel para o pouso. No entanto depois do susto o pouso foi bem sucedido. E minha primeira ação foi instalar um desses kill switch, que por sua vez foi uma otima decisão. Vou adotar esse conceito no outros gasers...
Passei por uma situação semelhante, quando a borboleta de aceleração do carburador se soltou travando o acelerador numa posição desconfortavel para o pouso. No entanto depois do susto o pouso foi bem sucedido. E minha primeira ação foi instalar um desses kill switch, que por sua vez foi uma otima decisão. Vou adotar esse conceito no outros gasers...