aeromodelo de isopor com motor glow

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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Douglas Lenz
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Mensagem por Douglas Lenz »

Sandro
Cada um sabe das suas dificuldades e problemas.

Entretanto, na minha opinião, que pelo visto não é só minha, a combinação GLOW e isopor/depron não combinam muito bem. Existe a possibilidade de tu fazer algo com depron chapeado com lamina de mogno ou figueirinha, daí o trabalho e acho que custo se aproximam muito da balsa e a fragilidade da colagem continua a mesma. No meu ver o maior problema do isopor e depron para aeromodelos é a resistência a estrutura.

Se tem problema em achar kits, balsa e o preço do frete de qualquer coisa para teu CEP fica alto, pensa na possibilidade de construir a fuselagem em compensado 3mm bem lixado e a asa em isopor chapeado. Desta forma tradicional e comprovada não terás problema em nenhum projeto glow.
r.boschiero
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Mensagem por r.boschiero »

Exatamente oque acho Douglas
sandrorellyson
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Mensagem por sandrorellyson »

[quote:562fb452a7="Douglas Lenz"]Sandro
Cada um sabe das suas dificuldades e problemas.

Entretanto, na minha opinião, que pelo visto não é só minha, a combinação GLOW e isopor/depron não combinam muito bem. Existe a possibilidade de tu fazer algo com depron chapeado com lamina de mogno ou figueirinha, daí o trabalho e acho que custo se aproximam muito da balsa e a fragilidade da colagem continua a mesma. No meu ver o maior problema do isopor e depron para aeromodelos é a resistência a estrutura.

Se tem problema em achar kits, balsa e o preço do frete de qualquer coisa para teu CEP fica alto, pensa na possibilidade de construir a fuselagem em compensado 3mm bem lixado e a asa em isopor chapeado. Desta forma tradicional e comprovada não terás problema em nenhum projeto glow.[/quote:562fb452a7]

eu sei que tem um compensado que bem leve acho que é mesmo usado pela artal pois aqui na minha cidade so encontrei 4mm e acho que fica muito pesado,
gostaria de saber qual o nome deste compensado para eu procurar quando for a capital
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carlos vitor
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Mensagem por carlos vitor »

Pede o compensado 3mm, só isso quem mexe com madeira vai saber do que você esta falando, é quanto aos modelos de isopor e depron eu aprovo completamente, já fiz vários e atualmente nunca tive outro tipo de aeromodelo que não fosse de isopor.
Mas fazer um aero de isopor para colocar motor glow que seja de qualquer tamanho é pedir para perder dinheiro e tempo. Eu tenho um aeromodelo Reactor de 160cm de envergadura pesando 2800g que eu mesmo fiz de isopor, mas o mesmo está com um motor elétrico que equivale ao .90 glow 2T, mas por ser elétrico a estrutura total do aero aguenta tranquilo mas se colocar nem que seja um motor glow .46, por ter não só o nitro que sim ataca o isopor eu tenho uma vibração tremenda sem contar que eu teria que reforçar todo o aero desde os comandos de causa até a parede de fogo e principalmente a asa já que o peso aumentaria.
E tem mais uma coisa, não é qualquer aeromodelo feito de balsa que vai aguentar um motor glow não viu, só lembrando que existem aeromodelos de balsa feito exclusivamente para motor elétrico e que o mesmo não suporta motor glow se não reforçar toda a estrutura novamente.
Um exemplo é este Katana da HK que especificamente é para motor .46, vem ate com acessórios para tal, mas através de comentários de compradores que colocaram motor glow disseram que tiveram que reforçar toda a parede de fogo do aero porque ele não aguentava a vibração que o motor glow produzia, mas que com motor elétrico equivalente não tiveram nenhum problema.
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Só de olhar já não é confiável.
Só de olhar já não é confiável.
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"Decolar é uma opção; Pousar é uma obrigação"
Rensanches
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Mensagem por Rensanches »

Na falta de balsa, quando estava em Ipatinga, usei papelão ondulado (caixa de embalagem) para a fuselagem tipo caixote, colado com cola Branca e acabamento com seladora de madeira e acabamento com Verniz Sparlack Extra Maritimo, fácil de encontrar em qualquer casa de tinta ou de material para construção. Cavernas em compensado 4 mm e parede de fogo em 6 mm com madeirit vermelho.
Asa e estabilizador/profundor em balsa aproveitado de um velho Falcon 25.
Para fuselagem, mais fácil do que trabalhar com o material do "pastinha".
Rensanches
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Mensagem por Rensanches »

Fuselagem em papelão ondulado
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Renato Sanches
sandrorellyson
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Mensagem por sandrorellyson »

ola pessoal depois de muita espera meu motor asp 21 chegou e tambem o combustivel e de cara fiz o teste no isopor e nao corroeu eu encharquei o isopor entao sendo assim contrariando a alguns vou fazer o aero de isopor chapeado de cedro pelo menos terei a esperiencia do faça vc mesmo o modelo sera um ugly stick de 1,10 de envergadura minha duvida é posto a construçao aqui ou no topico de construçoes ja que sera glow
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Antonio Carlos
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Mensagem por Antonio Carlos »

Eu já fiz um modelo de depron com reforços de madeira balsa para usar um motor glow e ficou bom (devido ao tamanho do motor): http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=47654&postdays=&postorder=asc&start=0
Mas como já foi dito acima, combustível+vibração+manuseio(principalmente na hora da partida) não combinam com isopor ou depron, a fadiga do material ocorrerá muito rápido e a chance de uma queda com dano ao equipamento é muito grande.
Se você usar o isopor chapeado, com longarinas e reforços de madeira aí não vejo complicações mas a mão de obra não compensa; seria mais fácil fazer já todo de madeira.

Abs,
sandrorellyson
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Mensagem por sandrorellyson »

[quote:273f8d15e0="Antonio Carlos"]Eu já fiz um modelo de depron com reforços de madeira balsa para usar um motor glow e ficou bom (devido ao tamanho do motor): http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=47654&postdays=&postorder=asc&start=0
Mas como já foi dito acima, combustível+vibração+manuseio(principalmente na hora da partida) não combinam com isopor ou depron, a fadiga do material ocorrerá muito rápido e a chance de uma queda com dano ao equipamento é muito grande.
Se você usar o isopor chapeado, com longarinas e reforços de madeira aí não vejo complicações mas a mão de obra não compensa; seria mais fácil fazer já todo de madeira.

Abs,[/quote:273f8d15e0]

tambem acho trabalhoso mais como nao tem balsa aqui no maranhao e o frete sai caro pra qualquer coisa fico com o trabalho
Rensanches
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Mensagem por Rensanches »

Para Glow .21, entre utilizar Isopor/Depron e Papelão ondulado, prefiro o papelão ondulado para fazer uma fuselagem.
Para motor .21, mais fácil e rápido fuselagem tipo caixote fabricada em papelão ondulado.
Necessário reforçar a fixação da parede de fogo, com introdução de longarinas nos cantos da parede de fogo até a primeira caverna do bordo de ataque da asa, fechar o ondulado externamente na parede de fogo com o próprio papel do ondulado. (desfazer o "ondulado" em água e aproveitar o papel das laterais para recobrir externamente toda parede de fogo).
Em menos de duas horas voce tem o charuto da fuselagem pronto.
Reforce com papel ondulado ou laminado de madeira (desfaça compensado de embalagem na água).
Teste de resistencia - Depois do charuto fechado solte ele das mãos na horizontal e deixe cair. Com balsa não recomendo este teste.
Depois com sua expertize recubra com papel (o mesmo do ondulado) no assento da asa, fabrique o leme de papelão, como se estivesse trabalhando com Depron. Para dobradiça do leme, vinque o papelão. para reforço, se necessário desdobre (corte) palitos de sorvete ou então o folheado de compensado de embalagem e introduza no ondulado do papelão onde fez o vincado.

Escolha um papelão de baixa densidade, faça alguns testes, não pode ser do tipo que rasque com o mínimo esforço. Pode combinar utilizar papelão mais pesado para executar reforços, tudo vai dependender de sua habilidade em utilizar essa combinação associada ao resultado esperado ou seja máxima resistencia com o menor acrescimo de peso possível.
Acabamento: conforme citado anteriormente neste tópico.
Utilize cola branca rótulo azul (para serviços de marcenária)
Caso voce tenha acesso a varetas de fibra de vidro utilizadas nas pipas (pandorga, papagaio) pela garotada e adultos tambem, substitua onde possível as longarinas de reforço na fuselagem pelas mesmas.

Atentar para o sentido das fibras do papel quando fizer acabamento. A maioria dos papéis tem um sentido de fibra (igual a madeira) rasga mais fácil em um sentido e no outro não,
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