Problemas com yak 54 seagull

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
scoutcesnna
membro
Mensagens: 299
Registrado em: Dom Fev 28, 2010 9:29 pm
Localização: Santo antonio do monte-MG

Problemas com yak 54 seagull

Mensagem por scoutcesnna »

Galera estou tendo um problema com um yak 54 da seagull, ele esta equipado com motor Dle 20cc, e servos todos hitec, acontece o seguinte, quando ele ja esta fora do chao, quando dou comando para ele subir ele fica sempre subindo, e quando eu dou comando para ele descer ele fica sempre descendo, ou seja ele fica quase que incontrolavel, fica tipo uma "montanha russa", estou usando 15% de exponencial e o radio usado é um JR xg7, pensei que poderia ser arrasto no aero, coloquei spineer e nada adiantou.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

se ele cavalga é sintoma de CG muito atrasado, ou excesso de comando, ou os dois...
se o comando não centralizaé servo ruim, ou lincagem prendendo, ou os dois... :shock:
tem um monte de coisa aí pra você checar.
bom divertimento... 8)
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

Concordo com o Camacho, eu tenho esse avião e fiz o tópico aqui sobre ele. Lá eu coloquei o cg correto dele.

Checa primeiro seu cg, provavelmente é ele.

Procura ai o tópico que vai te ajudar.

Léo Miranda.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

O CG deste avião aí é cerca de 5 a 5,25 polegadas medindo a partir do bordo de ataque, bem próximo a fuseca, vai dar cerca de 12,5 a 13,5 centímetros (Isto dá praticamente na reta da baioneta). Confere isto primeiro.

Os comandos dele, tem que deixar bem pouco mesmo, tipo lá no profundor subindo 1cm. Depois se ficar bom você vai ajustando rates e exponencial.

Confere se não ficou algum tipo de folga nas dobradiças ou linkagens que permita que o profundor se movimente involuntariamente. Como tem o compensador no profundor, ele tem a tendência de não voltar sozinho.

Qual servos Hitec você está usando ? tem que ser servos fortes e de preferencia engrenagem de metal.
No Yak do meu amigo aqui, estamos usando os HXT 12K, fica muito bom.
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

CG

Mensagem por Reinaldo Martins »

Pode meter chumbo no nariz do avião ou desloque as baterias para a frente. É muito raro ter a sorte de voar nesta condição e não quebrar.
ricardosette
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Qua Ago 29, 2012 3:23 pm
Localização: aguas da prata sao paulo

Mensagem por ricardosette »

Pode ser aero muito cabrado também ????
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:e2d4c4b3e0="ricardosette"]Pode ser aero muito cabrado também ????[/quote:e2d4c4b3e0]
não...
se ele mesmo fala que quando cabra e solta ele continua cabrando e quando pica e solta ele continua picando, se não for problema no servo, é lincagem travando.
se estivesse cabrado, quando ele picar e soltar, o modelo tende depois de um tempo a subir novamente não a cair....
se ele está muito arisco de comando, ou o CG está atrasado demais, ou tem deflexão de comando demais....
isso é muito fácil de ver no voo....
você dá uma cabrada um pouco mais brusca em vez de subir o nariz ele afunda a cauda....
eu iria , de cara , no CG....
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Neste aero ai, acho que dependendo do tamanho das suas baterias não é necessário colocar chumbo não, basta colocar as baterias bem pertinho do tanque (em cima ou pra frente da baioneta) e as vezes mudar a furação do montante do motor e colocar ele um pouco mais para a frente. Fazendo uma destas duas coisas ou as duas (depende do caso) já deve ser possível resolver o problema com o CG.
Dá uma olhada no tópico do nosso amigo Léo:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=138791&highlight=
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:ea0eb64bb5="alissongc2000"]Neste aero ai, acho que dependendo do tamanho das suas baterias não é necessário colocar chumbo não, basta colocar as baterias bem pertinho do tanque (em cima ou pra frente da baioneta) e as vezes mudar a furação do montante do motor e colocar ele um pouco mais para a frente. Fazendo uma destas duas coisas ou as duas (depende do caso) já deve ser possível resolver o problema com o CG.
Dá uma olhada no tópico do nosso amigo Léo:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=138791&highlight=[/quote:ea0eb64bb5]

Como disse o Alisson,

Vai lá e olha esse tópico.

Esse aero é complicado .... aqui no fórum talvez o único que exista até hoje voando e em perfeito estado seja o meu. Tem que tomar muito cuidado com ele.

Esse aero com motor 20cc não precisa de peso em lugar nenhum.

O CG, salvo engano fica a 7cm da ponta da asa. Na primeira faixa fina azul.

Hélice, com o 20cc a melhor que tive e é a que eu uso hoje é a 16x8. Testei 16x6 -- 17x6 -- 17x8 --- 18x6 e nenhuma chegou perto da 16x8 da xoar.

Qualquer dúvida, pergunta ai.

Léo Miranda
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Avatar do usuário
scoutcesnna
membro
Mensagens: 299
Registrado em: Dom Fev 28, 2010 9:29 pm
Localização: Santo antonio do monte-MG

Mensagem por scoutcesnna »

Fiz o que me disseram, colocar peso no nariz, não deu outra, o Aero ta voando "lisinho", Muito obrigado pelas dicas.
Responder