Futuro dos motores bioetanol no Brasil

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

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carlaohsv
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Futuro dos motores bioetanol no Brasil

Mensagempor carlaohsv » 12 Dez 2013 02:27

Olá pessoal, tudo bem?
Tenho um motor OS 55ax BE e estou gostando muito dele, mas estou percebendo que esses motores não estão fazendo muito sucesso no Brasil.
Fui comprar combustível e tive até um pouco de dificuldade em encontrar, pois as lojas mais perto que vendem ou estão sem no estoque ou estão vendendo mais caro (achei em uma loja de Belo Horizonte por R$65,00 cada galão de bioetanol) devido a baixa procura e o frete caro demais e pela internet o combustível é barato mas só o frete dá pra comprar quase 3 galões.
Tenho vontade de comprar um OS 120 BE ou outro 55, mas estou com medo de investir em mais um motor bioetanol e correr o risco de daqui a algum tempo pararem de vender peças e combustível, devido a baixa procura, e eu acabar ficando com o motor parado e ter que comprar outro motor.
Gostaria de saber da opinião de vocês quanto ao futuro destes motores no Brasil e se vale a pena investir em mais um motor bioetanol.

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Camacho
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Mensagempor Camacho » 12 Dez 2013 06:21

qualquer pitaco vai ser.... só um pitaco mesmo...
o que determina a continuidade de qualquer produto é a aceitação. os motores BE não pegaram TANTO pois são mais temperamentais que os glow, e o modelista brasileiro NÃO tem paciência.... quer chegar bater na hélice e decolar.
daí o motor não carbura, apaga e o cabra marreta:"essa porcaria não funciona...."
tem modelista antigo, formador de opinião, que torce o nariz pra BE....

os BE são,até agora, interessantes pois o combustível é mais barato(fator principal-existem outros) se o galão de BE começar a se equiparar em preço ao glow, como dizia minha avó é "caixão e vela preta".
daí vem o NHÔNHO correndo, atrasado e fala:"PÔ mais se ninguém comprar o combustível BE o preço cai.... lei da oferta e da demanda tiu...."
sim e não.....

se você pegar um universo de motores a combustão RC grande,onde a distribuição seja "mai ou meno" equitativa, concordo.
se , [color=red:cbd6b09fdb][b:cbd6b09fdb]por exemplo[/b:cbd6b09fdb][/color:cbd6b09fdb] o universo de motores for de 1 milhão de motores operacionais, 400 mil BE e 600 mil glow, perfeito! para de comprar combustível BE que a tendência do preço é cair.
na boa hoje no universo de motores(considerando mundial, não brasileiro) o BE deve representar quanto? 5% numa estimativa MUITO otimista.....
SE a demanda cair abaixo de um certo limite, é muito mais simples e viável economicamente pra OS simplesmente descontinuar a linha BE.
e tem outra: o motor quem faz é a OS japonesa, mas o combustível é feito aqui no brasil, por empresa brasileira.... acho que não preciso explicar muito né?
deu uma dor de barriga no cara: PUF acaba produção de BE... bye bye mercado....
um fator que pende pro pessimismo: nenhum ching fez cópia AINDA, e acredite, eles fazem do dia pra noite.... se eles olhassem e percebessem a oportunidade de um bom negócio, já tinha ASP BE.... coisa pra se pensar.....

mas enfim.... tudo conjecturas....
uma pergunta:
você já tentou alcool de posto?
eu estou fazendo umas experiências com alcool de posto em motores GLOW. já consegui algum resultado.... nada pra se fazer um carnaval, mas está no começo...
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D

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bananabg
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Mensagempor bananabg » 12 Dez 2013 10:30

Tem um povo doido, rsrsrsrsrs, que tá fazendo combustível glow com álcool de posto, gasolina e mais meia dúzia de ingredientes... Professores Pardais, e tem tudo pra dar certo... rsrsrsrs... Tudo em prol de exceder limites, ampliar horizontes... Acompanhando...

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Lt_Nelson
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Mensagempor Lt_Nelson » 12 Dez 2013 13:37

O problema é que muitos "antigos" têm pouquissímo conhecimento técnico, e se apegam a "lendas urbanas". Só conseguem fazer voar a dupla OS glow e Futaba. No clube mesmo (Japi) tem alguns. Não sou modelista antigo, mas será que esses antigos conseguiam acertar um motor Rossi ou Super Tigre ?
A dificuldade para acerter os BE é porque não tem nitro, a marcha lenta e retomada ficam críticas, as agulhas tem que estar certinhas, já nitro tolera bem mistura rica. E não ter nitro é um dos motivos do Bioethanol ser mais barato, não é o fato de ser etanol.
Nunca vi ou mexi num BE, mas a relação ar/combustível do etanol é 1:9 mais pobre que o metanol (1:6), a agulha fica muito mais sensível, se a rosca não for mais fina.

Há alguns anos eu tentei usar álccol de posto mais rícino (20%), no 40LA com uma A3 ficou bom, 10000rpm com uma 10X6", mas não cheguei a voar. Com um 46LA não conseguia mesma rotação de jeito nenhum.
Pessoalmente, eu acho que para motores menores que .60 não vale a pena, pois mesmo sendo mais barato e ainda consumindo menos, um galão de glow num .46 dá para uns 20/30 vôos. Já num 120, 160 ou maior é outra estória, são 4 vôos por galão. No Japão existe o 120BE, não sei porque não trazem.


Abs

[quote:88c1172521="Camacho"]qualquer pitaco vai ser.... só um pitaco mesmo...
o que determina a continuidade de qualquer produto é a aceitação. os motores BE não pegaram TANTO pois são mais temperamentais que os glow, e o modelista brasileiro NÃO tem paciência.... quer chegar bater na hélice e decolar.
daí o motor não carbura, apaga e o cabra marreta:"essa porcaria não funciona...."
tem modelista antigo, formador de opinião, que torce o nariz pra BE....

os BE são,até agora, interessantes pois o combustível é mais barato(fator principal-existem outros) se o galão de BE começar a se equiparar em preço ao glow, como dizia minha avó é "caixão e vela preta".
daí vem o NHÔNHO correndo, atrasado e fala:"PÔ mais se ninguém comprar o combustível BE o preço cai.... lei da oferta e da demanda tiu...."
sim e não.....

se você pegar um universo de motores a combustão RC grande,onde a distribuição seja "mai ou meno" equitativa, concordo.
se , [color=red:88c1172521][b:88c1172521]por exemplo[/b:88c1172521][/color:88c1172521] o universo de motores for de 1 milhão de motores operacionais, 400 mil BE e 600 mil glow, perfeito! para de comprar combustível BE que a tendência do preço é cair.
na boa hoje no universo de motores(considerando mundial, não brasileiro) o BE deve representar quanto? 5% numa estimativa MUITO otimista.....
SE a demanda cair abaixo de um certo limite, é muito mais simples e viável economicamente pra OS simplesmente descontinuar a linha BE.
e tem outra: o motor quem faz é a OS japonesa, mas o combustível é feito aqui no brasil, por empresa brasileira.... acho que não preciso explicar muito né?
deu uma dor de barriga no cara: PUF acaba produção de BE... bye bye mercado....
um fator que pende pro pessimismo: nenhum ching fez cópia AINDA, e acredite, eles fazem do dia pra noite.... se eles olhassem e percebessem a oportunidade de um bom negócio, já tinha ASP BE.... coisa pra se pensar.....

mas enfim.... tudo conjecturas....
uma pergunta:
você já tentou alcool de posto?
eu estou fazendo umas experiências com alcool de posto em motores GLOW. já consegui algum resultado.... nada pra se fazer um carnaval, mas está no começo...
ABRAÇOS[/quote:88c1172521]
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W

carlaohsv
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Mensagempor carlaohsv » 12 Dez 2013 21:26

[quote:fa76517a36="Camacho"]qualquer pitaco vai ser.... só um pitaco mesmo...
o que determina a continuidade de qualquer produto é a aceitação. os motores BE não pegaram TANTO pois são mais temperamentais que os glow, e o modelista brasileiro NÃO tem paciência.... quer chegar bater na hélice e decolar.
daí o motor não carbura, apaga e o cabra marreta:"essa porcaria não funciona...."
tem modelista antigo, formador de opinião, que torce o nariz pra BE....

os BE são,até agora, interessantes pois o combustível é mais barato(fator principal-existem outros) se o galão de BE começar a se equiparar em preço ao glow, como dizia minha avó é "caixão e vela preta".
daí vem o NHÔNHO correndo, atrasado e fala:"PÔ mais se ninguém comprar o combustível BE o preço cai.... lei da oferta e da demanda tiu...."
sim e não.....

se você pegar um universo de motores a combustão RC grande,onde a distribuição seja "mai ou meno" equitativa, concordo.
se , [color=red:fa76517a36][b:fa76517a36]por exemplo[/b:fa76517a36][/color:fa76517a36] o universo de motores for de 1 milhão de motores operacionais, 400 mil BE e 600 mil glow, perfeito! para de comprar combustível BE que a tendência do preço é cair.
na boa hoje no universo de motores(considerando mundial, não brasileiro) o BE deve representar quanto? 5% numa estimativa MUITO otimista.....
SE a demanda cair abaixo de um certo limite, é muito mais simples e viável economicamente pra OS simplesmente descontinuar a linha BE.
e tem outra: o motor quem faz é a OS japonesa, mas o combustível é feito aqui no brasil, por empresa brasileira.... acho que não preciso explicar muito né?
deu uma dor de barriga no cara: PUF acaba produção de BE... bye bye mercado....
um fator que pende pro pessimismo: nenhum ching fez cópia AINDA, e acredite, eles fazem do dia pra noite.... se eles olhassem e percebessem a oportunidade de um bom negócio, já tinha ASP BE.... coisa pra se pensar.....

mas enfim.... tudo conjecturas....
uma pergunta:
você já tentou alcool de posto?
eu estou fazendo umas experiências com alcool de posto em motores GLOW. já consegui algum resultado.... nada pra se fazer um carnaval, mas está no começo...
ABRAÇOS[/quote:fa76517a36]
Sinceramente, acho que o mercado de BE é bem menor que 5%, pois tenho quase certeza que ele está atras de qualquer outro tipo de sistema de propulsão.
Até os movidos a elástico devem ter mais adeptos no mundo do que os motores BE rsrsrsrs.
Realmente se nenhuma outra empresa fez um BE similar ao da OS é porque ai tem alguma coisa.
Ainda não testei álcool de posto, mas pretendo em breve fazer o teste.

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Mensagempor carlaohsv » 12 Dez 2013 21:51

[quote:3ccc092052="Lt_Nelson"]O problema é que muitos "antigos" têm pouquissímo conhecimento técnico, e se apegam a "lendas urbanas". Só conseguem fazer voar a dupla OS glow e Futaba. No clube mesmo (Japi) tem alguns. Não sou modelista antigo, mas será que esses antigos conseguiam acertar um motor Rossi ou Super Tigre ?
A dificuldade para acerter os BE é porque não tem nitro, a marcha lenta e retomada ficam críticas, as agulhas tem que estar certinhas, já nitro tolera bem mistura rica. E não ter nitro é um dos motivos do Bioethanol ser mais barato, não é o fato de ser etanol.
Nunca vi ou mexi num BE, mas a relação ar/combustível do etanol é 1:9 mais pobre que o metanol (1:6), a agulha fica muito mais sensível, se a rosca não for mais fina.

Há alguns anos eu tentei usar álccol de posto mais rícino (20%), no 40LA com uma A3 ficou bom, 10000rpm com uma 10X6", mas não cheguei a voar. Com um 46LA não conseguia mesma rotação de jeito nenhum.
Pessoalmente, eu acho que para motores menores que .60 não vale a pena, pois mesmo sendo mais barato e ainda consumindo menos, um galão de glow num .46 dá para uns 20/30 vôos. Já num 120, 160 ou maior é outra estória, são 4 vôos por galão. No Japão existe o 120BE, não sei porque não trazem.


Abs
[/quote:3ccc092052]
Realmente, e se esses mas antigos falam determinada coisa a maioria aprova e tem aquilo como lei.
Eu sou novo no aeromodelismo, 1 ano apenas, e desde o inicio voei com o OS 55 BE, até outro dia ele estava me dando um pouco de dor de cabeça por causa da regulagem e os mais antigos da pista ficavam com receio em ajudar a regular pois nao conheciam nada dos BE, mas agora finalmente consegui acertar o motor e ele está pegando na primeira batida de hélice.
Mesmo quando o motor não estava 100% eu conseguia voar por 22 minutos e ainda sobrava um pouco de combustível no tanque de 10 oz.

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Mensagempor carlaohsv » 12 Dez 2013 21:53

[quote:d5bb61010a="Lt_Nelson"] ... No Japão existe o 120BE, não sei porque não trazem...[/quote:d5bb61010a]
Há, e aqui já tem os 120BE, tenho vontade em ter um 120BE mas como já disse anteriormente não quero correr o risco de comprar um motor e ficar sem suporte do fabricante daqui a algum tempo.

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Mensagempor carlaohsv » 12 Dez 2013 22:03

Penso também que caso a OS algum dia pare com o suporte aos motores BE por aqui, eu posso comprar o conjunto cabeçote e carburador do 55ax a metanol e trocar o do meu motor e transformar ele em motor glow convencional, pois pelo que vi o que muda entre eles é apena a tampa do cabeçote onde vai a vela e o carburador.

Pretendo compra um motor 120, pois gosto de aviões maiores, mas ainda estou na dúvida e gostaria de saber de vocês se compensa investir em mais um BE com uma possível conversão para metanol caso a OS pare de dar suporte, ou se compro um a metanol, ou se parto para gasolina.

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rgmanica
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Mensagempor rgmanica » 12 Dez 2013 22:52

Tem uma coisa muito "esquecida" nisso. O Metanol é altamente tóxico. Pode cegar fácil, fácil.
Eu fui um que dei muito pau no bio-e no começo, mas é pelo absurdo que tavam propagando sobre ele. Lembro que na época estavam contando que ele era muito mais vantajoso que o metanol. Muito mais econômico (no consumo) e muito mais potente. Lembro tb de receber muitos spams desse assunto vindos da antiga hobby link. Isso me deu mais ódio ainda do BE. A quantidade de dados errados tb me tiraram o crédito dos BE

Mas eles são motores. pronto. Ainda acho que eles teriam que investir mais um pouco pra eles ficarem melhores e mais baratos ainda. O etanol é bem mais barato, mas ainda tá muito caro esse suco por aqui.

Eu sou da antiga (19 anos de aero, 17 de glow é antiga?) e sempre tive raiva das "lendas urbanas" do aeromodelismo. lembro quando o elétrico surgiu, a quantidade de nariz torcido que tinha. O que houve? Barateou, barateou, barateou e hoje é beeeem acessível. Mas ainda tem os "velha guarda" que bestemam quando avistam o elétrico.
Rômulo
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Mensagempor rafael_reali » 13 Dez 2013 02:02

Eu tive dificuldade em comprar combustível BE por aqui. Devo ser o único que tem um BE. O comerciante disse que não tinha o combustível no momento e não sabia quando ia pedir, e ainda passaria de R$35,00 para R$40,00, ou mais cada galão. Resolvi esse problema simplesmente comprando direto da Dimetil Química. Só que eles só vendem na quantidade mínima de 4 galões. Cada galão sai por menos de R$22,00 + R$35,00 de frete. Com frete e tudo saiu mais barato que comprar da loja.

Fica ai a dica.

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Mensagempor Lumberjack » 13 Dez 2013 07:50

Tem que se lembrar que o BE é somente comercializado no Brasil e Japão, pelo menos era assim.

Junte a isso o ignorância do aeromodelista com décadas de aeromodelismo e "sabe tudo", aí vê algo diferente, não sabe mexer, não procura entender e estudar e manda que o motor o não presta.

Ponto importante também é sobre sua potência, a proposta é diferente, ele não é potente é econômico. Só quem tem um (eu tenho um .55), sabe o quanto, ele estando reguladinho, é econômico. Aí o cara fala também, "é fraco". Enfia logo um 120 num treinador então, já que quer potência.

Por fim, talvez o mais relevante, é o preço praticado no Brasil. O pessoal que trabalha com eles no Brasil joga uma margem muito alta, inclusive não só nesses motores, mas também nos aviões que trazem. Eu jamais compraria um 120, já ia direto para um DLE 20cc. "Eles são caros e o pessoal prefere já comprar um gasolina", ouvi isso de um comerciante, dono de loja de aeromodelismo em BH.

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Mensagempor rafael_reali » 13 Dez 2013 13:23

[quote:b77785ba6c="Lumberjack"]Tem que se lembrar que o BE é somente comercializado no Brasil e Japão, pelo menos era assim.

Junte a isso o ignorância do aeromodelista com décadas de aeromodelismo e "sabe tudo", aí vê algo diferente, não sabe mexer, não procura entender e estudar e manda que o motor o não presta.

Ponto importante também é sobre sua potência, a proposta é diferente, ele não é potente é econômico. Só quem tem um (eu tenho um .55), sabe o quanto, ele estando reguladinho, é econômico. Aí o cara fala também, "é fraco". Enfia logo um 120 num treinador então, já que quer potência....[/quote:b77785ba6c]

Concordo plenamente.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan

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Mensagempor offsyde » 13 Dez 2013 15:27

Realmente.

Tive um OS 55 BE a algum tempo, e o motor não deixa nada a desejar. Combustível a metade do preço e muito mais econômico que os demais. Para meus trainers era suficiente.

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Duvida quanto ao futuro dos motores bioetanol no Brasil

Mensagempor Mario Luiz Zuffo de Paula » 16 Dez 2013 18:48

Os motores BE são exelentes motores tem exelente dezempenho ; só como o colega
já citou eu concordo com elê vai depender muito de quem comprou , e saber usar digo "ler o manual aponto de saber como o motor deve ser tratado" , coisa que raramente alguem faz a bem da verdade .
Estes motores tambem são comercializados nos Estados Unidos eu vi para vender na Central Hobby Florida no inicio deste ano , e o preço era o mesmo do motor equivalente Glow .
Pelo que andei vendo a Dimetil esta vendendo o Oleo para fazer este combustivel , alem de fazer o combustivel ; porem como a demanda é baixa reduziram a produção
aqui vain o lik do oleo e na sequência do combustivel :

http://www.bigfield.com.br/produtos/p.asp?id=49692&produto=dimetil_be-superlub_-_lubrificante_especial_p__motores_os_be_bioetanol_-_500ml

http://www.bigfield.com.br/produtos/p.asp?id=43102&produto=dimetil_combustviel_bio-ethanol_36l

Embora o combustivel esteja em falta o Garcia da Big Field vai ter no estoque para venda na segunda quinzena de janeiro , más com certeza você vai encontrar em outra revenda .

Eu em 57 anos de aeromodelismo vi nesta tecnologia um exelentes motores sobre todos os aspectos , eu não creio que estes mnotores saiam de linha a curto prazo ; más em si tratando de mercado tudo é possivel .

100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT

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Mensagempor Lt_Nelson » 16 Dez 2013 19:30

Creio que não seja culpa do lojista, os preços da Bigfield costumam ser bons, mas por que tudo "para aeromodelismo" é sempre mais caro ?

http://www.asllan.com.br/produto/224/oleo+dimetil+kart+competicao+2t+alcool+500ml+cod.240.html

Mesmo óleo, 600, só tem uma etiqueta a mais.

[]s
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motor os bioetanol

Mensagempor sersilveira » 12 Dez 2014 18:44

Adquiri um OS 55 AX bioetanol na Hobbylink.Ainda não recebi o motor mas ele já está a caminho. O que preocupou-me foi o seguinte:entrei no site da OS e não vi qualquer referência a motores movidos a etanol. Será que pararam de fabricar e eu fui ludibriado? Alguém sabe informar?(Antes de comprar entrei no site da Aeromodelli e peguei uma lista das revendas autorizadas.Optei pela Hobbylink porque o preço era melhor.)

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Mensagempor Raketrinike » 15 Dez 2014 19:00

quando eu tinha motor BE eu comprava direto da fabrica que é a Dimetil.. na época coisa de 1 ano eu pagava cerca de 36 reais o galão.. mais eles so vende de caixa com 4 galoes.

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Mensagempor jujuba » 15 Dez 2014 19:07

Também acho que os motores BE são bons motores! A uns dois anos atrás, um colega meu de pista, me perguntou se eu não conseguiria regular o motor dele, pois um espertinho tinha tentado fazê-lo e só conseguiu foi desregular as agulhas.
Falei: Meu irmão, posso tentar, mas nunca mexi com bio etanol. Mexi, mexi, mexi e nada de conseguir regular o tal do motor. Aí comecei a observar dentro do carburador, ia regulando e olhando a injeção de combustível.
Percebi que com a agulha de ar fechada a duas voltas e meia, o venturi tampava a passagem de combustível e fui abrindo, abrindo, abrindo até chegar em uma lenta boa com retomada de 9 a 11 voltas.

Pimba! Descobri que aquele motor só pegava lenta e acelerava a pleno com esse tipo de regulagem que fiz. O motor ficou ótimo e o cara espalhou a notícia que eu era o único que tinha conseguido regular e deixar o motor dele afinadinho rsrsrsrs... Choveu de gente querendo que eu regulasse esses motores, mas nem todos regulam igual, porém a maioria ficou trabalhando direitinho com o venturi livre, bem aberto. Regulo assim até hoje.
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!

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Mensagempor cuka » 15 Dez 2014 20:41

Eu tenho um 55ax be... Idle 2.000rpm. Adoro esse motor. Meu problema é o combustível pra ele... Aqui no nosso clube estão pedindo os olhos da cara. Alguém sabe a composição deste combustível? Acho que pode ser feito, só não sei como...

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Mensagempor rafael_reali » 16 Dez 2014 01:12

Compra direto da Dimetil. Eu já comprei e como foi dito ai em cima eles vendem de quatro galões. Mesmo com o frete sai muito mais barato que na loja. Na loja eu pagava R$35,00. Direto do fabricante eu paguei R$87,00 de combustível + R$44,00 de frete. R$21,00 cada galão e com o frete sai R$32,00 o galão... Ainda sim mais barato que na loja.

Exato 1 ano atrás.

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Re: Duvida quanto ao futuro dos motores bioetanol no Brasil

Mensagempor GilBarros » 24 Mar 2015 22:10

Cara eu tenho esse motor um be 35, ele é muito bom, eu fiz o seguinte comprei o óleo original e depois comprei álcool a 99,8 e fiz a mistura que esta la no site do fabricante do combustível, pronto combustível feito em casa e barato.. o óleo é o Dimetil Kart competição 2t para álcool.

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Re: Duvida quanto ao futuro dos motores bioetanol no Brasil

Mensagempor sersilveira » 25 Mar 2015 11:44

Não sei porque mas está dificílimo comprar álcool absoluto em Belo Horizonte.As revendedoras de produtos químicos (Sulfal,etc) só vendem para quem tem CGC e as farmácias só vendem frascos de 50ml.Com muito custo, achei em uma casa de produtos cirúrgicos a R$6,00 o litro.Assim fica difícil fazer o combustível em casa.

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Re: Duvida quanto ao futuro dos motores bioetanol no Brasil

Mensagempor Lumberjack » 08 Abr 2015 10:49

Senhores, no Brasil, quando se pega a esposa traindo o marido no sofá, se vendo o sofá para resolver o problema.

Como o brasileiro gosta do Estado dizendo tudo que o fazer e controlando tudo (ninguém gosta do Estado mínimo, eu gosto!), o Estado resolveu "acabar" com o álcool, agora é 50% hidratado. Isso porque as pessoas se queimavam. Daqui uns tempos, vão proibir de vender Coca Cola, pois as pessoas engordam e ficam doentes.

Enfim, o motivo de não achar "bons" álcool" em supermercado, farmácia, é esse aí. Agora é b***a de 52%(se não me engano) hidrato. Nem para limpar serve, pois fica um rastro de água.

sersilveira
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Re: Duvida quanto ao futuro dos motores bioetanol no Brasil

Mensagempor sersilveira » 08 Abr 2015 16:59

Eu concordo com o amigo, inclusive quanto ao estado mínimo.O que preocupa-me é ficar dependente de um só fornecedor (monopólio) e aí ele vai colocar o preço que quiser.

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Norba-RJ
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Re: Futuro dos motores bioetanol no Brasil

Mensagempor Norba-RJ » 21 Abr 2015 10:50

BOM DIA ,eu tenho dois motores Bio um 35 e um 55 , todos dois funcionam bem , pegam rápido apesar de algumas vezes ficar ate 60 dias sem ligar os motores.
São bem mais economicos e aqui no RJ não tenho muita dificuldade em comprar combustivel , tenho sempre 2 galões lacrados e guardados em saco preto ( para ficar no escuro total) . Nunca tive propblemas .
Quando novo os motores amaciei rigorosamente como manda o manual do motor e até hoje é só alegria .
Já vi gente fazendo combustivel usando alcool da BR e voou na boa , mas não sei qual foi a mistura.
tenho motor Glow e uso combustivel sem nitro tbm.

Agora acho que glow e bio são para motores e aviões menores, no maximo a 75 . Maior que isso acho melhor passar logo para gasolina temos o DLE que são excelentes e agora os evolution 10cc e 15cc que estão falando muito bem. se voce for fazer comparação até o litro do querozene para jatos é mais barato que o glow

glow = 20,00 por litro ( 10% 16% ) > bio = 15,00 / litro > querozene = 5,50 / litro > gasolina = 3,30 / litro
Até a próxima e bons vôos .

Abraços


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