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Futuro dos motores bioetanol no Brasil

Enviado: Qui Dez 12, 2013 2:27 am
por carlaohsv
Olá pessoal, tudo bem?
Tenho um motor OS 55ax BE e estou gostando muito dele, mas estou percebendo que esses motores não estão fazendo muito sucesso no Brasil.
Fui comprar combustível e tive até um pouco de dificuldade em encontrar, pois as lojas mais perto que vendem ou estão sem no estoque ou estão vendendo mais caro (achei em uma loja de Belo Horizonte por R$65,00 cada galão de bioetanol) devido a baixa procura e o frete caro demais e pela internet o combustível é barato mas só o frete dá pra comprar quase 3 galões.
Tenho vontade de comprar um OS 120 BE ou outro 55, mas estou com medo de investir em mais um motor bioetanol e correr o risco de daqui a algum tempo pararem de vender peças e combustível, devido a baixa procura, e eu acabar ficando com o motor parado e ter que comprar outro motor.
Gostaria de saber da opinião de vocês quanto ao futuro destes motores no Brasil e se vale a pena investir em mais um motor bioetanol.

Enviado: Qui Dez 12, 2013 6:21 am
por Camacho
qualquer pitaco vai ser.... só um pitaco mesmo...
o que determina a continuidade de qualquer produto é a aceitação. os motores BE não pegaram TANTO pois são mais temperamentais que os glow, e o modelista brasileiro NÃO tem paciência.... quer chegar bater na hélice e decolar.
daí o motor não carbura, apaga e o cabra marreta:"essa porcaria não funciona...."
tem modelista antigo, formador de opinião, que torce o nariz pra BE....

os BE são,até agora, interessantes pois o combustível é mais barato(fator principal-existem outros) se o galão de BE começar a se equiparar em preço ao glow, como dizia minha avó é "caixão e vela preta".
daí vem o NHÔNHO correndo, atrasado e fala:"PÔ mais se ninguém comprar o combustível BE o preço cai.... lei da oferta e da demanda tiu...."
sim e não.....

se você pegar um universo de motores a combustão RC grande,onde a distribuição seja "mai ou meno" equitativa, concordo.
se , [color=red:cbd6b09fdb][b:cbd6b09fdb]por exemplo[/b:cbd6b09fdb][/color:cbd6b09fdb] o universo de motores for de 1 milhão de motores operacionais, 400 mil BE e 600 mil glow, perfeito! para de comprar combustível BE que a tendência do preço é cair.
na boa hoje no universo de motores(considerando mundial, não brasileiro) o BE deve representar quanto? 5% numa estimativa MUITO otimista.....
SE a demanda cair abaixo de um certo limite, é muito mais simples e viável economicamente pra OS simplesmente descontinuar a linha BE.
e tem outra: o motor quem faz é a OS japonesa, mas o combustível é feito aqui no brasil, por empresa brasileira.... acho que não preciso explicar muito né?
deu uma dor de barriga no cara: PUF acaba produção de BE... bye bye mercado....
um fator que pende pro pessimismo: nenhum ching fez cópia AINDA, e acredite, eles fazem do dia pra noite.... se eles olhassem e percebessem a oportunidade de um bom negócio, já tinha ASP BE.... coisa pra se pensar.....

mas enfim.... tudo conjecturas....
uma pergunta:
você já tentou alcool de posto?
eu estou fazendo umas experiências com alcool de posto em motores GLOW. já consegui algum resultado.... nada pra se fazer um carnaval, mas está no começo...
ABRAÇOS

Enviado: Qui Dez 12, 2013 10:30 am
por bananabg
Tem um povo doido, rsrsrsrsrs, que tá fazendo combustível glow com álcool de posto, gasolina e mais meia dúzia de ingredientes... Professores Pardais, e tem tudo pra dar certo... rsrsrsrs... Tudo em prol de exceder limites, ampliar horizontes... Acompanhando...

Enviado: Qui Dez 12, 2013 1:37 pm
por Lt_Nelson
O problema é que muitos "antigos" têm pouquissímo conhecimento técnico, e se apegam a "lendas urbanas". Só conseguem fazer voar a dupla OS glow e Futaba. No clube mesmo (Japi) tem alguns. Não sou modelista antigo, mas será que esses antigos conseguiam acertar um motor Rossi ou Super Tigre ?
A dificuldade para acerter os BE é porque não tem nitro, a marcha lenta e retomada ficam críticas, as agulhas tem que estar certinhas, já nitro tolera bem mistura rica. E não ter nitro é um dos motivos do Bioethanol ser mais barato, não é o fato de ser etanol.
Nunca vi ou mexi num BE, mas a relação ar/combustível do etanol é 1:9 mais pobre que o metanol (1:6), a agulha fica muito mais sensível, se a rosca não for mais fina.

Há alguns anos eu tentei usar álccol de posto mais rícino (20%), no 40LA com uma A3 ficou bom, 10000rpm com uma 10X6", mas não cheguei a voar. Com um 46LA não conseguia mesma rotação de jeito nenhum.
Pessoalmente, eu acho que para motores menores que .60 não vale a pena, pois mesmo sendo mais barato e ainda consumindo menos, um galão de glow num .46 dá para uns 20/30 vôos. Já num 120, 160 ou maior é outra estória, são 4 vôos por galão. No Japão existe o 120BE, não sei porque não trazem.


Abs

[quote:88c1172521="Camacho"]qualquer pitaco vai ser.... só um pitaco mesmo...
o que determina a continuidade de qualquer produto é a aceitação. os motores BE não pegaram TANTO pois são mais temperamentais que os glow, e o modelista brasileiro NÃO tem paciência.... quer chegar bater na hélice e decolar.
daí o motor não carbura, apaga e o cabra marreta:"essa porcaria não funciona...."
tem modelista antigo, formador de opinião, que torce o nariz pra BE....

os BE são,até agora, interessantes pois o combustível é mais barato(fator principal-existem outros) se o galão de BE começar a se equiparar em preço ao glow, como dizia minha avó é "caixão e vela preta".
daí vem o NHÔNHO correndo, atrasado e fala:"PÔ mais se ninguém comprar o combustível BE o preço cai.... lei da oferta e da demanda tiu...."
sim e não.....

se você pegar um universo de motores a combustão RC grande,onde a distribuição seja "mai ou meno" equitativa, concordo.
se , [color=red:88c1172521][b:88c1172521]por exemplo[/b:88c1172521][/color:88c1172521] o universo de motores for de 1 milhão de motores operacionais, 400 mil BE e 600 mil glow, perfeito! para de comprar combustível BE que a tendência do preço é cair.
na boa hoje no universo de motores(considerando mundial, não brasileiro) o BE deve representar quanto? 5% numa estimativa MUITO otimista.....
SE a demanda cair abaixo de um certo limite, é muito mais simples e viável economicamente pra OS simplesmente descontinuar a linha BE.
e tem outra: o motor quem faz é a OS japonesa, mas o combustível é feito aqui no brasil, por empresa brasileira.... acho que não preciso explicar muito né?
deu uma dor de barriga no cara: PUF acaba produção de BE... bye bye mercado....
um fator que pende pro pessimismo: nenhum ching fez cópia AINDA, e acredite, eles fazem do dia pra noite.... se eles olhassem e percebessem a oportunidade de um bom negócio, já tinha ASP BE.... coisa pra se pensar.....

mas enfim.... tudo conjecturas....
uma pergunta:
você já tentou alcool de posto?
eu estou fazendo umas experiências com alcool de posto em motores GLOW. já consegui algum resultado.... nada pra se fazer um carnaval, mas está no começo...
ABRAÇOS[/quote:88c1172521]

Enviado: Qui Dez 12, 2013 9:26 pm
por carlaohsv
[quote:fa76517a36="Camacho"]qualquer pitaco vai ser.... só um pitaco mesmo...
o que determina a continuidade de qualquer produto é a aceitação. os motores BE não pegaram TANTO pois são mais temperamentais que os glow, e o modelista brasileiro NÃO tem paciência.... quer chegar bater na hélice e decolar.
daí o motor não carbura, apaga e o cabra marreta:"essa porcaria não funciona...."
tem modelista antigo, formador de opinião, que torce o nariz pra BE....

os BE são,até agora, interessantes pois o combustível é mais barato(fator principal-existem outros) se o galão de BE começar a se equiparar em preço ao glow, como dizia minha avó é "caixão e vela preta".
daí vem o NHÔNHO correndo, atrasado e fala:"PÔ mais se ninguém comprar o combustível BE o preço cai.... lei da oferta e da demanda tiu...."
sim e não.....

se você pegar um universo de motores a combustão RC grande,onde a distribuição seja "mai ou meno" equitativa, concordo.
se , [color=red:fa76517a36][b:fa76517a36]por exemplo[/b:fa76517a36][/color:fa76517a36] o universo de motores for de 1 milhão de motores operacionais, 400 mil BE e 600 mil glow, perfeito! para de comprar combustível BE que a tendência do preço é cair.
na boa hoje no universo de motores(considerando mundial, não brasileiro) o BE deve representar quanto? 5% numa estimativa MUITO otimista.....
SE a demanda cair abaixo de um certo limite, é muito mais simples e viável economicamente pra OS simplesmente descontinuar a linha BE.
e tem outra: o motor quem faz é a OS japonesa, mas o combustível é feito aqui no brasil, por empresa brasileira.... acho que não preciso explicar muito né?
deu uma dor de barriga no cara: PUF acaba produção de BE... bye bye mercado....
um fator que pende pro pessimismo: nenhum ching fez cópia AINDA, e acredite, eles fazem do dia pra noite.... se eles olhassem e percebessem a oportunidade de um bom negócio, já tinha ASP BE.... coisa pra se pensar.....

mas enfim.... tudo conjecturas....
uma pergunta:
você já tentou alcool de posto?
eu estou fazendo umas experiências com alcool de posto em motores GLOW. já consegui algum resultado.... nada pra se fazer um carnaval, mas está no começo...
ABRAÇOS[/quote:fa76517a36]
Sinceramente, acho que o mercado de BE é bem menor que 5%, pois tenho quase certeza que ele está atras de qualquer outro tipo de sistema de propulsão.
Até os movidos a elástico devem ter mais adeptos no mundo do que os motores BE rsrsrsrs.
Realmente se nenhuma outra empresa fez um BE similar ao da OS é porque ai tem alguma coisa.
Ainda não testei álcool de posto, mas pretendo em breve fazer o teste.

Enviado: Qui Dez 12, 2013 9:51 pm
por carlaohsv
[quote:3ccc092052="Lt_Nelson"]O problema é que muitos "antigos" têm pouquissímo conhecimento técnico, e se apegam a "lendas urbanas". Só conseguem fazer voar a dupla OS glow e Futaba. No clube mesmo (Japi) tem alguns. Não sou modelista antigo, mas será que esses antigos conseguiam acertar um motor Rossi ou Super Tigre ?
A dificuldade para acerter os BE é porque não tem nitro, a marcha lenta e retomada ficam críticas, as agulhas tem que estar certinhas, já nitro tolera bem mistura rica. E não ter nitro é um dos motivos do Bioethanol ser mais barato, não é o fato de ser etanol.
Nunca vi ou mexi num BE, mas a relação ar/combustível do etanol é 1:9 mais pobre que o metanol (1:6), a agulha fica muito mais sensível, se a rosca não for mais fina.

Há alguns anos eu tentei usar álccol de posto mais rícino (20%), no 40LA com uma A3 ficou bom, 10000rpm com uma 10X6", mas não cheguei a voar. Com um 46LA não conseguia mesma rotação de jeito nenhum.
Pessoalmente, eu acho que para motores menores que .60 não vale a pena, pois mesmo sendo mais barato e ainda consumindo menos, um galão de glow num .46 dá para uns 20/30 vôos. Já num 120, 160 ou maior é outra estória, são 4 vôos por galão. No Japão existe o 120BE, não sei porque não trazem.


Abs
[/quote:3ccc092052]
Realmente, e se esses mas antigos falam determinada coisa a maioria aprova e tem aquilo como lei.
Eu sou novo no aeromodelismo, 1 ano apenas, e desde o inicio voei com o OS 55 BE, até outro dia ele estava me dando um pouco de dor de cabeça por causa da regulagem e os mais antigos da pista ficavam com receio em ajudar a regular pois nao conheciam nada dos BE, mas agora finalmente consegui acertar o motor e ele está pegando na primeira batida de hélice.
Mesmo quando o motor não estava 100% eu conseguia voar por 22 minutos e ainda sobrava um pouco de combustível no tanque de 10 oz.

Enviado: Qui Dez 12, 2013 9:53 pm
por carlaohsv
[quote:d5bb61010a="Lt_Nelson"] ... No Japão existe o 120BE, não sei porque não trazem...[/quote:d5bb61010a]
Há, e aqui já tem os 120BE, tenho vontade em ter um 120BE mas como já disse anteriormente não quero correr o risco de comprar um motor e ficar sem suporte do fabricante daqui a algum tempo.

Enviado: Qui Dez 12, 2013 10:03 pm
por carlaohsv
Penso também que caso a OS algum dia pare com o suporte aos motores BE por aqui, eu posso comprar o conjunto cabeçote e carburador do 55ax a metanol e trocar o do meu motor e transformar ele em motor glow convencional, pois pelo que vi o que muda entre eles é apena a tampa do cabeçote onde vai a vela e o carburador.

Pretendo compra um motor 120, pois gosto de aviões maiores, mas ainda estou na dúvida e gostaria de saber de vocês se compensa investir em mais um BE com uma possível conversão para metanol caso a OS pare de dar suporte, ou se compro um a metanol, ou se parto para gasolina.

Enviado: Qui Dez 12, 2013 10:52 pm
por rgmanica
Tem uma coisa muito "esquecida" nisso. O Metanol é altamente tóxico. Pode cegar fácil, fácil.
Eu fui um que dei muito pau no bio-e no começo, mas é pelo absurdo que tavam propagando sobre ele. Lembro que na época estavam contando que ele era muito mais vantajoso que o metanol. Muito mais econômico (no consumo) e muito mais potente. Lembro tb de receber muitos spams desse assunto vindos da antiga hobby link. Isso me deu mais ódio ainda do BE. A quantidade de dados errados tb me tiraram o crédito dos BE

Mas eles são motores. pronto. Ainda acho que eles teriam que investir mais um pouco pra eles ficarem melhores e mais baratos ainda. O etanol é bem mais barato, mas ainda tá muito caro esse suco por aqui.

Eu sou da antiga (19 anos de aero, 17 de glow é antiga?) e sempre tive raiva das "lendas urbanas" do aeromodelismo. lembro quando o elétrico surgiu, a quantidade de nariz torcido que tinha. O que houve? Barateou, barateou, barateou e hoje é beeeem acessível. Mas ainda tem os "velha guarda" que bestemam quando avistam o elétrico.

Enviado: Sex Dez 13, 2013 2:02 am
por rafael_reali
Eu tive dificuldade em comprar combustível BE por aqui. Devo ser o único que tem um BE. O comerciante disse que não tinha o combustível no momento e não sabia quando ia pedir, e ainda passaria de R$35,00 para R$40,00, ou mais cada galão. Resolvi esse problema simplesmente comprando direto da Dimetil Química. Só que eles só vendem na quantidade mínima de 4 galões. Cada galão sai por menos de R$22,00 + R$35,00 de frete. Com frete e tudo saiu mais barato que comprar da loja.

Fica ai a dica.