Motor YS 140 Supercharger.. opinião

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Motor YS 140 Supercharger.. opinião

Mensagem por lucioneto »

Galera, saudações.. Primeiramente, gostaria de explicitar que sou inexperiente, conto com a paciência dos colegas se por acaso, eu fizer alguma pergunta sem lógica, afinal, estou aqui pra aprender.

Já voo pequenos aeros elétricos, e agora, estou partindo para o meu primeiro modelo um pouco maior, e a combustão...

Pois bem..

Adquiri recentemente este aero

http://aileronmodelismo.com.br/aeromodelos-combustao/acrobaticos-/escapade-61-gpep-arf-great-planes-lancamento-gpma1201.phtml

E um motor destes, que nunca voou, foi apenas testado em bancada (o do link é apenas para demonstrar, o meu motor é novo)

http://www.ebay.com/itm/Very-Nice-YS-FZ140-Supercharged-4-Stroke-R-C-Model-Airplane-Engine-With-Muffler-/310764743630?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item485b05abce

O que vcs acham?

Sábado na pista, não conseguimos achar o ponto deste motor, alguem que tem algum deste ou parecido saberia me passar qual é a manha dele?

Estou usando combustivel 15%... alguma contra-indicação??

Desde já agradeço, e pelo desculpas aos experientes se as perguntas são meio descabidas, o fato é que sou iniciante, estou aqui para aprender com os colegas.

Obrigado!!
Lúcio Neto
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

a "manha".....
usar combustível com NO MÍNIMO 20% de óleo e 20%de nitro, nunca usar hélice que não esteja dentro do recomendado, e mesmo assim medir a rotação. motor YS 4T não pode girar demais, senão explode....
NUNCA mexer na regulagem da bomba, se você não sabe com 100% de certeza o que está fazendo.
SEMPRE troque a vela original por uma OS type "F" , própria para motores 4T
SEMPRE use tanque e mangueiras de silicone da DUBRO. as outras marcas simplesmente não aguentam a pressão que o regulador faz no tanque e acabam explodindo.... MESMO. mesmo assim eu uso ou trava plástica ao redor do tanque, ou enrolo o tanque com silver tape.
tenho OITO motores YS... 6 4T e 2 2T.
muito forte e muito confiável, desde que você siga o que eu comentei.em termos de performance por cilindrada, não conheço NENHUM que bate os YS.
abraços
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Mensagem por lucioneto »

Maravilha, amigo Camacho... e o que vc acha dessa motorização para o aero do link que destaquei anteriormente?

outra coisa... qual a consequencia de usar combustivel 15% neste motor??

obrigado pelo apoio, e um forte abraço!!
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

tá doido..... é muito motor. vai ser um parto pra acertar o CG, sem falar que vai desmontar esse modelinho voando. esse 140 é pra aeros do tamanho 30cc gasolina, acrobáticos com 1,80 metro de asa.
uso um 120 NC num sukhoy da goldberg(1,80 enverg. mais de 5kg de peso seco), o danado tem vertical balística....
15% de nitro ou óleo?
15% de óleo nem dá partida....vai acabar com seu motor. 15% de nitro eu usei, quando fiquei sem glow na pista uma vez.não vai dar regulagem bacana não.... mas voa.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Mensagem por lucioneto »

Então Camacho... este Escapade mede 1725mm de envergadura, pouco menos dos 1,80m q vc citou... quanto ao combustível, o colega do qual eu comprei o motor indicou realmente 20/20, mas q eu poderia usar o 15% nitro (meu caso) para não desgastar a vida útil do motor, ou o 30% caso eu queira dar tudo do motor, mas isso diminuiria a vida util do motor... enfim.. estou aprendendo, e como vc ja tem vários desses motores, conto com seu apoio!!... se tiver skype e puder me adicionar, ficaria imensamente grato... e fique tranquilo, não sou daqueles q fica "enchendo o saco" o tempo todo não... grande abraço... skype: lucioneto@msn.com ou então facebook... https://www.facebook.com/lucio.neto.35
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

sem medo de errar. esse aero aí é pequeno pra esse motor. um .91 4T leva ele com pé nas costas....
ele tem quase 1,80 de envergadura mas está mais pra um sport treinador asa baixa que pra um puro sangue acrobático....
vai ter problema até com tamanho de hélice. que esse 140 deve girar uma 16 ou 17 polegadas, até mais.
quanto a vida útil, o que vai mandar não é o quanto de nitro, mas o quanto de óleo.já usei até 40% de nitro, a difereça do 20% pro 40%não é lá essas coisas, sem falar que se não mexer na taxa de compressão, mais nitro é queimar dinheiro.... 20% de nitro é o ideal pros YS. 15% dá pra usar, mas não fica tão bom.... acima de 20 é jogar $$ fora... MHO
20% de ÓLEO-sempre. senão é pedir problema....
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

Tenho esse Escapade 61, o meu esta montado com um Magnun 91 4T, como o Camacho falou, é um aero esporte, com bastante diedro na asa... não é puro acrobatico.
Com o motor 91 4T ele voa esporte muito bem, não dá vertical infinita, mas não falta motor... aqui na pista tem um outro montado com 120 4T, mas acho que ficou super motorizado...

Um ponto importante, o aero vem com os estabilizadores para serem montados somente com parafusos... eu colei com epoxi tudo ( Estabilizador horizontal e Vertical)....
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Mensagem por lucioneto »

então Iwasa... sao apenas 2 parafusos que prendem o profundor e o leme mesmo.. pensei em colar, mas pra mim fica mais facil parafusado, pois assim a fuselagem cabe dentro do carro... quanto ao motor... to pensando até em vender este e pegar um mais adequado ao aero... ou seria melhor vender o aero e comprar outro mais adequado ao motor? qual seria um aero ideal pra esse motor?
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Mensagem por lucioneto »

[quote:84a261d12b="Camacho"]sem medo de errar. esse aero aí é pequeno pra esse motor. um .91 4T leva ele com pé nas costas....
ele tem quase 1,80 de envergadura mas está mais pra um sport treinador asa baixa que pra um puro sangue acrobático....
vai ter problema até com tamanho de hélice. que esse 140 deve girar uma 16 ou 17 polegadas, até mais.
quanto a vida útil, o que vai mandar não é o quanto de nitro, mas o quanto de óleo.já usei até 40% de nitro, a difereça do 20% pro 40%não é lá essas coisas, sem falar que se não mexer na taxa de compressão, mais nitro é queimar dinheiro.... 20% de nitro é o ideal pros YS. 15% dá pra usar, mas não fica tão bom.... acima de 20 é jogar $$ fora... MHO
20% de ÓLEO-sempre. senão é pedir problema....
ABRAÇOS[/quote:84a261d12b]
Lúcio Neto
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Mensagem por lucioneto »

Camacho.. vou fazer como vc falou.. vou instalar um super tigre .90 2t no escapade... e montar um acrobatico pra instalar o ys140... qual vc me indicaria? se nao for pedir demais, poderia mandar uns links? Valew!!
Responder