Motor velho, será que ainda tem condições de funcionar?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Motor velho, será que ainda tem condições de funcionar?

Mensagem por júlioadam »

Ele tem 90cc e era de uma motosserra alpina, ganhei ele de um familiar e ele me disse que esta parado a tempos. Para piorar a situação ficou mais um ano parado comigo... Vendo as fotos gostaria que me respondessem, ele ainda tem "condições" de funcionar? Entre aspas pois é difícil saber sem ter o motor na mão, mas gostaria de algumas dicas. Que fique claro, NÃO pretendo adaptar ele em um aeromodelo, é somente para velo funcionando.

É o da direita:
[img:1393fe6123]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/270999_105891186232795_1337564555_n.jpg[/img:1393fe6123]
Anexos
IMG_4709.JPG
IMG_4709.JPG (26.38 KiB) Exibido 2024 vezes
IMG_4710.JPG
IMG_4710.JPG (27.54 KiB) Exibido 2024 vezes
IMG_4719.JPG
IMG_4719.JPG (32.59 KiB) Exibido 2024 vezes
IMG_4711.JPG
IMG_4711.JPG (28.92 KiB) Exibido 2024 vezes
IMG_4707.JPG
IMG_4707.JPG (27.66 KiB) Exibido 2024 vezes
IMG_4705.JPG
IMG_4705.JPG (34.83 KiB) Exibido 2024 vezes
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Mensagem por brunobragantine »

deve funcionar sim eu e me pai temos um motosserra stihl para alguns afazeres aqui no sitio e as vezes fica em media de 6 meses a 1 ano parado e depois pega normal. As vezes tem que tirar o filtro de ar e jogar uma gasolina no "nariz" dele para funcionar kkkkk
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Tchê Julio

Com certeza funciona sim ! Já tive aero com motor de motosserra muito parecido com este teu.

Este teu está "inteiro", para uso em aeros dá para aliviar muito peso no volante e aliviar o que der na estrutura. Mas com certeza funciona sim. No máximo tu terás que trocas o reparo do carburador, tanto tempo parada deve estar com a membrana, borrachas de vedação ressecado e o carburador entupido. Antes de trocar o kit de reparo, desmonta o carburador, limpa bem, monta e poe a funcionar.

Se funcionar bem, beleza, senão troca o kit mesmo.

Não esquece de fazer um montante bem forte pra ele, é um motor que gira muito e vibra tambem.

Se precisar de uma dica, prende o grito.
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

Opa, obrigado pelas respostar.

Douglas, só por curiosidade seu aero com motor de motosserra não era camuflado?
Eu dei uma pesada nele sem o sistema do magneto com o volante e deu 2,8kg. Para um motor 90cc ele está leve? Depois desses comentários estou pensando seriamente em tentar adaptar para um aero, mesmo que demore alguns meses.

Outra coisa, o magneto original era preso no lado "oposto" ao cabeçote do motor, meio que em um angulo de 45°, teria como eu adaptar esse magneto em cima do cabeçote e mudar a posição do volante para ajustar a centelha da vela? Ou seria melhor pegar um cdi e ser feliz?

Abração!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Julio

O aero que tive era um asa alta com cara de treinadorzão, tinha um motor de roçadeira de 32cc... Provavelmente tu não o conheceu, isso faz uns 15 anos... heheheheheheeh !!!!

Mas para este teu motor se quiseres fazer um modelo, o bicho tem que ser grande, mais de 2m de envergadura, asa alta e de voo estável. Geralmente estes motores adaptados de motosserra são fortes e pouco velozes, desta forma a melhor opção seria um treinadorzão grande e calmo.

Te prepara, avião grande, (mais de 2m) é complicado para transportar. e obrigatoriamente tem que ser voado em clube.
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

É que eu me lembro de ter visto no Conesul a algum tempo um aero camuflado com motor adaptado, mas a 15 anos atrás eu acredito que não seja o mesmo aero.
Realmente li bastante sobre adaptações e foi o que percebi, mas para mim aeros estilo "papai-mamãe" são os mais bonitos, então um piper ou um treinador em escala maior esta de bom tamanho. Mesmo assim vou primeiro tentar funcionar ele e somente depois vou pensar se irei adaptar mesmo.

No momento a prioridade esta indo para um kit de um elétrico (aquele que eu falei que iria montar para me reingressar ao aeromodelismo), mas coma cirurgia tem ficado bem lento, depois disso é achar o lugar para voar e ai vem o 90cc.

Obrigado pelas dicas, abraços!
Responder