P-47D hangar 9 20cc - Terminado a Montagem!

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

[quote:34dcdbb7a5="Raketrinike"]como o motor é muito forte em relação ao modelo, não ficaria legal uma tri pá ou até quad pá?[/quote:34dcdbb7a5]

Cara o motor ficou legal nele, vi muitos videos pessoal usando saito FG20/21 e evo15cc, trocaram para Dle-20, tem até 2 doidos q colocaram dle-30 (ficou bem fora em tudo, no firewall, na potência) e outro que colocou saito radial 170, q é usado em aeros 120 /150...

Quanto a hélice, a quadripá vi funcionando bem em elétrico, mas nos gasser o Caveira já até explicou em outros posts, perigo de uma pá entrar no vácuo da outra e vc perder muito rendimento de motor, as quadri são usadas em motores como kolm e moki que usam rpm mais baixas, acho que máx de 4500 rpm....
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

[quote:fcbf11612f="adrianoquirino"][quote:fcbf11612f="Raketrinike"]como o motor é muito forte em relação ao modelo, não ficaria legal uma tri pá ou até quad pá?[/quote:fcbf11612f]

Cara o motor ficou legal nele, vi muitos videos pessoal usando saito FG20/21 e evo15cc, trocaram para Dle-20, tem até 2 doidos q colocaram dle-30 (ficou bem fora em tudo, no firewall, na potência) e outro que colocou saito radial 170, q é usado em aeros 120 /150...

Quanto a hélice, a quadripá vi funcionando bem em elétrico, mas nos gasser o Caveira já até explicou em outros posts, perigo de uma pá entrar no vácuo da outra e vc perder muito rendimento de motor, as quadri são usadas em motores como kolm e moki que usam rpm mais baixas, acho que máx de 4500 rpm....[/quote:fcbf11612f]

coloque uma 17x6 Adriano!
vai voar bem melhor...

a 16x6 é muito pequena pro DLE20!

abs
Campeão Brasileiro Escala - 2012/ 2013
12º no TOP GUN - World Championship - 2014
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

[quote:5b6e2a94ab="lanmrj"][quote:5b6e2a94ab="Caveira Special Paint"]se for um DLE 20cc, uma 16x6 pode tirar o motor do giro...

use 17x6... abss[/quote:5b6e2a94ab]

Luciano,

Explique esse tirar do giro?

Já usei em dois 20cc e nunca tive problemas, as rpm ficam dentro da especificação do fabricante!

Léo Miranda
Ps.: parabéns pelo resultado no top gun!!![/quote:5b6e2a94ab]


Valeu Léo!

Vou dar uma explicação meio [u:5b6e2a94ab]"tabajara"[/u:5b6e2a94ab], mas quando me explicaram até que faz sentido!

O exercício consiste em pegar as hélices que vem no manual do DLE 20cc (ou de qq motor) e multiplicar o passo pelo diâmetro.
Do DLE20cc, são elas: 14x10, 15x8, 16x6, 16x8, 17x6

multiplicando o passo pelo diâmetro, vc vai chegar num número "X". vamos chamar esse numero "X" de sobrecarga ou esforço do motor!
Comparando os resultados, vc consegue saber quais destas hélices são mais "pesadas" (em empuxo/ sobrecarga do motor) e quais são mais leves!

14x10 = 140
15x8 = 120
16x6 = 96
16x8 = 128
17x6 = 102

por essa "teoria" da pra ver que a helice que seria mais "leve" é a 16x6. ou seja, nesse contexto, seria a helice que menos faria esforço no motor, o que subiria relativamente o RPM, podendo "tirar de giro" ou passando do limite de RPM do fabricante.

talvez nesse caso esteja dentro do giro ja que o fabricante da essa opção, masss, ja que temos "giro em sobra", eu colocaria uma 17x6, pois vc vai aumentar a área do fluxo da helice e manter o mesmo passo.

acho que o motor vai ficar mais eficiente, vai gerar mais fluxo de ar pra cauda...

como disse, não é nenhuma teoria da relatividade ou algo mega complexo, mas já pus a prova com um DLE55 e faz sentido!
claro que o desenho da hélice é mega importante... de uma XOAR pra uma ZINGER os RPMs do DLE55 variaram de 6600 a 6000.

serve pra ter uma idéia básica inicial!

PS: impotante: siga o diametro recomendado pelo fabricante... pois ja vi neguinho diminuindo o passo pra 4 e colocando uma helice diametro 20... ou seja, uma 20x4... apesar da conta ser "80", o diametro é muito grande e faz o motor trabalhar com muito esforço!

abraçosss
Campeão Brasileiro Escala - 2012/ 2013
12º no TOP GUN - World Championship - 2014
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

Muito interessante essa análise de hélices. Tenho um DLE20 e utilizo a 16x8 e vai muito bem. Hélice é uma Master Airscrew K-series. Uma Xoar de madeira no mesmo tamanho será que daria um rendimento melhor?

Também já pensei em colocar uma tripá. É verdade que elas diminuem o empuxo?
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

[quote:8e0335f8dd="Metz"]Muito interessante essa análise de hélices. Tenho um DLE20 e utilizo a 16x8 e vai muito bem. Hélice é uma Master Airscrew K-series. Uma Xoar de madeira no mesmo tamanho será que daria um rendimento melhor?

Também já pensei em colocar uma tripá. É verdade que elas diminuem o empuxo?[/quote:8e0335f8dd]

Xoar de madeira vai rodar bem, pq ela não "deflexiona" como as MAS de nylon, você vai conseguir uma regulagem melhor!!!
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

coloque uma 17x6 Adriano!
vai voar bem melhor...

a 16x6 é muito pequena pro DLE20!

abs[/quote]

Tô usando uma 16x10 Mejzlik de carbono, Caveira, se eu comprar alguma coisa gringa, vou encomendar uma 17x6 da Biela, gostei por ser bem mais firme e rapidinho conseguir regular o motor.
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

[quote:7fdc9564da="adrianoquirino"]Xoar de madeira vai rodar bem, pq ela não "deflexiona" como as MAS de nylon, você vai conseguir uma regulagem melhor!!![/quote:7fdc9564da]

Interessante. Realmente a deflexão é bem visível, parado no chão da pra ver a hélice envergando quando da todo motor de uma só vez. Atualmente a regulagem do meu motor está certinha, então nesse quesito acho que não vai ter muita mudança. Valeu!
Blade MCPX2 | Quad Scarab Reconn V3 | La Racer Glow .46 | Parkzone Radian Pro | P-51D Mustang DLE-20 | Escapade .61 DLE-20
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

[quote:10f484b3c2="Metz"]Muito interessante essa análise de hélices. Tenho um DLE20 e utilizo a 16x8 e vai muito bem. Hélice é uma Master Airscrew K-series. Uma Xoar de madeira no mesmo tamanho será que daria um rendimento melhor?

Também já pensei em colocar uma tripá. É verdade que elas diminuem o empuxo?[/quote:10f484b3c2]


Tem muitas variáveis na escolha da helice mas eu diria que o mais importante é juntar a performance do motor + o que vc espera do comportamento do aero.
Por exemplo, meus Warbirds eu uso 23x8 no DLE55. É uma helice que infla bastante a cauda e deixa o modelo com velocidade mais baixa do que com uma 22x10.
O RPM da 23x8 é cerca de 6700 e da 22x10 é 6100.
Normalmente é a 22x10 que é mais usada pra dar mais velocidade...

Ja os Piper J3 cub. Zica pra decolar porque todo mundo coloca helice pequena, passo grande... se inverter, colcoar uma helice grande e passo curto, vai ficar mto mais estável na decolagem, e vai voar mto mais lentão escala...


Pra uma Tri ou Quadri, quanto maior for o RPM do motor, pior vai ficar!
Vc vai ter que diminuir muito o diametro e o passo pra que o motor gire sem esquentar. Se o motor tiver um RPM mto alto, uma pá entra no vácuo da outra e perde performance...
Cara, eu ja vi nego colocando quadripá num DLE55... De 23x8 bipá o cara teve que mudar pra 18x10 quadripá... perdeu quase 40% da performance do motor... ou seja, imagina vc com um DLE55 no nariz do bicho, mas com uma performance de um DLE20cc?? Vc tiraria o aero do chao?? Rsrsrs
Esse cara nãoo teve coragem de sair do chão!

Tripá da pra por no 20cc sim.
Eu usava uma 15x7 da master no meu Hellcat e vai bem... perde uns 15% comparado com a 16x8 (fiz esse teste) mas voa porque está supermotorizado.

Quadripá somente em motor radial tipo Moki, que o RPM maximo é 4500. Ai vai bem!

abraços
Campeão Brasileiro Escala - 2012/ 2013
12º no TOP GUN - World Championship - 2014
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

uma outra forma é amarrar uma balança dessas chinesas no aero e prender num postinho pra fazer o teste de empuxo.

ai da pra ver exatamente qtos Kgs de empuxo a determinada helice está fornecendo

Biela é fudida!!
mas toma cuidado pois triscou no chao, já era!

absss
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

Muito obrigado pelos esclarecimentos caveira! Eu tirei o DLE20 do meu P51 e atualmente estou usando ele em um Escapade .61, que na real o motor está bem forte pra ele. Estou esperando uma ampliação da nossa nova pista para poder voar o P51 de novo.
Me falaram pra colocar uma tripá pois com o trem original do escapade a hélice quase pega no chao quando o aero nivela na decolagem, tipo fica a uns 2cm do chao, qualquer pilonada e já trava a hélice.

Essa dica de medir empuxo com balança chinesa é uma boa!

Valeu Caveira!
Em tempo, curti mto seu aero que apareceu na revista. Até te add no face mas nao obtive resposta :P
Abraço!
Responder