Amaciamento de motor glow na "bancada"

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
lucassiqueiramc
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qua Mar 19, 2014 4:54 pm
Localização: Campos dos Goytacazes - RJ

Amaciamento de motor glow na "bancada"

Mensagem por lucassiqueiramc »

Fala aí pessoal, venho compartilhar com vocês uma forma um tanto quanto reciclável de se amaciar os motores no geral, fora do próprio modelo.. sem querer suja-lo, ou com a intenção de preservar o aeromodelo..

Motor glow ASP .46
[img:15c246f53f]https://imagizer.imageshack.us/v2/360x270q90/837/hs1w.jpg[/img:15c246f53f]


Aquí usei uma daquelas caixas de horti-fruti, bem firmes, para prender o montante do motor e em seguida, fixar o motor no montante e fiz também uma pequena 'cava' para que a mufla se encaixe sem ficar encostando no caixote.
[img:15c246f53f]https://imagizer.imageshack.us/v2/360x270q90/534/5ilg.jpg[/img:15c246f53f]


Preguei uma bandeja nas bordas do caixote para dar suporte ao motor, e para fixar o motor, usei uma fita elástica. Fiz quatro furos nessa bandeja e trancei a fita de elástico de maneira que formasse um 'X'
[img:15c246f53f]https://imagizer.imageshack.us/v2/360x270q90/546/y6hl.jpg[/img:15c246f53f]


Agora, quando for ligar o motor, é só colocar bastante peso dentro da caixa.. Tijolos, sacos de areia, pedras.. aí vale o que tiver perto pra pesar e deixar o caixote bem imóvel.


Será meu primeiro aeromodelo glow e também meu primeiro amaciamento. Espero que ocorra tudo bem!

Até mais :)
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

Seu tanque de combustível está acima da linha do carburador. O ideal é que fique no mesmo nível.Dessa maneira a carburação irá variar de acordo com o nível de combustível no tanque..... :roll: má idéia.
Avatar do usuário
lucassiqueiramc
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qua Mar 19, 2014 4:54 pm
Localização: Campos dos Goytacazes - RJ

Mensagem por lucassiqueiramc »

[quote:20e4cdfa96="roberto.mazza"]Seu tanque de combustível está acima da linha do carburador. O ideal é que fique no mesmo nível.Dessa maneira a carburação irá variar de acordo com o nível de combustível no tanque..... :roll: má idéia.[/quote:20e4cdfa96]

Já fiz o teste e tudo ok! fluiu tranquilamente, sem problemas. Mas vale a dica!
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

O Mazza não disse que não iria fluir.
Disse que que é má ideia pois a pressão do combustível será maior do que no modelo onde ele será instalado..

Os ajustes não serão mantidos na bancada e no modelo.
Avatar do usuário
lucassiqueiramc
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qua Mar 19, 2014 4:54 pm
Localização: Campos dos Goytacazes - RJ

Mensagem por lucassiqueiramc »

[quote:028570b1d0="Abib"]O Mazza não disse que não iria fluir.
Disse que que é má ideia pois a pressão do combustível será maior do que no modelo onde ele será instalado..

Os ajustes não serão mantidos na bancada e no modelo.[/quote:028570b1d0]

E nem eu disse que ele disse que nao iria fluir. rsrs

Pelo fato de ter que fazer a afinação após o amaciamento, não me preocupei com esse detalhe. Me corrija se for besteira.
binaguil
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Dez 27, 2013 7:50 pm
Localização: Rolim de moura

Mensagem por binaguil »

É mesmo necessário amaciar um motor de aeromodelo em bancada? tenho pouco tempo no aeromodelismo, motivo esse da pergunta, e queria intender qual a diferencia do motor 2t grow para um 2t qualquer instalado em uma motocicleta por exemplo.
Avatar do usuário
lucassiqueiramc
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qua Mar 19, 2014 4:54 pm
Localização: Campos dos Goytacazes - RJ

Mensagem por lucassiqueiramc »

[quote:402b306dc6="binaguil"]É mesmo necessário amaciar um motor de aeromodelo em bancada? tenho pouco tempo no aeromodelismo, motivo esse da pergunta, e queria intender qual a diferencia do motor 2t grow para um 2t qualquer instalado em uma motocicleta por exemplo.[/quote:402b306dc6]

Rapaz.. Tambem sou novo nos combustoes.. Mas o que eu posso te dizer é que nao é obrigatorio ser em bancada.. Pode ser no aviao e uns ate amaciam em voo.. Mas acrddito que trnha que ter uma nocao bem maior. Eu optei por amaciar na bancada pelo fato de preservar o aviao de sujeira, etc.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Mensagem por rafael_reali »

Amaciar o motor na bancada ou no aero da na mesma. O primeiro processo de amaciamento é rápido e simples, basicamente e queimar dois tanques... A vantagem de fazer no aero é que toda a vibração do motor será absorvida pela estrutura do aeromodelo. A outra vantagem é que com o rádio instalado fica mais fácil fazer a aceleração e desaceleração desse processo, e com a respeito da "sujeira", ela é a mesma no modelo, amaciando o motor ou não.

Uma coisa que poucos falam a respeito de amaciar na bancada é que o motor precisa vibrar. faz parte do seu funcionamento e tirar isso é um erro grave. Quer dizer, vc até pode fixar o motor em uma madeira, mas de nada adianta se ela for grossa e estiver muito próxima da morsa. O motor tem que ser fixado em uma madeira (tábua ou compensado) e estar a uma certa distância da morsa.

Uma pequena contribuição de um OS26 4 Tempos que eu coloquei para funcionar depois de 10 anos parado:
[yt]6z8PKOHf3Bo[/yt]
Avatar do usuário
lucassiqueiramc
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qua Mar 19, 2014 4:54 pm
Localização: Campos dos Goytacazes - RJ

Mensagem por lucassiqueiramc »

Optei pela 'bancada' tambem pelo fato de ser mais facil fixacao do que se fosse no modelo e tambem para evitar um possivel dano na fibra pelo manuseio.. Enfim, preservar o modelo no geral.

[quote:155212c229="rafael_reali"]Amaciar o motor na bancada ou no aero da na mesma. O primeiro processo de amaciamento é rápido e simples, basicamente e queimar dois tanques... A vantagem de fazer no aero é que toda a vibração do motor será absorvida pela estrutura do aeromodelo. A outra vantagem é que com o rádio instalado fica mais fácil fazer a aceleração e desaceleração desse processo, e com a respeito da "sujeira", ela é a mesma no modelo, amaciando o motor ou não.

Uma coisa que poucos falam a respeito de amaciar na bancada é que o motor precisa vibrar. faz parte do seu funcionamento e tirar isso é um erro grave. Quer dizer, vc até pode fixar o motor em uma madeira, mas de nada adianta se ela for grossa e estiver muito próxima da morsa. O motor tem que ser fixado em uma madeira (tábua ou compensado) e estar a uma certa distância da morsa.

Uma pequena contribuição de um OS26 4 Tempos que eu coloquei para funcionar depois de 10 anos parado:
[yt]6z8PKOHf3Bo[/yt][/quote:155212c229]

Boas dicas. Confesso que nao pensei na importancia da vibracao, mas por coincidencia ou sorte, esse esquema que fiz vibra e é bastante similar do jeito que seria na aeronave.
Avatar do usuário
joaoseara
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Ter Mai 25, 2010 11:10 am
Localização: Itabuna-bahia

Mensagem por joaoseara »

No amaciamento não se esqueça de deixar o motor bem gordo para manter um lubrificação/refrigeração necessaria para esse periodo e depois de instala-lo no modelo tambem deixe gordo nos primeiros voos e va afinando de acordo a necessidade pois voce notara a diferença em cada voo.
Responder