Amaciamento de motor glow na "bancada"
- lucassiqueiramc
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Amaciamento de motor glow na "bancada"
Fala aí pessoal, venho compartilhar com vocês uma forma um tanto quanto reciclável de se amaciar os motores no geral, fora do próprio modelo.. sem querer suja-lo, ou com a intenção de preservar o aeromodelo..
Motor glow ASP .46
[img:15c246f53f]https://imagizer.imageshack.us/v2/360x270q90/837/hs1w.jpg[/img:15c246f53f]
Aquí usei uma daquelas caixas de horti-fruti, bem firmes, para prender o montante do motor e em seguida, fixar o motor no montante e fiz também uma pequena 'cava' para que a mufla se encaixe sem ficar encostando no caixote.
[img:15c246f53f]https://imagizer.imageshack.us/v2/360x270q90/534/5ilg.jpg[/img:15c246f53f]
Preguei uma bandeja nas bordas do caixote para dar suporte ao motor, e para fixar o motor, usei uma fita elástica. Fiz quatro furos nessa bandeja e trancei a fita de elástico de maneira que formasse um 'X'
[img:15c246f53f]https://imagizer.imageshack.us/v2/360x270q90/546/y6hl.jpg[/img:15c246f53f]
Agora, quando for ligar o motor, é só colocar bastante peso dentro da caixa.. Tijolos, sacos de areia, pedras.. aí vale o que tiver perto pra pesar e deixar o caixote bem imóvel.
Será meu primeiro aeromodelo glow e também meu primeiro amaciamento. Espero que ocorra tudo bem!
Até mais :)
Motor glow ASP .46
[img:15c246f53f]https://imagizer.imageshack.us/v2/360x270q90/837/hs1w.jpg[/img:15c246f53f]
Aquí usei uma daquelas caixas de horti-fruti, bem firmes, para prender o montante do motor e em seguida, fixar o motor no montante e fiz também uma pequena 'cava' para que a mufla se encaixe sem ficar encostando no caixote.
[img:15c246f53f]https://imagizer.imageshack.us/v2/360x270q90/534/5ilg.jpg[/img:15c246f53f]
Preguei uma bandeja nas bordas do caixote para dar suporte ao motor, e para fixar o motor, usei uma fita elástica. Fiz quatro furos nessa bandeja e trancei a fita de elástico de maneira que formasse um 'X'
[img:15c246f53f]https://imagizer.imageshack.us/v2/360x270q90/546/y6hl.jpg[/img:15c246f53f]
Agora, quando for ligar o motor, é só colocar bastante peso dentro da caixa.. Tijolos, sacos de areia, pedras.. aí vale o que tiver perto pra pesar e deixar o caixote bem imóvel.
Será meu primeiro aeromodelo glow e também meu primeiro amaciamento. Espero que ocorra tudo bem!
Até mais :)
- roberto.mazza
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- lucassiqueiramc
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[quote:20e4cdfa96="roberto.mazza"]Seu tanque de combustível está acima da linha do carburador. O ideal é que fique no mesmo nível.Dessa maneira a carburação irá variar de acordo com o nível de combustível no tanque..... :roll: má idéia.[/quote:20e4cdfa96]
Já fiz o teste e tudo ok! fluiu tranquilamente, sem problemas. Mas vale a dica!
Já fiz o teste e tudo ok! fluiu tranquilamente, sem problemas. Mas vale a dica!
- lucassiqueiramc
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[quote:028570b1d0="Abib"]O Mazza não disse que não iria fluir.
Disse que que é má ideia pois a pressão do combustível será maior do que no modelo onde ele será instalado..
Os ajustes não serão mantidos na bancada e no modelo.[/quote:028570b1d0]
E nem eu disse que ele disse que nao iria fluir. rsrs
Pelo fato de ter que fazer a afinação após o amaciamento, não me preocupei com esse detalhe. Me corrija se for besteira.
Disse que que é má ideia pois a pressão do combustível será maior do que no modelo onde ele será instalado..
Os ajustes não serão mantidos na bancada e no modelo.[/quote:028570b1d0]
E nem eu disse que ele disse que nao iria fluir. rsrs
Pelo fato de ter que fazer a afinação após o amaciamento, não me preocupei com esse detalhe. Me corrija se for besteira.
- lucassiqueiramc
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- Registrado em: Qua Mar 19, 2014 4:54 pm
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[quote:402b306dc6="binaguil"]É mesmo necessário amaciar um motor de aeromodelo em bancada? tenho pouco tempo no aeromodelismo, motivo esse da pergunta, e queria intender qual a diferencia do motor 2t grow para um 2t qualquer instalado em uma motocicleta por exemplo.[/quote:402b306dc6]
Rapaz.. Tambem sou novo nos combustoes.. Mas o que eu posso te dizer é que nao é obrigatorio ser em bancada.. Pode ser no aviao e uns ate amaciam em voo.. Mas acrddito que trnha que ter uma nocao bem maior. Eu optei por amaciar na bancada pelo fato de preservar o aviao de sujeira, etc.
Rapaz.. Tambem sou novo nos combustoes.. Mas o que eu posso te dizer é que nao é obrigatorio ser em bancada.. Pode ser no aviao e uns ate amaciam em voo.. Mas acrddito que trnha que ter uma nocao bem maior. Eu optei por amaciar na bancada pelo fato de preservar o aviao de sujeira, etc.
- rafael_reali
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- Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
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Amaciar o motor na bancada ou no aero da na mesma. O primeiro processo de amaciamento é rápido e simples, basicamente e queimar dois tanques... A vantagem de fazer no aero é que toda a vibração do motor será absorvida pela estrutura do aeromodelo. A outra vantagem é que com o rádio instalado fica mais fácil fazer a aceleração e desaceleração desse processo, e com a respeito da "sujeira", ela é a mesma no modelo, amaciando o motor ou não.
Uma coisa que poucos falam a respeito de amaciar na bancada é que o motor precisa vibrar. faz parte do seu funcionamento e tirar isso é um erro grave. Quer dizer, vc até pode fixar o motor em uma madeira, mas de nada adianta se ela for grossa e estiver muito próxima da morsa. O motor tem que ser fixado em uma madeira (tábua ou compensado) e estar a uma certa distância da morsa.
Uma pequena contribuição de um OS26 4 Tempos que eu coloquei para funcionar depois de 10 anos parado:
[yt]6z8PKOHf3Bo[/yt]
Uma coisa que poucos falam a respeito de amaciar na bancada é que o motor precisa vibrar. faz parte do seu funcionamento e tirar isso é um erro grave. Quer dizer, vc até pode fixar o motor em uma madeira, mas de nada adianta se ela for grossa e estiver muito próxima da morsa. O motor tem que ser fixado em uma madeira (tábua ou compensado) e estar a uma certa distância da morsa.
Uma pequena contribuição de um OS26 4 Tempos que eu coloquei para funcionar depois de 10 anos parado:
[yt]6z8PKOHf3Bo[/yt]
- lucassiqueiramc
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Optei pela 'bancada' tambem pelo fato de ser mais facil fixacao do que se fosse no modelo e tambem para evitar um possivel dano na fibra pelo manuseio.. Enfim, preservar o modelo no geral.
[quote:155212c229="rafael_reali"]Amaciar o motor na bancada ou no aero da na mesma. O primeiro processo de amaciamento é rápido e simples, basicamente e queimar dois tanques... A vantagem de fazer no aero é que toda a vibração do motor será absorvida pela estrutura do aeromodelo. A outra vantagem é que com o rádio instalado fica mais fácil fazer a aceleração e desaceleração desse processo, e com a respeito da "sujeira", ela é a mesma no modelo, amaciando o motor ou não.
Uma coisa que poucos falam a respeito de amaciar na bancada é que o motor precisa vibrar. faz parte do seu funcionamento e tirar isso é um erro grave. Quer dizer, vc até pode fixar o motor em uma madeira, mas de nada adianta se ela for grossa e estiver muito próxima da morsa. O motor tem que ser fixado em uma madeira (tábua ou compensado) e estar a uma certa distância da morsa.
Uma pequena contribuição de um OS26 4 Tempos que eu coloquei para funcionar depois de 10 anos parado:
[yt]6z8PKOHf3Bo[/yt][/quote:155212c229]
Boas dicas. Confesso que nao pensei na importancia da vibracao, mas por coincidencia ou sorte, esse esquema que fiz vibra e é bastante similar do jeito que seria na aeronave.
[quote:155212c229="rafael_reali"]Amaciar o motor na bancada ou no aero da na mesma. O primeiro processo de amaciamento é rápido e simples, basicamente e queimar dois tanques... A vantagem de fazer no aero é que toda a vibração do motor será absorvida pela estrutura do aeromodelo. A outra vantagem é que com o rádio instalado fica mais fácil fazer a aceleração e desaceleração desse processo, e com a respeito da "sujeira", ela é a mesma no modelo, amaciando o motor ou não.
Uma coisa que poucos falam a respeito de amaciar na bancada é que o motor precisa vibrar. faz parte do seu funcionamento e tirar isso é um erro grave. Quer dizer, vc até pode fixar o motor em uma madeira, mas de nada adianta se ela for grossa e estiver muito próxima da morsa. O motor tem que ser fixado em uma madeira (tábua ou compensado) e estar a uma certa distância da morsa.
Uma pequena contribuição de um OS26 4 Tempos que eu coloquei para funcionar depois de 10 anos parado:
[yt]6z8PKOHf3Bo[/yt][/quote:155212c229]
Boas dicas. Confesso que nao pensei na importancia da vibracao, mas por coincidencia ou sorte, esse esquema que fiz vibra e é bastante similar do jeito que seria na aeronave.