Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa
Moderador: Paulinho
- marcos kurtrock
- membro
- Mensagens: 275
- Registrado em: 19 Set 2008 18:05
- Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia
Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa
ola pessoal, depois de já quase 3 anos no aeromodelismo o que me parece ser um caminho sem volta, caminho esse muito prazeroso depois de voar "moto planador e Stick, é com muito prazer que venho aqui apresentar a vocês meu próximo modelo, uma ousadia de minha parte já partir pra um modelo nessas dimensões... mas que com fé em Deus vai da tudo certo.
configurações do mesmo
Piper J3 Cub - 2,64 envergadura
motor - DLE 30cc
servos - 06 Turnigy High Torque Digital Servo (Metal Gear)10.6kg / .13sec / 52g
baterias: 02 Turnigy nano-tech 3000mAh 2S1P 20~40C LiFePo4
helices : 02 18x08 e 01 18x10 madeira
05 Twisted 60CM Servo Lead Extention (JR)
receptor -R620 - OrangeRx R620 Spektrum/JR DSM2
01 Turnigy Multi-Blade Micro Tachometer
01 Turnigy 12v Electric Fuel Pump Nitro/Gas
material usado para esse modelo
Cedro Rosa, Balsa e compensado
nervuras e cavernas cortadas a laser
essa construção será toda feita pelo amigo e aero modelista "Vitor Nogueira" ao qual já tem larga experiência em construções.
mas qualquer ajuda, ideia, a experiência de quem tem ou já teve esse modelo e com esse motor sempre será bem vinda, desde já agradesço
Marcos Freire
configurações do mesmo
Piper J3 Cub - 2,64 envergadura
motor - DLE 30cc
servos - 06 Turnigy High Torque Digital Servo (Metal Gear)10.6kg / .13sec / 52g
baterias: 02 Turnigy nano-tech 3000mAh 2S1P 20~40C LiFePo4
helices : 02 18x08 e 01 18x10 madeira
05 Twisted 60CM Servo Lead Extention (JR)
receptor -R620 - OrangeRx R620 Spektrum/JR DSM2
01 Turnigy Multi-Blade Micro Tachometer
01 Turnigy 12v Electric Fuel Pump Nitro/Gas
material usado para esse modelo
Cedro Rosa, Balsa e compensado
nervuras e cavernas cortadas a laser
essa construção será toda feita pelo amigo e aero modelista "Vitor Nogueira" ao qual já tem larga experiência em construções.
mas qualquer ajuda, ideia, a experiência de quem tem ou já teve esse modelo e com esse motor sempre será bem vinda, desde já agradesço
Marcos Freire
- marcos kurtrock
- membro
- Mensagens: 275
- Registrado em: 19 Set 2008 18:05
- Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia
vou postando fotos de acordo com o progresso!!
- Anexos
-
- CAM00301.jpg (35.63 KiB) Exibido 12610 vezes
-
- CAM00297.jpg
- (32.95 KiB) Baixado 6390 vezes
-
- CAM00302.jpg
- começando a montagem da asa!!
- (36.37 KiB) Baixado 6390 vezes
-
- 10152829_262823237228478_1963651872_n.jpg
- (33.01 KiB) Baixado 6390 vezes
-
- 10168402_262823240561811_559500485_n.jpg
- apenas pra se ter uma ideia de como está ficando
- (37.68 KiB) Baixado 6390 vezes
- marcos kurtrock
- membro
- Mensagens: 275
- Registrado em: 19 Set 2008 18:05
- Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia
continuando...
- Anexos
-
- lateral colada
- 10151535_261129444064524_1053807187_n.jpg (29.25 KiB) Exibido 12603 vezes
-
- 1555895_261590680685067_723557917_n.jpg (24.28 KiB) Exibido 12603 vezes
-
- 10151535_261129444064524_1053807187_n.jpg (29.25 KiB) Exibido 12603 vezes
-
- 1456022_250336711810464_39963899_n.jpg (35.38 KiB) Exibido 12603 vezes
-
- 1940113_250580325119436_1648318547_n.jpg (16.5 KiB) Exibido 12603 vezes
-
- 1456022_250336711810464_39963899_n.jpg (35.38 KiB) Exibido 12603 vezes
- marcos kurtrock
- membro
- Mensagens: 275
- Registrado em: 19 Set 2008 18:05
- Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia
- marcos kurtrock
- membro
- Mensagens: 275
- Registrado em: 19 Set 2008 18:05
- Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia
- marcos kurtrock
- membro
- Mensagens: 275
- Registrado em: 19 Set 2008 18:05
- Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia
- marcos kurtrock
- membro
- Mensagens: 275
- Registrado em: 19 Set 2008 18:05
- Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia
-
- membro
- Mensagens: 127
- Registrado em: 21 Set 2011 17:21
- Localização: Sorocaba
-
- membro
- Mensagens: 17
- Registrado em: 09 Abr 2014 20:59
- Localização: nova iguaçú rj
- Contato:
- gabrieltimm
- membro
- Mensagens: 267
- Registrado em: 11 Jan 2011 15:45
- tio cenoura
- membro
- Mensagens: 966
- Registrado em: 25 Mar 2010 20:49
- Localização: Floripa-SC
- marcos kurtrock
- membro
- Mensagens: 275
- Registrado em: 19 Set 2008 18:05
- Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia
marcelo fichinha Assunto: não vejo a hora de ter capacidade para construir esses aeros grandes eu ainda tenho dificuldades para saber qual as epessuras das balsas e varetas .. parabéns está ficando um luxo um forte abraço
obrigado Marcelo eu apenas construir um stick em depron, que voa de mais, mas não dava pra eu encarar construir um modelo desse! responsabilidade de mais
gabrieltimm Assunto: Hehehe é bem avantajado né!Mas é isso ai vai com fé que da certo !
Acompanhando
Att
obrigado gabriel
so_bad Assunto: Olá Marcos,
Parabéns pelo aero e parabens ao Vitor pela montagem, que passei a acompanhar.
Gostaria de saber em qual planta se baseou, ela já era própria para corte a laser? E quem fez serviço de corte das peças, poderia informar?
Caso prefira, envie MP, por favor.
Desejo sucesso!
Ola so-bad brigado, na verdade essas informações tenho que ver com Vitor pra poder lhe responder com certeza, agora o corte foi feito aqui mesmo, em Vitoria da Conquista -bahia
tio cenoura Assunto: Espetacular! !!
Vai voar demais... eu tinha um nessas medidas da twm e o mesmo
Motor. Perfeito. .. maravilhoso..
Cuidado com o peso de cauda. O projeto do piper tem um momento de nariz curto.
Abraço e continua postando!
obrigado pois então to ansioso mas tá num andamento bom!!
obrigado Marcelo eu apenas construir um stick em depron, que voa de mais, mas não dava pra eu encarar construir um modelo desse! responsabilidade de mais
gabrieltimm Assunto: Hehehe é bem avantajado né!Mas é isso ai vai com fé que da certo !
Acompanhando
Att
obrigado gabriel
so_bad Assunto: Olá Marcos,
Parabéns pelo aero e parabens ao Vitor pela montagem, que passei a acompanhar.
Gostaria de saber em qual planta se baseou, ela já era própria para corte a laser? E quem fez serviço de corte das peças, poderia informar?
Caso prefira, envie MP, por favor.
Desejo sucesso!
Ola so-bad brigado, na verdade essas informações tenho que ver com Vitor pra poder lhe responder com certeza, agora o corte foi feito aqui mesmo, em Vitoria da Conquista -bahia
tio cenoura Assunto: Espetacular! !!
Vai voar demais... eu tinha um nessas medidas da twm e o mesmo
Motor. Perfeito. .. maravilhoso..
Cuidado com o peso de cauda. O projeto do piper tem um momento de nariz curto.
Abraço e continua postando!
obrigado pois então to ansioso mas tá num andamento bom!!
- marcos kurtrock
- membro
- Mensagens: 275
- Registrado em: 19 Set 2008 18:05
- Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia
- marcos kurtrock
- membro
- Mensagens: 275
- Registrado em: 19 Set 2008 18:05
- Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia
cavernas e painel
- Anexos
-
- CAM00003.jpg
- (36.84 KiB) Baixado 5851 vezes
-
- CAM00002.jpg
- (36.7 KiB) Baixado 5851 vezes
-
- CAM00001.jpg
- (36.09 KiB) Baixado 5851 vezes
- marcos kurtrock
- membro
- Mensagens: 275
- Registrado em: 19 Set 2008 18:05
- Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia
- marcos kurtrock
- membro
- Mensagens: 275
- Registrado em: 19 Set 2008 18:05
- Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia
[quote:0597560aff="marcos kurtrock"]até pensei nisso, mas como o voo dele já é muito dócil fui aconselhado a não colocar!![/quote:0597560aff]
Dócil?
Quem te disse isso?
Se fosse dócil o Piper J3 seria um treinador para iniciantes, coisa que todos nós sabemos que não é.
O seu trabalho está ótimo, não há o que discutir, só faltou esse pequeno detalhe que deixaria o Piper realmente dócil.
Todos que conhecem realmente os Piper J3 RC sabem que ele tem sérios problemas de estol de ponta de asa em aproximações de pouso e em curvas fechadas com os ailerons.
Você tem algum simulador de voo como o Phoenix por exemplo?
Se tem o Phoenix ou o Aerofly, vá nas características do Piper J3 e veja que mesmo no simulador, o Piper tem diedro e washout.
Não estou te acusando por não usar, somente comentando que se o original tem que foi projetado por engenheiros, tem por um motivo óbvio que é a estabilidade do voo.
Não quer utilizar? é um direito seu, só comento aqui para que iniciantes possam saber da real construção de um Piper J3 e os motivos que o levam a não ser um treinador para quem está começando, pois ainda não vi um Piper J3 RC comercializado que tenha diedro e washout.
O washout nessas asas é fundamental, pois o Piper J3 tem uma envergadura maior do que os demais de sua classe, pois como podemos notar, os asa alta tem a fuselagem 75% da envergadura e o Piper tem a fuselagem 65% da envergadura, o que o torna mais suscetível ao estol de ponta de asa se não tiver o washout e menos estável sem o diedro.
Juntando o estol e a pouca estabilidade, se torna fácil entrar em parafuso com estol de ponta de asa que eu já vi acontecer muito com aqueles que não usam o leme para fazer as curvas em baixa velocidade.
Dócil?
Quem te disse isso?
Se fosse dócil o Piper J3 seria um treinador para iniciantes, coisa que todos nós sabemos que não é.
O seu trabalho está ótimo, não há o que discutir, só faltou esse pequeno detalhe que deixaria o Piper realmente dócil.
Todos que conhecem realmente os Piper J3 RC sabem que ele tem sérios problemas de estol de ponta de asa em aproximações de pouso e em curvas fechadas com os ailerons.
Você tem algum simulador de voo como o Phoenix por exemplo?
Se tem o Phoenix ou o Aerofly, vá nas características do Piper J3 e veja que mesmo no simulador, o Piper tem diedro e washout.
Não estou te acusando por não usar, somente comentando que se o original tem que foi projetado por engenheiros, tem por um motivo óbvio que é a estabilidade do voo.
Não quer utilizar? é um direito seu, só comento aqui para que iniciantes possam saber da real construção de um Piper J3 e os motivos que o levam a não ser um treinador para quem está começando, pois ainda não vi um Piper J3 RC comercializado que tenha diedro e washout.
O washout nessas asas é fundamental, pois o Piper J3 tem uma envergadura maior do que os demais de sua classe, pois como podemos notar, os asa alta tem a fuselagem 75% da envergadura e o Piper tem a fuselagem 65% da envergadura, o que o torna mais suscetível ao estol de ponta de asa se não tiver o washout e menos estável sem o diedro.
Juntando o estol e a pouca estabilidade, se torna fácil entrar em parafuso com estol de ponta de asa que eu já vi acontecer muito com aqueles que não usam o leme para fazer as curvas em baixa velocidade.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
-
- membro
- Mensagens: 7
- Registrado em: 23 Out 2008 23:32
- Localização: vitoria da conquista - bahia
Planta
Bom dia pessoal...tudo em paz?
a planta foi da internet, modificada em corel e ampliada para escala de 1/4 2,65~2,68m envergadura!
quanto ao arquivo para corte eu apenas redesenhei nervuras e cavernas para minha necessidade por ex: a planta em questao se nao me engano foi planta eletrica o que tem pontos que necessitam de atençao especial o que na planta nao mostra, outra coisa a bitola da longarina principal foi ampliada(super dimencionada 15x10mm em cedro rosa)
a planta em si nao esta pronta, pq no decorrer do projeto vamos agregando algumas peças que no projeto original nao tem!
o corte a laser foi terceirizado em uma empresa de publicidade...atualmente nao é dificil de se encontrar empresas que disponham de cnc e que alugam hora/corte..
no mais, é isso
agradecendo novamente ao marcos pela confiança...e em breve vamos jogar o "piperzinho" pra cima rsrs
abraços
vitor costa :D
a planta foi da internet, modificada em corel e ampliada para escala de 1/4 2,65~2,68m envergadura!
quanto ao arquivo para corte eu apenas redesenhei nervuras e cavernas para minha necessidade por ex: a planta em questao se nao me engano foi planta eletrica o que tem pontos que necessitam de atençao especial o que na planta nao mostra, outra coisa a bitola da longarina principal foi ampliada(super dimencionada 15x10mm em cedro rosa)
a planta em si nao esta pronta, pq no decorrer do projeto vamos agregando algumas peças que no projeto original nao tem!
o corte a laser foi terceirizado em uma empresa de publicidade...atualmente nao é dificil de se encontrar empresas que disponham de cnc e que alugam hora/corte..
no mais, é isso
agradecendo novamente ao marcos pela confiança...e em breve vamos jogar o "piperzinho" pra cima rsrs
abraços
vitor costa :D
gostaria de ingressar a este grupo para aprender algo mais no aeromodelismo!!!!
abracos a todos
abracos a todos
-
- membro
- Mensagens: 7
- Registrado em: 23 Out 2008 23:32
- Localização: vitoria da conquista - bahia
washout/diedro
Como colocar wash out numa asa montada?
vou seguir as recomendaçoes do amigo que levantou essa questao e adicionar diedro...resolveria o problema?
pq para adicionar o wash out, so montando outra asa
vou seguir as recomendaçoes do amigo que levantou essa questao e adicionar diedro...resolveria o problema?
pq para adicionar o wash out, so montando outra asa
gostaria de ingressar a este grupo para aprender algo mais no aeromodelismo!!!!
abracos a todos
abracos a todos
Re: washout/diedro
[quote:401d891e99="vitor costa"]Como colocar wash out numa asa montada?
vou seguir as recomendaçoes do amigo que levantou essa questao e adicionar diedro...resolveria o problema?
pq para adicionar o wash out, so montando outra asa[/quote:401d891e99]
Se a asa não foi chapeada ainda, com um gabarito tem como colocar washout nela.
Se já foi chapeada, fica bem complicado de fazer isso e resta deixar para outra asa.
Por causa das baionetas, fica complicado agora de colocar o diedro.
vou seguir as recomendaçoes do amigo que levantou essa questao e adicionar diedro...resolveria o problema?
pq para adicionar o wash out, so montando outra asa[/quote:401d891e99]
Se a asa não foi chapeada ainda, com um gabarito tem como colocar washout nela.
Se já foi chapeada, fica bem complicado de fazer isso e resta deixar para outra asa.
Por causa das baionetas, fica complicado agora de colocar o diedro.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
-
- membro
- Mensagens: 7
- Registrado em: 23 Out 2008 23:32
- Localização: vitoria da conquista - bahia
Voltar para “Aviões com motor a combustão”
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes