Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
gabrieltimm
membro
Mensagens: 267
Registrado em: Ter Jan 11, 2011 3:45 pm

Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por gabrieltimm »

Parabéns,ficou show de bola.Muito bonito.

Abraço
O voo nao e para ser feito, e sim sentido.Radio:Turnigy 9X/Aeros:Sea 42,Escapade clone 1000mm,Diablo 3d 1000mm.Em construção : Yak54 1470mm
Avatar do usuário
marcos kurtrock
membro
Mensagens: 275
Registrado em: Sex Set 19, 2008 6:05 pm
Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia

Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por marcos kurtrock »

obrigado gabriel ficou muito bonito sim!!!
Avatar do usuário
marcos kurtrock
membro
Mensagens: 275
Registrado em: Sex Set 19, 2008 6:05 pm
Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia

Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por marcos kurtrock »

ola pessoal, aproveitar o tópico aqui mesmo do piper, pra dividir com vocês o que ta acontecendo o meu piper vinha acontecendo pouco e eu ainda não tinha tido essa nítida noção que era isso que vinha acontecendo , mas ontem tivemos essa certeza , que problema de interferência do cdi com o rx, estou falando do motor dle 30cc para radio dx6-1 novo, e com rx orange full range, e teste tambem foi feito com o rx spektrum e o problema da interferência continuou, basta roda a hélice com a mão quando ´passa pelo ponto do cdi há a interferência ao ponto de reiniciar o rx e também acelerar sozinho. quem ja tiver passado por isso, e como foi resolvido eu puder me relatar aqui eu agradeço desde já! obrigado
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por roddrigo »

Vc esta usando a mesma bateria pra alimentar a ignição e o receptor?
Avatar do usuário
marcos kurtrock
membro
Mensagens: 275
Registrado em: Sex Set 19, 2008 6:05 pm
Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia

Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por marcos kurtrock »

ola, não é a mesma bateria não, são duas baterias nano tech 2s 3000mah life uma para rx e outra pra cdi, a distância que rx fica do cdi é entorno de 50cm
fiz o teste hoje com outro rx e tx, aquele simplesinho HK 4 ch e não teve a interferência, amanha vou continuar e regular direitinho e fazer voo, e ai não sei o que faço pra poder resolver e poder usar meu radio e rx
Avatar do usuário
marcos kurtrock
membro
Mensagens: 275
Registrado em: Sex Set 19, 2008 6:05 pm
Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia

Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por marcos kurtrock »

https://www.youtube.com/watch?v=oUVayYWYFHI&feature=youtu.be

esse link é da lenha do meu piper hoje, não conseguir colocar o vídeo de maneira correta, quem souber por fazer agradeço se colocar da maneira correta
motor falhou na decolagem, tinha regulado ele mais cedo, parecia tudo ok, pode ter sido falha minha, mas o vídeo vai mostrar, onde errei o não!!
abraço a todos
Editado pela última vez por marcos kurtrock em Qui Jun 04, 2015 11:14 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por Douglas Lenz »

Bah! Uma pena, o aero estava show, correspondendo ao teu trabalho e capricho na construção dele.

Só comentaria uma coisa.

Já que tu assim como muitos aqui do forum voam em local não proprio ao aeromodelismo, sendo ai um bairro com poucas casas. A meu ver, teu maior erro foi decolar e virar à esquerda. Se tivesse decolado e virado à direita, teria uma enorme e excelente área para pousar tranquilamente.

Ao escolher virar a esquerda, onde tem postes, fios, rua, carros, casas e o terreno irregular, tem que te dar por sorte não ter caido no motociclista que passava, ou em alguma criança brincando perto da casa.

Pensa e conversa com o pessoal que voa contigo ai, em estabelecer decolagem padrão sempre com curva para o lado do campo, ou seja neste sentido que decolou no video, curso para direita e em vento contrario curva para a esquerda.

Mas nao te abala, deste um estolada de asa, mas acontece, tenta recuperar este ou se nao der, constroi outro, capacidade ja mostraste que tem.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
marcos kurtrock
membro
Mensagens: 275
Registrado em: Sex Set 19, 2008 6:05 pm
Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia

Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por marcos kurtrock »

Douglas Lenz escreveu:Bah! Uma pena, o aero estava show, correspondendo ao teu trabalho e capricho na construção dele.

Só comentaria uma coisa.

Já que tu assim como muitos aqui do forum voam em local não proprio ao aeromodelismo, sendo ai um bairro com poucas casas. A meu ver, teu maior erro foi decolar e virar à esquerda. Se tivesse decolado e virado à direita, teria uma enorme e excelente área para pousar tranquilamente.

Ao escolher virar a esquerda, onde tem postes, fios, rua, carros, casas e o terreno irregular, tem que te dar por sorte não ter caido no motociclista que passava, ou em alguma criança brincando perto da casa.

Pensa e conversa com o pessoal que voa contigo ai, em estabelecer decolagem padrão sempre com curva para o lado do campo, ou seja neste sentido que decolou no video, curso para direita e em vento contrario curva para a esquerda.

Mas nao te abala, deste um estolada de asa, mas acontece, tenta recuperar este ou se nao der, constroi outro, capacidade ja mostraste que tem.



obrigado pelo apoio douglas, mas vai da pra recuperar sim, avariou a frente mas da!! ali na verdade é um aeroporto desativado, tem área pra caramba, mas como o vento tava vindo naquela posição decolei dali como sempre faço, já voei uns 10 voos com esse piper com sucesso neste mesmo local, e quanto a ele pender pro lado esquerdo não foi um comando meu, só se involuntário...mas não sei se notou o problema todo é que ele embolou segundinho antes de levantar e mesmo que acelerando não teve jeito. e ai sem força tomou essa direção e ai não tive muito o que fazer , a não ser desviar de postes e desviar de um monte de terra onde foi q ele subiu sem força e estolou de vez ... tinha regulado deixado ele redondinho logo antes do voo... bom tanto em lenta como em alta, rasgando, talvez eu tenha errado como um amigo me falou foi antes de decolar, acelerar bem e segurar uns 10 seg. pra ver se ter alguma falha, e também limpar qualquer excesso no cárter ... mas como sou sem experiência em combustão , mesmo não sendo permitido vou cometer alguns erros!!!
obrigado
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por LaercioLMB »

Não menosprezando o seu trabalho que está ótimo, o seu Piper J3 só tem o mesmo erro que todos os demais feitos para RC.
Os aviões asa alta em sua maioria, tem a fuselagem 75% da envergadura e o Piper tem a fuselagem em torno de 66%, o que o deixa muito curto para as asas e o desestabiliza facilmente, principalmente com vento de través.
Quais são as características que o Piper original tem para evitar isso?
O Piper J3 e PA18, ambos tem 2° de diedro em cada asa, totalizando 4° de diedro total e tem incidência positiva de 2° e washout de -2°, justamente para não estolar de ponta de asa em curvas de baixa velocidade.
O seu não tem washout e tão pouco diedro e o que vi no vídeo foi a típica estolagem de ponta de asa característica dos Piper J3 RC que são construídos sem diedro e sem washout.
Outro detalhe muito importante é a falta do uso do leme na curva, pois é outro fator que causa a estolagem de ponta de asa em um Piper J3, curva em baixa velocidade usando ailerons e profundor ao invés do leme.
O vídeo abaixo que eu fiz para demonstrar a estolagem de ponta de asa de um Piper J3 ao fazer curva com aileron em baixa velocidade, duas vezes seguidas ele estola e quase cai, mas o recupero e em seguida na mesma velocidade eu faço a curva com o leme e a curva sai perfeita.
Isso que o Piper do vídeo tem diedro e washout, quem dirá sem isso.




Veja no vídeo abaixo que na maioria das vezes eu uso o leme para fazer as curvas, principalmente em baixas velocidades e voo até de dorso com o Piper J3.
Por que mostrei em um simulador?
Por que não tenho um Piper J3 para mostrar na realidade, mas seguindo os padrões de construção, as características de voo são as mesmas, embora muitos discordem disso.
Veja que é possível até voar em dorso com ele e sempre voo em baixa velocidade pois gosto de apreciar o voo e ver de perto o aeromodelo.
Não gosto de voar com os urubus e tão pouco de velocidade, mas isso vai do gosto de cada um.


Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por ricardovasc »

Teria como gravar esta demonstração novamente mostrando a posição dos sticks do rádio?

Acredito que todos os simuladores tem esta opção.
Responder