Amaciando motor OS 55 AX Glow

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
igor.boni
membro
Mensagens: 157
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 4:46 pm
Localização: Santo André, SP

Amaciando motor OS 55 AX Glow

Mensagem por igor.boni »

Pessoal,

Preciso de uma ajuda se alguem conhece bem esse motor, qual o melhor combustivel para amaciar? Tenho um Omega 10 de nitro e 16 de óleo.

Abraços
Avatar do usuário
carlos.william
membro
Mensagens: 496
Registrado em: Qua Jul 21, 2010 7:18 pm
Localização: Osasco - SP

Mensagem por carlos.william »

Pode usar esse combustível, mas deixe ele bem gordinho para resfriar bem.

Os 55 AX esquentam demais e se possível, use uma hélice grande. 12x7 13x6.
Alpha 40, Scorpion 46, Edge 540 (Red Bull), Tucano 120, Cessninha, T-Rex 600 ESP, T Rex 600 Pro e HK 250.
Avatar do usuário
igor.boni
membro
Mensagens: 157
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 4:46 pm
Localização: Santo André, SP

Mensagem por igor.boni »

Olá Carlos,

Muito obrigado pelos esclarecimentos !!
Tem ideia de quantos tanques rodar (sem voar) para amaciar? Alguns dizem que os motores da OS já vem pré-amaciados não sei se é verdade.

Abraço
Avatar do usuário
igor.boni
membro
Mensagens: 157
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 4:46 pm
Localização: Santo André, SP

Mensagem por igor.boni »

Pessoal,

Muito obrigado pelos esclarecimentos !!
Tiago Santa Rosa
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jan 23, 2009 2:36 pm
Localização: Pato Branco - PR

Mensagem por Tiago Santa Rosa »

igor.boni

eu seguira as recomendações do manual, utilizando hélice 12x6 combustivel com pelo menos 10% de nitro...

de inicio, deixe agulha de alta 3 voltas de abertura, faça-o pegar acelere a metade do carburador abrindo a agulha ao maximo...

segundo tanque volte a agulha para três volta faça-o pegar, acelere todo o motor mas nao deixe o rpm subir acima de 6,000 RPM controlando o mesmo pela agulha de alta.... faria isto dois tanques fechando a agulha subindo 300 RPM +- a cada 5 minutos...

depois meia hora de voo com o RPM de no máximo 9,000, ai é só regular a agulha para voo normal ...


abraço bons voos!
Avatar do usuário
joaoseara
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Ter Mai 25, 2010 11:10 am
Localização: Itabuna-bahia

Mensagem por joaoseara »

NÃO utilize uma helice grande no amaciamento de jeito nenhum!!! Nunca vi uma informação dessa em nenhum manual, o certo é começar com uma helice menor para depois poder utilizar a helice limite suportada pelo motor que no caso para o 55ax se for de nylon é a 12x7 se for de madeira da pra ir até a 13x6 mais fica uma droga.

Obs. Experiencia propria tenho 2 motores desse um está com 4 anos e o outro é bem novo todos utilizam helice master airscreew 12x6 e fiz o amaciamento com a propria e na minha opiniao é a melhor helice para o mesmo.
Avatar do usuário
carlos.william
membro
Mensagens: 496
Registrado em: Qua Jul 21, 2010 7:18 pm
Localização: Osasco - SP

Mensagem por carlos.william »

Caro joãoseara

Quando me referi em hélice grande, logo em seguida já passei o tamanho que bate com o que vc informou.

Mais uma coisa. Os 55 AX, esquentam demais e apagam mesmo vc usando uma hélice 12x7. Portanto, se usar uma maior, 13x6, vai baixar o RPM e consequentemente diminuir a temperatura.

Experiência própria com esse motor em mais de um modelo
Alpha 40, Scorpion 46, Edge 540 (Red Bull), Tucano 120, Cessninha, T-Rex 600 ESP, T Rex 600 Pro e HK 250.
Avatar do usuário
joaoseara
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Ter Mai 25, 2010 11:10 am
Localização: Itabuna-bahia

Mensagem por joaoseara »

Bom dia Carlos!! A sua informação não está errada pois voce citou 2 helices 12x7 e 13x6 mas quando se fala em amaciar com helice grande pensa-se logo na 13x6 o que não seria recomendado.

att. Joao
''As construções estão só começando!''
Responder