Duvida comprimento da mangueira Evolution 10gx em Arrow H-9

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
matheus08
membro
Mensagens: 292
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 7:20 pm
Localização: Pitangui, MG
Contato:

Duvida comprimento da mangueira Evolution 10gx em Arrow H-9

Mensagem por matheus08 »

Pessoal,
estou montando um Hangar 9 Arrow com um evolution 10gx.
Mas o tanque ficará em cima do cg do aero, então minha duvida é, tem problema a mangueira que vai pro carburador e pro escape serem compridas?
Pois no modelo glow o tanque fica encostado na parade de fogo e as mangueiras são bem curtas.
fis um desenho para explicar:
[img:ebd8bb009d]http://i59.tinypic.com/im1q87.jpg[/img:ebd8bb009d]
Teria algum problema o tanque ficar nessa posição e as mangueiras desse tamanho?
pode acontecer alguma coisa?
VOAR É UMA ARTE, POUSAR FAZ PARTE!!
Avatar do usuário
wallacemartins
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Qui Jul 07, 2005 12:47 pm
Localização: Barretos
Contato:

Re: Duvida comprimento da mangueira Evolution 10gx em Arrow

Mensagem por wallacemartins »

[quote:36a7d8d811="matheus08"]Pessoal,
estou montando um Hangar 9 Arrow com um evolution 10gx.
Mas o tanque ficará em cima do cg do aero, então minha duvida é, tem problema a mangueira que vai pro carburador e pro escape serem compridas?
Pois no modelo glow o tanque fica encostado na parade de fogo e as mangueiras são bem curtas.
fis um desenho para explicar:
[img:36a7d8d811]http://i59.tinypic.com/im1q87.jpg[/img:36a7d8d811]
Teria algum problema o tanque ficar nessa posição e as mangueiras desse tamanho?
pode acontecer alguma coisa?[/quote:36a7d8d811]

Pergunta: Porque o tanque está sendo colocado nesta posição?
Sua assinatura é contra as regras do e-voo!
Avatar do usuário
dpomaro
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Seg Set 24, 2012 10:48 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por dpomaro »

Amigo o 10gx usa pressurizaçao no tanque, como glow, o carburador não tem membrana como em outros gasolina ... Acho q assim não vai rolar...
Avatar do usuário
wallacemartins
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Qui Jul 07, 2005 12:47 pm
Localização: Barretos
Contato:

Mensagem por wallacemartins »

Coloque o CDI na frente do aero do lado de fora na parede de fogo ou na lateral que vai de boa... a bateria você coloca ao lado do tanque.

não esqueça de trocar as mangueiras de combustivel e a borracha do tanque (que suporte GAS).

abs
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Mensagem por vitormixfer »

Seria possível postar fotos da montagem?
Até mais!
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

Eu montei meu Escapade .61 com um DLE-20 dessa forma, o tanque mais para trás com a mangueira que vai no carburador mais comprida e não tive problema nenhum. O problema que vc vai enfrentar é que a primeira vez que vc for ligar o motor vai demorar pq tem que bombear a gasolina por todo esse comprimento a mais, mas depois que vai nao tem mais problema!

Se precisar posso tirar uma foto do meu pra mostrar
Avatar do usuário
dpomaro
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Seg Set 24, 2012 10:48 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por dpomaro »

[quote:998c2c2726="Metz"]Eu montei meu Escapade .61 com um DLE-20 dessa forma, o tanque mais para trás com a mangueira que vai no carburador mais comprida e não tive problema nenhum. O problema que vc vai enfrentar é que a primeira vez que vc for ligar o motor vai demorar pq tem que bombear a gasolina por todo esse comprimento a mais, mas depois que vai nao tem mais problema!

Se precisar posso tirar uma foto do meu pra mostrar[/quote:998c2c2726]

Pois é, mas como eu disse, o carburador do DLE tem membrana/diafragma... é outra coisa ... "não dá pra comparar banana com laranja" ;-)
DPomaro
Avatar do usuário
dpomaro
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Seg Set 24, 2012 10:48 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por dpomaro »

O que está no manual do Evo10gx... é mais ou menos isso!

Localização do Tanque - Em virtude da pressão do [i:fd6d7d45ea]muffler[/i:fd6d7d45ea] ser usada para fornecer pressurização para a regulação e doseamento de combustível pelo carburador, o tanque deve ser montado na mesma linha que o carburador, e o mais próximo possível da parte traseira do motor. O cuidado na montagem do tanque da forma como descrita, fornecerá operações sem problemas em todas as posições de voo.

É só ler o manual :D :D :D :D :D
Mateus_Martins1975
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Jun 24, 2013 10:59 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Mateus_Martins1975 »

É isso mesmo ! Não dá pra comparar DLE com Evolution. Motores bem diferentes...

Montei um Calmato 60 com um Evo 15CC. Tem que colocar o tanque encostado na parede de fogo. Neste caso quanto menor o comprimento das mangueiras melhor !

No Calmato consegui colocar o CDI embaixo da mesa que segura o tanque. ficou muito bom. O importante é deixar o CDI bem longe do receptor, ok ?
Mateus_Martins1975
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Jun 24, 2013 10:59 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Mateus_Martins1975 »

Outra dica: Não esqueça que a mangueira de neoprene preta que acompanha o motor vai na mufla para pressurização do tanque. Ela suporta o calor.

Se colocar a mangueira de gasolina Tygon na mufla vai derreter...

Outro problema que encontrei foi no filtro azul. na primeira partida notei que estava fazendo algumas bolhas de ar entre o filtro e o carburador. Tirei o filtro e ficou 10 ! sem nenhuma bolha !

Dentro do tanque deixei o pescador original que tb a acompanha o motor.
Responder