Novidade! GGT15 Gasoline Engine

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

Emerson67
membro
Mensagens: 73
Registrado em: 19 Mar 2011 01:30
Localização: SBPA, RS

Mensagempor Emerson67 » 24 Jul 2014 18:54

Manual do GGT15 :!:

http://attachments.modelengines.com.au/products/files/3A200%5B16712%5D.pdf?r=1402535686

Update: Aqui tem uma cópia melhor:

http://manuals.hobbico.com/osm/ggt15-manual.pdf

Emerson67
membro
Mensagens: 73
Registrado em: 19 Mar 2011 01:30
Localização: SBPA, RS

Mensagempor Emerson67 » 24 Jul 2014 19:13

Passagens boas do manual:

"Use regular gasoline. (No need to use high octane gasoline)"

"This engine does not require a muffler pressurized fuel system but be sure to provide an air vent"

"No need to carry out running-in on a bench nor with the model fixed. Just fly the model with the above mentioned fuel and needle setting"

Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: 20 Jan 2007 14:29
Localização: Santiago RS 43a

Mensagempor Leonardo M.T. » 24 Jul 2014 19:23

[quote:ef44866140="DELTA"][quote:ef44866140="Marco Antonio"][quote:ef44866140="DELTA"]Desculpem minha ignorância mas, a exemplo do que é feito com bioetanol, será que se colocarmos a vela desse motor num glow teria possibilidade dele funcionar com gasolina ?[/quote:ef44866140]

E a taxa de compressão faz como?[/quote:ef44866140]
A grosso modo a taxa de compressão de um glow é aproximadamente de 9:1 e 11:1 para gasolina, então nada muito significativo se compararmos por exemplo com a diferença dos motores gasolina/alcool no inicio do proalcool.
Nos motores automotivos flex usa-se uma taxa intermediária, funciona bem mas cobra-se no consumo.
Voltando a como se faz para aumentar a taxa pode-se rebaixar o cabeçote ou (se possível) usar junta mais fina. Essa é apenas minha opinião, me corrijam se estiver errado.[/quote:ef44866140]

Além da taxa de compressão precisa considerar :
1- Temperatura de operação que varia em cada um dos combustíveis e por consequência altera as folgas internas.
2- O "timming"interno de cada motor, tempos das janelas de admissão e escape, varia conforme o combustível e o uso do motor.
3-Até o formato da câmara de combustão em si pode variar para alterar a performance.
4- Usando pouco óleo na mistura (como nos motores gasolina 2T) precisamos de rolamentos nos pinos da biela, nossos motores Glow e Bioetanol 2T usam buchas e precisam de bastante óleo para lubrificar.
Pode até funcionar, mas duvido conseguir performance e confiabilidade, um motor que não superaquece, e ETC.......

Emerson67
membro
Mensagens: 73
Registrado em: 19 Mar 2011 01:30
Localização: SBPA, RS

Mensagempor Emerson67 » 24 Jul 2014 19:53

Comparação em termos de força: esse motor gira hélice 15x8, enquanto o 75AX-BE (etanol) gira 15x6. Obs.: hélices máximas recomendadas pelos respectivos manuais.

O GGT15 pesa só 27g a mais que o 75AX-BE.

Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: 30 Mar 2008 21:44
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

peguei o motor....

Mensagempor Eduardo Marocco » 17 Ago 2014 16:16

trouxe o motor comigo de viajem...vamos ver se arranjo um tempo p por ele p rodar esta semana...seguem as fotos...o acabamento e a qualidade impressionam...como nunca tive um OS, somente os DLE, realmente parece q é 1º linha...



[img:b3f006a053]http://i63.photobucket.com/albums/h153/eduardomarocco/WP_20140817_002_zps64f026af.jpg[/img:b3f006a053]

[img:b3f006a053]http://i63.photobucket.com/albums/h153/eduardomarocco/WP_20140817_003_zps83d63024.jpg[/img:b3f006a053]

[img:b3f006a053]http://i63.photobucket.com/albums/h153/eduardomarocco/WP_20140817_005_zps88d3f986.jpg[/img:b3f006a053]



[img:b3f006a053]http://i63.photobucket.com/albums/h153/eduardomarocco/WP_20140817_007_zps58945e66.jpg[/img:b3f006a053][img:b3f006a053]http://i63.photobucket.com/albums/h153/eduardomarocco/WP_20140817_012_zps815450c2.jpg[/img:b3f006a053]

era isso, abçs Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!

Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4322
Registrado em: 29 Dez 2004 08:25
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagempor Paulinho » 17 Ago 2014 20:20

Opa, coloque os vídeos dele em trabalho...

Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: 30 Mar 2008 21:44
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagempor Eduardo Marocco » 17 Ago 2014 20:54

[quote:85ad011111="Paulinho"]Opa, coloque os vídeos dele em trabalho...[/quote:85ad011111]

Claro Paulinho...como disse, vou ver se coloco ele p girar ainda esta semana...o Ni já esta na carga, comprei ele junto com o motor, nunca tive glow só gasolinas...assim q tiver ele na bancada faço um vídeo.

Abç, Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!

Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: 30 Mar 2008 21:44
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagempor Eduardo Marocco » 24 Ago 2014 18:47

Consegui hj arranjar um tempinho p ligar o GGT15, estou baixando os vídeos que fiz dele p o computador, depois vou editar em um só e carregar pelo youtube, mais tarde posto ele aqui...minha primeira impressão foi muito boa, o motor ligou fácil (com starter) , demorou um pouquinho p puxar gasolina, mas é normal pois era novo e nunca tinha tido combustível na bomba...usei Avgas + 40ml de motul 800...me pareceu no início que formou muitas bolhas no tanque (estavam presentes na linha de combustível) mas depois desapareceram...de toda forma vou comprar um pescador anti bolhas, a lenta ainda não estabilizou, o que tbm é normal pois não rodou nem 10mim, pega muito fácil com starter e até pega no dedo, mas as vezes é fácil, em outras é "chato"...muito cedo p definir, mas acho q depois vai ser "simples" de ligar no dedo...não rodei muito pq tinha apenas hélices grandes em casa e a menor q eu tinha era a maior q é recomendada pelo manual, uma 15x8 (Xoar de madeira), amanhã quero providenciar uma 14x6 (ou 7) e seguir amaciando...o funcionamento é muito semelhante ao glow e o barulho é diferente dos DLE's...apesar de estar usando 25:1 (nos meus dle's uso 30:1) não notei nada de fumaça ou sujeira pela descarga...
a temperatura ficou na faixa dos 100°, achei meio quente, mas tbm acredito q seja por conta da hélice "pesada".

Eduardo Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!

Avatar do usuário
marciomc
membro
Mensagens: 316
Registrado em: 10 Mai 2011 21:53
Localização: São Paulo, SP

Mensagempor marciomc » 24 Ago 2014 21:37

Marocco,
Há alguma informação com relação a vibração do motor e utilização se servos MG?

Sei que ainda é meio prematuro pois acabou de pegar o motor, mas é possível compará-lo aos DLEs com relação a vibração?

Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: 30 Mar 2008 21:44
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagempor Eduardo Marocco » 24 Ago 2014 21:54

[quote:6f8daac4d2="marciomc"]Marocco,
Há alguma informação com relação a vibração do motor e utilização se servos MG?

Sei que ainda é meio prematuro pois acabou de pegar o motor, mas é possível compará-lo aos DLEs com relação a vibração?[/quote:6f8daac4d2]

Pois é, mega cedo, liguei hj o motor pela primeira vez, APARENTEMENTE, pareceu num primeiro momento mais "firme", mas, amanhã eu pretendo conseguir uma hélice mais apropriada e rodar "de fato" o primeiro tanque, hj foram uns 20 minutos de testes mas de motor ligado não foi mais que 5/6 min..tanto q o tanque no final dos testes estava praticamente cheio...
Em uns 10 dias devo ter uma ideia bem mais próxima da realidade, principalmente quando instalar ele em um treinador Hobstar 60 da hobicco, até pq, antes eu tinha este mesmo treinador com um DLE20cc, era tanta sobra de motor q me tirou um pouco do prazer de voar, além de ter deixado ele bem pesadinho de nariz...agora, como o GGT15 é cerca de 300gr mais leve, acredito q o CG deva ficar neutro...

Marocco.

ps: o vídeo segue subindo p Youtube, mas pela demora, só conseguirei postar ele aqui amanhã...preço que pago por usar uma bost@ de internet via rádio :cry:
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!

Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: 30 Mar 2008 21:44
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

vídeo do GGT15

Mensagempor Eduardo Marocco » 25 Ago 2014 09:10

Segue o Vídeo da primeira ligada do GGT15
[yt]MkPDhV13ISs[/yt]
Abç, Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!

cuka
membro
Mensagens: 317
Registrado em: 08 Jun 2010 10:14
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagempor cuka » 26 Ago 2014 18:55

Que legal, tomara que de tudo certo... Marocco, aparece uma hora dessas la no Conesul. Abraços...

Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: 30 Mar 2008 21:44
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagempor Eduardo Marocco » 26 Ago 2014 20:27

[quote:adee4e2065="cuka"]Que legal, tomara que de tudo certo... Marocco, aparece uma hora dessas la no Conesul. Abraços...[/quote:adee4e2065]

Estou retornando lentamente...imagino que até o final do ano esteja em plena atividade novamente...obrigado pelo convite.

Sobre o motor, hj no finalzinho do dia arranjei um tempinho p mexer nele...troquei a 15x8 (que eu achei pesada) por uma 13x8 e o motor ficou muito melhor..ficou mais "solto" ou "leve" , subindo o giro com facilidade e a temperatura tbm baixou muito, ficando quase o tempo todo em 60/65°...imagino q depois de amaciado ele encare bem uma 14x8 ou até uma 15x6, já a 15x8 que é a maior recomendada no manual eu tenho minhas dúvidas...

Marocco.

ps: hj meu starter tava sem bateria então liguei ele só no dedo mesmo...não foi muito "fácil", mas dei conta de ligar...imagino q quanto mais amaciado mais ele fique fácil de ligar no dedo..por enquanto fácil só com starter mesmo... :lol:
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!

Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: 30 Mar 2008 21:44
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Voo do OS GGT15

Mensagempor Eduardo Marocco » 07 Dez 2014 07:58

Finalmente saiu um videozinho do OS GGT15 voando...é apenas o 4º voo e em um dia bastante ventoso, de toda forma deu p ficar feliz com o resultado do conjunto :D

[yt]LgINOZMjC3U[/yt]



Abçs, Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!

Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 398
Registrado em: 25 Dez 2011 16:23
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagempor carlitovargas » 07 Dez 2014 09:56

Aê Marroco, que capricho tua pista. To namorando esse motor, mas tá difícil de encontrar aqui no BR. Quero colocar nesse Millenium da foto. Abs
Anexos
Millenium.jpg
Millenium.jpg (34.92 KiB) Exibido 4450 vezes

Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: 30 Mar 2008 21:44
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagempor Eduardo Marocco » 07 Dez 2014 11:04

[quote:e245bb8f86="carlitovargas"]Aê Marroco, que capricho tua pista. To namorando esse motor, mas tá difícil de encontrar aqui no BR. Quero colocar nesse Millenium da foto. Abs[/quote:e245bb8f86]

Obrigado colega...pois então, cuidar da pista me da tanto prazer quanto usa-la :D

Este motor ficou bem bacana no hobbistar 60, antes tinha um com um DLE20cc que era "chato" de voar pq o motor era muiiiiiiiiiiiiito super dimensionado, voava praticamente em lenta , se desse 60% de motor ele subia muito rápido...quando instalei o OS GGT15, achei q nem daria conta, pq a diferença p DLE20cc é gigante !!!
Mas, me enganei redondamente, o motor da conta com sobra, voa em cruzeiro abaixo de 50%, em resumo, ficou um ótimo conjunto.
Não sei quanto pesaria este seu conjunto, nem tampouco as suas pretensões de performance, mas o motor é muito bom e até agora tem se mostrado bastante confiável e extremamente econômico...dois voos de cerca de 10 min consomem menos de 200ml de gasolina (voando bem papai mamãe !!! ).

Realmente é um motor difícil de encontrar, mesmo lá fora, eu tinha uma viajem marcada p Canadá e aproveite a chance e trouxe na mala...mas, mesmo lá, foi preciso encomendar p loja com antecedência.
Tem tão poucos rodando por ai q eu, um mero iniciante no mundo da combustão sou um dos únicos a postar sobre ele no RCGroups :shock:

Grande abraço, Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!

Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 398
Registrado em: 25 Dez 2011 16:23
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagempor carlitovargas » 07 Dez 2014 23:01

[quote:1c2cf255ce="Eduardo Marocco"][quote:1c2cf255ce="carlitovargas"]Aê Marroco, que capricho tua pista. To namorando esse motor, mas tá difícil de encontrar aqui no BR. Quero colocar nesse Millenium da foto. Abs[/quote:1c2cf255ce]

Obrigado colega...pois então, cuidar da pista me da tanto prazer quanto usa-la :D

Este motor ficou bem bacana no hobbistar 60, antes tinha um com um DLE20cc que era "chato" de voar pq o motor era muiiiiiiiiiiiiito super dimensionado, voava praticamente em lenta , se desse 60% de motor ele subia muito rápido...quando instalei o OS GGT15, achei q nem daria conta, pq a diferença p DLE20cc é gigante !!!
Mas, me enganei redondamente, o motor da conta com sobra, voa em cruzeiro abaixo de 50%, em resumo, ficou um ótimo conjunto.
Não sei quanto pesaria este seu conjunto, nem tampouco as suas pretensões de performance, mas o motor é muito bom e até agora tem se mostrado bastante confiável e extremamente econômico...dois voos de cerca de 10 min consomem menos de 200ml de gasolina (voando bem papai mamãe !!! ).

Realmente é um motor difícil de encontrar, mesmo lá fora, eu tinha uma viajem marcada p Canadá e aproveite a chance e trouxe na mala...mas, mesmo lá, foi preciso encomendar p loja com antecedência.
Tem tão poucos rodando por ai q eu, um mero iniciante no mundo da combustão sou um dos únicos a postar sobre ele no RCGroups :shock:

Grande abraço, Marocco.[/quote:1c2cf255ce]


Nossa muito econômico mesmo, Com o Millenium da foto estava voando com um OS 61 Hanno Special e uma pipa Hatori, ótimo motor, mas já bem surrado, motor foi lançado em 1992; preciso de peças o que é bem raro. O que me chama atenção no GGT15 é a ausência do cdi, tamanho e peso, pouca diferença com relação ao Hanno.
Abraço


Carlos

Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 443
Registrado em: 05 Jun 2012 10:19
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagempor zocra » 08 Dez 2014 13:38

Alguem já testou essa vela em outros motores a gás? Tipo o 9 e o 10cc? Se funcionar seria uma boa economia de peso

Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: 26 Set 2013 11:52
Localização: Fortaleza-CE

Mensagempor Viridias » 11 Dez 2014 10:22

Esse motor sai por $325.00 + $35.00 de envio na TH. Previsão de entrega para meados de Dez./14. No próximo ano minha filha irá aos EUA, vou pedir pra ela me trazer um. Quais os bons modelos para esse motor?
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.

Ospra
membro
Mensagens: 84
Registrado em: 20 Jun 2011 14:21
Localização: sao paulo - sp

Mensagempor Ospra » 01 Jan 2015 15:00

Marroco, bom 2015, comprei um destes tambem gostaria que vc me dissesse qual gazola ta usando, qual oleo %, e as dicas para amciar o bixo
abs


Voltar para “Aviões com motor a combustão”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes