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Enviado: Qui Jul 24, 2014 6:54 pm
por Emerson67
Manual do GGT15 :!:

http://attachments.modelengines.com.au/products/files/3A200%5B16712%5D.pdf?r=1402535686

Update: Aqui tem uma cópia melhor:

http://manuals.hobbico.com/osm/ggt15-manual.pdf

Enviado: Qui Jul 24, 2014 7:13 pm
por Emerson67
Passagens boas do manual:

"Use regular gasoline. (No need to use high octane gasoline)"

"This engine does not require a muffler pressurized fuel system but be sure to provide an air vent"

"No need to carry out running-in on a bench nor with the model fixed. Just fly the model with the above mentioned fuel and needle setting"

Enviado: Qui Jul 24, 2014 7:23 pm
por Leonardo M.T.
[quote:ef44866140="DELTA"][quote:ef44866140="Marco Antonio"][quote:ef44866140="DELTA"]Desculpem minha ignorância mas, a exemplo do que é feito com bioetanol, será que se colocarmos a vela desse motor num glow teria possibilidade dele funcionar com gasolina ?[/quote:ef44866140]

E a taxa de compressão faz como?[/quote:ef44866140]
A grosso modo a taxa de compressão de um glow é aproximadamente de 9:1 e 11:1 para gasolina, então nada muito significativo se compararmos por exemplo com a diferença dos motores gasolina/alcool no inicio do proalcool.
Nos motores automotivos flex usa-se uma taxa intermediária, funciona bem mas cobra-se no consumo.
Voltando a como se faz para aumentar a taxa pode-se rebaixar o cabeçote ou (se possível) usar junta mais fina. Essa é apenas minha opinião, me corrijam se estiver errado.[/quote:ef44866140]

Além da taxa de compressão precisa considerar :
1- Temperatura de operação que varia em cada um dos combustíveis e por consequência altera as folgas internas.
2- O "timming"interno de cada motor, tempos das janelas de admissão e escape, varia conforme o combustível e o uso do motor.
3-Até o formato da câmara de combustão em si pode variar para alterar a performance.
4- Usando pouco óleo na mistura (como nos motores gasolina 2T) precisamos de rolamentos nos pinos da biela, nossos motores Glow e Bioetanol 2T usam buchas e precisam de bastante óleo para lubrificar.
Pode até funcionar, mas duvido conseguir performance e confiabilidade, um motor que não superaquece, e ETC.......

Enviado: Qui Jul 24, 2014 7:53 pm
por Emerson67
Comparação em termos de força: esse motor gira hélice 15x8, enquanto o 75AX-BE (etanol) gira 15x6. Obs.: hélices máximas recomendadas pelos respectivos manuais.

O GGT15 pesa só 27g a mais que o 75AX-BE.

peguei o motor....

Enviado: Dom Ago 17, 2014 4:16 pm
por Eduardo Marocco
trouxe o motor comigo de viajem...vamos ver se arranjo um tempo p por ele p rodar esta semana...seguem as fotos...o acabamento e a qualidade impressionam...como nunca tive um OS, somente os DLE, realmente parece q é 1º linha...



[img:b3f006a053]http://i63.photobucket.com/albums/h153/eduardomarocco/WP_20140817_002_zps64f026af.jpg[/img:b3f006a053]

[img:b3f006a053]http://i63.photobucket.com/albums/h153/eduardomarocco/WP_20140817_003_zps83d63024.jpg[/img:b3f006a053]

[img:b3f006a053]http://i63.photobucket.com/albums/h153/eduardomarocco/WP_20140817_005_zps88d3f986.jpg[/img:b3f006a053]



[img:b3f006a053]http://i63.photobucket.com/albums/h153/eduardomarocco/WP_20140817_007_zps58945e66.jpg[/img:b3f006a053][img:b3f006a053]http://i63.photobucket.com/albums/h153/eduardomarocco/WP_20140817_012_zps815450c2.jpg[/img:b3f006a053]

era isso, abçs Marocco.

Enviado: Dom Ago 17, 2014 8:20 pm
por Paulinho
Opa, coloque os vídeos dele em trabalho...

Enviado: Dom Ago 17, 2014 8:54 pm
por Eduardo Marocco
[quote:85ad011111="Paulinho"]Opa, coloque os vídeos dele em trabalho...[/quote:85ad011111]

Claro Paulinho...como disse, vou ver se coloco ele p girar ainda esta semana...o Ni já esta na carga, comprei ele junto com o motor, nunca tive glow só gasolinas...assim q tiver ele na bancada faço um vídeo.

Abç, Marocco.

Enviado: Dom Ago 24, 2014 6:47 pm
por Eduardo Marocco
Consegui hj arranjar um tempinho p ligar o GGT15, estou baixando os vídeos que fiz dele p o computador, depois vou editar em um só e carregar pelo youtube, mais tarde posto ele aqui...minha primeira impressão foi muito boa, o motor ligou fácil (com starter) , demorou um pouquinho p puxar gasolina, mas é normal pois era novo e nunca tinha tido combustível na bomba...usei Avgas + 40ml de motul 800...me pareceu no início que formou muitas bolhas no tanque (estavam presentes na linha de combustível) mas depois desapareceram...de toda forma vou comprar um pescador anti bolhas, a lenta ainda não estabilizou, o que tbm é normal pois não rodou nem 10mim, pega muito fácil com starter e até pega no dedo, mas as vezes é fácil, em outras é "chato"...muito cedo p definir, mas acho q depois vai ser "simples" de ligar no dedo...não rodei muito pq tinha apenas hélices grandes em casa e a menor q eu tinha era a maior q é recomendada pelo manual, uma 15x8 (Xoar de madeira), amanhã quero providenciar uma 14x6 (ou 7) e seguir amaciando...o funcionamento é muito semelhante ao glow e o barulho é diferente dos DLE's...apesar de estar usando 25:1 (nos meus dle's uso 30:1) não notei nada de fumaça ou sujeira pela descarga...
a temperatura ficou na faixa dos 100°, achei meio quente, mas tbm acredito q seja por conta da hélice "pesada".

Eduardo Marocco.

Enviado: Dom Ago 24, 2014 9:37 pm
por marciomc
Marocco,
Há alguma informação com relação a vibração do motor e utilização se servos MG?

Sei que ainda é meio prematuro pois acabou de pegar o motor, mas é possível compará-lo aos DLEs com relação a vibração?

Enviado: Dom Ago 24, 2014 9:54 pm
por Eduardo Marocco
[quote:6f8daac4d2="marciomc"]Marocco,
Há alguma informação com relação a vibração do motor e utilização se servos MG?

Sei que ainda é meio prematuro pois acabou de pegar o motor, mas é possível compará-lo aos DLEs com relação a vibração?[/quote:6f8daac4d2]

Pois é, mega cedo, liguei hj o motor pela primeira vez, APARENTEMENTE, pareceu num primeiro momento mais "firme", mas, amanhã eu pretendo conseguir uma hélice mais apropriada e rodar "de fato" o primeiro tanque, hj foram uns 20 minutos de testes mas de motor ligado não foi mais que 5/6 min..tanto q o tanque no final dos testes estava praticamente cheio...
Em uns 10 dias devo ter uma ideia bem mais próxima da realidade, principalmente quando instalar ele em um treinador Hobstar 60 da hobicco, até pq, antes eu tinha este mesmo treinador com um DLE20cc, era tanta sobra de motor q me tirou um pouco do prazer de voar, além de ter deixado ele bem pesadinho de nariz...agora, como o GGT15 é cerca de 300gr mais leve, acredito q o CG deva ficar neutro...

Marocco.

ps: o vídeo segue subindo p Youtube, mas pela demora, só conseguirei postar ele aqui amanhã...preço que pago por usar uma bost@ de internet via rádio :cry: