Escapade (Great Planes) 1,72m de asa com motor RCG 30cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Escapade (Great Planes) 1,72m de asa com motor RCG 30cc

Mensagem por lucioneto »

Saudações nobres colegas.

Tenho esse avião, que segundo o fabricante, é pra motores de .60 a .90. 2t.

Segundo a hobbyking, um asp .91 pesa 760 gramas, e o motor RCG 30cc pesa 200g a mais.

Quero colocar esse motor no meu escapade, gostaria da opinião dos colegas. Poderia optar por um motor 20cc, mas considerando que o peso é apenas umas 50g a menos que um 30cc, to pensando seriamente na possibilidade do 30cc.

Alguem tem o mesmo avião, e ja fez uma experiencia parecida? O CG vai dar muita diferença com esse motor?

Desde já, agradeço aos que puderem ajudar.
Lúcio Neto
Silvino
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 3:18 pm
Localização: Lençois Paulista, SP

Mensagem por Silvino »

Cara eu acho que um 30cc ia ficar bem grande nesse aero..
Avatar do usuário
Fábio Furtado
membro
Mensagens: 258
Registrado em: Qui Dez 12, 2013 10:52 pm
Localização: Ouro Preto do Oeste - Rondônia

Mensagem por Fábio Furtado »

Tenho um Escapade 40 com motor OS 46, show de bola, estou também com um Calmato 60 Sport com motor ASP 56, estou querendo trocar o motor do Calmato por um motor a Gasolina.. Não sei ainda qual se 15cc ou 20cc.. Vou pesquisar certinho..
alexadidas
membro
Mensagens: 199
Registrado em: Qui Jun 14, 2012 12:10 pm
Localização: fortaleza

Mensagem por alexadidas »

Um avião 40 com motor 46 vai lá, mas um calmato 60 com um motor "ASP 56" esse eu queria ver...
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Mensagem por lucioneto »

E o escapade com motor 30cc??
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:a33ad112e9="alexadidas"]Um avião 40 com motor 46 vai lá, mas um calmato 60 com um motor "ASP 56" esse eu queria ver...[/quote:a33ad112e9]

qual o galho? já voei ugly stick 60 com um OS 40 FP...

se estiver no CG voa.... só não tira tudo que dá do modelo,e fica com a relação peso/potencia mais próxima dos aviões full.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:89db727050="lucioneto"]E o escapade com motor 30cc??[/quote:89db727050]

O escapade 60 é no máximo um glow 2T .75, ele tem fama de cauda frágil.

Não é incomum dá flutter com o glow 75, agora imagina com um gasolina 30cc aliado a vibração.

Conheço um cara que perdeu um algum tempo, usando motor 75. Achamos que com o flutter, a linckagem do profundor saltou, isto é, o clavis saiu do horn, e ficou sem comando. Deu perda total.

O avião voa muito, mas a parte da cauda falta uma estrutura melhor. Não aceita tanto abuso.
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Mensagem por lucioneto »

Obrigado aos colegas pelos esclarecimento, especialmente este imediatamente acima, que foi revelador.

Vou instalar nele um super tigre .90 que tenho aqui parado, e deixar o 30cc pra um acrobatico que há de vir...

Agradeço a todos!!
Lúcio Neto
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

Tenho um escapade destes e coloquei um DLE-20
O motor é de bom tamanho pro aero, na real tá quase demais pra ele.

O 30cc ia ser demais mesmo

No mais, o aero voa extremamente bem com o 20cc, é muito dócil e tranquilo. Se vc quer deixar o glow pra trás e partir pra gasolina, como eu fiz, o 20cc é perfeito pra este aero. O CG com este motor fica bem certinho, nem precisei adicionar peso
Avatar do usuário
Onesimo
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Dom Mai 18, 2008 6:39 pm
Localização: Rio de Janeiro.

Mensagem por Onesimo »

Eu tenho um Pulse XT60 da Hangar 9, que tem a mesma envergadura ou bem próxima, coloquei o DLE 20cc.. estou satisfeito, o avião voa rápido, e vem bem tranquilo para o pouso o CG ficou na medida sem necessidade de chumbo para compensar... tenho aviões com o 30cc, acredito que é um exagero este belo avião.
P51 , EDGE 540, Zagi, Decatlhon,Tucano, Mini Zagi, MX2, Cesnna 182 e Canadair
Responder