Escapade (Great Planes) 1,72m de asa com motor RCG 30cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Mensagem por lucioneto »

Então Mertz... to cogitando a hipotese do 30cc justamente porque o peso dele é quase igual ao 20cc... muda apenas 70g, acho que não teria tanta diferença no CG... mas tirando o CG, qual seria o maior problema em instalar nele o 30cc?
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Mensagem por lucioneto »

Vale lembrar que no aero estava instalado um YS-140 Superpass 4t, que equivale a 23cc
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

Acho que não tem problema nenhum em instalar o 30cc, desde que ele sirva na firewall e mantenha o CG no ponto certo.

Um dos problemas é que em um 30cc a hélice é maior que no 20cc, e este avião, com o trem original, com o meu 20cc e hélice 16x8 já quase pega no chão quando o aero pica na pista pra correr. Sobra uns 3,5cm apenas. Com o 30cc vai ter que usar uma hélice maior, e com isso acredito que a hélice deva praticamente encostar no chão ao correr na pista.
Este problema pode ser resolvido comprando um trem de pouso que seja mais alto que o original do escapade.
Cuidado na decolagem, o alto torque do motor pode fazer o aero querer puxar pro lado na decolagem, pode ser que precise dar um pouco de leme.

No mais não vejo outro tipo de problema em colocar um 30cc neste aero, mas na minha opinião seria um exagero de potencia pro porte desse aero.
Silvino
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 3:18 pm
Localização: Lençois Paulista, SP

Mensagem por Silvino »

Acho que um 30cc ia ficar demais pra ele mesmo...
Responder