Motores 2T Glow com camisa cônica.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

Viridias
membro

Motores 2T Glow com camisa cônica.

Mensagempor Viridias » 26 Jul 2014 15:51

Gostaria de saber a partir de quando os motores Glow 2T passaram a ser fabricados com a camisa levemente cônica. Pergunto isso porque tenho 3 motores OS ABC da década de 80, todos comprados novos, e nenhum deles tem camisa cônica. Inclusive tenho um OS MAX FS .61 novinho em folha. Sem a vela o pistão sobe e desce sem prender em lugar nenhum da camisa. Os OS de hoje têm camisa cônica?
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.

Felipe Thurler
membro

Mensagempor Felipe Thurler » 26 Jul 2014 21:17

Motores ABC têm camisa cônica. Meu OS .46 AX está amaciado e sem a vela e ele tem o mesmo comportamento que o seu motor. Provavelmente você deve ter visto um daqueles vídeos de pessoas rodando motores ASP novos e agarrando lá no topo. Ou não? Isso é porque o conjunto camisa-pistão é novo, não tem sequer uma gota de óleo ali para lubrificar e também pelo fato do motor estar frio. A camisa cônica nos motores ABC são feitas assim porque quando o motor esquenta, as peças se dilatam então a camisa roda justa a todo tempo num motor "sadio".

carlitovargas
membro

Re: Motores 2T Glow com camisa cônica.

Mensagempor carlitovargas » 26 Jul 2014 22:59

[quote:18fe76d6ef="Viridias"]Gostaria de saber a partir de quando os motores Glow 2T passaram a ser fabricados com a camisa levemente cônica. Pergunto isso porque tenho 3 motores OS ABC da década de 80, todos comprados novos, e nenhum deles tem camisa cônica. Inclusive tenho um OS MAX FS .61 novinho em folha. Sem a vela o pistão sobe e desce sem prender em lugar nenhum da camisa. Os OS de hoje têm camisa cônica?[/quote:18fe76d6ef]

Tenho um OS 61 RF Hanno Special e sem a vela gira livre esse motor deve ser 1990 92. Porém tenho um xing da JBA 56 que sem a vela o pistao da uma travadinha no final do curso e já tá bem amaciado.

Felipe Thurler
membro

Mensagempor Felipe Thurler » 27 Jul 2014 10:46

Então os motores chineses usam materiais com mais dilatação do que os motores "de grife", sendo assim os engenheiros forçados a fazer uma camisa mais justa do que as dos motores "de grife", para manter uma certa compressão na temperatura de funcionamento.

magnoudia
membro

Mensagempor magnoudia » 27 Jul 2014 11:54

Eu tenho um Enya que não amaciou ainda e trava. Comprado na fabrica.

Hidden
membro

Mensagempor Hidden » 27 Jul 2014 17:20

Quando falamos de motores glow utilizados em nosso hobby, temos que ter em mente que são micro-motores e por este motivo as tolerâncias de folgas são muito pequenas, e obviamente cada projeto de cada fabricante irá varia um pouco.

Via de regra todos os motores ABC (sem anel) possuem sim camisa cônica, ocorreu um fato interessante esses dias comigo, um amigo deixou um automodelo para manutenção, um Team Associated com motor .15, o conjunto camisa/pistão já apresentava desgaste excessivo e por este motivo o motor apagava depois de quente (baixa compressão).

Pedi um conjunto camisa/pistão/biela zerados para o motor em questão e quando as peças novas chegaram era nítida a interferência entre pistão e camisa caso tentasse deslizar o pistão pela mesma, porém após montar os componentes no bloco do motor e torquear os parafusos do cabeçote, a interferência sumiu, sem a vela era possível girar o virabrequim suavemente sem sentir interferência no ponto morto superior, achei isso estranho pois nunca tinha notado comportamento semelhante em nenhum motor, voltei a soltar o cabeçote e a interferência entre pistão e camisa voltou, verifiquei se a sede onde a borda da camisa se assenta tinha alguma sujeira ou defeito aparente e não constatei nada de errado, nem na superfície de apoio do cabeçote, mas ao remontar o cabeçote a interferência sumiu novamente.

Nem por isto o motor deixou de funcionar perfeitamente, segurando muito bem a marcha lenta e com ótimo desempenho em alta. Então creio que possa sim um motor glow ABC mesmo sendo zero não apresentar a interferência.

Abraços.

viziadoq
membro

Mensagempor viziadoq » 27 Jul 2014 17:37

Motor grow e conico e entala em pms em cima quando esquenta a camisa dilata e gira livre existe uma ferramenta que espreme a ccamisa desgastada e o motor trabalha de novo desde q nao tenha perdido o cromo

Joel Barbosa
membro

Mensagempor Joel Barbosa » 30 Jul 2014 23:54

[quote:0625d1f0a4="viziadoq"]Motor grow e conico e entala em pms em cima quando esquenta a camisa dilata e gira livre existe uma ferramenta que espreme a ccamisa desgastada e o motor trabalha de novo desde q nao tenha perdido o cromo[/quote:0625d1f0a4]
já me disseram que existem pessoas que depois do motor deagastado, batem com um martelo na cabeça do pistâo, com muito cuidado e claro, para que o mesmo "inche" nas laterais, e que o motor fica como novo, mas uma vez mandei um motor de carrinho pra um cara que diz que fazia esse serviço, o cara destruiu meu motor, i pior que quando o cara mandou o motor de volta, ele disse que tinha deixado com 20 porcento a mais de compressão, pensei, como ele mediu isso, mas enfim pode ser que funcione mas tem que ser alguem com muita habilidade e experiência.

Hidden
membro

Mensagempor Hidden » 31 Jul 2014 00:33

Uma coisa é fato: Pode prensar camisa, martelar pistão, etc. Desempenho igual a um novo somente com componentes novos, o resto é lenda urbana... :roll:

viziadoq
membro

Mensagempor viziadoq » 31 Jul 2014 06:34

[quote:6a6c2beaae="Joel Barbosa"][quote:6a6c2beaae="viziadoq"]Motor grow e conico e entala em pms em cima quando esquenta a camisa dilata e gira livre existe uma ferramenta que espreme a ccamisa desgastada e o motor trabalha de novo desde q nao tenha perdido o cromo[/quote:6a6c2beaae]
já me disseram que existem pessoas que depois do motor deagastado, batem com um martelo na cabeça do pistâo, com muito cuidado e claro, para que o mesmo "inche" nas laterais, e que o motor fica como novo, mas uma vez mandei um motor de carrinho pra um cara que diz que fazia esse serviço, o cara destruiu meu motor, i pior que quando o cara mandou o motor de volta, ele disse que tinha deixado com 20 porcento a mais de compressão, pensei, como ele mediu isso, mas enfim pode ser que funcione mas tem que ser alguem com muita habilidade e experiência.[/quote:6a6c2beaae] tem um aparelho,um manometro que rosqueia no lugar da vela, o mesmo principio para carro e moto 1\1 ao girar o motor acusa a compressao,que pode ser comparada numa tabela do fabricante

Viridias
membro

Mensagempor Viridias » 31 Jul 2014 08:21

Já vi motores que passam a impressão de uma boa compressão mas o que acontece é apenas um travamento mecânico camisa/pistão. Posso assegurar que nenhum dos meus motores OS apresentam ou apresentavam esse travamento no PMS. Daí o motivo da pergunta. Comprei um ASP .52 e não consegui completar o giro, nem com starter nem com a mão. Quebrei uma hélice tentando girar o motor e nada. Tive que fazer um serviço de retífica para poder completar o giro do motor. Não creio que isso seja normal. Essa coisa de dizer que quando aquece se acomoda, eu tenho minhas dúvidas. Quando o motor aquece a camisa dilata, mas o pistão também dilata. EU até hoje só vi isso em motores Xing.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.

magnoudia
membro

Mensagempor magnoudia » 31 Jul 2014 09:07

[quote:481aa2c9fb="Viridias"]Já vi motores que passam a impressão de uma boa compressão mas o que acontece é apenas um travamento mecânico camisa/pistão. Posso assegurar que nenhum dos meus motores OS apresentam ou apresentavam esse travamento no PMS. Daí o motivo da pergunta. Comprei um ASP .52 e não consegui completar o giro, nem com starter nem com a mão. Quebrei uma hélice tentando girar o motor e nada. Tive que fazer um serviço de retífica para poder completar o giro do motor. Não creio que isso seja normal. Essa coisa de dizer que quando aquece se acomoda, eu tenho minhas dúvidas. Quando o motor aquece a camisa dilata, mas o pistão também dilata. EU até hoje só vi isso em motores Xing.[/quote:481aa2c9fb]
Eu to com um enya aqui que não amaciou ainda e ele da uma travada, Vou amaciar esse mês e vou ver o que vira.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

alexadidas
membro

Mensagempor alexadidas » 01 Ago 2014 01:18

[quote:9de4981632="Viridias"]Já vi motores que passam a impressão de uma boa compressão mas o que acontece é apenas um travamento mecânico camisa/pistão. Posso assegurar que nenhum dos meus motores OS apresentam ou apresentavam esse travamento no PMS. Daí o motivo da pergunta. Comprei um ASP .52 e não consegui completar o giro, nem com starter nem com a mão. Quebrei uma hélice tentando girar o motor e nada. Tive que fazer um serviço de retífica para poder completar o giro do motor. Não creio que isso seja normal. Essa coisa de dizer que quando aquece se acomoda, eu tenho minhas dúvidas. Quando o motor aquece a camisa dilata, mas o pistão também dilata. EU até hoje só vi isso em motores Xing.[/quote:9de4981632]

Concordo plenamente com você que tanto o pistão como a camisa dilatam com o calor. Porém os dois são formados por metais diferentes, no qual possuem coeficiente de dilatação diferentes.

fernandoliveira
membro

Mensagempor fernandoliveira » 26 Set 2014 17:10

Boa noite, quanto a esse motor só ganha compressão quando trabalha porque o calor dilata o piston, posso dizer que essa conicidade é de 0.006, dado que a tecnologia dos materiais melhorou, os motores hoje tem mais silício nos pistons, o que diminui a dilatação e é por isso que aparece a conicidade das camisas que melhora a prestação do motor.
Não vamos falar em pistons cerâmicos.
Cumprimentos

ika
membro

Mensagempor ika » 26 Set 2014 21:50

Bom eu pelo menos quando um motor glow 2t perde compressão (se a camisa estiver boa) faço um pistão sob medida, meu os 46 fxi passou por 3 pistão sob medida se saindo muito bem por uns 10 anos , mais agora sua camisa riscou , estes dias comprei um 46 jba com baixa compressão ta ai o resultado.....

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=174434

Leonardo M.T.
membro

Mensagempor Leonardo M.T. » 27 Set 2014 13:10

[quote:6d2f5715d6="ika"]Bom eu pelo menos quando um motor glow 2t perde compressão (se a camisa estiver boa) faço um pistão sob medida, meu os 46 fxi passou por 3 pistão sob medida se saindo muito bem por uns 10 anos , mais agora sua camisa riscou , estes dias comprei um 46 jba com baixa compressão ta ai o resultado.....

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=174434[/quote:6d2f5715d6]

Voce mesmo faz o pistão?

viziadoq
membro

Mensagempor viziadoq » 27 Set 2014 13:18

tai um dos motivos que gosto dos eletricos plugou voou.sem essa parafernalia engenho-fisica-quimica dos grow.to fora

ika
membro

Mensagempor ika » 27 Set 2014 13:19

[quote:0e7364f272="Leonardo M.T."][quote:0e7364f272="ika"]Bom eu pelo menos quando um motor glow 2t perde compressão (se a camisa estiver boa) faço um pistão sob medida, meu os 46 fxi passou por 3 pistão sob medida se saindo muito bem por uns 10 anos , mais agora sua camisa riscou , estes dias comprei um 46 jba com baixa compressão ta ai o resultado.....

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=174434[/quote:0e7364f272]

Voce mesmo faz o pistão?[/quote:0e7364f272]

Ola boa tarde
sim eu mesmo (sou torneiro fresador) a primeira vez que fis fiquei meio com o pé atrais se ia dar certo ou não , mais ficou foi ótimo então foi só alegria , abraço.

viziadoq
membro

Mensagempor viziadoq » 27 Set 2014 13:19

[quote:25f8405270="Leonardo M.T."][quote:25f8405270="ika"]Bom eu pelo menos quando um motor glow 2t perde compressão (se a camisa estiver boa) faço um pistão sob medida, meu os 46 fxi passou por 3 pistão sob medida se saindo muito bem por uns 10 anos , mais agora sua camisa riscou , estes dias comprei um 46 jba com baixa compressão ta ai o resultado.....

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=174434[/quote:25f8405270]

Voce mesmo faz o pistão?[/quote:25f8405270] fazer e facil mas ea liga leve(duraluminio)especial?

ika
membro

Mensagempor ika » 27 Set 2014 13:26

[quote:882e9990e3="viziadoq"][quote:882e9990e3="Leonardo M.T."][quote:882e9990e3="ika"]Bom eu pelo menos quando um motor glow 2t perde compressão (se a camisa estiver boa) faço um pistão sob medida, meu os 46 fxi passou por 3 pistão sob medida se saindo muito bem por uns 10 anos , mais agora sua camisa riscou , estes dias comprei um 46 jba com baixa compressão ta ai o resultado.....

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=174434[/quote:882e9990e3]

Voce mesmo faz o pistão?[/quote:882e9990e3] fazer e facil mas ea liga leve(duraluminio)especial?[/quote:882e9990e3]

bom quanto a ser fácil , depende muito das ferramentas que você tem para executar o serviço tendo as ferramentas certa fica fácil (subito, torno, fresa ,micrometro broca de topo , etc) quanto ao material uso o alumínio 7005 ....

rafael_reali
membro

Mensagempor rafael_reali » 28 Set 2014 00:58

[quote:f2747c1986="Viridias"]Já vi motores que passam a impressão de uma boa compressão mas o que acontece é apenas um travamento mecânico camisa/pistão. Posso assegurar que nenhum dos meus motores OS apresentam ou apresentavam esse travamento no PMS. Daí o motivo da pergunta. Comprei um ASP .52 e não consegui completar o giro, nem com starter nem com a mão. Quebrei uma hélice tentando girar o motor e nada. Tive que fazer um serviço de retífica para poder completar o giro do motor. Não creio que isso seja normal. Essa coisa de dizer que quando aquece se acomoda, eu tenho minhas dúvidas. Quando o motor aquece a camisa dilata, mas o pistão também dilata. EU até hoje só vi isso em motores Xing.[/quote:f2747c1986]

O [b:f2747c1986]Coeficiente de dilatação[/b:f2747c1986] dos materiais envolvidos são diferentes.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan

Viridias
membro

Mensagempor Viridias » 28 Set 2014 08:55

[quote:5f007bb722="rafael_reali"][quote:5f007bb722="Viridias"]Já vi motores que passam a impressão de uma boa compressão mas o que acontece é apenas um travamento mecânico camisa/pistão. Posso assegurar que nenhum dos meus motores OS apresentam ou apresentavam esse travamento no PMS. Daí o motivo da pergunta. Comprei um ASP .52 e não consegui completar o giro, nem com starter nem com a mão. Quebrei uma hélice tentando girar o motor e nada. Tive que fazer um serviço de retífica para poder completar o giro do motor. Não creio que isso seja normal. Essa coisa de dizer que quando aquece se acomoda, eu tenho minhas dúvidas. Quando o motor aquece a camisa dilata, mas o pistão também dilata. EU até hoje só vi isso em motores Xing.[/quote:5f007bb722]

O [b:5f007bb722]Coeficiente de dilatação[/b:5f007bb722] dos materiais envolvidos são diferentes.[/quote:5f007bb722]

Amigo, essa sua informação em negrito é de conhecimento de qualquer pessoa que tenha tido o mínimo de aprendizado sobre física. No entanto, essa informação que você passa como sendo a resposta para a questão é bem mais complexa do que muitos pensam ou imaginam. Você tem conhecimento ou já imaginou os cálculos necessários, levando-se em conta tão somente as diferenças de coeficientes de dilatações dos materiais envolvidos e a faixa de temperatura a que esses materiais serão submetidos, para um perfeito dimensionamento camisa/pistão? Se o meu motor, quando frio, não girava a hélice nem com a ajuda de um alicate, como é que haveria a acomodação pelo diferencial de coeficiente de dilatação? Seria preciso eu aquecê-lo no fogo antes de colocá-lo em funcionamento? Vi um post alguém dizendo que a conicidade da camisa é 0.006. Mas o que? metro? mm? Kg? Km? l? polegada? grau? Se for mm, alguém, que pratique aeromodelismo, tem aparelho para medir 6 milésimos de mm? Até entendo essa dita conicidade das camisas dos motores glow 2T. O que não aceito é um motor que você não consegue dar um giro completo em seu virabrequim, nem com a ajuda de um alicate. Isso pra mim é erro de execução/produção, o que significa baixa qualidade do produto.

viziadoq
membro

Mensagempor viziadoq » 28 Set 2014 10:03

[quote:ccfbb1911e="Viridias"][quote:ccfbb1911e="rafael_reali"][quote:ccfbb1911e="Viridias"]Já vi motores que passam a impressão de uma boa compressão mas o que acontece é apenas um travamento mecânico camisa/pistão. Posso assegurar que nenhum dos meus motores OS apresentam ou apresentavam esse travamento no PMS. Daí o motivo da pergunta. Comprei um ASP .52 e não consegui completar o giro, nem com starter nem com a mão. Quebrei uma hélice tentando girar o motor e nada. Tive que fazer um serviço de retífica para poder completar o giro do motor. Não creio que isso seja normal. Essa coisa de dizer que quando aquece se acomoda, eu tenho minhas dúvidas. Quando o motor aquece a camisa dilata, mas o pistão também dilata. EU até hoje só vi isso em motores Xing.[/quote:ccfbb1911e]

O [b:ccfbb1911e]Coeficiente de dilatação[/b:ccfbb1911e] dos materiais envolvidos são diferentes.[/quote:ccfbb1911e]

Amigo, essa sua informação em negrito é de conhecimento de qualquer pessoa que tenha tido o mínimo de aprendizado sobre física. No entanto, essa informação que você passa como sendo a resposta para a questão é bem mais complexa do que muitos pensam ou imaginam. Você tem conhecimento ou já imaginou os cálculos necessários, levando-se em conta tão somente as diferenças de coeficientes de dilatações dos materiais envolvidos e a faixa de temperatura a que esses materiais serão submetidos, para um perfeito dimensionamento camisa/pistão? Se o meu motor, quando frio, não girava a hélice nem com a ajuda de um alicate, como é que haveria a acomodação pelo diferencial de coeficiente de dilatação? Seria preciso eu aquecê-lo no fogo antes de colocá-lo em funcionamento? Vi um post alguém dizendo que a conicidade da camisa é 0.006. Mas o que? metro? mm? Kg? Km? l? polegada? grau? Se for mm, alguém, que pratique aeromodelismo, tem aparelho para medir 6 milésimos de mm? Até entendo essa dita conicidade das camisas dos motores glow 2T. O que não aceito é um motor que você não consegue dar um giro completo em seu virabrequim, nem com a ajuda de um alicate. Isso pra mim é erro de execução/produção, o que significa baixa qualidade do produto.[/quote:ccfbb1911e] medimos com subito aqui deu 0.03mm de conicidade

ika
membro

Mensagempor ika » 28 Set 2014 10:21

[quote:a4ae7abab5="viziadoq"][quote:a4ae7abab5="Viridias"][quote:a4ae7abab5="rafael_reali"][quote:a4ae7abab5="Viridias"]Já vi motores que passam a impressão de uma boa compressão mas o que acontece é apenas um travamento mecânico camisa/pistão. Posso assegurar que nenhum dos meus motores OS apresentam ou apresentavam esse travamento no PMS. Daí o motivo da pergunta. Comprei um ASP .52 e não consegui completar o giro, nem com starter nem com a mão. Quebrei uma hélice tentando girar o motor e nada. Tive que fazer um serviço de retífica para poder completar o giro do motor. Não creio que isso seja normal. Essa coisa de dizer que quando aquece se acomoda, eu tenho minhas dúvidas. Quando o motor aquece a camisa dilata, mas o pistão também dilata. EU até hoje só vi isso em motores Xing.[/quote:a4ae7abab5]

O [b:a4ae7abab5]Coeficiente de dilatação[/b:a4ae7abab5] dos materiais envolvidos são diferentes.[/quote:a4ae7abab5]

Amigo, essa sua informação em negrito é de conhecimento de qualquer pessoa que tenha tido o mínimo de aprendizado sobre física. No entanto, essa informação que você passa como sendo a resposta para a questão é bem mais complexa do que muitos pensam ou imaginam. Você tem conhecimento ou já imaginou os cálculos necessários, levando-se em conta tão somente as diferenças de coeficientes de dilatações dos materiais envolvidos e a faixa de temperatura a que esses materiais serão submetidos, para um perfeito dimensionamento camisa/pistão? Se o meu motor, quando frio, não girava a hélice nem com a ajuda de um alicate, como é que haveria a acomodação pelo diferencial de coeficiente de dilatação? Seria preciso eu aquecê-lo no fogo antes de colocá-lo em funcionamento? Vi um post alguém dizendo que a conicidade da camisa é 0.006. Mas o que? metro? mm? Kg? Km? l? polegada? grau? Se for mm, alguém, que pratique aeromodelismo, tem aparelho para medir 6 milésimos de mm? Até entendo essa dita conicidade das camisas dos motores glow 2T. O que não aceito é um motor que você não consegue dar um giro completo em seu virabrequim, nem com a ajuda de um alicate. Isso pra mim é erro de execução/produção, o que significa baixa qualidade do produto.[/quote:a4ae7abab5] medimos com subito aqui deu 0.03mm de conicidade[/quote:a4ae7abab5]

bom dia perfeitamente ,é o mesmo valor que a camisa do meu os 46 e do jba 46 tem este mesmo valor de conicidade , e também se você medir o pistão vera que também tem uma leve diferença , abraço.

rafael_reali
membro

Mensagempor rafael_reali » 28 Set 2014 11:26

[quote:c1cb596b23]Amigo, essa sua informação em negrito é de conhecimento de qualquer pessoa que tenha tido o mínimo de aprendizado sobre física. No entanto, essa informação que você passa como sendo a resposta para a questão é bem mais complexa do que muitos pensam ou imaginam. Você tem conhecimento ou já imaginou os cálculos necessários, levando-se em conta tão somente as diferenças de coeficientes de dilatações dos materiais envolvidos e a faixa de temperatura a que esses materiais serão submetidos, para um perfeito dimensionamento camisa/pistão? Se o meu motor, quando frio, não girava a hélice nem com a ajuda de um alicate, como é que haveria a acomodação pelo diferencial de coeficiente de dilatação? Seria preciso eu aquecê-lo no fogo antes de colocá-lo em funcionamento? Vi um post alguém dizendo que a conicidade da camisa é 0.006. Mas o que? metro? mm? Kg? Km? l? polegada? grau? Se for mm, alguém, que pratique aeromodelismo, tem aparelho para medir 6 milésimos de mm? Até entendo essa dita conicidade das camisas dos motores glow 2T. O que não aceito é um motor que você não consegue dar um giro completo em seu virabrequim, nem com a ajuda de um alicate. Isso pra mim é erro de execução/produção, o que significa baixa qualidade do produto.[/quote:c1cb596b23]

Bom dia.
Primeiro eu nunca disse que essa era a única resposta para a questão, disse? Minha afirmação se restringe apenas a dúvida levantada se motores de RC tem essa conicidade, e tem, pelo menos os que eu tenho (lá pelo 11º post).
Mas enfim, tenho um OS 46AX que já estava sem compressão e mesmo assim, o pistão não sai da camisa pelo lado de cima, somente por baixo mesmo, idem ao conjunto novo que comprei.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!

~Lee Jun Fan

Voltar para “Aviões com motor a combustão”