Motores 2T Glow com camisa cônica.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

Já vi motores que passam a impressão de uma boa compressão mas o que acontece é apenas um travamento mecânico camisa/pistão. Posso assegurar que nenhum dos meus motores OS apresentam ou apresentavam esse travamento no PMS. Daí o motivo da pergunta. Comprei um ASP .52 e não consegui completar o giro, nem com starter nem com a mão. Quebrei uma hélice tentando girar o motor e nada. Tive que fazer um serviço de retífica para poder completar o giro do motor. Não creio que isso seja normal. Essa coisa de dizer que quando aquece se acomoda, eu tenho minhas dúvidas. Quando o motor aquece a camisa dilata, mas o pistão também dilata. EU até hoje só vi isso em motores Xing.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

[quote:481aa2c9fb="Viridias"]Já vi motores que passam a impressão de uma boa compressão mas o que acontece é apenas um travamento mecânico camisa/pistão. Posso assegurar que nenhum dos meus motores OS apresentam ou apresentavam esse travamento no PMS. Daí o motivo da pergunta. Comprei um ASP .52 e não consegui completar o giro, nem com starter nem com a mão. Quebrei uma hélice tentando girar o motor e nada. Tive que fazer um serviço de retífica para poder completar o giro do motor. Não creio que isso seja normal. Essa coisa de dizer que quando aquece se acomoda, eu tenho minhas dúvidas. Quando o motor aquece a camisa dilata, mas o pistão também dilata. EU até hoje só vi isso em motores Xing.[/quote:481aa2c9fb]
Eu to com um enya aqui que não amaciou ainda e ele da uma travada, Vou amaciar esse mês e vou ver o que vira.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
alexadidas
membro
Mensagens: 199
Registrado em: Qui Jun 14, 2012 12:10 pm
Localização: fortaleza

Mensagem por alexadidas »

[quote:9de4981632="Viridias"]Já vi motores que passam a impressão de uma boa compressão mas o que acontece é apenas um travamento mecânico camisa/pistão. Posso assegurar que nenhum dos meus motores OS apresentam ou apresentavam esse travamento no PMS. Daí o motivo da pergunta. Comprei um ASP .52 e não consegui completar o giro, nem com starter nem com a mão. Quebrei uma hélice tentando girar o motor e nada. Tive que fazer um serviço de retífica para poder completar o giro do motor. Não creio que isso seja normal. Essa coisa de dizer que quando aquece se acomoda, eu tenho minhas dúvidas. Quando o motor aquece a camisa dilata, mas o pistão também dilata. EU até hoje só vi isso em motores Xing.[/quote:9de4981632]

Concordo plenamente com você que tanto o pistão como a camisa dilatam com o calor. Porém os dois são formados por metais diferentes, no qual possuem coeficiente de dilatação diferentes.
fernandoliveira
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Set 26, 2014 12:32 pm
Localização: São Paulo Angola

Mensagem por fernandoliveira »

Boa noite, quanto a esse motor só ganha compressão quando trabalha porque o calor dilata o piston, posso dizer que essa conicidade é de 0.006, dado que a tecnologia dos materiais melhorou, os motores hoje tem mais silício nos pistons, o que diminui a dilatação e é por isso que aparece a conicidade das camisas que melhora a prestação do motor.
Não vamos falar em pistons cerâmicos.
Cumprimentos
Avatar do usuário
ika
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Dom Out 02, 2011 12:35 pm
Localização: Brasnorte Mato Grosso

Mensagem por ika »

Bom eu pelo menos quando um motor glow 2t perde compressão (se a camisa estiver boa) faço um pistão sob medida, meu os 46 fxi passou por 3 pistão sob medida se saindo muito bem por uns 10 anos , mais agora sua camisa riscou , estes dias comprei um 46 jba com baixa compressão ta ai o resultado.....

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=174434
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:6d2f5715d6="ika"]Bom eu pelo menos quando um motor glow 2t perde compressão (se a camisa estiver boa) faço um pistão sob medida, meu os 46 fxi passou por 3 pistão sob medida se saindo muito bem por uns 10 anos , mais agora sua camisa riscou , estes dias comprei um 46 jba com baixa compressão ta ai o resultado.....

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=174434[/quote:6d2f5715d6]


Voce mesmo faz o pistão?
viziadoq
membro
Mensagens: 132
Registrado em: Qua Fev 05, 2014 7:43 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por viziadoq »

tai um dos motivos que gosto dos eletricos plugou voou.sem essa parafernalia engenho-fisica-quimica dos grow.to fora
Avatar do usuário
ika
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Dom Out 02, 2011 12:35 pm
Localização: Brasnorte Mato Grosso

Mensagem por ika »

[quote:0e7364f272="Leonardo M.T."][quote:0e7364f272="ika"]Bom eu pelo menos quando um motor glow 2t perde compressão (se a camisa estiver boa) faço um pistão sob medida, meu os 46 fxi passou por 3 pistão sob medida se saindo muito bem por uns 10 anos , mais agora sua camisa riscou , estes dias comprei um 46 jba com baixa compressão ta ai o resultado.....

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=174434[/quote:0e7364f272]


Voce mesmo faz o pistão?[/quote:0e7364f272]

Ola boa tarde
sim eu mesmo (sou torneiro fresador) a primeira vez que fis fiquei meio com o pé atrais se ia dar certo ou não , mais ficou foi ótimo então foi só alegria , abraço.
viziadoq
membro
Mensagens: 132
Registrado em: Qua Fev 05, 2014 7:43 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por viziadoq »

[quote:25f8405270="Leonardo M.T."][quote:25f8405270="ika"]Bom eu pelo menos quando um motor glow 2t perde compressão (se a camisa estiver boa) faço um pistão sob medida, meu os 46 fxi passou por 3 pistão sob medida se saindo muito bem por uns 10 anos , mais agora sua camisa riscou , estes dias comprei um 46 jba com baixa compressão ta ai o resultado.....

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=174434[/quote:25f8405270]


Voce mesmo faz o pistão?[/quote:25f8405270] fazer e facil mas ea liga leve(duraluminio)especial?
Avatar do usuário
ika
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Dom Out 02, 2011 12:35 pm
Localização: Brasnorte Mato Grosso

Mensagem por ika »

[quote:882e9990e3="viziadoq"][quote:882e9990e3="Leonardo M.T."][quote:882e9990e3="ika"]Bom eu pelo menos quando um motor glow 2t perde compressão (se a camisa estiver boa) faço um pistão sob medida, meu os 46 fxi passou por 3 pistão sob medida se saindo muito bem por uns 10 anos , mais agora sua camisa riscou , estes dias comprei um 46 jba com baixa compressão ta ai o resultado.....

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=174434[/quote:882e9990e3]


Voce mesmo faz o pistão?[/quote:882e9990e3] fazer e facil mas ea liga leve(duraluminio)especial?[/quote:882e9990e3]

bom quanto a ser fácil , depende muito das ferramentas que você tem para executar o serviço tendo as ferramentas certa fica fácil (subito, torno, fresa ,micrometro broca de topo , etc) quanto ao material uso o alumínio 7005 ....
Responder