Motores 2T Glow com camisa cônica.
Motores 2T Glow com camisa cônica.
Gostaria de saber a partir de quando os motores Glow 2T passaram a ser fabricados com a camisa levemente cônica. Pergunto isso porque tenho 3 motores OS ABC da década de 80, todos comprados novos, e nenhum deles tem camisa cônica. Inclusive tenho um OS MAX FS .61 novinho em folha. Sem a vela o pistão sobe e desce sem prender em lugar nenhum da camisa. Os OS de hoje têm camisa cônica?
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
- Felipe Thurler
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Motores ABC têm camisa cônica. Meu OS .46 AX está amaciado e sem a vela e ele tem o mesmo comportamento que o seu motor. Provavelmente você deve ter visto um daqueles vídeos de pessoas rodando motores ASP novos e agarrando lá no topo. Ou não? Isso é porque o conjunto camisa-pistão é novo, não tem sequer uma gota de óleo ali para lubrificar e também pelo fato do motor estar frio. A camisa cônica nos motores ABC são feitas assim porque quando o motor esquenta, as peças se dilatam então a camisa roda justa a todo tempo num motor "sadio".
- carlitovargas
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Re: Motores 2T Glow com camisa cônica.
[quote:18fe76d6ef="Viridias"]Gostaria de saber a partir de quando os motores Glow 2T passaram a ser fabricados com a camisa levemente cônica. Pergunto isso porque tenho 3 motores OS ABC da década de 80, todos comprados novos, e nenhum deles tem camisa cônica. Inclusive tenho um OS MAX FS .61 novinho em folha. Sem a vela o pistão sobe e desce sem prender em lugar nenhum da camisa. Os OS de hoje têm camisa cônica?[/quote:18fe76d6ef]
Tenho um OS 61 RF Hanno Special e sem a vela gira livre esse motor deve ser 1990 92. Porém tenho um xing da JBA 56 que sem a vela o pistao da uma travadinha no final do curso e já tá bem amaciado.
Tenho um OS 61 RF Hanno Special e sem a vela gira livre esse motor deve ser 1990 92. Porém tenho um xing da JBA 56 que sem a vela o pistao da uma travadinha no final do curso e já tá bem amaciado.
- Felipe Thurler
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Quando falamos de motores glow utilizados em nosso hobby, temos que ter em mente que são micro-motores e por este motivo as tolerâncias de folgas são muito pequenas, e obviamente cada projeto de cada fabricante irá varia um pouco.
Via de regra todos os motores ABC (sem anel) possuem sim camisa cônica, ocorreu um fato interessante esses dias comigo, um amigo deixou um automodelo para manutenção, um Team Associated com motor .15, o conjunto camisa/pistão já apresentava desgaste excessivo e por este motivo o motor apagava depois de quente (baixa compressão).
Pedi um conjunto camisa/pistão/biela zerados para o motor em questão e quando as peças novas chegaram era nítida a interferência entre pistão e camisa caso tentasse deslizar o pistão pela mesma, porém após montar os componentes no bloco do motor e torquear os parafusos do cabeçote, a interferência sumiu, sem a vela era possível girar o virabrequim suavemente sem sentir interferência no ponto morto superior, achei isso estranho pois nunca tinha notado comportamento semelhante em nenhum motor, voltei a soltar o cabeçote e a interferência entre pistão e camisa voltou, verifiquei se a sede onde a borda da camisa se assenta tinha alguma sujeira ou defeito aparente e não constatei nada de errado, nem na superfície de apoio do cabeçote, mas ao remontar o cabeçote a interferência sumiu novamente.
Nem por isto o motor deixou de funcionar perfeitamente, segurando muito bem a marcha lenta e com ótimo desempenho em alta. Então creio que possa sim um motor glow ABC mesmo sendo zero não apresentar a interferência.
Abraços.
Via de regra todos os motores ABC (sem anel) possuem sim camisa cônica, ocorreu um fato interessante esses dias comigo, um amigo deixou um automodelo para manutenção, um Team Associated com motor .15, o conjunto camisa/pistão já apresentava desgaste excessivo e por este motivo o motor apagava depois de quente (baixa compressão).
Pedi um conjunto camisa/pistão/biela zerados para o motor em questão e quando as peças novas chegaram era nítida a interferência entre pistão e camisa caso tentasse deslizar o pistão pela mesma, porém após montar os componentes no bloco do motor e torquear os parafusos do cabeçote, a interferência sumiu, sem a vela era possível girar o virabrequim suavemente sem sentir interferência no ponto morto superior, achei isso estranho pois nunca tinha notado comportamento semelhante em nenhum motor, voltei a soltar o cabeçote e a interferência entre pistão e camisa voltou, verifiquei se a sede onde a borda da camisa se assenta tinha alguma sujeira ou defeito aparente e não constatei nada de errado, nem na superfície de apoio do cabeçote, mas ao remontar o cabeçote a interferência sumiu novamente.
Nem por isto o motor deixou de funcionar perfeitamente, segurando muito bem a marcha lenta e com ótimo desempenho em alta. Então creio que possa sim um motor glow ABC mesmo sendo zero não apresentar a interferência.
Abraços.
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[quote:0625d1f0a4="viziadoq"]Motor grow e conico e entala em pms em cima quando esquenta a camisa dilata e gira livre existe uma ferramenta que espreme a ccamisa desgastada e o motor trabalha de novo desde q nao tenha perdido o cromo[/quote:0625d1f0a4]
já me disseram que existem pessoas que depois do motor deagastado, batem com um martelo na cabeça do pistâo, com muito cuidado e claro, para que o mesmo "inche" nas laterais, e que o motor fica como novo, mas uma vez mandei um motor de carrinho pra um cara que diz que fazia esse serviço, o cara destruiu meu motor, i pior que quando o cara mandou o motor de volta, ele disse que tinha deixado com 20 porcento a mais de compressão, pensei, como ele mediu isso, mas enfim pode ser que funcione mas tem que ser alguem com muita habilidade e experiência.
já me disseram que existem pessoas que depois do motor deagastado, batem com um martelo na cabeça do pistâo, com muito cuidado e claro, para que o mesmo "inche" nas laterais, e que o motor fica como novo, mas uma vez mandei um motor de carrinho pra um cara que diz que fazia esse serviço, o cara destruiu meu motor, i pior que quando o cara mandou o motor de volta, ele disse que tinha deixado com 20 porcento a mais de compressão, pensei, como ele mediu isso, mas enfim pode ser que funcione mas tem que ser alguem com muita habilidade e experiência.
[quote:6a6c2beaae="Joel Barbosa"][quote:6a6c2beaae="viziadoq"]Motor grow e conico e entala em pms em cima quando esquenta a camisa dilata e gira livre existe uma ferramenta que espreme a ccamisa desgastada e o motor trabalha de novo desde q nao tenha perdido o cromo[/quote:6a6c2beaae]
já me disseram que existem pessoas que depois do motor deagastado, batem com um martelo na cabeça do pistâo, com muito cuidado e claro, para que o mesmo "inche" nas laterais, e que o motor fica como novo, mas uma vez mandei um motor de carrinho pra um cara que diz que fazia esse serviço, o cara destruiu meu motor, i pior que quando o cara mandou o motor de volta, ele disse que tinha deixado com 20 porcento a mais de compressão, pensei, como ele mediu isso, mas enfim pode ser que funcione mas tem que ser alguem com muita habilidade e experiência.[/quote:6a6c2beaae] tem um aparelho,um manometro que rosqueia no lugar da vela, o mesmo principio para carro e moto 1\1 ao girar o motor acusa a compressao,que pode ser comparada numa tabela do fabricante
já me disseram que existem pessoas que depois do motor deagastado, batem com um martelo na cabeça do pistâo, com muito cuidado e claro, para que o mesmo "inche" nas laterais, e que o motor fica como novo, mas uma vez mandei um motor de carrinho pra um cara que diz que fazia esse serviço, o cara destruiu meu motor, i pior que quando o cara mandou o motor de volta, ele disse que tinha deixado com 20 porcento a mais de compressão, pensei, como ele mediu isso, mas enfim pode ser que funcione mas tem que ser alguem com muita habilidade e experiência.[/quote:6a6c2beaae] tem um aparelho,um manometro que rosqueia no lugar da vela, o mesmo principio para carro e moto 1\1 ao girar o motor acusa a compressao,que pode ser comparada numa tabela do fabricante